quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020



Nos 400 dias de governo, Bolsonaro se 
reúne com Maia, Alcolumbre e Toffoli

Nesta quarta-feira (5), data que marca os 400 dias de governo do presidente Jair Bolsonaro, um almoço será realizado com os chefes do três poderes. O presidente se reúne no Palácio do Planalto com o presidentes da Câmara, Rodrigo Maia; do Senado, Davi Alcolumbre; e do STF, Dias Toffoli. O vice-presidente Hamilton Mourão também participa do evento. A agenda do presidente nesta quarta ainda prevê reuniões com Sergio Moro, Paulo Guedes, Onyx Lorenzoni e Abraham Weintraub.

Militares da FAB vão ficar em quarentena 
ao trazer brasileiros da China
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (4), ao deixar o Palácio da Alvorada, que os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que vão buscar os brasileiros em Wuhan, na China, epicentro do coronavírus, também vão ficar em quarentena na base militar em Anápolis, em Goiás. "E o pessoal chegando, inclusive nosso pessoal da Força Aérea, mais de uma dezena de militares, quando voltar também vão passar o carnaval em quarentena. Então, é responsabilidade acima de tudo trazendo esse pessoal de lá para cá", disse Bolsonaro.

Bolsonaro vai zerar tributos federais 
se governadores zerarem ICMS dos combustíveis
O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (5), que vai zerar os tributos federais dos combustíveis se os governadores zerarem o ICMS nos estados. A declaração ocorreu na saída do Palácio do Planalto. "Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito", declarou. No início da semana, 22 governadores reagiram contra a proposta de Bolsonaro sobre o ICMS do combustível.

Inflação da baixa renda começa 2020 com desaceleração
A alta menor dos preços dos alimentos aliviou a taxa de inflação para as famílias de baixa renda neste início de ano. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IPC-C1, que calcula a inflação para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, ficou em 0,55% em janeiro – abaixo dos 0,93% de dezembro.
A taxa também é menor que a variação de 0,59% registrada no mesmo período pelo IPC-Br, que mede a alta de preços para famílias com renda de um a 33 salários mínimos mensais. No acumulado em 12 meses, no entanto, a inflação para as famílias de baixa renda segue maior que a do conjunto da população: 4,55%, ante 4,13% do IPC-Br.
A carne bovina, que vinha pressionando o custo de vida nos últimos meses, teve queda de 2,27%, após alta de 11,78% em dezembro, e contribuiu para a menor alta de preços do grupo alimentação.

De olho na reeleição, Trump reforça promessas 
de campanha sobre empregos, imigração e defesa
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nesta terça-feira (4) o último discurso do Estado da União deste mandato. De olho na reeleição em novembro, o republicano reforçou promessas de campanha enquanto comemorou números da economia e ações militares — como a que resultou na morte do general iraniano Qassem Soleimani, considerado chefe terrorista pela Casa Branca
No discurso, Trump não mencionou o julgamento de impeachment desta quarta-feira no Senado. Apesar da derrota na Câmara, o presidente tem maioria entre os senadores — o que torna extremamente improvável uma eventual cassação.