terça-feira, 9 de abril de 2019






PT orgulhoso de Zeca Dirceu 

PT divulgou nesta terça-feira, 9, um bilhete manuscrito cuja autoria atribui ao ex-presidente Lula e no qual o ex-presidente parabeniza o deputado federal Zeca Dirceu(PT-PR) por chamar o ministro da Economia Paulo Guedes de ‘tchutchuca’. A imagem do papelzinho foi publicada no Twitter do partido.

“Querido Zeca, estou muito orgulhoso da sua Bancada do PT, que teve um papel extraordinário no debate sobre a Previdência com o Guedes, ‘o destruidor os pobres’. Zeca, parabéns por compará-lo a uma ‘tchutchuca’ na relação dele com os empresários”, escreveu Lula, que está preso há um ano na Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato.

“Eu fiquei tão orgulhoso de você, que vou aprender a música da ‘tchutchuca e o tigrão’. Kkkk Abraços, Lula. 04/04/2019.”

No dia 3 de abril, durante audiência pública sobre a reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara, Paulo Guedes caiu em uma provocação de Zeca Dirceu, que o acusou de ser “tigrão” com os aposentados, idosos de baixa renda e agricultores, mas “tchutchuca” com privilegiados.

O ataque do petista, filho do ex-ministro, José Dirceu, também condenado na Lava Jato, levou à explosão final de Guedes que reagiu com destempero fora do microfone. “Eu não vim aqui para ser desrespeitado, não. (…) tchutchuca é a mãe, é a avó, respeita as pessoas. (…) Isso é ofensa. Eu respeito quem me respeita. Se você não me respeita, não merece meu respeito”, afirmou.

Com Estadão





Rio em estado emergência


A tempestade que caiu no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (8) deixou ao menos sete mortos: um homem na Gávea, outro em Santa Cruz, duas irmãs no Leme e três pessoas em um táxi em Botafogo. A terça-feira segue com chuva.

Pancadas fortes atingiram a cidade ao longo da manhã e três pessoas seguiam desaparecidas - um homem que teria sido atingido por um deslizamento no Morro da Babilônia e uma avó e sua neta que saíam de um shopping em Botafogo em direção a Copacabana. Às 14h30, a polícia informou ter encontrado os corpos de um homem, uma idosa e uma criança - sem associar aos passageiros desaparecidos.


O município está em estágio de crise - o mais alto em uma escala de três - desde as 20h55. A recomendação é para evitar deslocamentos. A rede municipal e estadual de ensino e algumas unidades particulares não vão funcionar.


Quedas de barreira interditaram o Alto da Boa Vista e a Avenida Niemeyer - onde mais um trecho da ciclovia foi arrastado para o mar.




Fontes: Estadão e G1





Vacinação contra a gripe começa amanhã 


Começa nesta quarta-feira (10), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo a pasta, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

A vacina

Em nota, o Ministério da Saúde destacou que, em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. Em função da mudança na composição, a pasta considera “imprescindível” que os grupos selecionados, ainda que já tenham sido imunizados anteriormente, recebam a nova dose este ano.

“O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas 2018, pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção.”

Sintomas e prevenção

A orientação da pasta é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar disseminação, evitem aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença, o ministério recomenda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.

Agência Brasil






Um novo rumo para o MEC?

Abraham Weintraub, do MEC
Os três meses de Vélez custaram um tempo precioso a uma das áreas mais problemáticas que o governo Bolsonaro deve gerir. Já é quase um clichê exibir os indicadores que demonstram o quão precária está a educação brasileira. Nossos estudantes saem do ensino médio sem conseguir alcançar níveis mínimos de compreensão de texto e tampouco resolvem bem cálculos um pouco mais difíceis de matemática. Uma situação calamitosa como essa exigiria uma atuação profissional e eficiente. Competências que não foram demonstradas pelo atual ex-ministro.

O Ministério da Educação detém o maior orçamento da União, o que exige por si um bom administrador à frente da pasta. Mas a complexidade do sistema educacional brasileiro, com suas subdivisões e corresponsabilidades das esferas estaduais e municipais, seus programas e suas avaliações já consolidados exigem conhecimentos técnicos muito aprofundados do sistema. Além de assumir uma pasta cuja responsabilidade é o futuro intelectual das crianças e jovens, o tamanho do ministério pressupõe muito trabalho e uma capacidade de gerir um grupo enorme de pessoas. 

Mas os problemas educacionais brasileiros não se limitam apenas a aspectos técnicos. O MEC tinha sido, ao longo dos últimos governos de esquerda, o meio preferencial pelo qual agendas tidas como “progressistas” foram levadas adiante. Pautas como ideologia de gênero, educação sexual e propaganda marxista tiveram destaque durante os governos anteriores, e uma das preocupações da atual administração, seguindo princípios mais liberais e conservadores, era dar uma guinada brusca nos temas morais e ideológicos. 

O ministro da Educação tem a difícil missão de segurar duas rédeas ao mesmo tempo: por um lado deve ser técnico e competente para dar andamento à máquina administrativa do ministério; por outro deve estar alinhado com as convicções mais conservadoras do novo governo. 

A iniciativa do governo de tentar introduzir na educação uma visão de mundo mais em sintonia com a da população brasileira e a inclusão de novas políticas de alfabetização e ensino são boas notícias, mas a falta de habilidade em gerenciar o Ministério da Educação tem causado a impressão de que não é possível conciliar boas ideias e boa gestão. 

Seria lamentável se essa visão se consolidasse. Contudo, no Brasil, há exemplos de que uma gestão competente pode melhorar significativamente os indicadores educacionais, sinalizando que a educação brasileira pode dar certo. Isso demonstra também que no próprio meio educacional há gente capaz e com o perfil requerido pelo cargo. 

Bolsonaro indicou para a pasta o economista Abraham Weintraub. Por ser alguém que não tem larga experiência com educação, a escolha preocupa, e muito. O novo ministro é mestre em Administração pela FGV e é visto como uma pessoa alinhada aos princípios sustentados por Bolsonaro, e igualmente defende o combate ao “marxismo cultural”. Weintraub já fazia parte do governo, trabalhando como secretário-executivo da Casa Civil, segundo cargo mais importante da pasta, e chegou a integrar o governo de transição indicado pelo Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, com quem trabalhava até então. 

Após três meses de quase inatividade no MEC, a aposta de Bolsonaro tem de ser certeira. Até agora o trabalho de Weintraub como número dois da Casa Civil foi executado sem muitos sobressaltos, mas os desafios de assumir uma pasta tão grande certamente serão muito maiores. 

É determinante, portanto, que a sociedade acompanhe os primeiro passos do ministério e observe quais serão as novas diretrizes e os principais projetos a serem adotados. A nova gestão do MEC precisa demonstrar prontamente que não está para amadorismos.

Editorial
Gazeta do Povo


A mentira sobre os parques

Deve ser votado nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, o projeto do prefeito Nelson Marchezan sobre a concessão de áreas verdes a iniciativa privada. As empresas ficariam responsáveis pela manutenção dos parques e praças e explorariam comercialmente, espaços criados por elas, como bares, restaurantes, churrascarias, parques de diversão e museus. Os demais espaços permaneceriam livres, cuidados para que a população pudesse aproveitar ao máximo, sem que tenham cercas  e sem cobrança de ingressos, como infantilmente sugere a propaganda dos esquerdistas.

Na edição de hoje em Gaúcha ZH, o colunista Paulo Germano, trata do assunto e mostra, claramente, a intenção doentia de quem se diz de esquerda, em mentir descaradamente sobre o que contém o projeto. Querem exemplos?

"Imagine parques cercados e com cobranças de ingressos? Redenção, Parcão entregues à iniciativa privada? Nossa cidade não é mercadoria e não está à venda!", publicou no Twitter a deputada federal e ex-vereadora Fernanda Melchionna (PSOL).

Já o vereador Marcelo Sgarbossa, do PT, demonstra sua total irresponsabilidade política ao comentar algo que o projeto do prefeito não contém:

"Marchezan quer privatizar praças e parques por até 35 anos", afirma o vereador petista em vídeo postado nas redes sociais.

A opinião é compartilhada por muitos “defensores da cidade” que chamam a população para “impedir” que o projeto seja aprovado sob o argumento de que as comunidades não terão mais acesso aos parques praças, a não ser pagando.

Claro que o projeto pode merecer alguma contestação de um ou outro, mas nunca sob o argumento de que o acesso às áreas de lazer será proibido. Imaginem uma empresa que assumir a Redenção, por exemplo, e criar  restaurante,  lancherias, espaços para comercialização de produtos e, em troca, manter as áreas verdes bem cuidadas, os banheiros limpos, os monumentos preservados, vai cercar o parque ou impedir o acesso de pessoas? Muito pelo contrário, fará questão que o maior número de pessoas possível ande pela Redenção. Sem esquecer, é claro, que hoje já temos o parque infantil e o serviço de  passeios de trem , bicicletas e barcos, cobrados.

O Harmonia deixará de passar o ano inteiro fechado esperando pelo Acampamento Farroupilha e poderá ter amplos espaços para que sejam aproveitados pela comunidade o nos 365 dias do ano.

Quem tem alguma dúvida, por favor,  procure ler o projeto, tome conhecimento do que está previsto nele e faça um julgamento sem ideologia, sem preconceito, com um pensamento em favor da cidade que hoje vê seus parques sujos, mal cuidados, sem o carinho que certamente terão em troca da construção de espaços limpos e dignos para todos.

Por favor, não se iluda com a mentira sobre os parques.

Tenham todos um Bom Dia!