terça-feira, 17 de dezembro de 2019

PREFEITURA MUNICIPAL


LARGO DOS AÇORIANOS
O ato de assinatura da adoção do Largo dos Açorianos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e pela Caixa de Assistência dos Advogados ocorre nesta quarta-feira, às 17h30, na sede da OAB (rua Washington Luiz, 1110/13º andar). O espaço, entregue totalmente revitalizado à população em 22 de agosto, receberá os cuidados das entidades por 12 meses, renováveis por igual período.

PLANO DIRETOR
A Prefeitura de Porto Alegre assina, nesta quarta-feira, 18, cooperação técnica inédita com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na área de Planejamento Urbano, com intermédio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. A parceria viabilizará a revisão do Plano Diretor. O ato ocorre às 14h, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10).

PARQUE HARMONIA 
A audiência pública para apresentação do projeto de concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) e trecho 1 da Orla do Guaíba será realizada no Teatro Renascença, nesta quarta-feira, 18, às 10h. Inicialmente, o evento ocorreria no Auditório Araújo Vianna. A concessão prevê a gestão, manutenção e melhoramento dos espaços por 35 anos. No Parque Harmonia, além dos aspectos de gestão, estão previstos serviços de engenharia, obras e manutenção do Acampamento Farroupilha.

VIRADA CULTURAL - Uma programação dedicada a acolher, entreter e interagir com a população em situação de rua usuária de álcool, crack e outras drogas será realizada nesta quarta-feira, 18, na região central de Porto Alegre. O evento Virada Cultural no Céu Aberto é uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD IV Centro Céu Aberto (rua Comendador Azevedo, 97, bairro Floresta), que promove, das 10h às 22h, atrações como roda de samba, hip hop, arte de circo, bolhaterapia e dança circular, entre outros. Além de fortalecer o vínculo com a população que vive naquele entorno e potencializar as ações de cuidado, as atividades valorizam as habilidades artísticas dos profissionais da saúde mental que atuam no espaço, pois eles elaboraram e irão conduzir as oficinas e apresentações.

FADO NATALINO
O espetáculo Fado Natalino, parte da programação do Natal Alegre 2019, ocorre nesta quarta-feira, 18, a partir das 18h, no Largo dos Açorianos (junto à Ponte de Pedra). O concerto contará com a participação do Grupo Alma Lusitana, Banda Municipal de Porto Alegre e Coral da Caixa dos Advogados do RS (CAA/RS). A entrada é gratuita e, em caso de chuva, o evento será cancelado. A Alma Lusitana iniciou suas atividades em 2005.  Único grupo de fado do Sul do país, é formado por quatro músicos. Jéferson Luz toca a guitarra portuguesa, carro chefe do fado. Alana Porto Pereira é a voz do grupo, envolvida com a cultura e música portuguesa por influência de sua mãe, também fadista. O grupo tem ainda Diego Costa no violão e Maurício Montardo no teclado.



Lava Jato sobe o tom e
senadores miram Toffoli

Os elevados decibéis da reação dos procuradores da Lava Jato ao presidente do STF, Dias Toffoli, por causa da entrevista do ministro ao Estado, chamaram a atenção do meio jurídico. A avaliação é de que a turma de Curitiba foi no mínimo ousada ao responder em tal diapasão à mais alta autoridade do Judiciário, sinal de que se sente blindada pelo Ministério Público e pela opinião pública. Entre os políticos “lavajatistas”, a resposta dos procuradores instaurou um clima de vale-tudo na disputa deles com o Supremo: quase não existem mais regras.

Ao afirmar que a Lava Jato não quebrou empresas, conforme entende Toffoli, Roberson Pozzobon disparou: “A outra opção seria não investigar ou não responsabilizar. Isso a Lava Jato não fez”. A “tradução” do meio jurídico: Curitiba não é como o Supremo.

Capitaneados pelo grupo Muda Senado, 30 senadores assinaram um novo requerimento de CPI para investigar Dias Toffoli. O documento só será protocolado em fevereiro, após o recesso do Congresso.

Senadores que assinaram o requerimento dizem que ele é uma “reação ao conjunto da obra” de Toffoli. “A entrevista do Toffoli foi a comunhão do inútil com o desagradável. Parece manifestação de advogado de bandido da Lava Jato”, disse o senador Major Olimpio (PSL-SP).

Fonte: Estadão



Prefeitura do Rio suspende todos os
pagamentos incluindo 13º de servidores
A Prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu, por meio de decreto publicado nesta terça-feira (17), todos os pagamentos e movimentações financeiras. A resolução está assinada pelo secretário municipal de Fazenda, Cesar Barbiero, e vale desde segunda-feira (16). Em nota, a prefeitura diz que a medida é para ajustar o caixa do município em função do arresto de R$ 164 milhões determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para bancar o pagamento dos salários de profissionais da área da saúde. Barbiero disse que o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais, previsto para esta terça, também está suspenso. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, pediu apoio da União para conter a crise na saúde.

Licença-maternidade de 6
meses avança na Câmara
Uma proposta para tornar regra a licença-maternidade de seis meses foi aprovada na segunda-feira (16), por unanimidade, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Atualmente, o prazo é de quatro meses, embora algumas empresas já adotem o período de 180 dias. A medida prevê ainda licença-maternidade de 120 dias às deputadas e senadoras, prorrogáveis por mais 60 - não há previsão na Constituição para congressistas. A proposta precisa passar por uma comissão especial, para depois ser votada em dois turnos no plenário da Câmara e, em seguida, no Senado.

Ministério da Economia não revela
quais fundos públicos podem ser extintos
O Ministério da Economia ainda não forneceu a lista de fundos públicos que poderão ser extintos caso a proposta de emenda à Constituição (PEC) 187/2019 seja aprovada pelo Congresso. A Secretaria de Orçamento Federal (SOF) disse que “está avaliando essa questão, tendo em vista o relatório apresentado pelo relator da PEC 187/2019 na Comissão de Constituição e Justiça do Senado”. “Ou seja, neste momento não é possível disponibilizar a informação”, disse a assessoria do ministério.
A Gazeta do Povo tenta desde outubro obter a lista de fundos que poderão ser extintos. A SOF chegou a preparar uma lista, após pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI), que depois foi classificada de “equivocada” pelo próprio ministério, por conter fundos de natureza privada, como o FGTS, que não serão extintos.

Ex-governador da PB tem prisão
decretada por desvio na saúde
O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) teve a prisão preventiva decretada na Operação Calvário - Juízo Final, para desarticular uma organização criminosa que desviou R$ 134,2 milhões dos recursos da saúde. A Polícia Federal pediu a inclusão de seu nome na difusão vermelha da Interpol pelo fato de o político estar fora do país. Além de Coutinho, a deputada estadual Estela Bezerra e a prefeita de Conde, Márcia de Figueiredo Lucena Lira, ambas do PSB, também são alvos de prisão preventiva. Ao todo, 54 mandados de busca e apreensão são cumpridas e 17 de prisão preventiva nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.



Greta Thunberg é uma fraude. 
E a culpa nem é dela

Está na hora de dizer algumas verdades sobre essa Greta – ou, mais precisamente, de colocar em letra de forma uma relação de fatos que demostram com clareza uma das mais monumentais empulhações jamais produzidas pelo movimento ambientalista sobre a face da Terra.

Movimento? Não exatamente. A palavra correta, na hipótese mais benigna, é “religião” – um conjunto de crenças, com diferentes graus de sinceridade, e não de convicções baseadas em fatos que possam ser comprovados através da observação material da realidade. Na hipótese mais maligna, a palavra certa é “vigarice” – um conjunto de ações destinadas a obter vantagens econômicas, políticas e de outros tipos para organizações ou indivíduos que se apresentam como defensores da preservação da natureza.

Entre uma coisa e outra, há 50 tons diferentes de seriedade e de embuste. O fato é o joio se misturou com o trigo – e se misturou de forma tão extrema que ficou praticamente impossível separar a honestidade do embuste.


Greta Thunberg, a garota sueca de 16 anos que no espaço de apenas doze meses foi transformada por gente boa e por picaretas, ao mesmo tempo, numa das figuras de maior impacto na cena mundial, é hoje uma imensa fraude. A culpa nem é diretamente de Greta, coitada – ela provavelmente nem sabe o que está fazendo, ou sabe muito pouco. Os autores da trapaça são os promotores de interesses, negócios e causas político-ideológicas que tiram proveito material direto ou indireto da pregação da menina-celebridade que fabricaram – e que há um ano arrastam de um lado para outro do mundo numa cruzada do tipo “tem de parar tudo para salvar o planeta”.

Há toda espécie de gente envolvida nisso, a começar pelos pais da garota – que já contam, por sinal, até com uma assessoria profissional de imprensa. É um conglomerado que hoje inclui parte da elite empresarial da Suécia, grandes empresas de energia, fundos de investimento, vendedores de soluções para problemas ambientais e os mais variados tipos de entidades com interesses diretos na questão ecológica mundial.

E quanto à própria Greta? Os fatos que mostram a trapaça montada em torno dela são bem conhecidos, e estão devidamente demonstrados pela mídia internacional – a mesma, aliás, que tem participação direta na sua transformação em estrela que fala na ONU, é recebida pelos grandes desse mundo, mete medo em multinacionais e conta com a bajulação de dez entre dez celebridades mundiais.

Eis aqui um resumo dessas realidades:
  • Greta não completou o ensino médio. Não vai mais à escola e não recebe há um ano nenhum ensinamento ministrado por educadores de ofício.

  • Não tem, comprovadamente, nenhuma informação séria sobre nada do que diz.

  • Greta é autista, transtorno neurológico que, entre outros efeitos, geralmente leva as pessoas a terem um comportamento repetitivo, ficarem fixadas em um só assunto ou interesse e se mostrarem indiferentes ao diálogo com os outros.

  •  Não consegue responder com nexo perguntas feitas em entrevistas à imprensa.

  •  Nunca cumpriu uma jornada de trabalho.

Nada disso leva Greta às alturas de uma Dilma Rousseff, por exemplo, em matéria de tumulto mental – também não se sabe de nada que seja ilegal em sua conduta, e é certo que autistas podem levar, dentro de determinados limites e condições, uma vida útil e produtiva. Mas é óbvio, também, que promover uma garota com o seu grau de ignorância à posição de pensadora vital para a humanidade é um despropósito em estado puro; Greta, embora seja tratada como tal, não é uma Aristóteles.

Há, enfim, o sério problema de que Greta, por tudo que tem dito nestes seus tempos de glória, parece ter acumulado ódio demais para alguém que só tem 16 anos. Nessa toada, como estará quando tiver 26? Ela repete, em seu refrão mais festejado, que “vocês roubaram os meus sonhos”, ou coisa parecida. Vocês quem? O autor dessas linhas certamente não roubou nada de Greta, nem conhece alguém que tenha roubado. O leitor também não. Quem roubou, então? Só podem ser os 7 bilhões de habitantes do planeta – aí sim, toda essa gente, pelo simples fato de existir, atrapalha um colosso: os salvadores do planeta.

O grande problema de Greta Thunberg, de seus admiradores ou exploradores e de todos que pensam como ela, no fim das contas, é um só: as pessoas. Eles não gostam de gente; o que realmente os irrita é a presença de seres humanos no ambiente terrestre. Gostariam de um mundo sem pessoas; poderiam, aí, ter oceanos limpíssimos, uma Amazônia dez vezes maior do que é, girafas com saúde de ferro e tartarugas que jamais iriam engolir um canudinho de plástico. É uma pena para eles, mas isso não vai dar.

J. R. Guzzo