sexta-feira, 22 de março de 2019






Prisão de Temer é demonstração de força da Lava-Jato

Se a prisão do ex-presidente Michel Temer não chega a ser uma surpresa, devido aos inquéritos que tramitam sobre ele, e também à vulnerabilidade que passou a ter ao sair da Presidência e perder o foro privilegiado do Supremo, o fato coloca o Brasil mais uma vez em destaque no combate à corrupção, porque agora há dois ex-chefes do Executivo Federal detidos. Lula e Temer. Isso não acontece sempre em um país no estado democrático de direito.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Temer foi preso pelo braço do Rio de Janeiro da Lava-Jato, por decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, também responsável pela detenção do ex-governador Sérgio Cabral, seu grupo da Alerj e empresários, por falcatruas regionais. Assim como acontece com Cabral e Lula, Michel Temer não é alvo isolado: mandados foram expedidos para São Paulo, Rio, Porto Alegre e Brasília. Um deles, para o ex-ministro Moreira Franco, que assumiu cargos no primeiro escalão do governo anterior.

Um dos postos, o de ministro das Minas e Energia. Nele, de acordo com denúncias formuladas a partir da delação premiada do operador Lúcio Funaro e outros, Moreira participou de negociações para o recebimento de propinas obtidas com a empreiteira Engevix, responsável por obras na Usina Nuclear de Angra 3. Outro a colaborar com o MP é o próprio dono da empreiteira, José Antunes Sobrinho.

Nos depoimentos prestados, além de Funaro, surgem mais personagens já conhecidos, como João Baptista Lima, “coronel Lima”, amigo histórico do ex-presidente, com muitas evidências de que ajudava Temer a recolher as tais “contribuições não contabilizadas” desde muito tempo. O coronel (ex-PM) também aparece em investigações da participação de Temer, já vice-presidente da República, em acertos heterodoxos com empresas do Porto de Santos. Há promotor que considera a empresa do coronel, a Argeplan, na verdade do próprio ex-vice-presidente.

A demonstração de vigor da Lava-Jato vem no momento em que o Ministério Público, e em particular procuradores de Curitiba, sede da operação, acabam de ser derrotados no Supremo, na votação sobre o envio de denúncias de crimes de caixa 2 apenas para a Justiça Eleitoral. Tese que acabou vitoriosa por apenas um voto, apesar da argumentação sobre a falta de estrutura e de condições técnicas de esta Justiça investigar casos sérios de corrupção ocorridos não apenas em torno de eleições e campanhas. Do tipo destes que envolvem Temer e o ex-ministro.

A exibição de força da Lava-Jato parece um alerta aos que desejam conter a devassa por que passam políticos e empresários próximos do poder.

Editorial de O Globo






FASC anuncia novos albergues

Foto: PMPA/Divulgação
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) terá três albergues em Porto Alegre, a partir de junho de 2019. Os locais vão oferecer o serviço de acolhimento institucional em regime de pernoite para adultos em situação de rua. Cada albergue deverá atender 50 beneficiários/pernoite (das 19h às 7h), totalizando 150 vagas.

A Fasc publicou, no Diário Oficial, o chamamento público para organizações da sociedade civil interessadas em prestar o serviço. 
Nesse espaço é ofertado lugar para dormir, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamentos à rede de saúde, quando necessário.

O serviço será em local adaptado, em ambiente que assegure espaço para pernoite para pessoas em situação de rua, composta por equipe e metodologia adequadas para prestar atendimento qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas. 

Poderão participar do chamamento público organizações da sociedade civil que atuem na Assistência Social e comprovem possuir experiência em atividade similar
.





Preso com  direito a regalias!

A prisão de mais um ex-presidente, escancara no que foi transformado o Brasil nos últimos anos. A corrupção tomou conta de praticamente todos os setores da vida pública e quase não há um só órgão, um município, sem que haja algo a ser investigado, normalmente de desvio de dinheiro público.
Ontem foi a vez do ex-presidente Michel Temer, do MDB, duas vezes eleito na chapa encabeçada pelo PT com Dilma Rousseff. Ou seja, homem de extrema confiança de Lula, Dilma, e cabeças coroadas do Partido dos Trabalhadores. Mesmo tendo sido chamado de golpista por aqueles que votaram nele duas vezes, Temer fazia parte de um projeto que, como se viu, tinha na corrupção seu grande trunfo.
Algumas coisas, no meu entender, são inexplicáveis quando se trata de falar nos condenados que cumprem prisão fechada. Entre elas estão as regalias oferecidas ao preso que, além de estar num peça com televisão, rádio, esteira para exercícios, telefone celular e livre acesso ao Twitter.  Querem um exemplo? Então leiam o que o condenado Luiz Inácio, livremente, publicou nas redes sociais ao saber da prisão de seu companheiro Temer:

"A Lava-Jato tenta desviar a atenção do descrédito em que estava caindo e do fundo de 2,5 bilhões que negociaram com os EUA. A Força Tarefa não precisa de pirotecnia para sobreviver, precisa de sobriedade". 

Em outra postagem, o ex-presidente diz que "instituições poderosas como o MP (Ministério Público) e a PF (Polícia Federal) não podem ficar fazendo espetáculo". 

Quem afirmar que isso não, pode ser permitido a quem está condenado por corrupção, lavagem de dinheiro, recebimento de propinas, será chamado de fascista, coxinha, defensor da ditadura e ouros ‘elogios’ mais pesados.

Acontece que me criei vendo corrupto ser preso, ser colocado em cadeia pública e sem direito a qualquer regalia, principalmente depois de ser condenado em segunda instância. Cela ou cadeias especiais, não se justificam depois que o envolvido for condenado definitivamente. O que, sem dúvidas, é o caso de Lula que segue comandando o PT, dando declarações via Twuitter de dentro de uma sala na Polícia Federal de Curitiba. Se é assim com ele, certamente será com Temer, um ex-presidente envolvido em falcatruas tão graves quanto as do petista.

Fico espantado quando vejo um preso dar palpites, de dentro da cadeia, ofendendo e criticando  instituições e pessoas, livremente, de dentro da prisão. Daí fico me perguntando: será que em outros países acontece o mesmo?

Acho que só aqui no Brasil preso e condenado tem direito a tantas regalias.

Tenham todos um Bom Dia!