quarta-feira, 18 de março de 2020



Sobe para 3 o número de mortos 
por coronavírus no Brasil
Mais duas mortes por coronavírus foram registradas em São Paulo nesta quarta-feira (18). Com isso, o número de óbitos subiu para três no Brasil. Os dados foram confirmados pelo coordenador do centro de contingência contra a doença no estado, o médico David Uip. As vítimas, de 65 e 80 anos, estão dentro do grupo de risco da Covid-19. A morte da primeira vítima, de 62 anos, foi comunicada na última terça. Todos os casos foram registrados no mesmo hospital localizado na capital paulista.

Ministra garante abastecimento
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu nesta quarta-feira (18) que o país não ficará desabastecido de alimentos durante a crise provocada pelo coronavírus. "Não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo", disse ela em nota do Ministério da Agricultura. Ainda segundo ela, a agropecuária brasileira "segue produzindo com êxito e abastecendo o mercado". Ela também tranquilizou a população quanto à oferta de produtos alimentícios no varejo. Conforme a nota, o monitoramento de rotina feito pela pasta não verificou nenhum indício de problemas no abastecimento. No mesmo sentido, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil emitiu nota na qual "em nome dos produtores rurais brasileiros, assegura à população que continuaremos produzindo normalmente". Ainda no texto, a CNA diz esperar que "o Governo assegure que a cadeia de abastecimento seja protegida e garantido o seu funcionamento, com regras adequadas e com o suporte econômico que for necessário".

Saúde e Justiça definem medidas 
de prevenção nos presídios
Os ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, editaram nova portaria conjunta, nesta quarta-feira (18), estabelecendo medidas a serem adotadas em presídios para evitar casos e a propagação do coronavírus. Conforme o governo, as normas devem ser seguidas em todo o sistema prisional e preveem redução ou suspensão de reuniões de grupos religiosos e de voluntários, uso de máscaras durante o transporte de presos e alertas visuais sobre a prevenção e o enfrentamento da covid-19. Presos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas ou respiratórias terão prioridade no monitoramento feito por profissionais de saúde que atuam nos estabelecimentos prisionais conforme a portaria. Há também norma para o isolamento dos detentos suspeitos ou confirmados com o coronavírus em espaços ventilados e com meios de higienização das mãos. Caso o presídio não tenha condições de fazer isolamento, o texto sugere que sejam usados marcadores, “definindo um espaço de dois metros de distância dos demais custodiados”. A portaria ainda recomenda a redução do número de visitantes ou a suspensão total das visitas.

INSS suspende atendimento 
em agências por 15 dias
O INSS suspendeu o atendimento em suas agências por 15 dias na tentativa de conter o avanço do coronavírus. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o órgão, apenas atendimentos já agendados para três serviços "essenciais" continuarão sendo prestados: para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais. O órgão já havia suspendido por 120 dias a prova de vida para concessão de benefícios porque idosos são considerados grupo de risco para a Covid-19.



Brasil vai fechar fronteira com Venezuela 
por “incapacidade do regime”, diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (18), pelo Twitter, que o Brasil vai fechar a fronteira com a Venezuela. “Considerando a incapacidade do regime ditatorial venezuelano de responder à epidemia do Covid-19, o governo brasileiro adotará medidas restritivas na fronteira com a Venezuela, de modo a garantir a segurança e a saúde do nosso povo, em especial da região Norte do país”, escreveu. O presidente ainda citou as medidas restritivas da OMS, da Anvisa e informou que o fechamento vai durar 15 dias, podendo ser prorrogado. A previsão está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Toffoli vai propor que STF use 
plenário virtual em todos os processos
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, vai propor nesta quarta-feira (18) que todos os julgamentos sejam feitos em plenário virtual em razão do coronavírus. A proposta será apresentada durante sessão administrativa. Com a medida, os ministros não precisam ir ao tribunal e podem incluir os votos no sistema eletrônico. O STF já adotou diversas medidas administrativas para prevenir a aglomeração de pessoas nas dependências da Corte, como restringir acesso do público que acompanha as sessões, entre outras. Toffoli se manifestou na última segunda (16) sobre manter as sessões, contudo, disse que poderia ser reavaliada, de acordo com a disseminação da doença.

Paciente com coronavírus morre 
em hospital de Niterói, diz jornal
Um idoso de 69 anos que havia sido diagnosticado com coronavírus morreu na noite desta terça-feira (17) conforme informação divulgada pelo Hospital Icaraí, em Niterói (RJ), onde o paciente estava internado. De acordo com o jornal O Globo, o homem - que estava no grupo de risco - tinha comorbidades e começou a apresentar os sintomas no dia 11 de março. Na noite desta terça não houve atualizações na plataforma de vigilância em saúde do ministério, mas seria o segundo óbito em decorrência da Covid-19. Hoje foi registrada a primeira morte no Brasil, em São Paulo, e outras 4 são investigadas. Segundo dados federais mais recentes o país tem quase 300 casos confirmados da doença.

Contra coronavírus, CNJ recomenda 
revisão de prisões provisórias
Para prevenir a propagação do coronavírus nas prisões, o Conselho Nacional de Justiça emitiu nesta terça-feira (17) uma série de recomendações a juízes e tribunais. Entre as medidas recomendadas, está a revisão das prisões provisórias por todos os juízes do país. No Brasil, há 753.676 presos; deles 253.963 (ou 33,47%) encontram-se em prisão provisória, quando ainda não há condenação definitiva conforme o Departamento Penitenciário Nacional. Pela recomendação do CNJ, os magistrados devem revisar se ainda há motivos para cada prisão provisória, nos termos do Artigo 316 do Código de Processo Penal (CPP). Nesse processo, devem ser priorizadas gestantes, lactantes, mães ou pessoas responsáveis por criança de até 12 anos, idosos, indígenas, pessoas deficientes ou que se enquadrem no grupo de risco. Após esses grupos, devem ser priorizadas pessoas presas em estabelecimentos superlotados, que não disponham de equipe de saúde própria ou que disponham de instalações que favoreçam a propagação do novo coronavírus. A recomendação prevê ainda “a máxima excepcionalidade de novas ordens de prisão preventiva”. O documento, assinado pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, foi enviado para que os presidentes de todos os tribunais do país distribuam a seus magistrados. As medidas devem vigorar por 90 dias com possibilidade de prorrogação.

Segundo teste de Bolsonaro 
dá negativo para coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro usou seu perfil no Twitter para informar que o segundo exame que realizou hoje para testar possível infecção por coronavírus teve resultado negativo. A primeira testagem foi realizada pelo presidente há uma semana, mas houve recomendação para que a detecção fosse repetida dali a 7 e depois em 14 dias por causa da confirmação do diagnóstico em um integrante da comitiva que esteve com ele em viagem para os EUA.

Ministério da Justiça suspende visitas 
em presídios federais por 15 dias
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta segunda-feira (16), uma portaria em que suspende as visitas sociais nos presídios federais por 15 dias. No caso de advogados, a proibição vale por 5 dias, salvo em casos urgentes. As escoltas também foram suspensas, "com exceção de requisições judiciais e inclusões emergenciais", diz texto divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional. As medidas visam evitar a disseminação do novo coronavírus.

IBGE adia Censo para 2021 
por causa do coronavírus
A epidemia de coronavírus no país levou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a adiar para 2021 a realização do Censo Demográfico que começaria em 1º de agosto. Estavam planejadas visitas de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil. Além da dificuldade de contato pessoal dos recenseadores com a população por causa da epidemia, foi levada em consideração a impossibilidade de treinamento da força de trabalho, que seria iniciado em abril. "Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, informou a nota, assinada pelo conselho diretor do instituto. O próximo Censo terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista para o período entre 1º de agosto e 31 de outubro daquele ano. O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.