terça-feira, 23 de abril de 2019






AÇORIANOS DE LITERATURA - Os vencedores do 25º Prêmio Açorianos de Literatura de 2018 serão conhecidos nesta terça-feira, 23, às 20h, no Teatro Renascença. O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenação da Literatura e Humanidades. Ao todo, serão homenageados oito escritores. Além disso, será escolhido o Livro do Ano entre os ganhadores de cada uma das oito categorias. Também serão concedidos prêmios especiais pelo conjunto da obra e pela relevância do trabalho cultural aos seguintes escritores: Armindo Trevisan, Carlos Nejar, Donaldo Schüler, Fernando Lucchese, Maria da Glória Bordini e Sergio da Costa Franco. 

ALBERGUE - Em virtude do feriado da Páscoa, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) prorrogou o prazo para esta terça-feira, 23, até as 18h, para apresentação dos envelopes do chamamento público nº 01/2019, que visa à seleção de Organizações da Sociedade Civil para gestão dos serviços de três albergues. A modalidade oferta o serviço de acolhimento institucional em regime de pernoite para adultos em situação de rua em Porto Alegre. Cada albergue atenderá 50 beneficiários/pernoite (das 19h às 7h) no município de Porto Alegre, totalizando 150 vagas. A novidade é que uma das unidades será na região Norte.

EMPREGO - O Sine Municipal tem 154 vagas de emprego até que sejam preenchidas. As vagas possuem limite de cartas de encaminhamento. Os interessados devem comparecer na unidade da esquina da avenida Sepúlveda com Mauá, das 8h às 17h, com Carteira do Trabalho e comprovante de residência. 


VACINAÇÃO - As 134 salas de vacina abertas da Secretaria Municipal de Saúde passam a atender todos os grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos, professores, indígenas, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades (doenças preexistentes). Esta é a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra gripe (influenza) realizada no Brasil e se estende até 31 de maio. De 15 a 18 de abril foram vacinadas crianças entre seis meses e menos de seis anos e gestantes. Em Porto Alegre, o atendimento será feito em dias úteis, de segunda a sexta-feira. O horário varia: unidades de saúde atendem das 8h às 17h; a Clínica da Família, na Restinga, das 8h às 20h; e a US Rubem Berta, no bairro Rubem Berta, zona Norte, atende das 7h às 22h. As quatro unidades de saúde com horário estendido (São Carlos, Ramos, Tristeza e Modelo) atendem das 8h às 22h.

ARROIO AREIA - A empresa responsável pelas obras do Arroio Areia começou a fazer o fechamento da Praça Lopes Trovão, no bairro Chácara das Pedras, para a continuidade dos trabalhos. A colocação de tapumes tem previsão de duração de uma semana. Após isso, começarão as obras do reservatório que ficará sob a praça e que será essencial para evitar alagamentos na região. A previsão é que dentro de 12 meses a comunidade volte a receber o espaço público reurbanizado. As obras de drenagem da Bacia Hidrográfica do Arroio Areia começaram em junho de 2018 e foram orçadas em R$ 107,2 milhões. 

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue até a sexta-feira, 26. O serviço atende nove comunidades, a partir das 8h, e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Nesta terça-feira, 23, a ação será realizada na comunidade Pinheirinho (bairro Santo Antônio).

CAPITÓLIO - Até 28 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra A Vertigem do Cinema Moderno. São filmes de períodos e momentos da história do cinema que estabelecem diferentes diálogos com Um Corpo que Cai, a obra-prima de Alfred Hitchcock. O valor do ingresso é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos. A programação apresenta a cópia restaurada de Um Corpo Que Cai e mais 15 longas-metragens, incluindo Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni, Sem Sol, de Chris Marker, Dublê de Corpo, de Brian De Palma, A Estrada Perdida, de David Lynch, e Você e os Seus, de Hong Sang-soo.  

PMPA/Divulgação 






O morticínio de cristãos e a liberdade religiosa

Estátua ao lado de marcas de estilhaços na Igreja de São Sebastião, em Negombo, em 22 de abril de 2019, um dia após o prédio ter sido atingido como parte de uma série de explosões de bombas contra igrejas e hotéis de luxo no Sri Lanka. (Foto de ISHARA S. KODIKARA / AFP)| Foto: AFP)
Neste domingo (21) de Páscoa, enquanto milhões de famílias comemoravam uma data símbolo de esperança em grande parte do mundo, um atentado terrorista coordenado em várias cidades do Sri Lanka, no sudeste asiático, chocou o planeta. Até agora, são 290 mortos e mais de 500 feridos. Embora 24 pessoas tenham sido presas, a polícia ainda investigue as motivações e nenhum grupo terrorista tenha reivindicado a autoria dos ataques, o viés anticristão do morticínio é claro: além de hotéis, três igrejas cristãs lotadas pela festividade pascal foram alvo dos ataques nas cidades de Colombo, Negombo e Batticaloa.

Por enquanto, o governo do país, que conta com o auxílio da CIA, do FBI e da Interpol na investigação, atribui os atentados ao grupo islamista National Thowheet Jama'ath, que tem um histórico de atentados suicidas contra a maioria hindu do país, que representa cerca de 70% da população, ante 9% de islâmicos e quase 8% de cristãos, sendo a maioria destes católicos. No entanto, o horror dos atentados deste domingo, o mais grave em dez anos, desde que a guerra civil acabou no Sri Lanka, não é um caso isolado: infelizmente ele se insere em um contexto de crescente intolerância religiosa em algumas partes do globo – um problema que, quando atinge cristãos, não tem a devida atenção das elites intelectuais do Ocidente.

A Organização Portas Abertas publica há 25 anos a Lista Mundial de Perseguição (LMP), um dos relatórios mais importantes para quantificar a violência contra cristãos no mundo. O ranking de piores países é construído a partir de uma escala de 0 a 100, elaborada a partir de indicadores, questionários e consulta a parceiros in loco, em que 0-40 representam “perseguição variável”; 41-60, “perseguição alta”; 61-80, “perseguição severa”; e 81-100, “perseguição extrema”. Entre os motivos mais comuns de perseguição, além de intolerância secular e perseguição de ditaduras, está a opressão islâmica. Na LMP de 2019, os 11 primeiros colocados da lista foram classificados como países onde há perseguição extrema: Coreia do Norte, Afeganistão, Somália, Líbia, Paquistão, Sudão, Eritreia, Iêmen, Irã, Índia e Síria. Nesses países, vivem cerca de 75 milhões de cristãos nas condições mais perigosas concebíveis, mas a Portas Abertas estima haver 245 milhões de cristãos que sofrem algum tipo de perseguição no planeta – uma população maior que toda a brasileira.

Outra organização que trabalha no campo há décadas, a “Ajuda à Igreja que Sofre”, que monitora violações à liberdade religiosa não só de cristãos, mas de outras religiões, apontou, em 2018, uma piora da situação de grupos religiosos minoritários em 18 dos 38 países onde há violações significativas desses direitos. O relatório aponta um recrudescimento do antissemitismo e da islamofobia no Ocidente, em decorrência das complicações migratórias na Europa, mas alerta que “há cada vez mais provas de uma cortina de indiferença por trás da qual as comunidades religiosas vulneráveis sofrem, sendo a sua luta ignorada em grande parte do mundo” e que “aos olhos dos governos e da comunicação social ocidentais, a liberdade religiosa está caindo nos rankings de prioridades dos direitos humanos, sendo eclipsada pelas questões de gênero, sexualidade e etnia”.

Esse é um problema inegável que ficou ainda patente com a vergonhosa omissão de lideranças democratas nos Estados Unidos, incluindo Barack Obama e Hillary Clinton, em expressar solidariedade aos cristãos mortos no Sri Lanka. A manifestação pública desses líderes, no afã politicamente correto, fez os cristãos tornarem-se “adoradores da Páscoa”. É inegável nas elites ocidentais contemporâneas a indiferença, e até a hostilidade, à experiência religiosa. Essa postura, a mesma que quer reduzir cada vez mais a margem da liberdade de manifestação religiosa em temas como aborto e ideologia de gênero, é a fonte da pouca atenção que a perseguição de cristãos recebe nos fóruns internacionais, muito embora a liberdade religiosa seja uma das pedras fundamentais do sistema de proteção de direitos humanos criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Felizmente, esse quadro pode estar mudando. Em 2018, a Hungria patrocinou na ONU o encontro de alto nível “Liberdade contra perseguição: minorias religiosas cristãs, pluralismo religioso em perigo” para lançar luz sobre o problema. Os Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump, têm sido mais vocais na defesa da liberdade religiosa no plano internacional. Organizações como as próprias Portas Abertas e Ajuda à Igreja que Sofre, além da Solidariedade Cristã Mundial, estão conseguindo acreditação junto à ONU para receber recursos e ajudar perseguidos em áreas sensíveis. Reconhecer o problema é um primeiro passo imprescindível, mas é preciso ir além: países que patrocinam esse tipo de perseguição ou que são coniventes com o terrorismo precisam ser alvo de intensas pressões diplomáticas, seja de seus pares, seja dos organismos multilaterais. Pautado por princípios democráticos e de tolerância, nos marcos do multilateralismo, o Brasil poderia se destacar positivamente no plano internacional ao somar esforços no combate ao morticínio de cristãos e na defesa da liberdade religiosa.

Editorial – Gazeta do Povo










Adélio Bispo, agressor de Bolsonaro, 
é ‘louco ou louco de esperto’?

A Polícia Federal está pedindo a prorrogação por mais três meses do inquérito sobre a tentativa de assassinato, no dia 6 de setembro, do candidato líder das pesquisas para presidente, Jair Bolsonaro – que depois foi eleito. A investigação ainda não terminou porque estão querendo dar uma satisfação que a gente acredite.

Essa história de dizer que o Adélio Bispo estava sozinho com todas essas mortes que houve na pensão; com esse advogado caríssimo que apareceu de avião; com aquela história complicadíssima de ele estar registrado como visitante da Câmara Federal no dia 6 de setembro também, quando ele estava em Juiz de Fora… Tudo isso deixa a gente com o pé atrás.

Então a Polícia pediu mais 90 dias para concluir o inquérito, e esse vai ser o último prazo. Já apareceu atestado médico dizendo que ele é meio desequilibrado. O fato é que ele se formou em Pedagogia, teve um monte de emprego antes disso, andava meio atrás dos Bolsonaros indo até Santa Catarina em um stand de tiro. Tudo isso faz a gente desconfiar bastante.

Outro assunto é um terremoto…
Esse na Indonésia, que precisou de 6,41graus na Escala Richter para derrubar dois prédios e matar oito pessoas.

No Rio de Janeiro não precisa, o terremoto é outro: é a irresponsabilidade e a bagunça geral. Caíram também dois prédios, que foram construídos em área de proteção ambiental, como centenas de outros prédios da mesma região. Sem habite-se, sem nada. Absolutamente ilegais e as pessoas compram e vão morar lá. Morreram 24 pessoas.

É a irresponsabilidade que acontece muito no Rio de Janeiro. Alguém do Governo faz corpo mole, deixa acontecer. E alguém está fazendo.

Lá é uma área de milícias. Quem construiu não fez o cálculo estrutural, assim como os outros prédios que estão ali e que têm o risco de cair. Porque se esses caíram, os outros também correm o mesmo risco.

E as pessoas que não têm onde morar pagam uma ninharia para comprar apartamentos lá e depois acontece essa tragédia. Outras tragédias poderão vir.

Propina na Faria Lima
Eu queria registrar outra informação do período das propinas da Odebrecht. Descobriu-se agora que na Faria Lima, em São Paulo, tinha uma sala que era o ponto de chegada de dinheiro vivo. Porque para pagar propina daquele tamanhão, que a Lava Jato descobriu, tinham que pegar dinheiro em algum lugar – e não era no banco.

Eles se deslocavam até lojistas na 25 de março e os doleiros faziam trocas – provavelmente em dólar. Precisaram de 39 viagens de carro blindado cheios de dinheiro para pagar propina em um período de nove meses, entre 2014 e 2015. Lá no departamento de Propinas da Odebrecht.

Reforma da Previdência
Nesta terça-feira a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara debate a Reforma da Previdência. E provavelmente irá aprovar, porque não é difícil: é um vestibular. Depois a Reforma vai para a Comissão Especial e daí começa a discussão na parte técnica disso tudo.

Subsídios
No ano passado somaram R$ 314 bilhões em subsídios. O governo dá um estímulo, presta um favor para determinada atividade, baixa os juros, fornece financiamento para pagar a faculdade do estudante, tira algum tributo. Essas negociações e subsídios já renderam bastantes investigações na Lava-Jato.

Em 2015 esse número foi pior. No ano passado o subsídio foi equivalente a 4% do PIB, mas em 2015 foi equivalente a quase 7% do PIB. Imaginem só. No ano passado, R$ 293 bilhões destes R$ 314 bilhões de subsídios foram benefícios tributários.

Agora adivinhem quanto a agropecuária levou nisso tudo? Ela que sustentou a balança comercial, a balança de pagamentos e deu tanta riqueza ao país e ajudou a alimentar o país e o mundo. De R$ 314 bilhões no ano passado, a agropecuária levou R$ 2,8 bilhões. Pouquinho. Tem gente que produz menos e leva mais. Esse é o Brasil.

Alexandre Garcia
Gazeta do Povo






Recurso de Lula

O STJ julga hoje recurso do ex-presidente Lula contra condenação no caso do triplex em Guarujá. Defesa tenta reverter a condenação e recurso pede absolvição. Tribunal pode aceitar, reduzir pena, conceder prisão domiciliar ou manter punição fixada.



Reforma da Previdência
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar o relatório do deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) sobre a reforma da Previdência. Comissão analisa se proposta de Bolsonaro está de acordo com a Constituição. Como não houve consenso entre os partidos, governo aceitou ceder em alguns pontos em busca de aprovação.

 Mega-Sena

A Mega-Sena acumulou e o prêmio pode chegar a R$ 90 milhões no sorteio de hoje, que será realizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo.



Curtas e Rápidas:

Venda e aluguel de imóveis comerciais têm deflação em 12 meses, mostra Fipe

Ex-skinhead vai a júri em SP por matar, esquartejar e congelar corpo de tia em geladeira em 2015

Fiéis celebram Dia de São Jorge com intensa programação durante toda terça-feira

Paraense do Exército de Israel relembra primeira madrugada de mísseis em Gaza e relata rotina como combatente

Desafio Natureza: 20% das 'espécies exóticas invasoras' no Brasil estão em SC e causam prejuízos para natureza e economia

Futebol

Libertadores
17 horas: Deportivo Lara x Cruzeiro
19h15: Libertad x Grêmio
21h30: Atlético-MG x Nacional-URU