sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020



Coronavírus chega às prisões chinesas; 
casos aumentam na Coreia do Sul
O novo coronavírus chegou ao sistema prisional chinês. Mais de 500 presos foram infectados até esta quinta-feira (20), segundo o Ministério da Justiça do país nesta sexta-feira (21). A maioria dos casos foi registrada na província de Hubei, mas o vírus também foi encontrado em prisões nas províncias de Shandong e Zhejiang.

Pelo menos 230 prisioneiras foram diagnosticadas com o novo coronavírus no presídio feminino de Hubei. A diretora da penitenciária foi demitida por causa das contaminações. Sete guardas também testaram positivo para a doença batizada de Covid-19.

Com mais de 76 mil casos confirmados e pelo menos 2.200 mortes, a China registrou um novo aumento no número de novas infecções nesta quinta-feira. Foram 889 novos casos em comparação com 394 na quarta-feira, o menor número de infecções registradas em apenas um dia em semanas. A variação ocorre devido a mais uma mudança na contagem de casos por parte das autoridades de saúde chinesas.

Há cerca de uma semana a China vinha reconhecendo como casos confirmados todos os pacientes que apresentavam sintomas do Covid-19. Essa decisão foi revertida na quarta-feira, quando as autoridades passaram a denominar estes casos como "clinicamente comprovados", tirando-os da lista de "confirmados".

Coronavírus na Coreia do Sul
Enquanto isso, as infecções por coronavírus na Coreia do Sul aumentaram exponencialmente, passando de 28 a pelo menos 204 em uma semana. A maioria das pessoas diagnosticadas faz parte do grupo religioso Shincheonji na cidade de Daegu. Cerca de 9.000 membros deste grupo foram orientados a ficar em casa em quarentena.

As autoridades sul-coreanas estão adotando medidas para conter a propagação do coronavírus nas áreas mais afetadas. Segundo a BBC, Daegu e Cheongdo foram declaradas "zonas de cuidados especiais" e em Daegu as ruas estão praticamente vazias. As bases militares foram bloqueadas depois que três soldados testaram positivo para o coronavírus. No país, duas pessoas morreram por causa do Covid-19.

"O governo até agora se concentrou em conter infecções vindas de fora do país. A partir de agora, o governo priorizará ainda mais a prevenção da propagação local do vírus", disse o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Sye-kyun.

Fonte: Gazeta do Povo



Bancos fecham na segunda 
e terça-feira de carnaval


Os bancos vão ficar fechados na próxima segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (26/02) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Fonte: Agência Brasil



Vale sabia de falha em barragem 
desde 2003, diz comitê
No mesmo dia em que divulgou seus resultados do quarto trimestre de 2019, a Vale disponibilizou também o relatório do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário formado para investigar o rompimento da barragem B1, em Brumadinho (MG), que deixou centenas de mortos. E segundo essa apuração, pelo menos desde 2003 a Vale tinha informações que indicavam a condições frágil da barragem, além de informações anteriores à aquisição da Ferteco, que operava a mina do local. Segundo o comitê, liderado pela ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie, em 2016 e 2017 foram realizados estudos que indicavam que a barragem estava em situação de fragilidade, "mas a área geotécnica da Vale ofereceu resistência quanto à aceitação dos resultados obtidos em 2017", diz o documento.

Perito vê sinais de tiro à queima-roupa 
em corpo de miliciano morto
O perito aposentado Francisco Moraes Silva, de 81 anos, contratado pela família do miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega para acompanhar a nova necropsia feita na tarde desta quinta, no Instituto Médico-Legal do Rio, disse que o disparo que acertou o ex-capitão do BOPE no tórax tem características típicas de um tiro à queima-roupa. "É a típica marca em que a extremidade distal da arma encosta no tegumento (pele)", afirmou. Ex-diretor do IML do Paraná, o especialista está acompanhado de outros três peritos e um fotógrafo. Ele esclareceu que ainda não examinou o corpo e que sua análise foi feita com base em fotografias. "Esse crime, da forma como foi, é o mais importante dos últimos 20 anos", alegou.

Governo vai enviar reforma administrativa 
depois do Carnaval
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, que a reforma administrativa deverá ser encaminhada ao Congresso somente após o feriado de carnaval. "Vamos deixar para depois do carnaval, né?", disse Bolsonaro, quando chegava ao Palácio da Alvorada. Mais cedo, em cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que a reforma está "madura", embora ainda não esteja pronta. Ele também defendeu o atraso no envio da proposta ao Congresso. Segundo Bolsonaro, de nada adianta o governo enviar a matéria e depois ter que pedir modificações no texto aos parlamentares.

Nova modalidade de crédito imobiliário 
da Caixa tem taxa fixa a partir de 8%
A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (20) a linha de crédito imobiliário do banco com taxa fixa, sem correção. As taxas de juros vão começar a partir de 8% ao ano, até 9,75%. As condições são válidas para imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80%. As contratações estarão vigentes a partir da sexta-feira, (21). A taxa fixa varia até 9,75%. Com relacionamento, a taxa é de 8% a 9,50%. Sem relacionamento, é de 9,75%. De acordo com a Caixa, o cliente poderá escolher entre os sistemas de amortização SAC, para contratos de até 360 meses, e PRICE, para até 240 meses.

Anac dá autorização para 
Virgin Atlantic operar no país
A companhia aérea inglesa Virgin Atlantic recebeu, na última quinta-feira (20), autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos internacionais no Brasil. De acordo com o órgão regulador, a empresa manifestou interesse em voar, a partir de março deste ano, entre as cidades de Londres e São Paulo. Com essa autorização, a Virgin deverá ser a segunda companhia aérea de baixo custo (low cost) a voar entre o Brasil e a Inglaterra. Desde o fim de março do ano passado, a norueguesa Norwegian já oferece no país voos entre o Rio de Janeiro e Londres. No início deste mês, a aérea espanhola Air Nostrum também anunciou que vai operar rotas domésticas regionais no país. Pelo planejamento divulgado pela empresa, isso deve acontecer a partir do segundo semestre deste ano. Além dela, as aéreas Norwegian, Sky Airlines, Flybondi e Jetsmart já iniciaram voos internacionais no modelo de baixo custo para países da América Latina e também da Europa.

Premiê da Irlanda renuncia após 
impasse na formação de governo
O premiê irlandês Leo Varadkar renunciou ao cargo após tentativa fracassada de eleger um novo primeiro-ministro (chamado de taoiseach) no Parlamento irlandês nesta quinta-feira (20).
Essa foi a primeira sessão do Parlamento irlandês após a eleição de 8 de fevereiro, em que o esquerdista Sinn Fein teve um aumento de apoio significativo. Quatro partidos indicaram os seus líderes para o posto de primeiro-ministro, mas nenhum deles alcançou a maioria de 80 votos na Câmara. Varadkar, líder do Fine Gael, que ficou em terceiro na votação de hoje, continuará com as suas funções até que um novo governo seja formado.
Segundo o Guardian, Varadkar evitará tomar grandes decisões políticas e fazer aparições públicas a não ser que seja "absolutamente necessário" e apenas após consultar os outros partidos.