sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

NOTICIAS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Marchezan anuncia 600 novas vagas
na educação infantil em 2020
A rede comunitária de ensino receberá um aporte de 600 novas vagas na educação infantil no próximo ano letivo. O anúncio foi feito pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior nesta sexta-feira, 13, durante o lançamento dos editais de chamamento público, realizado no Salão Nobre do Paço dos Açorianos. O foco da prefeitura é, prioritariamente, a etapa de escolarização obrigatória - jardins A e B, para alunos com 4 e 5 anos de idade, mas também incluirá crianças de até três anos.

Pagamento antecipado do IPTU 2020
terá desconto de 10%
A prefeitura de Porto Alegre comunica que o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) terá um desconto de 10%. O benefício será concedido a quem fizer a quitação do tributo até o próximo dia 3 de janeiro, em cota única.Para o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, é a oportunidade para o contribuinte aproveitar o desconto atrativo.Os recursos permitirão que o caixa municipal possa fazer frente às despesas e a prefeitura possa honrar os compromissos com a prestação de serviços à cidade”, diz

Assaltos a ônibus têm queda
de 78% em quatro anos
Os registros de assaltos a ônibus em Porto Alegre caíram 78% nos últimos quatro anos, desde a criação da Força-Tarefa de Combate a Roubos no Transporte Coletivo da Capital. Os dados são dos consórcios e da Carris e foram divulgados na última reunião do ano do Fórum do Transporte Seguro, no Auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Informações da Brigada Militar e Policia Civil também refletem o resultado positivo do alinhamento entre os envolvidos no combate a essas ocorrências.


Parceria com Estado contribui para
redução de crimes na Capital
A parceria do Município com o Estado para reforçar a segurança pública e garantir o bem-estar da população continua obtendo bons resultados na diminuição da criminalidade. Conforme dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira, 12, a queda crescente, mês a mês, no roubo de veículos demonstra a consolidação do cenário de melhora dos indicadores em Porto Alegre. De janeiro e novembro deste ano, foram 3.339 ocorrências a menos frente a igual período de 2018. O número de carros roubados caiu de 7.767 para 4.428, o que representa redução de 43%. A maior agilidade na troca de informações, a intensificação da cooperação e o fortalecimento da estratégia de inteligência repercutiram no progresso das ações de segurança na Capital


Fonte: PMPA


81% dizem que Lava Jato deve continuar
O apoio dos brasileiros à operação Lava Jato permanece em alta. De acordo com uma pesquisa do Datafolha publicada nesta sexta-feira (13), 81% consideram que a investigação não cumpriu seu objetivo e deve continuar, enquanto 15% disseram que deveria acabar. Já 4% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios no início de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. No levantamento feito em julho, 55% dos entrevistados afirmaram que o trabalho da força-tarefa era ótimo ou bom, enquanto 18% consideravam a atuação ruim ou péssima.



O otimismo está de volta!
O melhor indício de que o otimismo está de volta é o resultado de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria encomendada ao Ibope. No geral, a pesquisa mostra o seguinte: metade dos brasileiros pesquisados está otimista, um quarto está neutro e o outro um quarto está pessimista. Então, a maioria já está otimista.

Dos empresários da indústria pesquisados, 60% acreditam que o governo está no caminho certo. A pesquisa feita em outubro mostra um crescimento de 0,8% do setor de serviços. Se a gente pegar outubro de 2016 o resultado era de queda de 1,7%.

Há quem esteja prevendo, inclusive, um crescimento do Brasil para o ano que vem de 3%. Esse ano vai ter um aumento de 1,2% no PIB. Só que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe está prevendo um crescimento de 0,1%. Ou seja, provavelmente o Brasil vai crescer 12 vezes mais, em números relativos, que o restante do continente.

A taxa Selic está no recorde e foi baixada ainda mais para 4,5%. Já estão dizendo que no início do ano vai chegar a 4%. A Caixa Econômica Federal está acompanhando isso no empréstimo imobiliário e até já baixou os juros. Os grandes bancos, por sua vez, vão ter que correr atrás também.

Neste momento os números são ótimos. O S&P, que é uma espécie de cadastro da confiança mundial, subiu o posicionamento do Brasil. A gente está começando a chegar perto do ponto de bom pagador, estamos com BB-, e continuamos a subir.

Segurança Pública
O presidente Bolsonaro já está com o pacote anticrime nas mãos para sancionar. O projeto já passou pelo Senado, o assunto já está sendo discutido com o ministro Sergio Moro para ver se vai vetar alguma coisa.

Eu acredito que vão vetar aquela história do juiz de garantias, que é o juiz que é colocado para ver se solta o pessoal. É uma espécie de Gilmar Mendes. Se o presidente vetar, não vão conseguir derrubar o veto dele porque há uma força nacional.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o ministro Sergio Moro trabalharam em conjunto nisso. Eu diria que Moro conseguiu uma ajuda de um Davi para atingir esse Golias do crime.

Saneamento
A Câmara, por 276 votos contra 124, fez aquele marco legal do saneamento básico em que é permitido privatizar o setor. Vai ter empresas privadas para tratar e distribuir a água e para tratar e recolher esgoto. O que é muito positivo já que o estado brasileiro não tem condições de investir. Essa lei vai aliviar os estados.

Combate ao crime
A Polícia e o Ministério Público continuam trabalhando. Ainda ontem (12) foi presa a filha do vice-governador de Alagoas, a Lívia Barbosa. Ela foi acusada de desviar verba da saúde pública. Isso quer dizer que aquela história do seis a cinco no Supremo não esmoreceu as autoridades.

Nesse Brasil que muda, tem que mudar também a segurança pública para que a gente possa sair na rua, festejar Natal, festas de fim de ano com mais tranquilidade como os números já estão mostrando.

Alexandre Garcia



Senador que votou contra prisão em
segunda instância contrata filha de Lula

Único parlamentar a votar contra o projeto de lei que autoriza a prisão em segunda instância na Comissão e Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Rogério Carvalho (PT-SE) contratou a filha do ex-presidente Lula, Lurian Cordeiro Lula da Silva, para trabalhar como assistente parlamentar no gabinete dele. Lurian pediu demissão da Assembleia Legislativa do Rio, onde estava nomeada com um salário líquido de R$ 5.715,49, para ganhar R$ 10.763,57 (incluindo auxílio-alimentação) no Senado. A nomeação de Lurian foi publicada nesta quinta-feira (12), no Boletim Administrativo do Senado.