segunda-feira, 23 de março de 2020




Brasil tem 34 mortes e 
1.891 casos confirmados

O total de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) subiu para 1.891 nesta segunda-feira (23), segundo balanço do Ministério da Saúde. O número de mortes também aumentou para 34.

O novo número de casos representa um aumento de 22% em relação aos 1.546 casos anunciados até domingo (22). No caso das mortes, o crescimento foi de 36%. Entre os pacientes que morreram em consequência da doença Covid-19, 30 estavam no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.




Bolsonaro faz reuniões com governadores 
para debater coronavírus
Foto: Reuters
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (23), que vai se reunir com governadores das regiões Norte e Nordeste, por videoconferência, para debater medidas de combate ao coronavírus. Na terça será a vez dos governadores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As reuniões ocorrem após sucessivas críticas de Bolsonaro à atuação de governadores que adotaram ações de restrições em seus estados, especialmente na área do comércio, para prevenir a Covid-19. 

Damares lança cartilha para os jovens 
sobre prevenção ao coronavírus
A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) lançou uma cartilha sobre o papel da juventude na prevenção do Covid-19. Vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a secretaria quer mobilizar os jovens brasileiros a se unirem na luta contra o coronavírus. O material traz algumas dicas sobre prevenção, os principais sintomas e como ocorre a transmissão da doença. Além disso, a pasta criou na semana passada um comitê técnico para elaboração de iniciativas de promoção e defesa dos direitos humanos. O grupo, formado pelos secretários nacionais das oito unidades do MMFDH ou seus substitutos, entre outros profissionais, tem o objetivo de contribuir com o controle da proliferação da pandemia. Acesse a cartilha aqui.


Coronavírus faz Porto Alegre restringir 
circulação de idosos por um mês
A prefeitura de Porto Alegre publicou dois decretos que restringem a circulação de idosos na cidade por 30 dias. A medida é para conter o avanço do novo coronavírus e preservar um dos principais grupos de risco da doença. O deslocamento de pessoas com mais de 60 anos é permitido apenas para atividades "estritamente necessárias", como atendimento médico e hospitalar, realização de exames, vacinação e compra de itens essenciais em mercados e farmácias. A norma não é válida para quem trabalha nas áreas de saúde, segurança e outros serviços essenciais. Segundo o decreto, o idoso tem que estar com documentos pessoais e deve mostrá-los ao agente de fiscalização. Se estiver sem eles, será encaminhado para casa para a devida conferência dos dados. O morador que descumprir a restrição poderá ser multado a partir de terça (24), além de sofrer sanções administrativas, civis e penais.