terça-feira, 9 de julho de 2019

Consumidor em Pauta - 09.07.2019 - Direito do Consumidor - Prof. Claudio Bonatto






Oposição rejeita acordo e decide 
obstruir votação da Previdência


Após reunião a portas fechadas, partidos de oposição na Câmara dos Deputados decidiram no início da tarde desta terça-feira (9) rejeitar um acordo com os partidos favoráveis à reforma da Previdência para que não fizessem obstrução no plenário.

O objetivo da proposta de acordo era evitar que fosse retardada a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) sobre o assunto, prevista para esta terça
.
Com a recusa ao acordo, as legendas de oposição pretendem apresentar requerimentos regimentais, como de retirada de pauta e adiamento de votação, que terão necessariamente de ser apreciados pelo plenário antes da votação principal.

Pelo acordo, a votação do texto-base seria adiada desta terça para a manhã de quarta-feira (10), com o compromisso dos partidos oposicionistas de apresentarem somente dois requerimentos.

Na avaliação do líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a votação dos requerimentos de obstrução obrigará a presença constante no plenário dos parlamentares para votá-los, o que, para o governo, poderá representar uma dificuldade de manter elevado o quórum da sessão.

"Vamos apresentar os requerimentos de obstrução porque entendemos que, ao fazer obstrução, nós obrigaremos a presença no plenário dos deputados em princípio favoráveis à PEC", afirmou.

Fonte: Portal G1






Cronograma da Câmara prevê votação 
da Previdência até sábado
Um cronograma da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados prevê que a votação da reforma da Previdência se estenderá até sábado (13). Segundo o texto, a estimativa é de que a votação do texto principal ocorra na madrugada de terça para quarta. Depois, a apreciação dos destaques na quinta-feira. Em seguida, o texto volta para a comissão especial para aprovação em segundo turno – obrigatória na PEC – e retorna, ainda na quinta, para o Plenário. A expectativa é que toda a tramitação seja concluída até sábado à tarde.

Cresce apoio da população à reforma da Previdência
O apoio à reforma da Previdência aumentou entre os brasileiros. Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (9) pelo Datafolha, no jornal Folha de S.Paulo, revela que 47% dos entrevistados são a favor. Por outro lado, 44% se disseram contrários ao projeto de Bolsonaro; 6% não sabem; e 3% se declararam indiferentes. O levantamento foi feito entre os dias 4 e 5 de julho com 2.086 entrevistados, maiores 16 anos, em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança de 95%. Em abril, 51% se diziam contra a proposta e 41% a favor.

Oposição ainda quer incluir Estados e municípios na reforma
Representantes de partidos da oposição devem apresentar, nesta terça (9), destaque na Câmara para a inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência. O objetivo seria atrasar a votação da reforma, haja vista que o tema é assunto delicado e já gerou controvérsias. Há alguns dias, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu que a entrada dos Estados poderia inviabilizar a aprovação, colocando em risco cerca de 50 a 60 votos já dados como “certos”.

Conselho de Ética se reúne para instaurar 
processo contra Maria do Rosário
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) pode ter um processo disciplinar aberto na Câmara pelo ‘falso empurrão’ que simulou após sessão com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dia 16 de maio. O conselho de Ética da Câmara se reúne nesta quarta-feira (10) para instaurar processo contra a deputada por quebra de decoro parlamentar. O PSL acusa a deputada de ter desrespeitado o deputado Julian Lemos (PSL-PB).

Bolsonaro quer ser “cabo eleitoral” nas eleições de 2020
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pretende ser “cabo eleitoral” de candidatos para as eleições municipais de 2020. O objetivo é repetir o cenário das eleições presidenciais e angariar apoio para uma possível reeleição em 2022. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a ideia é reproduzir a polarização da última eleição, fortalecendo o Planalto e barrando um possível avanço da esquerda. De acordo com o porta-voz da Presidência da República, general Otário Rego Barros, “ele vai apoiar candidaturas alinhadas a ele, mas não necessariamente da sigla dele”. Em Curitiba, por exemplo, o deputado estadual Fernando Franschini (PSL), um dos coordenadores da campanha presidencial de Bolsonaro, já está cotado para se candidatar a prefeito e tem apoio do presidente.

Senado deve votar projeto que obriga 
detento a ressarcir gastos da prisão
Presos poderão ressarcir ao Estado valor gasto durante reclusão. O projeto de lei tramita no Senado Federal, que deve concluir, nesta terça (9), em plenário, a votação que obriga o preso a pagar ao Estado tudo aquilo que foi gasto enquanto esteve no sistema carcerário. O PL é do ex-senador Waldemir Moka (MS). Nele, o detento poderá usar de recursos próprios ou trabalhar, após a soltura, para pagar, dentro do prazo de cinco anos, as custas geradas com o encarceramento. Caso não haja a quitação do débito, o nome será inscrito na dívida ativa da Fazenda Pública. Em caso de absolvição, os valores são devolvidos ao detento.

CPI ouve marqueteiros das campanhas do PT
Os marqueteiros do PT, João Santana e Mônica Moura, serão ouvidos na CPI responsável por investigar irregularidades do âmbito do BNDES. A dupla atuou em campanhas eleitorais de países como Angola, Venezuela e Costa Rica. Esses mesmos países também receberam financiamento do banco estatal. O deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), autor do requerimento, disse que "é imperioso entender se essas campanhas com pagamento via caixa dois pela Odebrecht estavam também relacionadas direta ou indiretamente com os recursos pertinentes aos financiamentos concedidos pelo BNDES". A audiência será às 14H30. Na quarta-feira (10), também às 14h30, os deputados ouvirão o ex-diretor do BNDES, Luiz Eduardo Melin de Carvalho e Silva.







Maria do Rosário corre o risco de ser cassada

Conhecida pelo vitimismo teatral durante as sessões parlamentares, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) terá que encarar o Conselho de Ética da Câmara.

A deputada petista foi denunciada pelo presidente do PSL, Luciano Bivar, depois de ter esbarrado (propositalmente) no deputado Eder Mauro (PSL) com o intuito de simular uma agressão. O caso aconteceu em maio deste ano.

Desta vez, Rosário levou a pior porque um dos parlamentares presentes filmou toda a ação.

A instauração do processo será tema da reunião do conselho de ética da Câmara na próxima semana.






Bolsonaro assina lei que cria
primeira universidade de seu governo

Universidade Federal do Norte do Tocantins será em Araguaína

O presidente Jair Bolsonaro assinou na noite dessa segunda-feira (8) a lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UGTN), com sede em Araguaína, por desmembramento de campus da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Com a nova lei, cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis vão ser automaticamente transferidos para a UFNT. Também serão criadas as unidades de Xambioá e Guaraí.

“É a primeira [universidade] do nosso governo e será uma forma diferente, mas diferente no bom sentido, de encarar o ensino público no nosso país. O Tocantins merece”, disse o presidente pelas redes sociais.

A criação da universidade foi aprovada no Congresso Nacional no dia 12 de junho deste ano. Na ocasião da aprovação no plenário, a relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a senadora Kátia Abreu (PDT-TO), agradeceu a aprovação do projeto, afirmando que a universidade ia fazer a diferença não só para os jovens de Tocantins, mas também para os jovens do sul do Maranhão, do sul do Piauí e do sul do Pará.

A UFTN tem cerca de 20 mil alunos, com cerca de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos.

Agência Brasil






Damares cobra apuração sobre 
aeronaves sucateadas da Funai



A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, cobrou nesta segunda-feira, 8, da Fundação Nacional do Índio (Funai) uma apuração sobre o sucateamento de nove aeronaves que deveriam garantir atendimento médico para a população indígena de todo o País. Damares quer a punição dos responsáveis por eventuais desvios ou omissões.

Um relatório interno da Funai mostra que, das nove aeronaves sob a responsabilidade da Fundação, três estão em estado irrecuperável, uma acidentada e o restante inoperante. O documento alerta para a situação de descaso e abandono da frota, com risco até de incêndio no caso de aeronaves que estão estacionadas em gramado no aeroporto internacional de Brasília.


De acordo com o presidente da Funai, Fernando Melo, só o aluguel atrasado com o estacionamento das aeronaves em Brasília já chega a R$ 3 milhões – o triplo do valor que estimado com o leilão das aeronaves nas próximas semanas (R$ 1 milhão). O risco de incêndio ali deve ao fato de as aeronaves estarem estacionadas no gramado, “um material de fácil combustão” especialmente no período de seca, de acordo com o relatório.

“Senhor presidente substituto, cumprimentando-o, faço menção à vistoria realizada por esta signatária em aeroportos nas cidades de Brasília/DF, Goiânia/GO e Rio de Janeiro/ RJ, onde foram constatadas aeronaves abandonadas pela Fundação Nacional do Índio, para solicitar, com a maior brevidade possível, a apuração da situação apresentada e, consequentemente, a adoção de previdências por parte dessa Presidência ante ao lamentável cenário encontrado”, escreveu Damares, em ofício assinado na noite desta segunda-feira.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para criticar a situação em que seu governo encontrou a frota de aviões usadas pela Funai. “A Funai, como regra, ‘cuidava’ de tudo, menos do índio. Cada ninho de ratos que toco fogo, mais inimigos coleciono. Acredito no Brasil porque confio em você, cidadão de bem”, escreveu Bolsonaro em seu perfil no Twitter.

Aeronaves apresentam até sinais de corrosão


Entre os principais problemas identificados nas aeronaves estão pintura desgastada, sinais de corrosão na estrutura e até sucateamento de equipamentos. Foi o que foi ocorreu no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde a equipe de vistoria chegou a uma “espécie de cemitério de aeronaves” em matagal encharcado para avaliar “a aeronave ou o que restou dela”. “No seu interior não se encontrou mais nada além de um amontoado de restos de forro e de poltrona em decomposição”, diz o documento.

Fonte/Fotos: Estadão






Essa Constituição, dita cidadã,
 que faz a gente sofrer

O ministro da Justiça, o ex-juiz federal Sergio Moro, pediu uma licença não remunerada entre a segunda-feira (15) e a sexta-feira (19) da semana que vem. Se a gente pegar o fim de semana anterior e o posterior, vamos ter que ele vai dispor de nove dias afastado do Ministério da Justiça para tratar de assuntos particulares, segundo diz a decisão publicada no Diário Oficial da União.

Eu acho que não foi exatamente o tempo oportuno - a menos que ele tenha questões de foro íntimo muito fortes. Ele deveria deixar passar um pouquinho essa onda de usarem o produto do crime para tentar enfraquecer o juiz e a Justiça, e fortalecer corruptos. Moro devia deixar passar um pouquinho, mas já está decidido. A sorte está lançada, vamos esperar.

A reforma e a 'Constituição Cidadã'

O que não dá para esperar é a reforma da Previdência. Tem que sair alguma coisa já nesta semana. Tudo indica que já vá a plenário. Os mais pessimistas estão esperando 320 votos, o que dá uma sobra de 12 votos, e os mais otimistas imaginam 340 votos, em uma Câmara Federal de 513 deputados.

Não tem como não saber que é preciso reformar a Previdência, mesmo com a pressão da casta privilegiada de servidores públicos, do Senado, da Câmara e do Judiciário. Se isso não acontecer acaba a Previdência: os nossos netos e os nossos filhos não terão aposentadoria.

Lula já fez um pedaço. Não pôde fazer tudo porque no governo dele teve a pressão das Centrais Sindicais e ele teve que se contentar com a meia sola. Por isso está se fazendo outra reforma agora.

Não dá para ceder muito porque senão vai virar outra meia sola e em cinco anos vão ter que fazer tudo outra vez. Essa Constituição, dita cidadã, criou mais direitos que deveres. Assim, a balança fica sofrendo e a gente tem que arcar com esse déficit provocado por mais gasto do que contribuição.

À medida que a medicina e os avanços de alimentação fazem com que a gente possa trabalhar até mais tarde sem se aposentar e que a sobrevida das pessoas seja cada vez mais alta.

Mudando de assunto

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - que evita monopólios, cartéis e oligopólios - estava investigando a Petrobras por uma série de atos monopolísticos. Ela seria condenada, certamente.

Agora a Petrobras e o Cade fizeram um acordo. O Cade arquiva os processos contra a Petrobras e a empresa se compromete a vender suas participações no mercado de gás.

A Petrobras tem 100% da importação do gás, 77% da produção de gás e participa de um monte de distribuidoras. Em 27 distribuidoras, a Petrobras participa em 20. Inclusive no transporte de gás da Bolívia, por exemplo.

No momento em que ela vender suas participações - e entrar mais gente no mercado - haverá mais concorrência e o preço do gás tende a baixar. Vai favorecer o consumidor particular, mas principalmente vai favorecer a indústria da construção porque o cimento vai ter que baratear. Porque a indústria de cimento gasta mais de 55% do seu custo em energia, e a energia é gás. Se o gás baratear, haverá certo impulso na indústria da construção.

São dois ou três anos para normalizar isso. Até lá, a gente supõe que as reformas da Previdência e a Tributária vão dar um impulso à economia, e a indústria da construção é muito importante nesse contexto.

Alexandre Garcia
Gazeta do Povo






Reforma da Previdência: fase decisiva
Após cinco meses de tramitação, a proposta de reforma da Previdência deve entrar hoje em sua fase decisiva, com o início das discussões do texto no plenário principal da Câmara. Fiador da PEC no parlamento, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), movimenta as últimas peças do xadrez político para viabilizar a aprovação da proposta até o final desta semana. Ele também articula um esforço final para tentar incluir estados e municípios na reforma previdenciária na fase de plenário, embora governistas avaliem que é improvável. Entenda a tramitação e a votação. A corrida contra o tempo se explica pelo fato de que o recesso parlamentar de julho começa no dia 18.

Exonerações temporárias
Três ministros de Estado com mandatos de deputados voltarão à Câmara para votar a proposta de reforma da Previdência em plenário.Já foram exonerados nesta terça Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo). Falta sair a exoneração de Tereza Cristina (Agricultura). Osmar Terra (Cidadania), que também tem mandato de deputado, não participará da votação, pois seu suplente, Darcísio Perondi (MDB-RS), é favorável à reforma.
"Os ministros que têm mandato já estão liberados para participar da votação. O presidente entende que a presença deles em plenário há de reforçar a presença do governo em plenário", disse o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

Cadastro positivo
A nova lei do cadastro positivo, que prevê a inclusão automática de consumidores e transferência de informações sobre crédito, entra em vigor nesta terça-feira, mas de forma incompleta. O pleno funcionamento do sistema ainda depende de regulamentação e normas complementares do Banco Central, além de um decreto presidencial. Segundo o BC, as pendências não têm prazo para serem resolvidas.
A lei com novas regras foi sancionada em abril pelo presidente Jair Bolsonaro. O cadastro positivo funciona como um banco de dados para “reconhecer” os consumidores que são bons pagadores. Ele já existe desde 2011, mas sempre teve pouca adesão. Agora, os bancos e empresas poderão incluir o nome de consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia, como já acontece com o cadastro negativo – ou seja, a lista de inadimplentes.

Gasolina e diesel mais baratos
A Petrobras anunciou ontem a redução, a partir de hoje, nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. O preço médio da gasolina vai cair 4,4%, enquanto o valor médio do diesel vai recuar 3,8%. A informação consta em site da empresa no qual a petroleira detalha preços praticados nos 37 pontos de suprimento do mercado brasileiro, para a gasolina, o diesel S10 e o diesel S500. Com a queda dos preços, o valor médio do litro da gasolina nas refinarias passará para R$ 1,6817. O preço médio do diesel passará a R$ 2,0649 por litro.

Feriado em SP
A data de 9 de julho é especial para o estado de São Paulo. Considerado feriado estadual desde 1997, a data comemora a Revolução Constitucionalista que aconteceu no ano de 1932, quando São Paulo organizou um movimento armado para lutar contra o governo de Getúlio Vargas. Teste seus conhecimentos sobre o assunto.

Morre ex-presidente da Argentina Fernando de la Rúa
O ex-presidente da Argentina Fernando de la Rúa morreu nesta terça-feira (9) aos 81 anos. Ele havia sido internado no Instituto Fleni, em Buenos Aires, na segunda-feira (8) devido a uma falha cardíaca e renal, segundo o jornal argentino La Nacion.
O ex-presidente argentino (1999-2001), de tendência conservadora, ficou marcado por uma crise em 2001 que culminou em sua renúncia em 20 de dezembro daquele ano.

Morales desobriga propaganda gratuita na Bolívia
Em uma medida de caráter eleitoral, o presidente da Bolívia, Evo Morales, aprovou nesta segunda-feira (8) a eliminação de uma lei, criada por ele mesmo em seu primeiro mandato, que obrigava os meios de comunicação a dar espaço para anúncios governamentais gratuitos. A decisão de Morales veio após pedido dos proprietários dos meios de comunicação, que expressavam preocupação com os efeitos econômicos da extinta lei. Os veículos, porém, se comprometeram a publicar campanhas sobre questões importantes como a luta contra a violência doméstica e o tráfico de pessoas. Apesar de a Constituição boliviana permitir apenas uma reeleição, Morales concorrerá, em outubro, ao quarto mandato.

Mega-Sena
O concurso 2.167 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 6 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (de Brasília) em São Paulo (SP). Excepcionalmente, serão realizados três concursos nesta semana, como parte da "Mega Semana de Férias". Os sorteios ocorrerão hoje, quinta (11) e sábado (13).