segunda-feira, 8 de julho de 2019






PT cede e deve fazer alianças inéditas 
para eleições municipais de 2020


Diante do avanço das forças de direita no plano nacional, os partidos de esquerda que fazem oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro planejam alianças inéditas para a eleição municipal do ano que vem.

Como sinal mais evidente desse movimento, pela primeira vez na História, o PT deve apoiar em primeiro turno candidatos do PSOL em disputas importantes.

São dadas como certas adesões dos petistas às candidaturas de Marcelo Freixo, no Rio, e Edmilson Rodrigues, em Belém. O PSOL foi fundado em 2004 por deputados que haviam sido expulsos do PT por se posicionarem de forma crítica ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Freixo deve disputar no ano que vem pela terceira vez a prefeitura de Rio. Nas duas vezes anteriores, teve os petistas como adversários. Em 2012, o partido de Lula se aliou a Eduardo Paes (PMDB), que saiu vitorioso já no primeiro turno. Em 2016, os petistas aderiram a Jandira Feghali (PCdoB) e só apoiaram o candidato do PSOL no segundo turno contra o atual prefeito Marcelo Crivella (PRB).

— Está bem encaminhado para apoiar o Freixo, só não digo que há consenso porque no PT não existe consenso. Mas uma ampla maioria caminha nesse sentido — afirma Alberto Cantalice, um dos vice-presidentes nacionais do PT.

Costuras em BH e Belém; impasse em SP

No Pará, petistas devem apoiar Edmilson Rodrigues, que comandou Belém por duas vezes pelo PT (1997-2004)— mas mudou de partido em 2005, após o escândalo do mensalão. Em 2012 e 2016, na nova sigla, teve o PT como adversário no primeiro turno e foi derrotado pelo tucano Zenaldo Coutinho.

O PT ainda prevê aliança em torno de Manuela D’Ávila (PCdoB) em Porto Alegre. Vice de Fernando Haddad na disputa presidencial do ano passado, Manuela já tentou se eleger na capital gaúcha em 2008 e 2012, quando teve candidatos do PT como adversários.A chapa encabeçada pela comunista também pode atrair o PSOL e o PDT.

Partidos de esquerda também costuram alianças em Belo Horizonte e Florianópolis. Nas duas cidades, já houve reunião entre representantes do PT, PSOL e PCdoB.

Esse grupo, porém, enfrenta problemas na maior cidade do país. Nem mesmo o PT, que já governou São Paulo por três vezes, tem um nome forte para disputa local. Em agosto, o partido começa os debates para chegar a um nome considerado competitivo na cidade.






ÁGUA
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou serviços nesta semana na zona Sul da cidade, como parte das obras de adequação do Sistema de Abastecimento Tristeza. Nesta terça-feira, 9, será feita a interligação da rede nova (225 milímetros) com as duas redes existentes na avenida da Serraria, 1500. O abastecimento será interrompido para os bairros Espírito Santo (parte) e Guarujá (parte), a partir das 9h. A previsão é normalizar durante a noite de terça, podendo retornar mais tarde nas partes altas da rede distribuidora. 

CIDADES RESILIENTES
Trocar ideias para continuar inovando e buscar parcerias para novos projetos. Essa é uma das missões do vice-prefeito Gustavo Paim, que está em viagem para Roterdã, na Holanda. Paim representa Porto Alegre na quarta convocação global da rede 100 Cidades Resilientes (100RC). O evento de convocação global bianual, de 8 a 11 de julho, serve para aprimorar o relacionamento com a rede 100RC e seus parceiros, capacitando a prefeitura na captação de recursos não-onerosos para a execução de seus principais projetos. O vice-prefeito apresenta os projetos de reconversão do 4º Distrito, em parceria com o Banco Mundial e consultoria Steer, e de revitalização da Orla do Guaíba. 

EMPREGOS
O Sine Municipal oferece 132 vagas de emprego até que sejam preenchidas. As cartas de encaminhamento para as vagas são limitadas, e podem ser retiradas através do aplicativo Sine Fácil, disponível no Google Play, ou em qualquer agência Sine. Entre as vagas ofertadas, a maior demanda é para auxiliar de linha de produção, com 24 postos, seguido de vendedor de serviços, com dez vagas abertas. Os interessados devem procurar a unidade localizada na esquina da av. Sepúlveda com Mauá, das 8h às 17h, com Carteira de Trabalho e comprovante de residência. 

EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) abriu as inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido no Centro Histórico por meio de parceria com a escola EJA Monteiro Lobato. O prazo para novos alunos se matricularem irá até 19 de julho. São oferecidas 240 vagas nos turnos da tarde e da noite. Para se inscrever, os alunos devem ter idade mínima de 15 anos e pelo menos o 5º ano do ensino fundamental. As inscrições serão feitas no atendimento da Unidade de Gestão de Vagas, no térreo da secretaria (rua dos Andradas, 680), mediante apresentação de histórico escolar ou atestado de escolaridade, foto 3x4 e original e cópia de RG e CPF do aluno (e do responsável, em caso de estudante menor de idade), certidão de nascimento, comprovante de residência e, se maior de 18 anos, título de eleitor e certificado de reservista para homens. A Gestão de Vagas funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. As aulas do segundo semestre começam no dia 8 de agosto.

BOTA-FORA
O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro. Nesta terça-feira, 9, a ação será realizada na comunidade Pitinga (bairro Restinga).

ADOÇÃO DE CÃES 
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), por meio da Diretoria Geral de Direitos Animais, realiza ação com o objetivo de buscar adotantes para os cães que, atualmente, vivem nas casinhas instaladas em frente ao edifício Tulipa, no bairro Jardim do Salso. Uma equipe da secretaria fará visita ao local para identificar os cães, conversar com cuidadores e procurar, no próprio local, pessoas que estejam dispostas a adotar os animais. Caso não ocorra a adoção no próprio bairro, os cães poderão ser acolhidos no Abrigo Temporário, localizado junto ao espaço da Usav, com acompanhamento de veterinários e os cuidados necessários até que tenham acesso a um lar. O telefone da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) é 3289 8920.

RODOVIÁRIA
Após a requalificação asfáltica pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) concluiu a sinalização da faixa exclusiva para ônibus na região da Rodoviária. O local vai passar por um período de acompanhamento e orientação aos motoristas e usuários até 22 de julho, quando entra em operação a faixa exclusiva para ônibus. São cerca de 200 metros, demarcados por uma sinalização viária específica, por placas e pintura azul contínua. A circulação será exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, no sentido bairro-Centro. Circulam pela região 68 linhas urbanas e 200 mil usuários de transporte coletivo por dia. Além da implantação de faixa só para ônibus e da instalação de novo mobiliário urbano, o embarque e desembarque de passageiros foi reorganizado. 






Ana Maria confunde João Gilberto com Gilberto Gil 
e parabeniza Felipão pela Copa América



A semana não começou muito bem para a apresentadora Ana Maria Braga, 70. No ar todas as manhãs com o programa Mais Você, ela sempre inicia todas as edições matinais com o famoso bordão "Acorda, menina" e, em seguida, dá as principais notícias do dia anterior.

Na ocasião desta segunda-feira (8), Ana Maria começou a falar sobre os principais acontecimentos do final de semana e confundiu nomes importantes.

Para homenagear o cantor João Gilberto, que faleceu aos 88 anos neste sábado (6), em seu apartamento no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, o programa começou com a música "O Samba da Minha Terra" e, em seguida, a apresentadora falou que a faixa era do "querido Gilberto Gil". Logo após isso, seu companheiro Louro José corrigiu.


Em seguida, uma matéria sobre a vitória da Seleção Brasileira sobre o Peru por 3 a 1, consagrando a 9ª vitória do Brasil na Copa América, passou no programa da Ana Maria e uma das maiores apresentadoras da televisão brasileira parabenizou o técnico Felipão, 70, que atualmente trabalha no Palmeiras.

Cometendo a segunda gafe do programa, o papagaio Louro José, que está com Ana Maria durante todos os programas, rapidamente corrigiu novamente a apresentadora. "É o Tite", disse ele. "É o Tite, verdade. Estava com o Felipão na cabeça", justificou a apresentadora.

Na internet, as gafes de Ana Maria logo foram muito comentadas entre os internautas. "Ana Maria chamou João Gilberto de Gilberto Gil; Tite de Felipão; Paula Paiva de Aninha... Acorda menina! Hoje tá difícil demais", brincou uma garota no Twitter, usando o bordão da apresentadora.






Ministra Damares Alves faz vistoria 
em aeronaves abandonadas da Funai

Neste fim de semana a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves vistoriou oito aeronaves da Fundação Nacional do Índio (Funai) que foram abandonadas em pátios e hangares de aeroportos e constatou o sucateamento dos bens.

“Foi uma surpresa quando descobrimos que a Funai tinha frota e essa frota estava sucateada”, disse Damares durante vistoria. As aeronaves acumulam prejuízo de pelo menos R$ 3 milhões com aluguéis de hangares não pagos, de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Um edital para leilão dos bens deve ser lançado dentro de 30 dias.

Os aviões estão em Goiânia (GO), Brasília (DF), no Rio de Janeiro (RJ) e em Itaituba (PA). De acordo com o ministério, as aeronaves vistoriadas pela ministra estão em péssimo estado de conservação e sem condições de voar.


“Verificamos que turbinas e motores foram roubados. É difícil apurar responsabilidades. No caso do avião do Rio de Janeiro, não se sabe quando ele chegou. Há uma hipótese de que tenha chegado em 2013. Temos aeronaves em pátios particulares que a cobrança está chegando. O que vamos apurar no leilão não paga 20% do que está sendo cobrado por pátios particulares”.

As aeronaves eram usadas na atenção à saúde indígena. A ministra ressaltou o prejuízo “incalculável” que a situação representa para o atendimento a essa população. “É um descaso, índio morrendo por falta de assistência médica. Essa aeronave poderia estar lá no Ministério da Saúde com a saúde indígena e está aqui abandonada desde 2012”, disse a ministra durante a vistoria no aeroporto de Brasília.

Segundo o ministério, a Funai investiga o ocorrido, mas a suspeita é que elas tenham sido abandonadas após a competência pelo atendimento em saúde indígena ter sido transferido da Funai para o Ministério da Saúde, em 2010. Não há registro em documento que explique o porquê de os bens não terem sido transferidos para o órgão à época.


“Essas aeronaves estavam a serviços da saúde indígena. Quando a saúde indígena saiu da Funai e foi pra Funasa, há anos, elas tinham que ter sido enviada para lá, mas esbarrou muitas vezes no processo burocrático. Dizer que vamos encontrar todos os culpados, não vamos, porque percebemos que parte da culpa foi a própria burocracia que o sistema impõe. Mas o descaso é imperdoável”, avaliou Damares

Além das aeronaves de propriedade da Funai, há também uma de propriedade do Incra que foi cedida ao órgão para o atendimento aos indígenas.

Na manhã de hoje (8), o presidente Jair Bolsonaro publicou no Twitter o vídeo da vistoria da ministra Damares Alves e escreveu que “A Funai, como regra, 'cuidava' de tudo, menos do índio”.

Agência Brasil







Cúpula do PSDB discute expulsão de Aécio


A cúpula do PSDB quer que o deputado federal Aécio Neves (MG) e outros tucanos na mira da Polícia Federal (PF) se licenciem do partido até agosto. O partido discute até a expulsão de Aécio mas, segundo o blog apurou, o comando do partido tem a expectativa de que o deputado se antecipe e se afaste do partido para que a medida mais "traumática" – a expulsão – não seja necessária.

O PSDB, agora sob o comando do ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo (PE), tem articulado para "repaginar" a imagem da sigla, que tem entre seus caciques o governador de São Paulo, João Doria.

Doria nega publicamente, mas já pavimenta candidatura à sucessão presidencial em 2022. Por isso, seu grupo trabalha para afastar políticos investigados do partido, numa tentativa de "blindar" a sigla. A movimentação para expulsar Aécio, revelada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo, inclui também outros investigados, como Beto Richa, ex-governador do Paraná.

Na semana passada, Aécio Neves virou réu na Justiça Federal de São Paulo por corrupção e obstrução à Justiça, acusado de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. O empresário Joesley Batista afirma ter pago propina de R$ 2 milhões ao deputado e sua irmã em 2017.

A defesa do deputado diz que não é fato novo e que vai provar que Aécio foi vítima de ação criminosa.

Blog da Andréia Sadi






PF prende italianos suspeitos 
de trabalhar para máfia

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (8) a operação Barão Invisível prendeu dois italianos suspeitos de trabalhar para a máfia italiana na América do Sul. Os dois mandados de prisão para fins de extradição foram cumpridos no litoral paulista após autorização do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a PF, o grupo mafioso controlaria 40% dos envios de cocaína no mundo, sendo o principal esquema criminoso importador para a Europa. Um dos presos é condenado por tráfico e associação para tráfico de drogas na Itália. Já o filho dele, o segundo preso, ocupava três apartamentos na cobertura de prédio de alto padrão, no litoral paulista, com sofisticado sistema de vigilância. Eles estavam foragidos desde 2014.

Moro elogia PF após prisão de italianos: 
“Brasil não deve ser refúgio para criminosos”

O ministro da Justiça, Sergio Moro, parabenizou a Polícia Federal pela prisão de dois italianos no litoral paulista nesta segunda-feira (8) durante a operação Barão Invisível. De acordo com a PF, os dois seriam braço da máfia na América do Sul conhecida como “Ndrangheta”. Pelo Twitter, Moro disse que o “Brasil não deve ser refúgio para criminosos”. De acordo com a PF, o grupo mafioso controlaria 40% dos envios de cocaína no mundo, sendo o principal esquema criminoso importador para a Europa.

Fonte: Gazeta do Povo






Teste de estádio e produto do 
crime para bancar advogado

O Brasil virou campeão da Copa América, no Maracanã, em mais um teste de estádio do presidente Jair Bolsonaro. Começou pelo Mané Garrincha, em Brasília, foi para o Morumbi, em São Paulo, e agora foi para o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Nelson Rodrigues dizia que Maracanã vaia até minuto de silêncio. E, no entanto, antes de Bolsonaro só havia um presidente que recebia aplausos no Maracanã: o presidente Médici (1969-1974). Passou pelo teste, levou sete ministros, principalmente Sergio Moro e Paulo Guedes, que também passaram pelo mesmo teste do estádio.

Na verdade, essa viagem e o Maracanã foi uma espécie de longa conversa como se fosse uma reunião de trabalho preparando a semana da reforma da Previdência. Aquilo que ficou para trás, por exemplo, os policiais federais e uma discussão a respeito disso.

Tanto o governo quanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, acham que já há 330 votos em plenário a favor da reforma. Faltam apenas dez dias para começar as férias parlamentares e Maia acredita que pode votar em dois turnos, ou seja, resolver na Câmara a reforma da Previdência, que é uma proposta de mudança na Constituição. Depois vai para o Senado.

Se o Senado alterar, vai ter de voltar para a Câmara - e isso retarda um pouco mais o processo, caso aconteça. Por isso, estão querendo levar uma coisa mais ou menos pronta para o Senado para que não haja essa ida e volta.

Produto do crime para bancar advogado
Também na Câmara começou a tramitar um projeto de lei da deputada Bia Kicis (PSL-DF) considerando crime de receptação o advogado que receber produto do crime como pagamento de honorários. Da mesma forma, um juiz não pode aceitar como fiança produto do crime.

Equivale ao seguinte: rouba seu automóvel e vende o carro. O ladrão é preso e, com o produto da venda do seu carro, paga a fiança para não ficar preso. Ou o advogado que o defende recebe o produto da venda do seu carro que lhe foi furtado. Acho que a deputada tem toda a razão. É um assunto que está tendo discussão.

Eu já ouvi discussões entre amigos sobre isso. Um é advogado e outro é corretor de imóveis. O advogado dizendo que não tem que dar satisfação pela origem do dinheiro que seu cliente lhe paga. E o meu amigo defendendo: “Olha, se eu vender um imóvel e a Lava Jato descobrir que ele foi pago com produto da corrupção, eu vou perder o imóvel, que vai a leilão”.

Isso é o certo: não se pode usar o produto do roubo em vantagens. Senão o próprio criminoso vai usar o produto do roubo para ser defendido e pedir a liberdade.

Outro tema de hoje...
Descobriram que oito aviões da Funai estão parados, praticamente abandonados em hangares em Itaituba (Pará), em Brasília, em Goiânia e no Rio de Janeiro. Todos pagando, desde 2012, R$ 3 milhões em alugueis. Aviões que fazem falta em aldeias indígenas para resgatar, por exemplo, uma criança, uma mulher, um índio ou um idoso que precisem de assistência médica e precisem ser hospitalizados.

Aliás, há uma mania no Brasil de deixar o índio isolado. Enquanto os índios querem, sim, eletricidade, internet, benefícios da sociedade. Não querem ficar lá abandonados. Perguntem a eles.

Alexandre Garcia
Gazeta do Povo






João Gilberto, o pai da bossa nova
O corpo de João Gilberto será velado nesta segunda-feira, das 9h às 14h, no Theatro Municipal do Rio, no Centro. A despedida do "pai da bossa nova" será aberta ao público. O enterro será às 16h no cemitério Parque da Colina, em Niterói. O músico morreu em casa, no sábado, aos 88 anos. Ele enfrentava problemas de saúde havia alguns anos.

Bolsonaro participa de entrega da premiação no Maracanã
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participou neste domingo, 7, da cerimônia de entrega da premiação aos jogadores da seleção brasileira que conquistaram a Copa América, no estádio do Maracanã, após derrotarem o Peru.
Bolsonaro foi ao Maracanã acompanhado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que permaneceu ao seu lado durante a partida. No primeiro gol do Brasil, Bolsonaro escorregou ao comemorar.

Moro diz que não desistirá de missão por "falsos escândalos"
"Não vai ser por causa de falsos escândalos que vou desistir dessa missão", disse, referindo-se à consolidação dos avanços no combate à corrupção e ao crime organizado. Moro se refere à publicação das mensagens como "revanchismo" e afirmou que o hacker tem interesse principal de impedir novas investigações e anular condenações.
O ministro admite que "pode ter mensagens que tenham ocorrido", citando como exemplo o trecho revelado "In Fux, we trust". "'Confio no ministro do Supremo'. Qual é o problema em falar nisso? Problema nenhum. Mas pode ter uma mexida numa palavra, na própria identificação e na atribuição dessas mensagens", disse, repetindo que deveria ter sido averiguada a autenticidade do material.

Mordida do Leão do IR
Receita Federal abre hoje as consultas ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2019, e a lotes residuais de 2008 a 2018.
De acordo com o Fisco, serão pagos neste lote R$ 5 bilhões, a 3.164.229 contribuintes. Os depósitos serão feitos em 15 de julho.
Assim que abertas, as consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal na internet. Há, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones.

Reforma da Previdência
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pretende se reunir com líderes partidários para tratar da articulação da reforma da Previdência. No final de semana, ele recebeu na residência oficial líderes do Centrão e ministros para articular a programação da semana e discutir alternativas para garantir quórum alto no plenário.
A expectativa é de que o parecer do deputado Samuel Moreira comece a ser debatido pelos deputados a partir de amanhã. Maia disse acreditar que é possível aprovar o texto em dois turnos ainda nesta semana.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou ontem que mapeamento do Palácio do Planalto aponta que a proposta de reforma da Previdência deve ser aprovada em primeiro turno no plenário da Câmara com cerca de 330 votos.
Para ser aprovada pelos deputados, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Previdência precisa obter, no mínimo, 308 votos, em dois turnos de votação, número correspondente a 60% dos 513 parlamentares da Casa.

Concursos
Pelo menos 165 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira para preencher mais de 13,6 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Na Prefeitura de Cafelândia (PR), os salários chegam a R$ 17.711,60 para o cargo de médico clínico geral.

Economia
O Banco Central (BC) divulga hoje o Relatório Focus na internet, com estimativas do mercado para PIB, inflação, juros e câmbio.