sábado, 29 de fevereiro de 2020



Moro anuncia leilão de 612 imóveis 
confiscados de traficantes de drogas
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou em sua conta no Twitter que 612 imóveis confiscados de traficantes de drogas "irão em breve" a leilão. São apartamentos, sítios, terrenos, prédio, lotes, chácaras, fazendas, galpões e muitos outros itens em todas as regiões do país, apreendidos em processos contra organizações criminosas. O dinheiro arrecadado com esses leilões é revertido para o combate ao crime.

Dono da cervejaria Itaipava vira réu 
na Lava Jato por lavagem de dinheiro
O juiz Luiz Antonio Bonat, da Lava Jato de Curitiba, abriu ação penal contra o empresário Walter Faria, proprietário do Grupo Petrópolis – fabricante da cerveja Itaipava. Também responderão ao processo outros 21 investigados ligados ao grupo, à Odebrecht e ao banco Antígua Overseas. O esquema teria lavado R$ 1,1 bilhão, em valores atualizados, entre 2006 e 2014. Segundo a acusação, o Grupo Petrópolis sonegava imposto vendendo cerveja para pequenos comerciantes em espécie. Esse dinheiro, então, era entregue à Odebrecht". Em contrapartida, o empresário teria recebido "altas somas no exterior" e se beneficiou de investimentos suspeitos da empreiteira na cervejaria. Faria também teria atuado no pagamento de subornos do contrato da sonda Petrobrás 10.000. O empresário nega irregularidades. A Odebrecht e o Antígua Overseas Bank não se pronunciaram.

MPF investiga violação da Lei de Segurança 
Nacional em motim da PM cearense
O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar se atos praticados durante a paralisação de PMs no Ceará podem tipificados pela Lei de Segurança Nacional, ou seja, se podem ser enquadrados como crimes contra a segurança nacional e a ordem política e social. De acordo com a Folha de S.Paulo, o inquérito conduzido pela procuradoria vai avaliar se houve violações durante o motim que avança para o 12º dia após negociações frustradas nesta sexta-feira (28). No dispositivo legal, estão incluídos, por exemplo, sabotagem contra instalações militares, incitação à prática de crimes previstos na própria lei e à subversão da ordem social e ainda o impedimento do livre exercício dos Poderes da União ou dos Estados por meio do emprego de violência ou grave ameaça.