quinta-feira, 19 de março de 2020



Brasil tem 621 casos 
confirmados e seis mortes 
Até ontem (18), o país registrava 428 casos confirmados e quatro mortes por Covid-19. Os falecimentos ocorreram na cidade de São Paulo.

O governo do Rio confirmou no início da tarde desta quinta-feira, 19, a segunda morte pelo novo coronavírus no Estado. Trata-se de um idoso de 69 anos que morava em Niterói, na região metropolitana. Além de idoso, ele era diabético e hipertenso, características que o colocavam no grupo de risco da covid-19.

O homem teve contato com uma pessoa que voltou de viagem ao exterior.


Calamidade Pública
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (18), por votação simbólica, o pedido do governo federal para declaração de estado de calamidade pública no país. O projeto será encaminhado para votação no Senado e precisa de pelo menos 41 votos para ser aprovado.

A declaração de estado de calamidade pública é uma medida inédita em nível federal. Na mensagem, o governo pede a que seja dispensado de atingir a meta fiscal, entre outras medidas, para combater a pandemia do coronavírus.

Coronavírus afeta turismo
Somente na primeira quinzena de março, o volume de receitas do setor de turismo brasileiro caiu 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa uma perda equivalente a R$ 2,2 bilhões.
A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada hoje (19) no Rio de Janeiro, projeta ainda que os prejuízos já sofridos pelo setor têm potencial de reduzir até 115,6 mil empregos formais.

Repatriação
O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (19) que turistas brasileiros que estão retidos no Peru serão repatriados amanhã (20). No último dia 15, em meio ao aumento do número de casos da Covid-19 no país, o governo peruano decretou quarentena obrigatória para a população e o fechamento das fronteiras por 15 dias.

O Peru registra 86 casos da doença, segundo último boletim da Organização Mundial da Saúde, divulgado ontem (18).

O Itamaraty informou ainda que acompanha com atenção a situação de viajantes brasileiros em outros países, como Marrocos e Vietnã, e, por meio das embaixadas, estão sendo feitas gestões junto às autoridades locais para o pronto regresso desses cidadãos.

Fonte: Agência Brasil




Câmara aprova estado de calamidade 
pública; projeto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (18) o pedido de calamidade pública enviado ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro. O pedido do Executivo foi motivado pela pandemia de coronavírus, e remetido também nesta quarta.

A aprovação se deu em caráter simbólico, já que contava com o aval da quase totalidade dos líderes partidários. O pedido será agora enviado para o Senado. Para que seja aprovado pelos senadores, precisa do voto favorável da maioria dos parlamentares presentes no ato de votação.

Ainda não há previsão de quando os senadores iniciarão a análise do projeto. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi diagnosticado com coronavírus nesta quarta.


A instauração do estado de calamidade pública permite ao governo federal descumprir normas da Lei de Responsabilidade Fiscal, como a meta para as finanças estabelecida para o ano. O orçamento estabelecido para 2020 previa déficit público de R$ 124,1 bilhões.

No início da tarde, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia indicado apoio ao pedido do governo. Ele disse também que identificava apoio "de todos os partidos" em torno do tema.

“A aprovação da calamidade vai na linha do que o parlamento vem cobrando desde a semana passada, que é a solução dessa crise pelo lado fiscal. Resumindo: a solução dessa crise é necessariamente com o governo colocando recursos para proteger os brasileiros mais simples, mais vulneráveis, proteger os empregos”, apontou Maia.

Fonte: Gazeta do Povo