terça-feira, 26 de março de 2019






Criminoso com tornozeleira eletrônica circula com fuzil

Foto: Globo/Reprodução
O Globocop registrou, na manhã desta terça-feira (26), pelo menos 13 homens armados com fuzis circulando pelas ruas do Complexo do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. O flagrante foi feito no Bom Dia Rio.

Um dos homens calça chinelos e parece usar uma tornozeleira eletrônica.

O grupo apareceu vasculhando ruelas da favela com armas em punho, enquanto moradores pareciam se abrigar em casa. Outros suspeitos carregavam bolsas e mochilas
.
O Globocop também localizou uma barricada em chamas em um dos acessos à comunidade. Criminosos costumam enterrar vigas de ferro ou atear fogo em móveis para dificultar a chegada da polícia.

Às 8h, a PM informou que homens do 41º BPM (Irajá) foram à comunidade para uma operação.

Com G1/Globo






Cartão da BR Distribuidora

A Petrobras informou que sua subsidiária Petrobras Distribuidora S.A. (BR) está desenvolvendo, para daqui a 90 dias, um cartão de pagamentos que viabilizará a compra por caminhoneiros de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR (Cartão Caminhoneiro).

“O cartão servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens", informou a estatal.






Sancionada lei que atualiza o Código Municipal de Edificações
O prefeito Nelson Marchezan Júnior sancionou a Lei Complementar número 848, de origem do Executivo, que atualiza o Código Municipal de Edificações, de 1992, em relação ao uso de materiais. Pelo novo dispositivo legal, é permitida a aprovação de projetos inovadores e o uso de contêineres. A lei está publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) na edição desta segunda-feira, 25. O projeto de lei foi o primeiro a ser discutido e aprovado este ano (22 a cinco) na Câmara Municipal, em 6 de fevereiro.

SINE Municipal disponibiliza 211 vagas de emprego nesta semana
Estão disponíveis no SINE Municipal, a partir desta segunda-feira, 25, até serem preenchidas, 211 vagas de emprego. A maior oferta é para operador de máquinas operatrizes, com 50 postos, seguido de montador de andaimes (cenários), com 25 postos abertos.

Última semana para aderir ao parcelamento do IPTU 2019 de Porto Alegre
Termina nesta sexta-feira, 29, o prazo para adesão ao pagamento parcelado do IPTU 2019 de Porto Alegre. Os contribuintes que aderirem ao parcelamento, além de evitarem os custos dos procedimentos de cobrança, terão economia em relação à multa, que se mantém em 2% até a data. Em abril, a multa passará para 10%, conforme determina a legislação. 





Venezuela sofre novo apagão nacional

Foto: AFP/Reprodução
Diversas regiões da Venezuela, incluindo a capital Caracas, ficaram sem energia nesta segunda-feira (25), no segundo apagão a atingir o país em menos de 20 dias. Devido a isto, o regime chavista suspendeu as aulas e o dia de trabalho nesta terça-feira.

Segundo relatos de moradores nas redes sociais e informações da imprensa local, a região metropolitana de Caracas e o estado de Miranda (vizinho da capital) são os mais afetados pela falta de luz.

O apagão, que começou às 13h20 locais (14h20 no horário de Brasília), fez o metrô da capital ser fechado e os semáforos serem desligados. Os serviços de telefonia e de internet também não funcionam em Caracas.

A falta de luz também atingiu a região do palácio de Miraflores, onde fica o ditador Nicolás Maduro, assim como a sede de diversos ministérios. O prédio onde funciona a Assembleia Nacional, de maioria opositora, também ficou sem energia.

Testemunhas afirmaram que a falta luz atingiu as cidades de Barquisimeto e Barinas, ambas no oeste do país.

Em Maracaibo, segunda maior cidade venezuelana e capital do estado petrolífero de Zulia, moradores afirmaram que a energia está intermitente.





A raposa cuidando do galinheiro!

Não vou entrar no mérito da soltura do ex-presidente Michel Temer. Acusado de corrupção, ele foi preso e, alguns dias depois foi solto por ordem do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF-2. Até aqui, tudo bem, isto é, mais ou menos.

Acontece que o desembargador Athié, ficou afastado do cargo durante sete anos, alvo do Tribunal Superior de Justiça (STJ), acusado de estelionato e formação de quadrilha, em 2004. Suas atividades foram retomadas em 2011 por decisão do próprio STJ.

Eleito presidente da primeira turma especializada em direito penal, previdenciário e da propriedade industrial, o desembargador julgaria o habeas corpus de Temer, Moreira Franco e do coronel Lima, na sessão de amanhã, quarta-feira. Decidiu adiantar tudo e liberou os presos antes da data prevista.

Dá para se afirmar que isso é um fato quase corriqueiro na vida do desembargador. A primeira turma do TRF-2, é responsável julgamento da Operação Privat, um desdobramento da Lava Jato do Rio que investiga a Eletronuclear. Relator do processo contra o ex-presidente da companhia Othon Luiz Pinheiro, votou pela revogação da prisão do empresário, que havia sido determinada pelo juiz Marcelo Bretas.

Cabe ressaltar que na sessão de julgamento, o desembargador Antonio Ivan Athié comparou a propina a gorjeta, afirmando – “Nós temos que começar a rever essas investigações. Tudo é propina. Será que não é hora de admitirmos que parte desse dinheiro foi apenas uma gratificação, uma gorjeta? A palavra propina vem do espanhol e significa gorjeta”, destacou.

Além disso, Athié esteve envolvido em defender o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o ex-presidente da Delta Fernando Cavendish, acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Antes disso, Athié foi o único desembargador a defender a prisão domiciliar para Adriana Ancelmo, mulher de Sérgio Cabral, sob a justificativa de que ele precisaria cuidar dos filhos.

Ontem (25) o desembargador mandou soltar Temer, Moreira Franco e o coronel Lima, todos presos e acusados de atos de corrupção.

Fico imaginando se coisas semelhantes acontecem fora do Brasil. Um desembargador que ficou sete anos afastado sendo investigado por estelionato e formação de quadrilha, volta e não só retoma suas atividades normais como é eleito presidente de uma turma do TRF-2.

Por mais que muitos defendam sua atuação e seu “conhecimento jurídico”, impressiona o fato de ver um desembargador, que já foi altamente suspeito, decidir sobre assunto da mais alta relevância para o Brasil.

Athié, não tenham dúvidas, representa a raposa cuidando das galinhas.

Tenham todos um Bom Dia!