quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Consumidor em Pauta - 06.08.2019 - Direito do Trabalho - Dr. Marcelo A. de Jesus e Juiz Guilherme Zambrano






Passagem aérea deve ficar 
mais barata no final do ano


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta quinta-feira. que o País toma medidas necessárias em várias frentes para que o preço da passagem aérea comece a cair já no fim do ano. "Tudo leva a crer que vamos começar a observar redução do preço da passagem já no final do ano", comentou.
Segundo ele, a quebra da barreira de restrição ao capital estrangeiro no setor aéreo já atrai novos entrantes. Ele citou a entrada da Air Europa no Brasil e afirmou que a Gulf Air,de Bahrain, também conversa com o governo.
Além disso, o ministro frisou que algumas empresas já testam o mercado doméstico com rotas internacionais que passam pelo Brasil, de olho em um potencial crescimento do setor nos próximos anos. E afirmou que o ministério quer prover mais infraestrutura para o setor, além de conversar com os governadores para que negociem reduções de ICMS sobre querosene de aviação (QAV) em troca de contrapartidas por investimentos.






Safra brasileira vai ser recorde


A safra brasileira de grãos relativa ao ciclo 2018/19, encerrado em 30 de junho, somará 241,3 milhões de toneladas, aumento de 6% ou 13,7 milhões de toneladas, quando comparada à temporada 2018/19 e um recorde. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e os dados se referem ao seu 11º levantamento da colheita de grãos no País.
O milho segunda safra, que ainda está sendo colhido em várias regiões produtoras, continua sendo responsável pelo reajuste positivo nas previsões. A Conab reviu para cima a projeção de colheita do grão, que agora será de 73,1 milhões de toneladas, 35,6% mais ante o ciclo 2017/18.







Governo quer dobrar transporte de carga por ferrovias


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse hoje (8), em São Paulo, que o governo pretende praticamente dobrar o percentual de cargas transportadas por trens nos próximos oito anos. “Com o que nós planejamos, a gente tira a participação do modo de transporte ferroviário de 15% para 29% em oito anos”, afirmou durante palestra.

Ele disse que estão sendo buscadas soluções criativas para contornar a falta de recursos e tirar os projetos do papel. “Nós vamos fazer ativos sem depender de orçamento”, destacou.

Como exemplo, Freitas disse que parte da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que deverá escoar a produção de grãos da região, deverá ser construída pela mineradora Vale como contrapartida pela renovação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas. “Aquela outorga que você ia pagar para o Tesouro, você vai construir uma ferrovia, vai me entregar o ativo pronto”, enfatizou Freitas sobre o acordo.

Relicitação

O ministro comentou ainda que vão ser preparados os modelos de acordo para encerrar os contratos das concessionárias de estradas e aeroportos que enfrentam dificuldades financeiras.

Ministro Tarciso Freitas
“A gente tem que fechar com o mercado a metodologia para indenizar os investimentos não amortizados. A gente quer estabelecer acordos, e acordo tem que ser bom para todo mundo. Eu tenho que criar os incentivos para aquele concessionário aderir ao acordo”, disse o ministro a respeito da estratégia para romper os contratos antes do fim do prazo de vigência.

Entre as concessionárias que já demonstraram interesse em devolver os ativos está a administradora do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e da BR 040, que passa por Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.

Segundo o ministro, as empresas apresentaram problemas tanto pelo modelo de licitação, como pelo envolvimento de alguns empreendedores em casos de corrupção descobertos pela Operação Lava Jato.

“Nós temos um problema para resolver que são aquelas concessões que deram errado. Deram errado por problema de modelagem. Em algum momento, a ideologia substitui a aritmética. Quando isso acontece, as coisas não dão certo”, ressaltou.

A ideia é fazer aditivos nos contratos para manter as rodovias e aeroportos em bom estado e funcionando até que seja possível passar os ativos para outros empreendedores. “Manter esses ativos operando para que a gente consiga estruturar novas concessões, em novos parâmetros”, finalizou.

Fonte: Agência Brasil






Motorista de aplicativo poderá ser MEI


O Comitê Gestor do Simples Nacional publicou no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira, a Resolução 148 que inclui a profissão de motorista de aplicativo independente entre as ocupações que podem se inscrever no microempreendedor individual (MEI).
Ao optar pelo MEI, o profissional passa a contribuir para o INSS com alíquota de 5% sobre o valor do salário mínimo. Além disso, deve pagar o ISS para o município, no caso de atividades de prestação de serviços e transportes municipal.
No caso dos motoristas de aplicativo, não haverá cobrança do ICMS, que no caso do MEI é devido apenas para atividades de indústria, comércio e transportes de cargas interestadual.






PLANO DIRETOR
O prefeito Nelson Marchezan Júnior assina, nesta quinta-feira, 8, Memorando de Entendimentos que viabilizará cooperação técnica com a ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, com apoio do Pacto Alegre. O ato ocorrerá às 16h30, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). A assinatura do documento é um marco de cooperação em que o Município de Porto Alegre e a ONU-Habitat, com a colaboração do Pacto Alegre, identificarão mecanismos de atuação conjunta no processo de revisão do Plano Diretor, a partir do compartilhamento de melhores práticas e conhecimentos dos princípios das agendas internacionais para o desenvolvimento urbano sustentável.

PORTO ALEGRE EM CENA
A partir desta quinta-feira, 8, estará disponível ao público a programação da 26ª edição do Porto Alegre Em Cena. O festival acontece de 10 a 23 de setembro e vai apresentar espetáculos de teatro, música, dança e circo, nos principais palcos da cidade. O lançamento acontece no Centro Municipal de Cultura, às 19h30. O 26º Porto Alegre em Cena é uma realização do Governo Federal, pela Secretaria Especial da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. É apresentado pela Braskem e pelo Banco Itaú e conta com patrocínio de Panvel Farmácias. Tem apoio cultural do Theatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc - Sistema Fecomércio. O apoio institucional é de Grupo RBS e TVE FM Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

ÁGUA
A penúltima etapa de desativação da rede antiga e interligação da nova rede de água no bairro Santa Maria Goretti, Zona Norte, será nesta quinta-feira, 8, a partir das 9h, na rua São Nicolau, esquina rua Rio São Gonçalo, e Rio São Gonçalo, esquina Visconde de Pelotas. Já a última etapa está programada para a próxima terça-feira, 13. O abastecimento deverá normalizar à noite, podendo demorar mais nas pontas da rede distribuidora. Após a normalização do abastecimento, no bairro Santa Maria Goretti, se algum imóvel ainda estiver sem água, o responsável deverá ligar 156, opção 2, para solicitar que o seu ramal predial seja ligado à rede nova. Se chover, o serviço será transferido para outra data. 

SAÚDE MÓVEL
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) leva atendimento, neste mês de agosto, a comunidades de cinco diferentes locais da Capital: Vila Dique, estrada dos Quirinas, Loteamento Santa Terezinha, Fundação Pão dos Pobres e bairro Lageado. O atendimento ocorre sempre das 9h às 12h e das 13h às 16h e é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Nas quintas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29, a unidade estará estacionada na Vila Dique, ofertando exames preventivos, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e teste de gravidez. A programação está sujeita a alterações, conforme as condições do tempo. 

DIA DO PEDESTRE
A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou para esta quinta-feira, 8, Dia do Pedestre, uma nova atividade de reforço à prevenção de atropelamentos na Capital. A ação, com abordagens e distribuição de material informativo, com dicas sobre uma circulação com menos riscos, acontece na Esquina Democrática, das 9h30 às 10h30. O evento está inserido no Programa Vida no Trânsito (PVT), parceria entre EPTC, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Detran.

ALERTA
A Defesa Civil de Porto Alegre informa que, conforme acompanhamento dos prognósticos climáticos divulgados por institutos meteorológicos, poderão ocorrer rajadas de vento nesta quinta-feira, 8, das 9h às 18h, variando entre 17 e 41 quilômetros por hora, por volta das 19h. Ainda na quinta poderá ocorrer acúmulo de chuva, das 21h à meia-noite, de aproximadamente 0,5 milímetros. Ainda conforme os institutos de meteorologia, na sexta-feira, 9, não há previsão de chuvas e ventos significativos. Segundo a Defesa Civil, no caso de confirmação, os ventos fortes poderão provocar destelhamentos, quedas de árvores e galhos, danos à sinalização e corte de energia elétrica e as chuvas poderão ocasionar alagamentos e inundações. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.






Aprovada na Câmara, Previdência deve 
começar a tramitar ainda hoje no Senado


Após a reforma da Previdência ser aprovada em dois turnos na Câmara será a vez do Senado analisar a proposta. A expectativa do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) é de que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ da Casa analise a proposta a partir desta quinta-feira (8). O cronograma deve ser alinhado entre a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE, possível relator da matéria. A ideia de Alcolumbre é que a proposta seja debatida entre 45 e 65 dias. Uma PEC paralela pode ser apresentada, aproveitando o texto aprovado na Câmara e incluindo outros pontos da reforma.






Além de custar caro, Lula atrapalha. 
E o presídio de Tremembé é só para celebridades

Lula fica na sala especial de delegados em trânsito na superintendência na Polícia Federal, em Curitiba, ou vai para o presídio especial de celebridades do crime, em Tremembé, a 150 km de São Paulo? O Supremo diz que ainda não. Embora um juiz tenha dito que pode ir.

A defesa de Lula pediu a transferência para que ele fique mais perto de São Paulo. Curitiba fica a 400 km de São Paulo.

Tomara que ele seja transferido, porque custa muito caro o cumprimento da pena em Curitiba, atrapalha a rotina da Polícia Federal e deixa também delegados sem lugar para passar a noite, porque aquilo é um quarto de trânsito especial de delegados que passam pela cidade para trabalhar.

Por 10 a 1, o Supremo diz que não. O voto discordante é do ministro Marco Aurélio. A defesa alega que é preciso primeiro decidir mais um pedido de habeas corpus de Lula e mais um pedido de suspeição do ministro Sérgio Moro. Nunca vi tanto recurso quanto os da defesa de Lula.

O presídio de Tremembé é só para de celebridades. Estão lá: Alexandre Nardoni, o matador de Isabela Nardoni com a mulher dele; Roger Abdelmassih, que foi condenado por assédio as suas clientes; o juiz Nicolau dos Santos Neto, que se envolveu com o senador Luiz Estevão na construção do prédio da Justiça Federal de São Paulo; os irmãos Cravinhos, que ajudaram a Suzane Richthofen a matar os pais; e o juiz Rocha Mattos que recebia propina e vendia sentença.

Agora vamos esperar essa decisão. Lula já está encaminhado para outro presídio e ainda tem que responder vários outros processos em que é réu. Alguns esperam só a segunda instância.

Sem depender do Congresso

Há duas medidas administrativas do governo que não dependem do Congresso Nacional. A primeira: o Banco Central vai mudar a regulamentação do cheque especial porque constatou que o juro está muito alto. Está chegando quase a 300% ao ano, e a taxa básica de juros está lá em baixo 6% ao ano. A diferença é muito grande, e sabe-se que a maior parte das pessoas que devem é de baixa renda, de dois a cinco salários mínimos. É preciso certa moralização.

A segunda: as concessionárias que não dão conta de cumprir seus contratos realizando obras tem que parar. Ou tem que devolver a concessão e fazer outra licitação, ou fazer  acordo rapidinho. O fato é que a obra não pode parar. E é isso que deseja o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

No rastro do dinheiro

Outra questão é a proximidade dos ministros Sergio Moro e Paulo Guedes na questão do Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras. O órgão se destina a pegar dinheiro sujo e do crime, seja ele de corrupção ou do tráfico.

A Polícia Federal já confiscou, só neste ano, R$ 548 milhões do crime. Depois disso, isolam o criminoso em uma prisão em que ele não pode continuar comandando o crime. E mais do que isso: sequestram seus bens. Assim, o crime fica sem dinheiro. Quando tiram o dinheiro do crime, ele para. Vocês viram: faltou dinheiro para o MST e pararam as invasões.

E o governo também vai buscar o dinheiro vendendo seus imóveis. O governo tem 750 mil imóveis. Tem apartamentos no Leblon, em São Paulo, lojas em Vitória, ponto banca em mercado público municipal... tem de tudo. Então, vai começar a vender já na semana que vem. O governo pretende vender quatro imóveis em São Paulo ao preço de R$ 200 milhões.

Alexandre Garcia
Gazeta do Povo






Receita libera nesta quinta consulta 
ao 3° lote de restituição do IR


A Receita Federal está liberando na manhã desta quinta a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. A consulta é divulgada com uma semana de antecedência em relação à data do depósito do lote, que será realizado no próximo dia 15.
A restituição será liberada para quem fez a declaração do IR até 6 de abril e não teve inconsistência nos dados. Está previsto o pagamento para quem caiu na malha fina entre os anos de 2008 e 2018 e já retificou os dados.
O valor da restituição pode ser consultado pelo site da Receita Federal, informando CPF e data de nascimento do contribuinte. Também é possível acessar o aplicativo Pessoa Física, disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS - no app é possível ativar uma notificação para quando o dinheiro for liberado, caso a restituição ainda não tenha saído. Outra possibilidade é ligar para o Receitafone, no número 146.






Saio muito satisfeito com o resultado da reforma da Previdência, diz Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, acompanhou o fim da votação do segundo turno da reforma da Previdência. Foi a primeira vez que o ministro veio assistir uma votação da reforma no plenário da Câmara. Ele parabenizou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela condução dos trabalhos e demonstrou satisfação com o resultado e otimismo com a votação no Senado.
"Vim parabenizar pelo trabalho de coordenação do presidente Rodrigo Maia e [saio] muito satisfeito [com o resultado da votação da Previdência]. E muito feliz com o apoio da Câmara dos Deputados [à reforma]", afirmou o ministro ao descer do Plenário. Sobre a tramitação no Senado, Guedes disse: "a melhor expectativa possível. Sem alterações [no texto]", completou.
A vinda do ministro ao Plenário não estava prevista na agenda oficial e pegou muitos deputados de surpresa.

Eike Batista é preso em nova operação da Lava Jato
O empresário Eike Batista foi preso em uma nova operação da Lava Jato, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (8). O mandado de prisão foi expedido pelo juiz federal Marcelo Bretas. O contador de Eike, Luiz Arthur Andrade Correia, o Zartha, está no exterior. A Polícia Federal cumpre ainda cinco mandados de busca e apreensão. Eike, que chegou a ser o homem mais rico do Brasil, foi preso pela primeira vez em janeiro de 2017. Porém, foi solto três meses depois por decisão do ministro do STF Gilmar Mendes.

Lei Maria da Penha recebe duas alterações no dia do aniversário
A Lei Maria da Penha (11.340/2006) completou 13 anos nesta quarta-feira (7) e ganhou “de presente” duas mudanças. O Senado aprovou uma proposta da Câmara (PL 515/2019) que inclui no texto original a autorização para juizados de violência doméstica atuarem na promoção de ações de divórcio, separação, anulação de casamento ou dissolução de união estável. Antes, isso só era permitido em juízos domiciliares. Como houve emenda, o texto volta à Câmara dos Deputados antes de seguir à sanção presidencial.
Outra alteração na Lei Maria da Penha aprovada pelo Senado seguirá para sanção do presidente: o PL 17/2019 prevê a apreensão de arma de fogo como medida de proteção à vítima de violência doméstica.

Moro pede à PF que investigue ameaças na internet contra Bolsonaro
O Ministério da Justiça e Segurança Pública pediu à Polícia Federal, nesta terça-feira (6), a abertura de inquérito policial para apurar crimes de ameaça, incitação à violência e contra a honra praticados contra o presidente da República, Jair Bolsonaro.
O autor dos crimes seria uma pessoa identificada como "Vina Guerrero", que tem um canal de vídeos no Youtube. Foi ainda solicitado, em vista da gravidade das ameaças e da incitação à violência, a verificação de eventual enquadramento das condutas na Lei de Segurança Nacional.

Inter e Corinthians vencem. Mano deixa o Cruzeiro
A noite de futebol foi positiva para Internacional e Corinthians. Enquanto o time gaúcho venceu o Cruzeiro no jogo de ida pela semifinal da Copa do Brasil, fora de casa, por 1 a 0, a equipe paulista fez 2 a 0 sobre o Goiás, em casa, em duelo adiado da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, a derrota no Mineirão fez Mano Menezes deixar o Cruzeiro. O treinador não resistiu à sequência de resultados negativos à frente do clube.

Delação de Palocci à PF implica Ambev
Decisão sigilosa do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, diz que o ex-ministro Antonio Palocci relatou em seu acordo de delação premiada à Polícia Federal “pagamentos indevidos” da Ambev aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e a ele próprio. É a primeira vez que a multinacional de bebidas aparece nas investigações da Lava Jato. O interesse da empresa, de acordo com o documento de Fachin, era impedir o aumento de imposto (PIS/Cofins) sobre bebidas alcoólicas.
No despacho não há menção a data ou a valores que supostamente foram desembolsados pela empresa. Os detalhes da delação de Palocci estão em outros documentos, os anexos, que estão sob sigilo. Fachin determinou a remessa de 11 desses anexos à Justiça Federal de São Paulo. As acusações do ex-ministro, incluindo as que se referem à Ambev, estão agora sob análise da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo.

Gilmar impede que Glenn seja investigado
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido do partido Rede Sustentabilidade e deu liminar nesta terça-feira (7) para impedir que o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, seja investigado e responsabilizado pelas autoridades públicas e órgãos de apuração administrativa ou criminal (como a Polícia Federal) pela “recepção, obtenção ou transmissão” de informações publicadas na imprensa.
O site de Greenwald tem publicado, desde junho, mensagens atribuídas ao ex-juiz federal Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato.
Para o ministro, a liberdade de expressão e de imprensa “não pode ser vilipendiada por atos investigativos dirigidos ao jornalista no exercício regular da sua profissão”.






Os deputados e o apoio popular 
à reforma da Previdência

Mais uma vez, o texto-base da reforma da Previdência conseguiu aprovação maciça na Câmara dos Deputados, na segunda votação em plenário, realizada nesta terça-feira. Se em julho 379 deputados foram favoráveis ao texto – o mínimo necessário era de 308 –, agora foram 370 votos. A diferença deveu-se a uma combinação de faltantes e infiéis: sete parlamentares que ajudaram a aprovar a reforma na primeira votação não apareceram na terça-feira; e três que haviam sido favoráveis em julho mudaram de voto, abstendo-se (caso de Alexandre Frota, do partido do presidente Jair Bolsonaro) ou sendo contrários. Em compensação, um deputado que havia faltado no primeiro turno compareceu na terça-feira e votou a favor da reforma.

Por mais que a oposição não tivesse deixado de apresentar o clássico “kit obstrução”, logo rejeitado, o clima no plenário da Câmara na terça-feira foi relativamente tranquilo, ao contrário do que tinha ocorrido no primeiro turno. A maioria confortável obtida em julho ajudou a consolidar a impressão de que o segundo turno efetivamente seria mera formalidade, apaziguando os ânimos tanto de defensores quanto de opositores da reforma. Havia apenas uma preocupação com aqueles deputados que, em julho, tinham dado votos favoráveis à reforma apesar da orientação contrária de seus partidos. Muitos deles sofreram intenso bombardeio político e midiático após o primeiro turno da votação, enfrentando até mesmo a possibilidade de processos disciplinares e expulsão de suas respectivas legendas. Mesmo assim, eles mantiveram-se firmes e repetiram o voto nesta terça-feira, mostrando que o senso de responsabilidade e compromisso com o futuro do país está acima de conveniências partidárias e de convicções ideológicas ultrapassadas.

Desde o 26 de maio, era possível intuir que 
havia uma grande e positiva mudança de mentalidade 
em curso entre a população

Estes parlamentares, assim como vários líderes partidários, ainda trouxeram a Brasília outra informação fundamental: ao contrário do que os mais ferrenhos adversários da reforma insistiam em dizer, o apoio às mudanças na Previdência não significa um suicídio eleitoral. Durante o recesso branco de duas semanas, os deputados puderam sondar suas bases e perceberam que o voto favorável à reforma foi bem recebido pelos eleitores. Não se pode descartar a possibilidade de que alguns parlamentares, mais ligados a categorias específicas, como a dos policiais, só não enfrentaram críticas de seu eleitorado porque aprovaram algum destaque que enfraquecia o impacto geral da reforma, mas privilegiava esses grupos. Mesmo assim, esses deputados são minoria, permitindo-nos concluir que existe, sim, uma compreensão geral entre a população sobre a necessidade da reforma.

Desde o 26 de maio, quando centenas de milhares de brasileiros foram às ruas em defesa da reforma da Previdência, era possível intuir que havia uma grande e positiva mudança de mentalidade em curso. O brasileiro, por décadas ensinado a acreditar no Estado grande e provedor, começa a perceber que, para que o poder público possa garantir os direitos do cidadão, precisa ter condições para tanto, do ponto de vista fiscal; que é impossível continuar gastando muito mais do que se arrecada, ano após ano; que o modelo atual de Previdência Social é insustentável e que, se mantido, ameaçará a aposentadoria dos brasileiros hoje no mercado de trabalho.

O recado que os deputados trazem de suas bases eleitorais não se aplica apenas à questão previdenciária. Se os brasileiros estão dispostos a aceitar mudanças em algo que lhes afeta diretamente, como a aposentadoria, muito provavelmente também verão com bons olhos uma série de outras medidas que integram a pauta econômica do atual governo, encampada pelo Poder Legislativo. A reforma tributária, ou pelo menos a simplificação dos impostos, é quase um consenso, assim como as microrreformas que promovem a liberdade econômica. Mas outros temas que até agora eram vistos como tabus, caso das privatizações, terão clima muito mais favorável entre o eleitorado – o problema, neste caso, não vem das bases, mas dos parlamentares que perderão influência política e deixarão de nomear apadrinhados para as estatais que forem vendidas. A pressão dos eleitores será fundamental para que a redução do tamanho do Estado não trave por causa desse tipo de interesse.

A pauta econômica de reformas, responsabilidade fiscal e redução do tamanho do Estado não foi o único determinante, mas sem dúvida foi fator importante para boa parte das dezenas de milhões de brasileiros que votaram em Jair Bolsonaro nos dois turnos da eleição presidencial de 2018. Os parlamentares que duvidavam disso tiveram nova amostra do ânimo popular em 26 de maio e, se ainda havia alguma hesitação, o recesso branco serviu para dissipá-la. Que essa mensagem ressoe também no Senado quando for sua vez de votar a Previdência, e continue na mente dos congressistas à medida que a pauta reformista for apresentada no Legislativo.

Gazeta do Povo – 08.08.2019