terça-feira, 19 de março de 2019




Caso Bernardo: MP quer aumentar penas 
Foto: Agência RBS
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) apresentou recurso nesta terça-feira (19), para tentar aumentar as penas dos condenados pela morte de Bernardo Boldrini. Na última sexta-feira (15), Leandro Boldrini, pai do menino morto aos 11 anos e enterrado em uma cova rasa, Graciele Ugulini, madrasta da criança, e os irmãos Edelvânia e Evandro Wirganovicz foram sentenciados a penas que somam cerca de 100 anos

O documento foi apresentado pelo promotor de Justiça Bruno Bonamente. Os promotores discordam de alguns parâmetros usados pela juíza Sucilene Engler para calcular a pena de cada um dos acusados. 

As razões para o recurso serão apresentadas quando o prazo para o trâmite for aberto. Isso deve ocorrer após a degravação de todo o julgamento ser anexada, segundo o MP-RS. A acusação analisará a situação dos quatro réus.  
Com GZH




CPI da Lava Toga


Arquivamento. Os senadores Kátia Abreu (PDT-TO), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Gomes (MDB-TO), que assinaram o primeiro requerimento para criação da CPI da Lava Toga, desistiram antes que a comissão fosse instalada. O jornal Estadão apurou que ministros do STF trataram do assunto diretamente com senadores.

Segundo Kátia, ela falou por telefone com o ministro Gilmar Mendes antes de recuar. Para a senadora, este não é o momento para abrir uma crise institucional no País. Em entrevista ao Estadão, disse que houve ameaça de retaliação por parte de ministros.


Trump apoia entrada do Brasil na OCDE

Foto: Agência Reitres/Reprodução
Em encontro na Casa Branca com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (19) que apoia o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A declaração foi dada à imprensa durante reunião entre os dois presidentes, em Washington. Bolsonaro chegou à Casa Branca às 13h04 e foi recebido logo na entrada do prédio por Trump.
Mais cedo, o presidente brasileiro se reuniu com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

"Eu estou apoiando os esforços deles [brasileiros] para entrar [na OCDE]", disse Trump, ao lado de Bolsonaro. Ele não deu mais detalhes sobre o assunto.

A OCDE atua como uma organização para cooperação e discussão de políticas públicas e econômicas que devem guiar os países que dela fazem parte. Para entrar no acordo, são necessárias a implementação de uma série de medidas econômicas liberais, como o controle inflacionário e fiscal. Em troca, o país ganha um "selo" de investimento que pode atrair investidores ao redor do globo.

Troca de camisas

Foto: Reuters/Reprodução
No encontro, os presidentes trocaram camisas das seleções de futebol do Brasil e dos Estados Unidos e citaram a admiração mútua pelo ex-jogador Pelé, considerado o rei do futebol.





Feira de serviço para mulheres


Foto: PMPA/Divulgação
Desde as 10 horas de hoje, no Largo Glênio Peres, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte desenvolve uma Feira de Serviços para Mulheres, dentro da programação do Mês da Mulher.

Elas tem acessoa serviços como orientação para ingresso no mercado de trabalho, direitos de consumidoras, encaminhamento de certidões, assessoria jurídica, além de atendimento de saúde com teste de glicose, aferição de visão e aula aberta de yoga e massagem. A programação inclui ainda apresentação da Banda da Brigada Militar no encerramento da Feira, às 17 horas.

A titular da SMDSE, Comandante Nádia, lembrou que a mulher bem informada sobre serviços públicos gratuitos é mais independente, autônoma e com condições de protagonizar ações de sua vida. "Estamos fazendo uma amostra de tudo o que há na cidade para as mulheres usufruírem", comentou.




Trincheira da Cristóvão será liberada hoje

Foto: PMPA/Divulgação
Será liberado, a partir das 15 horas, o trânsito na trincheira da Avenida Cristóvão Colombo. Graças a uma parceria entre moradores, comerciantes e empresários da região com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a liberação da obra foi possível. Um muro de proteção, pintura e instalação de sinalização pela EPTC, permitiram que o trecho seja liberado depois de dois meses de trabalho da Prefeitura. 
O trecho a ser liberado é o que passa por baixo da Rua Dom Pedro II e possibilitará o fluxo pela Cristóvão Colombo entre a Plínio Brasil Milano e a Benjamin Constant.

Baile da Cidade volta para a Redenção

Foto: PMPA/Divulgação
No próximo sábado, dia 23, o tradicional Baile da Cidade, o Parque Farroupilha (Redenção) estará de volta a seu local de origem. Com entrada gratuita, o baile sempre reuniu milhares de pessoas, começando na parte da tarde e terminando a meia noite.
A partir do meio dia serão oferecidos serviços de saúde em parceria com o Hospital de Pronto Socorro. Às 15 horas começa o esquenta e a série de shows que reunirá, entre outros, o DJ Xaropinho, Léo D'Lucca, Pedro Ernesto Denardin, Tchê Barbaridade, finalizando com o baile que teerá animação da Cia. Show 4.


Encontro de Bolsonaro e Trump


Em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro será recebido nesta terça-feira (19) pelo colega norte-americano Donald Trump na Casa Branca.

Bolsonaro e a comitiva de ministros e assessores que o acompanhou à América do Norte desembarcaram no último domingo (17) em Washington. Eles retornam para Brasília na noite desta terça.

Nos últimos dois dias, o presidente brasileiro participou de um jantar na casa do embaixador brasileiro Sérgio Amaral, foi à Câmara de Comércio e visitou a sede da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) na capital norte-americana.

Bolsonaro abre o último dia de compromissos em Washington com uma audiência com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Compromisso mais aguardado da agenda de Bolsonaro nos EUA, o primeiro encontro com Donald Trump ocorrerá no início da tarde na Casa Branca. Os dois chefes de Estado conservadores devem discutir durante a audiência comércio bilateral, parcerias estratégicas na área militar e a situação política e econômica da Venezuela.


Beto Richa é preso novamente


O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) foi preso pela terceira vez na manhã desta terça-feira (19). A prisão ocorreu em um desdobramento das investigações da Quadro Negro, do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que apura desvios de recursos na construção de escolas no estado. A operação foi batizada de “Entre Amigos”.

Além do ex-governador, também foram presos Ezequias Moreira, que foi secretário especial de Cerimonial e Relações Exteriores no governo do Paraná, durante a gestão do tucano; e Jorge Atherino, empresário ligado a Richa.

Além das prisões, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (19). As buscas estão sendo realizadas nas residências de Richa, Atherino e Moreira e também em dois imóveis da família Richa no litoral, em Matinhos (PR) e Porto Belo (SC).

Richa foi preso no apartamento onde mora, em Curitiba, e ainda está na residência. Ele deve ser levado à sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) ainda durante a manhã.
.






Voltamos!


Como diria, ou cantaria o Roberto Carlos, "eu voltei, agora pra ficar". Foram mais de dois meses de separação, dois meses em que o machadofilho.com ficou parado, sem atualizações. Os motivos, vou informando aos poucos, mas posso adiantar que muito se deve ao período de férias, depois o carnaval e uma certa parte ao meu estado de saúde. Com 77 anos, quase 78, a gente tem que se cuidar muito, ou seja, não pode relaxar. Mas agora está tudo bem.

Fiz algumas modificações no blog e, devagar, vocês passarão a conviver com elas. Nada de muito grande, mas pequenas mudanças no visual e no conteúdo. Espero que gostem.
A partir de agora, por exemplo, vamos postar todos os dias noticiários específicos do Governo do Estado, Assembleia, Prefeitura, Câmara, Política, Polícia, Esportes, Cinema & TV e uma Agenda com informações diversas.
Claro que teremos um Bom Dia e sempre que for importante, uma Opinião.
Muita coisa mudou nos últimos meses. Mudou o Presidente da República, mudou o sistema, o governador é outro, deputados e senadores, muitos deles, não estão mais na Assembleia ou em Brasília e outros novos chegaram.
Estamos vivendo, ao mesmo tempo,o campeonato gaúcho, o gauchão, e a disputa da Libertadores da América. No gauchão, a liderança é do Grêmio, mas na Libertadores, o Internacional tem seis pontos em dois jogos e o Grêmio apenas um. Mas é só o começo.
O caso Marielle, finalmente teve desvendado o mistério sobre quem são os atiradores.Falta identificar se houve mandante, o mesmo servindo para a facada que o Adélio desferiu contra o candidato Bolsonaro. Lula segue preso e vai completar seu primeiro ano de cadeia, a não ser que o STF mude as regras. Aliás, por falar em STF, as coisas não andam muito boas para o lado de certos ministros. Tirando o silêncio quase que absoluto do PT, os brasileiros em sua maioria, querem a cabeça de muitos dos onze que fazem parte de nossa Suprema Corte.
De resto, vamos vivendo as tragédias que chegaram com 2019. Brumadinho, São Paulo, Rio de Janeiro, Suzano, só para ficar no Brasil. Sem contar, é claro, com o caso do menino Bernardo, que entristeceu o Rio Grande do Sul, mas que acabou com a condenação dos réus.
Para começar, acho que consegui sintetizar um pouco do que está acontecendo e mostrar que vou noticiar muita coisa por aqui.
Antes de encerrar, quero agradecer a todos que, de alguma maneira, seguiram me prestigiando. Prometo muita coisa boa (ou ruim) para todos os dias.

Grande abraço e um Bom Dia!