sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020



“Parabéns ao Papa Francisco pelo gesto de compaixão”, 
diz Heleno, sobre visita de Lula
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, usou o Twitter, nesta sexta-feira (14), para comentar a visita do ex-presidente Lula ao Vaticano. "Parabéns ao Papa Francisco pelo gesto de compaixão. Ele recebeu Lula, no Vaticano. Confraternizar com um criminoso, condenado, em 2ª instância, a mais de 29 anos de prisão, não chega a ser comovente, mas é um exemplo de solidariedade a malfeitores, tão a gosto dos esquerdistas", escreveu. No entanto, Heleno se equivocou ao fazer a soma das condenações. Nos dois processos em que o petista foi condenado as penas chegam a 21 anos e 9 meses.

“Indicação espetacular”, diz Maia,
 sobre Braga Netto na Casa Civil
A indicação do general Walter Souza Braga Netto para a Casa Civil foi elogiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Indicação espetacular, fez um excelente trabalho na intervenção federal no Rio, vai ajudar muito na área da segurança pública”, disse Maia, ao blog de Andreia Sadi, do portal G1. Maia não comentou sobre a presença de mais um militar no Planalto. A nomeação de Braga Netto foi confirmada em publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Moro vai fazer campanha nos presídios 
para presos deixarem facções
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse nesta sexta-feira (14) que pretende lançar em breve uma campanha dentro dos presídios para estimular presos a deixarem facções criminosas, como o PCC. A campanha tem como base a lei anticrime, aprovada no ano passado, que proíbe a progressão de regime a presos ligados a essas organizações criminosas. "Vamos fazer uma campanha de divulgação intramuros das prisões dessa norma específica com o objetivo de que o preso se desvincule e possa iniciar seu caminho para a reabilitação”, disse Moro. Segundo o ministério, menos de 10% dos presos brasileiros são faccionados.

Pedido para Marcola deixar Brasília é atuação 
política do governador do DF, diz Moro
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, classificou nesta sexta-feira (14) de atuação política a preocupação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), com a permanência no presídio federal de Brasília do líder do PCC conhecido como Marcola. O governador acionou o STF. “O que eu tenho dito e que a única pessoa que tem reclamado sobre essa permanência é o governador do Distrito Federal, a meu ver mais por razões políticas do que por razões concretas”, disse o ministro. Moro também destacou que nenhum presídio federal tem histórico de fugas ou rebeliões no Brasil, minimizou o risco e lamentou que o governador reitere o tema danado impressão de insegurança nisso. "Não penso que é a atitude mais responsável", completou.

Fila do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não colocou em prática as medidas anunciadas para agilizar a análise de milhões de pedidos de benefícios que se acumulam sem resposta. O resultado disso é muita fila.
A fila de espera tem cerca de 2 milhões de pedidos parados e abrange segurados que fizeram pedidos antes e depois da entrada em vigor das novas regras da Previdência.








Rio de Janeiro confirma primeira 
morte por sarampo


Em 2019, país registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na noite de ontem (14) a primeira morte por sarampo em 2020. O secretário Edmar Santos concede uma entrevista agora pela manhã para dar mais detalhes do caso.

O Ministério da Saúde lançou nessa semana a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. No ano passado, o país registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios. Houve 14 óbitos no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

A doença
Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

Fonte: Agência Brasil



Bolsonaro diz que Braga Netto 
vai coordenar ministros
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na quinta-feira (13), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que o general Braga Netto, indicado para ser o novo ministro da Casa Civil, vai coordenar os demais ministros do governo. “Eu falo muito em se antecipar a problemas. Em havendo qualquer coisa que possa não dar certo, que pode acontecer, que o ministro, às vezes, tem algum problema, e ele está lá pra ajudar e se antecipar a esses casos que possam não beneficiar a administração", disse. Braga Netto substitui Onyx Lorenzoni na pasta, que vai assumir o Ministério da Cidadania no lugar de Osmar Terra.

Regina Duarte acerta saída da Globo
A atriz Regina Duarte, cotada desde janeiro para assumir a Secretaria da Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro, acertou sua saída da Rede Globo. De acordo com o Radar, a definição ocorreu em uma conversa com a cúpula da emissora no Rio de Janeiro. A nomeação de Regina na Cultura ainda aguardava questões burocráticas, segundo o próprio presidente, que voltou a dizer na quinta-feira (13) que a atriz estava em um "noivado" com o governo.

Número de assassinatos no Brasil cai 19% em 2019
O número de assassinatos no Brasil apresentou queda de 19% em 2019 em relação ao ano anterior. É o menor índice de crimes violentos intencionais desde o início da série histórica, em 2007. Os dados são do portal G1. Entre as mortes, estão contabilizadas homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Foram 41.635 assassinatos em 2019, contra 51.558 no ano anterior.

Fotos feitas após autópsia indicam que 
Adriano da Nóbrega foi executado
Reportagem divulgada na noite desta quinta-feira (13) pela revista Veja indica que fotos do corpo de Adriano Magalhães da Nóbrega reforçam a tese de que o miliciano pode ter sido alvo de uma execução - corroborando com as afirmações da esposa e do advogado de Nóbrega. Ele foi morto em uma ação policial na Bahia no último domingo (9) após um ano foragido. A publicação teve acesso a imagens, feitas após a autópsia, que foram analisadas por especializas a pedido da revista. Segundo os legistas, as marcas deixadas pelos disparos indicam que os tiros foram dados a curta e até curtíssima distâncias. Há também um corte na cabeça que poderia ser compatível com um golpe de facão, quina ou uma coronhada e marcas no tórax, entre as quais uma queimadura que parece ter sido provocada pelo cano ainda quente de uma arma longa de grosso calibre. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, capitão Adriano, como era conhecido, foi morto após reagir à abordagem durante operação conjunta do Bope baiano e da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele teria disparado contra os agentes, que revidaram e teriam tentado levá-lo ao hospital mais próximo, onde chegou sem vida. Nesta quarta (12), a Justiça impediu a cremação por causa da ausência de documentos imprescindíveis para o procedimento e da necessidade de elucidação das circunstâncias da morte.

Coronavírus: mais de 1.700 profissionais 
de saúde foram infectados na China
Já passa de 64 mil o número de casos confirmados do coronavírus em todo o mundo – 63.862 concentrados na China continental. Nesta sexta-feira (14), a Comissão Nacional de Saúde do país informou que 1.716 médicos e profissionais de saúde foram infectados com o novo vírus, que ganhou o nome de Covid-19. O vice-diretor da comissão, Zeng Yixin, disse que na terça-feira eles representavam 3,8% do total de infectados na China continental.
Seis profissionais de saúde morreram por causa do coronavírus. O caso mais simbólico foi o do médico Li Wenliang, que tentou alertar as autoridades chinesas sobre a existência de um novo vírus, mas foi reprimido por "espalhar boatos". A morte dele causou revolta entre os chineses e chegou a gerar clamores por liberdade de expressão na China.



Ninguém concentra mais renda nesse país
do que a nobre casta dos “parasitas”

Em poucos países do mundo se faz tanto barulho e se fala com tanta indignação contra a concentração de renda como no Brasil. Ao mesmo tempo não existe, possivelmente, nenhum outro onde os concentradores de renda sejam tão protegidos como aqui. Mais que isso: são considerados vítimas, e estão sempre no primeiro lugar da fila dos que vivem pedindo dinheiro ao Tesouro Nacional.

Não são os ricos propriamente ditos – uma parte desses concentra renda até dormindo, pois as suas atividades não podem ser exercidas, nem que eles queiram, sem sugar os recursos da maioria. Ponha aí a turma que vive dos juros da dívida pública, os fornecedores do governo, os operadores de monopólios e cartéis.

Os concentradores de renda de que se trata aqui são os que ficam com a maior parte dos recursos do Estado por força das leis que fazem aprovar em seu favor. Descrevem a si próprios como “povo”. Acusam as “elites”. Mas na hora de dividir a riqueza nacional ficam com quase tudo para si próprios.

Os mais falados, no momento, são os 12 milhões de funcionários públicos federais, estaduais e municipais – um número que não tem nenhum nexo para um país com os níveis de pobreza do Brasil. Pois bem: eles estão entre os que mais exigem da sociedade – mais aumentos salariais, mais benefícios, mais aposentadorias – e são os que têm mais defensores no mundo político.

Mas são justamente esses que consomem, acredite se quiser, 90% de tudo o que a população paga de impostos – pelo menos é o que disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia em que comparou servidores a "parasitas". Ficamos assim, então: de um lado, 12 milhões de funcionários que levam 9 em cada 10 reais arrecadados pelo fisco, e de outro 200 milhões que pagam tudo e ficam com aquele 1 real que sobrou dos 10. Se isso não é concentração de renda direto na veia, o que seria?

O pior da história é que a imensa maioria paga muito; cada real que sai do seu bolso, e vai para o bolso do funcionalismo, é um real a menos no seu patrimônio e no orçamento que tem para viver. Até o presente momento, e não chegamos nem na metade do mês de fevereiro, a população já tinha pago R$ 350 bilhões em impostos para os três níveis da administração. Nessa toada, estima-se que o total arrecadado em 2020 vai superar, de longe, os R$ 3 trilhões. Está bom assim – ou é preciso ainda mais dinheiro para dar ao funcionalismo, principalmente para as suas castas mais ricas, mais influentes e mais poderosas para arrancar dinheiro do cofre público?

O Bolsa Família, que atende 13,5 milhões de famílias no Brasil inteiro, vai receber, em 2020, um total de R$ 30 bilhões. Todo o orçamento federal para a educação, este ano, está em R$ 100 bilhões. O da saúde não passará muito dos R$ 130 bi. Faça as contas e veja, aí, quem é que está concentrando renda nesse país

J. R. GUZZO