quarta-feira, 10 de abril de 2019






Deputados acabaram com auxilio mudança

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (9), a extinção da ajuda de custo, no valor do subsídio mensal, que era paga duas vezes aos parlamentares, uma no começo e outra no final do mandato.

A matéria foi a última a ser apreciada, tendo recebido 47 votos favoráveis e nenhum contrário. Os parlamentares aprovaram o substitutivo ao PR 14 2019, da Mesa Diretora, revogando a resolução que dispõe sobre a ajuda de custo aos deputados, para pagamento de mudança quando eleitos ou reeleitos. 

Durante o encaminhamento da matéria, o deputado Giuseppe Riesgo (NOVO) foi à tribuna  anunciar o voto favorável de sua bancada. Segundo ele, a matéria mostra a grandeza da Casa ao "cortar na própria carne"

Divulgação/AL





VACINAÇÃO - A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (influenza) começa nesta quarta-feira, 10, em todo o país. Para marcar o lançamento oficial, que ocorre em Porto Alegre, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fará visita ao Centro de Saúde Modelo (rua Jerônimo de Ornelas, 55), a partir das 9h30. Por definição do Ministério da Saúde (MS), até o dia 18 serão vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e gestantes. O grupo das crianças foi ampliado. Até 2018, era recomendada vacinação dos 6 meses a 5 anos incompletos. A partir de 22 de abril, a campanha será para todos os grupos prioritários (crianças, gestantes, idosos, puérperas até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde e indígenas). A vacinação se estende até 31 de maio.

DENGUE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira, 10, operações para pulverizar inseticida no bairro Partenon, pela manhã, e Santa Rosa de Lima, à tarde. As ações estão programadas para 9h30 e 14h30, respectivamente. No Partenon, a operação será em um trecho da rua Professora Luizinha W. Borges Fortes, aproximadamente entre os números 80 e 250, lados par e ímpar. Esta ação acontece pela permanência, no bairro, durante o período de viremia (quando o vírus da dengue circula no organismo), de moradores de Três Passos, que contraíram dengue naquela cidade. À tarde, no bairro Santa Rosa de Lima, a pulverização acontece pela confirmação de novos casos de dengue na região, que concentra todos os casos autóctones da cidade (quando o paciente não tem histórico de viagem, ou seja, contrai a doença na própria localidade).

GRÊMIO X ROSÁRIO CENTRAL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o jogo entre Grêmio e Rosário Central, nesta quarta-feira, 10, a partir das 21h30, na Arena. A abertura dos portões será às 19h30. O jogo é válido pela Copa Libertadores da América, com previsão de aproximadamente 35 mil torcedores. A linha Especial Futebol circulará com dez ônibus, saindo do Largo Glênio Peres, Centro Histórico, em direção ao estádio, a partir de duas horas antes da partida. Quem optar por ir de carro ao estádio precisa ficar atento às possíveis mudanças: a chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) poderá sofrer bloqueio a partir de duas horas antes do jogo.

EMPREGO - Estão disponíveis no Sine Municipal, até serem preenchidas, 190 vagas de emprego. A maior oferta é para operador de máquinas operatrizes, com 50 postos, seguido de  operador de máquinas fixas (em geral), com 20 postos abertos. Os interessados devem procurar a unidade localizada na esquina da av. Sepúlveda com Mauá, das 8h às 17h, com carteira de trabalho e comprovante de residência. As vagas têm limite de cartas de encaminhamento.

ABRIL INDÍGENA - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias municipais da Cultura (SMC) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), está apoiando o Abril Indígena 2019: conhecimentos e territórios tradicionais. O evento ocorre de 9 de abril a 31 de maio, com entrada franca, no primeiro andar do Memorial do RS (rua 7 de Setembro, 1020, Centro Histórico). O público pode conferir exposição, mesas de especialistas - com nomes ligados à temática indígena -, além da exibição de audiovisuais e rodas de conversas com integrantes dessas comunidades, além da projeção de filmes do projeto Tela Indígena, materiais do Núcleo de Saberes Indígenas (UFRGS), e peças de instituições de defesa das comunidades, como o Conselho Indigenista Missionário e a Assessoria a Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas.
  
JOVENS ADULTOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) prorrogou até a próxima sexta-feira, 12, as inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidas, em parceria com a EJA Monteiro Lobato, 320 vagas para estudantes que já tenham pelo menos o quinto ano do ensino fundamental. Os alunos poderão concluir a etapa em até um ano, sem custos. As inscrições devem ser feitas na Unidade de Gestão de Vagas da Secretaria Municipal de Educação (rua dos Andradas, 680, Centro Histórico), que funciona das 9h às 16h30, mediante apresentação de original do histórico escolar ou atestado de escolaridade e foto 3x4, além de cópias de RG e CPF do aluno e do responsável em caso de menor de 18 anos, certidão de nascimento e comprovante de residência.





Somos um país que não aprende com as tragédias

O Brasil inteiro está olhando para mais uma tragédia no Rio de Janeiro. Eu tenho quase 50 anos de jornalismo e não passou um ano em que não houvesse uma tragédia semelhante, por causa de chuvas no Rio de Janeiro mais ou menos nessa época próxima do verão.

Somos um povo, um país que não aprende com as tragédias. Veja Mariana que depois resultou em Brumadinho, porque não se preveniu. Há uma série de outras barragens em Minas Gerais prontas para tragédias.

Vejam só. No Rio de Janeiro, a ciclovia Tim Maia caiu pela quarta vez. Isso nos faz pensar sobre a engenharia. E engenharia nesse caso não está rimando com ciclovia. Acho que o caso da ciclovia Tim Maia tem ser levado para as escolas de engenharia como um case para investigar o que está faltando. Como é que pode acontecer isso?

Aliás, há uma série de outras quedas de viadutos. Precisa dar uma olhadinha nisso. Senhores engenheiros, preocupem-se com isso porque o nome da engenharia brasileira sai mal dessa história. E sai pessimamente também mais uma vez o nome do Rio de Janeiro, é uma pena que com tanto mortos, tanta destruição a chuva convertendo ruas do Rio de Janeiro em rios, ribanceiras despencando sobre residências. Como eu disse é recorrente porque não se previne.

Não são tomadas medidas, por exemplo, em relação ao lixo que entope o escoamento de água da chuva. Não se protege mais ribanceiras, e permite-se a construção de casas em áreas de perigo.

A meteorologia é previsível. Todo mundo sabe que chove nessa época e que são chuvas torrenciais tropicais. Isso é típico daquela latitude, daquela localização, da Serra do Mar, do Oceano em frente e da umidade. Agora gente fica lamentando quando se deveria prevenir para não ter que lamentar.

Mudando de assunto…

Eu assisti uma série de apresentações de autoridades sobre a reforma da Previdência e o que mais me impressionou foi o antagonismo entre o que a gente lê no noticiário e a realidade.

Pessoas que estão envolvidas nas negociações dizem que o Rodrigo Maia e o Paulo Guedes se dão muito, muito bem. Estão afinadíssimos.

Óbvio que Rodrigo Maia, por ser presidente da Câmara, não tem que articular a reforma da Previdência, infelizmente eu já disse isso aqui e tenho que repetir, porque ainda estão noticiando como se fosse um fato dizer assim: “Rodrigo Maia desiste de articular a reforma da Previdência”. Ele não é líder do governo, gente!

O Maia é presidente da Câmara, ele tem que ser neutro, isento em relação às diversas bancadas da Câmara, inclusive as que são contra a reforma da Previdência.

O presidente do Senado também não é o articulador do governo. É por isso que o governo tem lideranças lá dentro: os partidos que apoiam o governo e o próprio governo, essa é a condição.

Agora, tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre estão, sim, apoiando a reforma da Previdência. É o que eles têm dito.

Grandes partidos que embora não estejam afinados e não sejam teoricamente partidos alinhados ao Governo – como PSDB, DEM e o próprio MDB – sabem que é necessário.

Antes disso, outros governos tentaram. O governo do PT tentou e não conseguiu fazer porque as centrais sindicais não permitiram. Mas sabem que é necessário. É um rombo que vai se acumulando todos os anos na proporção geométrica, e isso acaba com o país.

Como eu ouvi o sujeito dizer: “Você pode não gostar do capitão do navio, mas estamos todos no mesmo navio. Se o navio afundar, junto afundam os seus filhos, seus netos e bisnetos”.

Há um apelo, inclusive, para as pessoas agirem ligando para os seus deputados e senadores na hora da votação. Ao que parece, a votação vai chegar ao final em junho e julho. É o que eles desejam.

Crise venezuelana

Por fim, eu queria comentar outro desastre. O FMI está calculando uma inflação anual para a Venezuela de 10 milhões por cento. No auge da inflação brasileira, antes do plano real, nossa inflação foi de 5 mil. Imaginem a diferença…

A Venezuela é um grande produtor de petróleo. Afiliada à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o país produzia normalmente 3 milhões de barris por dia. Agora está produzindo 1 milhão de barris.

A recessão na Venezuela neste ano é de 25%. Para se ter uma ideia, a recessão do desastre da nova economia da Dilma – e que causou 12 milhões de desempregados – foi de -3,5% no PIB. Na Venezuela, quase metade da população ativa está desempregada.

É uma ideologia que nunca deu certo em lugar nenhum do mundo. A União Soviética teve 70 anos de poderes divinos, poderes de vida e morte sobre as pessoas e não deu certo, quebrou. A China parou com o comunismo na prática porque não é Marx que rege a China: é Confúcio, que é pragmático.

Isso não dá certo em lugar nenhum do mundo. Não deu certo em Cuba, e tem gente aqui no Brasil insistindo nisso, quando a gente está precisando mesmo é economia de mercado que é estimulada pelo lucro, pela confiança e pelo otimismo. Assim as pessoas investem e vão abrindo empregos. É assim que funciona essa roda.

Alexandre Garcia
Gazeta do Povo