segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Consumidor em Pauta 14. 02. 2020 - Direito Previdenciário - Dr. Luiz Gustavo F. Ramos

Consumidor em Pauta 13. 02. 2020 - Direito de Família e Sucessões - Dr. Ernesto Netto



Lula vai depor quarta-feira

Ex-presidente é acusado de editar medida provisória 

para beneficiar montadoras mediante o recebimento de propina


 A Justiça Federal de Brasília agendou para a próxima quarta-feira (19/2), depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo relacionado à MP 471. Na ação, Lula é acusado de editar a medida para beneficiar montadoras. 

A medida prorrogou, por cinco anos, benefícios fiscais concedidos as empresas do setor. De acordo com a denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), o petista prorrogou benefícios fiscais para montadoras em troca de propina. A Justiça entendeu que as alegações do MPF contém provas suficientes para embasar processo contra o petista. "Está demonstrada até agora a plausibilidade das alegações contidas na denúncia em face da circunstanciada exposição dos fatos tidos por criminosos e as descrições das condutas em correspondência aos documentos constantes do inquérito policial, havendo prova da materialidade e indícios da autoria delitiva", disse o juiz Vallisney Oliveira, responsável pelo caso em primeira instância.

O MPF afirma que ao todo, as montadoras pagaram R$ 12 milhões aos envolvidos no esquema. Além de Lula, também é acusado no mesmo processo o ex-ministro Gilberto Carvalho, que era chefe de gabinete do ex-presidente. “Porém, sozinho, Gilberto jamais teria poder decidir pela edição da MP. (...) Somente o presidente Lula poderia levar a cabo uma medida provisória daquela grandeza”, afirmam os procuradores do Ministério Público na ação.

O depoimento será presencial, no prédio da Justiça Federal, na W3 Norte. O depoimento deveria ter ocorrido na semana passada, mas foi adiado a pedido de Lula, que se encontrou na data com o Papa Francisco, no Vaticano.

Fonte: Correio Braziliense



Presidente encaminha sugestões 
para reformular leis no futebol
O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio da Alvorada, em Brasília, dirigentes do Flamengo. Na reunião foram apresentadas sugestões de mudanças legislativas relativas ao esporte. "Perguntei se havia unanimidade dos demais times de futebol e a princípio há entendimento de que tem de reformular algumas leis no futebol. Foram dados respectivos encaminhamentos de como começar a ajudar a reformular o futebol no país", disse. Bolsonaro revelou que sempre recebe de dirigentes sugestões para "melhorar o futebol no Brasil

“Tenha fé, mas vá armado”, diz 
deputado do PSL alvo de emboscada
O deputado federal Loester Trutis (PSL-MS), emboscado a tiros em Mato Grosso do Sul no domingo (16), disse que "graças a Deus" pôde revidar e aguardar a chegada da Polícia. Ele seguia para Sidrolândia, município 74 quilômetros ao sul de Campo Grande, quando o carro em que viajava foi alvejado por "ao menos cinco disparos". Ele não foi atingido e reagiu a tiros também. Nas redes sociais, disse: "Meu pai dizia: Tenha fé, mas vá armado". A Polícia Federal criou uma equipe para trabalhar exclusivamente com o caso.

Secretaria da Cultura ficará 
no Ministério do Turismo
O presidente Jair Bolsonaro revelou nesta segunda-feira (17) que a Secretaria da Cultura, de Regina Duarte, permanecerá subordinada ao Ministério do Turismo, de Marcelo Álvaro Antonio. A declaração ocorreu ao deixar o Palácio da Alvorada ao ser questionado se a pasta poderia voltar a ser vinculada ao Ministério da Cidadania, agora chefiado por Onyx Lorenzoni. A transferência da pasta entre os ministérios ocorreu ainda em 2019.

 “Não vou disputar reeleição em 
hipótese nenhuma”, diz Doria
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, em entrevista ao SBT, que não vai ser candidato à reeleição nas eleições em 2022. “Já não disputaria na prefeitura, não vou disputar no governo do Estado. Não vou disputar reeleição em hipótese nenhuma. Eu sou contra. Eu não acho um procedimento adequado no ponto de vista de gestão”, justificou. Ao ser questionado se será candidato à Presidência da República, desconversou. “Não é um tema para ser debatido agora."



Ministro entrega 120 ônibus escolares 
para municípios paulistas


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou, na manhã de hoje (17), da cerimônia de entrega de 120 ônibus escolares a 115 municípios paulistas da zona rural. A iniciativa é parte do programa Caminho da Escola, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os veículos têm capacidade de transportar 44 passageiros em cada viagem e estrutura adaptada para atender a alunos com deficiência e mobilidade reduzida. O valor da frota totaliza R$ 27 milhões.

A promessa do ministério é de entregar 6,2 mil ônibus a gestores municipais e estaduais ainda este ano. A pasta também pretende distribuir 7 mil bicicletas a estudantes com 9 anos de idade ou mais.

Para o ministro Weintraub, a ação representa um cuidado "com as gerações futuras e a família".

"Nós precisamos ter escolas cívico-militares, ônibus e segurança para a próxima geração inteirinha ter um ofício e ser classe média", disse.

O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, agradeceu pela iniciativa e defendeu a expansão de parcerias entre as diferentes esferas de governo.

"Não tem para onde a gente caminhar que não seja com foco no aprendizado, e o ônibus é uma das coisas mais importantes para esse foco. Se a criança não chegar à escola, se não tiver qualidade nesse transporte, nós não vamos conseguir avançar", disse a secretário.

Fonte: Agência Brasil





A pauta moral bloqueada no Congresso

Em entrevista à Gazeta do Povo, o deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, lamentou que, enquanto Rodrigo Maia (DEM-RJ) for presidente da Câmara dos Deputados, a pauta moral não caminhará um milímetro no Congresso Nacional. A afirmação pode ser comprovada pelo registro das atividades parlamentares de 2019, em que efetivamente nenhum grande projeto no campo dos costumes avançou, e a estratégia já era antecipada pelo próprio Maia, que no início do ano disse à Folha de S.Paulo, logo depois de sua reeleição para o comando da casa legislativa, que “depois que superarmos a agenda econômica, vamos discutir o que fazer com essa agenda de costumes”. A questão é que a agenda econômica não será superada tão cedo, tantas são as reformas necessárias – apenas neste ano devem tramitar a tributária, a administrativa e as PECs Emergencial, do Pacto Federativo e dos Fundos.

O presidente da Câmara escolheu como prioridade a pauta da recuperação econômica do Brasil, e nisso não está errado. É difícil pretender que um brasileiro dedique energia a temas como a proteção da vida e da família quando precisa desesperadamente de um emprego para sustentar os seus, ou quando vê seu negócio ruir por causa da hiperburocratização ou da insanidade tributária. Do ponto de vista da articulação parlamentar, argumenta-se, ainda, que colocar as duas agendas para caminhar simultaneamente causaria “ruídos” que poderiam atrapalhar a aprovação da pauta econômica: parlamentares que tenderiam a apoiar as reformas acabariam recuando diante da hipótese de serem vistos como aliados de um governo que também estaria pressionando por plataformas morais das quais esses mesmos parlamentares discordam. Além disso, a pauta econômica já não é exatamente um consenso (quase unanimidades, como a reforma tributária, são raras); acrescentar-lhe outra agenda potencialmente explosiva não ajudaria nenhuma das duas.

Quando fecha completamente a porta 
para a agenda de costumes, Rodrigo Maia
cala a voz de milhões
 de brasileiros que foram às urnas
 em 2018 incentivados por essa pauta

Mas até que ponto isso faz sentido? Afinal, o fato de a agenda econômica ter sido definida como a prioritária não excluiu outros grandes temas da atividade parlamentar em 2019. Um exemplo, ainda que imperfeito, é o da pauta relacionada à Justiça e à segurança pública – imperfeito porque o resultado final das deliberações dos parlamentares foi, nos casos mais importantes, daninho para a nação, como nos casos da lei de abuso de autoridade e do pacote anticrime do ministro Sergio Moro. O parlamento se debruçou sobre o tema mesmo com a reforma da Previdência em andamento, e a opinião pública acompanhou o debate com atenção. O mesmo pode ser dito de outras pautas menos abrangentes. Prioridade não significa exclusividade, e 2019 mostrou isso.

E mesmo o argumento do “ruído” não faz mais sentido diante do que se tornou a relação do governo com o Congresso. Como lembrou dias atrás o colunista Fernando Schüler, já não existe mais uma “base aliada” aos moldes antigos, monolítica. Há um pequeno grupo sempre fiel a todas as pautas que vierem do governo, mas a maioria é construída projeto a projeto. Vários partidos e parlamentares que compartilham da ideia de maior responsabilidade fiscal e que apoiaram e continuam apoiando as reformas não são incondicionalmente alinhados com o governo e não têm cargos no Executivo; não há como confundi-los com bolsonaristas. A pauta moral seria trabalhada da mesma maneira como todas as reformas econômicas têm tramitado no Congresso: à base de muita conversa entre governo e parlamentares.

Ninguém certamente esperaria que Rodrigo Maia desse seu sinal verde para que a Câmara fosse, de repente, inundada por projetos da pauta de costumes a ponto de retirar a prioridade da agenda econômica. Mas, quando fecha completamente a porta a uma área tão importante, Maia cala a voz de milhões de brasileiros que foram às urnas em 2018 incentivados por essa mesma pauta. Esses eleitores não votaram apenas em Jair Bolsonaro; também elegeram vários deputados e senadores que fizeram dos temas morais sua plataforma. Todas essas pessoas estão vendo suas esperanças de um Congresso empenhado na defesa da vida e da família bloqueadas pela vontade monolítica de um único deputado. E nem estamos tratando de projetos sobre os quais há questionamentos legítimos mesmo dentro do campo conservador, como o Escola sem Partido, e sim de projetos cujo teor benéfico é incontestável (por mais que a oposição de esquerda queira fazer crer o contrário), como o Estatuto do Nascituro e o Estatuto da Família, ou a criminalização da homofobia de forma que fiquem respeitadas as liberdades de expressão e religiosa, bem como a objeção de consciência.

Precisamos, sim, recuperar a economia degradada por anos de “nova matriz econômica” lulopetista e por décadas de dirigismo estatal, mas também precisamos recuperar o país da degradação moral que também foi legada pelo grupo que governou o Brasil na primeira década e meia deste século. Os dois esforços podem caminhar juntos, cada um na medida certa para o momento, e Maia deveria ter essa consciência. O comando da Câmara é bem exercido quando seu detentor dá o melhor encaminhamento aos projetos que chegam à casa, não quando bloqueia unilateralmente todo um conjunto de pautas que reflete anseios da maioria dos brasileiros.

Gazeta do Povo – 17.02.2020



Programa Educação Precoce, do DF, está
entre os 24 mais inovadores do mundo

O Programa Educação Precoce, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), vai representar o Brasil em Viena, na Áustria, como uma das 24 práticas educacionais mais inovadoras do mundo. Voltado para bebês e crianças com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades, entre outros casos, o programa foi escolhido entre 469 projetos de mais de 100 países.

O projeto foi selecionado como um dos finalistas da premiação conduzida pelo Zero Project. Os vencedores foram divulgados esta semana. Eles integram o relatório da organização, que já está disponível, online, em inglês. Independentemente da premiação final, todos os finalistas foram convidados para a conferência.

A Educação Precoce atende, atualmente, 3.327 bebês de 0 a 3 anos de idade em 19 escolas do DF. Essas crianças e suas famílias são atendidas por 400 educadores capacitados para oferecer um apoio pedagógico focado na aprendizagem, inclusão e no desenvolvimento. O atendimento é personalizado para cada bebê e é feito duas vezes por semana.

Fonte: Agência Brasil



Deputado federal do PSL escapa de atentado; 
em jogo, Bolsonaro mostra sintonia com Moro 

Bom dia.

Um deputado federal do PSL do Mato Grosso do Sul, indo de Campo Grande para Sidrolândia, foi atacado a tiros. Nem ele nem o motorista foram baleados, mas o carro dele está cheio de furos de bala. Cinco furos: no mínimo, cinco tiros; vidros quebrados, lataria furada. Ele reagiu, ele é um deputado que defende o nosso direito de legítima defesa e foi ele que ofereceu no ano passado R$ 100 mil de recompensa para quem desse mais informações sobre Adélio Bispo, o homem que esfaqueou o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro.

Execução?
Um outro fato policial muito estranho é que agora eu vejo declarações de um perito legista da Bahia dizendo que esse ex-capitão do Bope do Rio de Janeiro, Adriano da Nóbrega, foi morto praticamente à queima roupa, porque foram dois tiros de fuzil a um metro e meio, segundo ele. Quiseram depois que o corpo fosse imediatamente cremado, o que levanta a suspeita de que não querem um exame mais acurado para saber se houve algum tipo de tortura antes, para ver se ele contava alguma história, alguma coisa. Enfim, é uma morte que ainda precisa ser mais bem esclarecida.

Estrelas em jogo
Ontem o presidente da República foi ao jogo do Flamengo com Athletico Paranaense, e levou estrelas do seu time: Damares, Moro e Tarcísio. Moro ao lado do presidente, rindo muito, muito ligados os dois. Eu fico pensando das pessoas que inventaram aquela mentira de que Bolsonaro estava fritando Moro, quando é que vão pedir desculpas para ver se recuperam um pouco da credibilidade que vêm perdendo com mentiras. Aliás eu aproveito para aconselhar os ouvintes que quando recebem a versão de alguma declaração de Paulo Guedes, de Moro, de Bolsonaro, que procurem na rede social a original, para saber do original e não da versão já em segunda mão.

Fim da carteirinha grátis
O Congresso parece que não quer representar os estudantes brasileiros. Ontem venceu, caducou, a medida provisória que criava carteira digital gratuita para os estudantes, para ter meia entrada, por exemplo. Como caiu a medida provisória, não pode fazer outra, e os estudantes agora vão ter que pagar R$ 35 de novo pela nova carteira estudantil. É bom a gente lembrar que, das 315 carteiras digitais gratuitas que já foram entregues, todas elas estão valendo enquanto durar a vigência da matrícula da pessoa.

Pequenos empreendimentos prosperam
O IBGE confirmou aquilo que nós já havíamos dito aqui, que o número de trabalhadores de carteira assinada é igual ao número de trabalhadores, população ativa, que estão ganhando sua própria renda, donos do seu próprio nariz. São, segundo o IBGE, 38 milhões e 400 mil que estão trabalhando e que não têm nenhum vínculo empregatício. Ou seja, são donos do próprio nariz. São pessoas com iniciativa própria. Ficaram desempregados e foram buscar uma saída para sustentar suas famílias. Eu acredito que sejam mais de 40 milhões nesse universo de gente que com esse estímulo estão fazendo como aqueles que criaram os Estados Unidos, a maior economia do mundo. Lá, o que impulsionou os americanos foi a iniciativa própria.

Alexandre Garcia



Após apoiar Bolsonaro,
Roberto Carlos elogia Moro e Guedes
O cantor Roberto Carlos voltou a se manifestar sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro. Depois de dizer no sábado (15) que o presidente é “bem-intencionado”, Roberto Carlos afirmou no domingo (16) que os ministros Sergio Moro e Paulo Guedes são os que mais “colaboram” com o presidente, diz o Radar. “[Bolsonaro] tem tido muita dificuldade com todos que estão à volta dele. Mas o Sérgio Moro e o Paulo Guedes, não, eu acho que esses estão sempre colaborando com ele”, afirmou. O cantor faz um cruzeiro com fãs, no Rio de Janeiro.

Coronavírus supera a marca de 70
 mil casos, com 1770 mortes
Segundo informações atualizadas há pouco pela China Global Television Network (CGTN), o surto de coronavírus já tem 71.220 casos confirmados, dos quais 688 fora da China. Somente no país, são 1.767 mortes, incluindo uma em Hong Kong e outra em Taiwan, confirmada neste domingo, além de três vítimas fatais em outros países.
Na província de Hubei, o epicentro da disseminação, foram confirmados mais 1.933 casos neste domingo, com o total chegando a 58.182. Também hoje, foram 100 mortes por conta da doença, levando o total para 1.696.
No total, mais de 10.500 pacientes já se recuperaram da doença, e em Hubei, neste domingo, houve queda no número de infectados pelo 12º dia consecutivo.

Colombianos presos em  SP com 48 celulares
Três mulheres e um homem foram presos na região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste de São Paulo, por furto de celulares neste domingo (16).
Segundo a Polícia Militar, a quadrilha, formada por três mulheres e um homem, todos colombianos, teria praticado os crimes durante os blocos do pré-carnaval da cidade.
Ainda de acordo com a PM, os policiais suspeitaram do grupo, que foi interceptado. Na revista de uma mochila, acabaram apreendendo 48 celulares, todos com os chips retirados.

Receita paga hoje restituição do lote 
residual do IRPF de 2008 a 2019
A Receita Federal paga hoje (17) o lote residual de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (IRPF), referente aos exercícios de 2008 a 2019. O crédito bancário será feito para 116.188 contribuintes, somando mais de R$ 297 milhões.
Desse total, R$ 133,467 milhões serão liberados para os contribuintes com preferência no recebimento: 2.851 idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, 1.838 com alguma deficiência física, mental ou doença grave e 6.052 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para saber se teve o crédito liberado, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146.

Ministério prorroga presença da Força Nacional 
em cinco estados
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação da Força Nacional de Segurança Pública no apoio às forças de segurança locais, nos estados do Pará, Espírito Santo, de Goiás, Pernambuco e do Paraná, dentro do projeto Em Frente Brasil, de combate à criminalidade violenta.
As ações de segurança estarão concentradas nas capitais e regiões metropolitanas, com foco nos municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Elas terão caráter episódico e planejado, por 180 dias, no período de 18 de fevereiro a 15 de agosto de 2020.
“As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional”, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17).
De acordo com o documento, o número de militares disponibilizados obedecerá ao planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).