segunda-feira, 27 de janeiro de 2020



Ciro Gomes tem caminhonete penhorada
pela Justiça por ofensa a Holiday
Ciro Gomes teve sua caminhonete penhorada em uma decisão judicial envolvendo o vereador Fernando Holiday (DEM-SP) a título de pagamento de indenização. Em fevereiro de 2019, Ciro foi condenado a pagar R$ 38 mil por danos morais por ter chamado Holiday de “capitãozinho do mato” em entrevista à rádio Jovem Pan, em 2018. Já em junho de 2019, Ciro voltou a ofender o vereador o chamando de "capitão do mato nazista" em outra entrevista. O pedetista vai recorrer. 

 Líderes deixaram a fronteira”, diz secretário
do MS sobre fugitivos não recapturados
As polícias paraguaia e brasileira afirmam ter recapturada 11 dos 75 presos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que fugiram da penitenciária de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O 11º foi encontrado na noite desse domingo (26) na fronteira com o Brasil, na região de Ponta Porã (MS). Conforme o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, no oitavo dia após a fuga já se trabalha com a hipótese de que as principais lideranças da facção que conseguiram escapar não se encontrem mais na região. Segundo o secretário, a maioria dos detentos que foram recapturados teria pouca expressão na hierarquia do PCC. "Eles estavam a poucos quilômetros do presídio porque o suporte deles está por ali. Creio que eles não tinham envergadura para ir para longe. Os fugitivos, digamos, mais robustos, provavelmente já não estão na fronteira", concluiu. A fuga gerou uma crise no sistema prisional paraguaio. O diretor do presídio e 30 agentes foram presos, acusados do recebimento de propina para facilitar a saída em massa dos detentos.

Saúde descarta caso suspeito
do coronavírus em Niterói
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (27) que o caso de um paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com suspeita de contaminação não se enquadra na atual definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o novo coronavírus. Ainda de acordo com a pasta, o paciente, no entanto, continuará sendo acompanhado para o diagnóstico apropriado; ele é monitorado pelo município.
Em comunicado publicado no domingo (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também informou que "não há quaisquer elementos que justifiquem preocupações" em relação ao navio KM Singapore, atracado no Porto de Santos. De acordo com a Anvisa, "especulações" tem sido divulgadas nas redes sociais relacionando o navio à doença. "O navio não é procedente da China e fez suas últimas escalas em portos da África do Sul, Índia e Singapura. Não há qualquer tripulante doente, conforme atestaram a fiscalização da Anvisa que esteve a bordo e o próprio comandante da embarcação.

STJ afasta prisão preventiva de acusado
de roubar guarda-chuva em 2003
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ-SP), ministro João Otávio de Noronha, afastou, em decisão liminar, a prisão preventiva de um homem acusado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) de roubar um guarda-chuva, em março de 2003. Após idas e vindas no processo, em que o homem permaneceu solto, o Tribunal de Justiça de São Paulo acatou uma apelação do MP-SP em 2019 e determinou a prisão preventiva do réu. Contra a decisão, a Defensoria Pública de São Paulo recorreu com um pedido de habeas corpus ao STF. Em defesa do acusado, a Defensoria afirmou que o caso era apenas um roubo simples, sem qualquer notícia de novos atos criminais do acusado. O ministro do STJ concordou com a tese da defesa e determinou que ao réu fosse permitido responder em liberdade até o julgamento definitivo do habeas corpus (HC 557.628).

Chuvas em Minas Gerais deixam 101
cidades em situação de emergência
101 cidades decretaram emergência após chuvas em Minas Gerais
O número de municípios em situação de emergência em função dos temporais em Minas Gerais chegou a 101. De acordo o boletim da Defesa Civil do Estado subiu para 45 o número de mortos em consequências das fortes chuvas que atingem o estado desde a última quinta. Há 18 desaparecidos e 12 feridos, além de milhares de desalojados e desabrigados. Ao menos 26 pessoas morreram na capital e na região metropolitana, além de 19 na Zona da Mata Mineira -- foram 13 mortes só Belo Horizonte. O vice-presidente Hamilton Mourão anunciou apoio para o Sudeste após as chuvas.



O país que escorraçou os portugueses 
e hoje é uma potência. E não somos nós!

O presidente Jair Bolsonaro assinou 15 acordos na Índia. São acordos de tecnologia, de investimentos, de comércio, de pecuária de corte de leite, de segurança cibernética, na área de medicina, entre outros assinados com esse país que já é o terceiro do mundo em diversas áreas. Em população já é o segundo: tem 1,33 bilhão de habitantes em um território que é metade do brasileiro.

É um parceiro que tem extremos semelhantes. Tem problemas de pobreza. Mas tem riqueza. Tem a grande empresa Tata Motors, que é dona da Jaguar, da Land Rover, da Mahindra, de empresas aéreas e de turismo, de hotéis. A Índia é uma das grandes potências, inclusive, no mundo nuclear.

O presidente Bolsonaro foi o convidado especial no aniversário da República da Índia, que tem apenas 71 anos. A Índia se tornou independente após deixar de ser uma colônia britânica quando eu tinha apenas 7 anos de idade. Eu me lembro disso. E graças a Gandhi, que fez uma revolução pacífica.

Os portugueses ainda ficaram lá na colônia de Goa até que os soldados indianos os escorraçaram de lá.

Mudando de assunto...
Estão falando muito das chuvas. Como se a chuva fosse culpada. Os culpados somos nós. Nós impermeabilizamos o solo, não damos saída para as águas das chuvas, entupimos os bueiros e ocupamos o que era córrego e riacho. Ocupamos com construções. Construímos nas encostas.

As chuvas vêm todos os anos no mês de janeiro. Provoca os mesmos problemas, e nós continuamos com os mesmos números de vítimas e não temos condições de evitar que essas coisas se propaguem ainda mais.

Por falar em propagar, a gente adora um catastrofismo. Como estamos assustados com esse vírus que começou atingindo a China, e agora há brasileiros atingidos pelo coronavírus nas Filipinas. Por enquanto, é um caso mínimo e não há razão para pânico.


Boas notícias
O ano passado gerou o maior número de empregos com carteira assinada desde 2003: 644 mil. E o desemprego gerou um novo tipo de brasileiro: o empreendedor. É aquele que tem iniciativa própria e não precisa de carteira assinada.

São aqueles brasileiros que estão mais ou menos no mesmo número daqueles com carteira assinada em uma população economicamente ativa de, talvez, 90 milhões. Aliás, em carteira assinada, para ser exato em números oficiais, fala-se em 39 milhões.

Já a previsão do PIB continua boa, em 2,3%. A arrecadação subiu para a maior desde 2014. O risco Brasil caiu de 172 para 100 pontos. A confiança do empresariado é a mais alta desde junho de 2010. E o Brasil é o 4º no mundo em recepção de investimentos. Antes, era o 6º. São excelentes notícias que temos da nossa economia.

Como disse aquele assessor de Bill Clinton: “É a economia, estúpido”. É a economia que leva o país ao otimismo e ao entusiasmo e, por sua vez, nesse círculo virtuoso, é o entusiasmo e o otimismo que estimulam a economia.

Alexandre Garcia



Mourão anuncia ajuda federal para 
vítimas de enchentes no Sudeste
O presidente em exercício Hamilton Mourão anunciou nesta segunda-feira (27) o envio de ajuda do governo federal para as vítimas de enchentes no Sudeste. Serão enviados recursos e militares, conforme a publicação feita no Twitter pelo vice-presidente, que citou uma recomendação do presidente Jair Bolsonaro - a comitiva retorna de viagem à Índia nesta segunda. No último domingo, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ligou para Mourão solicitando ajuda.

“Esqueceu da ética e da moral”, diz 
Mourão sobre Witzel filmar telefonema
O presidente em exercício, Hamilton Mourão, reagiu nesta segunda-feira (27) à gravação de um telefonema divulgado por Wilson Witzel (PSC), governador do Rio, ao fazer um pedido de ajuda para vítimas de enchentes. Mourão afirmou que Witzel "esqueceu" da ética e da moral. "Em relação ao governador Witzel, ele diz que foi fuzileiro naval. Eu acredito que ele se esqueceu da ética e da moral que caracterizam as Forças Armadas quando saiu do corpo de fuzileiros navais", disse Mourão. No domingo, o governador divulgou um vídeo nas redes sociais em que telefona ao presidente em exercício e chama Mourão de "senhor presidente".

Saque imediato do FGTS pode ser 
transferido para outros bancos via app
O saque imediato do FGTS pode ser transferido para contas de em outros bancos, sem custo, via o aplicativo de celular App FGTS. O novo serviço foi lançado no último sábado (25) pela Caixa Econômica Federal. O App FGTS está disponível para download nas lojas de aplicativos IOS e Android. Além da opção pelo uso do aplicativo, os trabalhadores podem sacar nos terminais de autoatendimento da Caixa com a senha cidadão ou nas lotéricas, com a senha cidadão e documento de identidade. De acordo com a Caixa, até 22 de janeiro, 60% dos trabalhadores beneficiados realizaram o saque em valores que chegam a R$ 27 bilhões.

TRF-3 mantém suspensa a 
divulgação do resultado do Sisu
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) rejeitou na noite de domingo (26) o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar a decisão que suspende a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), marcada para terça-feira (28). A AGU recorrerá da decisão.

Como o Irã terceiriza as suas 
forças de ameaça cibernética
Após o assassinato de um importante general iraniano pelos Estados Unidos e o ataque com mísseis de retaliação do Irã, os americanos devem se preocupar com a ameaça cibernética do Irã? Os hackers pró-iranianos já invadiram vários sites dos EUA para protestar contra a morte do general Qasem Soleimani. Um grupo escreveu: "Essa é apenas uma pequena parte da capacidade cibernética do Irã" em um dos sites invadidos.
Há dois anos as capacidades de guerra cibernética do Irã eram menores do que as da Rússia e da China, mas se tornava uma grande ameaça que só pioraria. Já havia realizado vários ataques cibernéticos altamente prejudiciais.
Desde então, o Irã continuou a desenvolver e implantar suas capacidades de ataque cibernético. Realiza ataques através de uma rede de intermediários, permitindo que o regime atinja seus inimigos enquanto nega o envolvimento direto.

Nevoeiro pode ter causado acidente 
com helicóptero que matou Kobe Bryant
Foto: Reuters
O acidente de helicóptero que vitimou o astro do basquete Kobe Bryant, sua filha Gianna e outras sete pessoas, neste domingo, na Califórnia, ainda está na fase inicial de investigações. Mas informações preliminares divulgadas pela imprensa norte-americana garantem que as condições climáticas eram tão ruins que a polícia não operou com aeronaves pela manhã no condado de Los Angeles.
O FBI está no comando das investigações, que ainda conta com a Agência Federal de Aviação dos EUA e o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês), que nunca registrou um acidente envolvendo um modelo Sikorsky S-76B, igual ao que Kobe estava. Ainda não se sabe se existia uma caixa-preta na aeronave.
"As condições climáticas não estavam de acordo com os nossos padrões mínimos de voo", afirmou Rubenstein, porta-voz da divisão de auxílio ao tráfico aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles. A nebulosidade era "tão forte que nós não estávamos realizando voos.