segunda-feira, 23 de setembro de 2019




Greenwald falou com Luiz Molição, 
preso pela PF por invasão de celulares

O jornalista do The Intercept, Glenn Greenwald, manteve conversa com Luiz Molição, o sexto do grupo de hackers presoS por suspeita de invadir celulares de autoridades, na operação Spoofing. Os diálogos obtidos com exclusividade pela revista Crusoé, no computador de Walter Delgatti Neto, o Vermelho, revelam que ele não agiu sozinho – o que desmente a versão apresentada à Polícia Federal. De acordo com a revista, Greenwald também tratou sobre a estratégia de publicação dos diálogos vazados entre membros da operação Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro. No trecho, Molição chega a dizer a Greenwald que está “saindo muita notícia sobre isso” e, na sequência, afirma que “eles estão fazendo um jogo para tentar desmoralizar o que está acontecendo”.




Operação para coibir fraudes 
na concessão de aposentadoria


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (23) uma operação para colher provas da participação de advogados, contadores e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na prática de fraudes contra o Sistema Previdenciário. As fraudes possibilitaram que pessoas que não tinham tempo de contribuição suficiente recebessem a aposentadoria sem ter direito, depois de informarem vínculos de trabalho inexistentes.

“O prejuízo real causado pelas fraudes é da ordem de 55 milhões de reais, sendo que a estimativa de economia com a desarticulação do esquema criminoso, caso as fraudes não tivessem sido descobertas e as aposentadorias continuassem sendo pagas, é de 347 milhões de reais”, diz a PF.

Segundo as investigações, o esquema consistia no cômputo extemporâneo de tempo de contribuição fictício para aposentadorias, o que era feito por meio da transmissão de Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIPs) por meio de empresas inativas. “As GFIPs são utilizadas pelas empresas para o recolhimento do FGTS e para disponibilizar à Previdência Social informações relativas aos segurados, inclusive para comprovar o tempo de contribuição dos funcionários”, explicou a PF.

Depois de averiguar centenas de benefícios concedidos, a PF constatou que todos os requerimentos de benefícios que tinham indício de fraude estavam concentrados em um grupo de seis servidores. Segundo a PF, eles aprovaram as aposentadorias sem observar os requisitos previstos na legislação, como o período de carência e conferência dos documentos.

De acordo com a PF, os responsáveis pela inserção dos dados falsos nos sistemas do INSS e pela transmissão das GFIPs eram dois escritórios de contabilidade. Também foram identificaos cinco advogados responsáveis pela captação de clientes e pela formalização dos requerimentos junto ao INSS.

Todos os benefícios suspeitos serão revisados administrativamente pelo INSS e poderão ter seus pagamentos suspensos. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, estelionato e inserção de dados falsos em sistemas de informação, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.

As investigações foram realizadas em conjunto pela Polícia Federal e pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia, que compõem a Força Tarefa Previdenciária, com apoio do INSS.

Fonte: Agência Brasil




Twitter encerra milhares de contas 
por divulgação de fake news

O Twitter informou que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgação de notícias falsas. Entre elas, 1.019 contas equatorianas relacionadas ao partido Alianza PAÍS, do presidente equatoriano, Lenin Moreno, e 259 ligadas ao Partido Popular (PP) espanhol.
“As táticas mais usadas foram a manipulação de hashtags e o encaminhamento de spam”, informou a empresa. No caso espanhol, as contas do PP, partido de direita, estavam “artificialmente impulsionando a opinião pública” no país, segundo o Twitter.




Bolsonaro na ONU, cerco aos hackers 
liberdade econômica agora é lei

O presidente Jair Bolsonaro está decolando hoje para Nova Iorque para falar nas Nações Unidas. Essa é uma tradição da abertura da Assembleia Geral da ONU desde que Osvaldo Aranha ocupou a tribuna da ONU - este que chegou a ser capa da revista Time.

Bolsonaro vai falar sobre o Brasil e sobre a Amazônia. Ele vai dizer que a Amazônia é nossa, que somos responsáveis pelo o que acontece na Amazônia e que aceitamos ajuda daqueles que estiverem dispostos, mas sem segundas intenções.

O presidente viaja cheio de cuidados, com meias elásticas, tendo de caminhar no avião, ficando preferencialmente na posição horizontal e tomando injeções de anticoagulantes.

As injeções são importantes porque em uma viagem aérea há o perigo de a pessoa ficar sentada muito tempo e formar algum coágulo no sistema venoso das pernas, este subir para o coração pela veia cava e depois ser bombeado para o pulmão, assim ele ficaria com embolia pulmonar, o que é muito grave. Por isso, procura-se evitar esse risco.

Hackers
Foi preso, naquela operação contra hackers, um tal de Chiclete e agora se pensa que ele é chefe do Vermelho. Porque se imagina que ele é um programador mais capacitado. Ele teria milhões na conta, teria sido ele também que passou o carro Land Rover para o outro em Araraquara.

Prenderam também o Molição, estudante de Direito e ativista LGBT, porque ele teria gravações com alguém que fala com sotaque americano. A polícia desconfia de quem é - e imagino que você também.

Combate ao crime no Rio
A atividade policial no Rio de Janeiro é muito grande. Eles estão prendendo muita gente: pegando bandido, apreendendo fuzil e munições todos os dias. Nesse fim de semana dois cabos da PM foram mortos. Além disso, uma menina de oito anos também, que estava dentro de uma Kombi.

Fica aqui o registro: essa bandidagem se sustenta por quem compra cocaína e maconha dos traficantes. É bom que a gente se lembre disso.

Petrobras
Conversando com um altíssimo executivo da Petrobras, ele me disse que a empresa perdeu mais com preços populistas, demagógicos e eleitoreiros dos combustíveis do que com a corrupção.

A Petrobras perdeu muito com a corrupção, mas manter preços que não podiam manter deu ainda mais prejuízo à Petrobras.

O trator Tarcísio Freitas
O ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas parece uma máquina. Ele passou uma semana nos Estados Unidos convencendo investidores da infraestrutura, hoje ele vai para Rondonópolis (MT) e amanhã (24) ele vai estar em Sumaré (SP) para ver terminais ferroviários.

Além disso, na quarta-feira (25), ele vai inaugurar a pista do Santos Dumont, depois vai no leilão em São Paulo de duas BR’s, no sábado (28) ele vai para Florianópolis inaugurar o aeroporto e no domingo (29) ele vai para Espanha buscar investidores operacionais na área da infraestrutura.

Ele está fazendo um trabalho gigantesco que faz lembrar muito Mário Andreazza, mas Freitas parece que tem mais energia que o então ministro Andreazza.

A liberdade econômica agora é lei
A lei da Liberdade Econômica já está em vigor. Ela foi sancionada na sexta-feira (20) pelo presidente da República, foi a primeira vez que ele foi ao Palácio do Planalto depois da cirurgia.

Haverá dispensas de alvará de funcionamento para atividades pequenas, como costureiras, barzinho e sapateiros. Ao mesmo tempo que abre a permissão generalizada para trabalhar aos domingos, claro que obedecendo às leis trabalhistas, mas até banco pode abrir no domingo por essa lei.

Há dispensa de muita burocracia para o empresário. Essa lei é uma espécie de retirada do Estado para não atrapalhar o crescimento econômico, os investidores, os que empregam; aqueles que querem faturar e ganhar dinheiro.

Alexandre Garcia




Bolsonaro será o oitavo presidente brasileiro a discursar na ONU
O presidente Jair Bolsonaro embarca nesta segunda-feira (23) para Nova York, onde fará discurso na Assembleia Geral da ONU. De acordo com o portal G1, com informações do acervo da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, Bolsonaro será o oitavo presidente brasileiro a discursar na ONU. Em 1982, João Baptista Figueiredo foi o primeiro a realizar o feito. Já subiram na tribuna da ONU Michel Temer, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. O retorno da comitiva do presidente está previsto para quarta-feira (25). Fazem parte do grupo a primeira-dama, Michelle, os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), além do filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e o médico Ricardo Camarinha, que deu aval para a viagem.

Moro descarta relação entre morte de Agatha e excludente de ilicitude
Após se manifestar oficialmente via assessoria de imprensa do Ministério da Justiça, o ministro Sergio Moro foi ao twitter para afastar qualquer relação entre a morte da menina Agatha, baleada pro policiais no Morro do Alemão, e a proposta de excludente de ilicitude, que isenta de punição policiais que vierem a matar em conflito, constante em seu projeto de lei anticrime.
Moro retuitou o deputado federal Felipe Francischini (PSL), que disse que o projeto é bastante claro, quanto às situações e os limites, sem carta branca para matar. "Leiam o projeto e deixem de má fé", disse o deputado, que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Exército não quer militares expressando ideias políticas nas redes sociais
O Exército emitiu uma portaria em que deixa claro que militares não podem, no exercício de suas funções, expressar opções político-partidárias nas mídias sociais. A portaria determina também quais redes sociais são permitidas em cada corporação militar. O Facebook, por exemplo, é liberado para todas as unidades, desde que as publicações sejam restritas às suas atividades.

Primavera começa hoje e deve ter menos chuvas do que o normal
A primavera começou oficialmente às 4h50 desta segunda-feira (23). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a primavera de 2019 deverá ter menos chuvas do que o normal para esta época do ano na maior parte do país. A estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão, à 1h19.
Tradicionalmente, a primavera é um período de transição entre a estação mais seca e a mais chuvosa na região central do Brasil. Já na região Norte, no interior do Nordeste e em algumas áreas centrais do país, as temperaturas sobem durante a primavera.
Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão uma exceção neste início de primavera pois deverão receber uma frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, trazendo chuva forte para a região e talvez até granizo. Também os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul serão impactados, mas com menor intensidade.

Luta contra corrupção
Pesquisa divulgada pela organização Transparência Internacional mostra que 82% dos brasileiros acreditam que podem fazer diferença na luta contra corrupção. O Brasil aparece em terceiro em uma lista de 18 países da América Latina e do Caribe, atras só de Bahamas (85%) e Costa Rica (84%).
O levantamento mostra ainda que existe forte temor de retaliações. Em El Salvador, Venezuela, Jamaica e Honduras mais de 80% dos que responderam à pesquisa temem consequências caso denunciem casos de corrupção.

Após 'bolão do PT', Mega-Sena acumula e pagará R$ 44 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2190 da Mega-Sena, na noite deste sábado, na cidade de São Paulo. O prêmio, que seria de R$ 38 milhões, acumulou para R$ 44 mi. Este foi o primeiro sorteio após a vitória do bolão de assessores do PT, que dividiram R$ 120 milhões, na última quarta-feira (18). O próximo concurso será realizado na terça, dia 24. As dezenas sorteadas foram: 05, 09, 20, 25, 35 e 53.

PGR: mensagens hackeadas não provam a inocência de Lula
O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, afirmou, em parecer ao Supremo Tribunal Federal, que as mensagens hackeadas do celular do coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, são prova ilícita, e, mesmo que pudessem ser utilizadas, não seriam 'capazes' de provar a inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.