quarta-feira, 7 de novembro de 2018

➤"TEMOS QUE RESISTIR!”

Uma homenagem à "classe média consciente"

Não sei quem é o autor do texto, mas é muito bom.

Tô só vendo essa onda de RESISTÊNCIA, abismada com a cara de pau de alguns.

Rio de Janeiro entregue ao tráfico e às milícias e agora você resolveu ter medo? Nordeste, Centro Oeste e São Paulo tomados pelo PCC, matando pai de família, e você só resolveu ter medo agora? Rio Grande do Sul quebrado, sem dinheiro pra pagar funcionários e você tava resistindo onde? Professores sendo brutalmente agredidos em salas de aula, pessoas morrendo nos corredores dos hospitais e das UPAS de todo o país e onde estava a sua resistência mesmo?

Onde a sua brava resistência estava quando 108 policias foram enterrados só no Rio de Janeiro? Onde estava a sua resistência quando uma mãe foi assassinada na frente da família com uma faca no peito porque se assustou com bandido? Onde estava a sua magnífica resistência quando um pai de família foi morto com um tiro de fuzil, só porque demorou a tirar o cinto de segurança? Onde a sua revolucionária resistência estava quando um marido teve que enterrar sua esposa porque ela foi morta por não ter dinheiro para dar pro bandido?

Onde estava essa mesma resistência de BOSTA quando uma menina de 9 anos brincava na rua e foi brutalmente assassinada por causa de uma dívida de drogas? Você não está preocupado com PORRA NENHUMA! Há anos nossa liberdade foi cerceada e brancos, negros, mulheres, gays, travestis, índios etc. morrem e você aí calado.

"Aiiii, o COISO vai tirar a nossa democracia; aiiii, vai matar negros e LGBTs; aiiiii, vai liberar armas e vai ser uma carnificina".

Você ainda não percebeu que vagabundo tá assaltando barzinho de AK-47, shopping de AR-15? Em que planeta você vive? E os mortos nos hospitais por falta de médicos e remédio? Onde sua indignada resistência estava quando os corruptos saquearam o Brasil e botaram cidades inteiras na miséria?

Foram 13 milhões de desempregados e você estava protestando onde mesmo? Nas 69 mil mortes violentas você, resistência, estava onde? Com 19 mil empresas fechadas em dos anos você protestou? CLARO QUE NÃO!

Porque não feria a SUA existência. E você quer convencer a quem de que AGORA você tem medinho? Adolescentes influenciados, até entendo, mas VOCÊ?

*Publicado no Blog do Prévidi em 07/11/2018

➤BOM DIA!

Só com camisa de força!

Já tinha escutado ontem, mas hoje fui dar uma lida melhor no noticiário que informa que o PT entrou com uma representação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) nesta 3ª feira (6) pedindo a investigação da nomeação do juiz federal Sérgio Moro para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. O partido solicita que o magistrado fique impedido de assumir a pasta durante as investigações.

Se a senhora e o senhor não acreditam, leiam novamente. O que abre meu comentário é a mais pura verdade e reflete o grau de inconformidade do PT e dos petistas com o julgamento do ex-presidente e líder maior do partido, condenado e preso em Curitiba.

Uma das alegações dos destrambelhados dirigentes (?) comandados por Gleisi Hoffmann, envolvida em acusações de uso indevido de dinheiro fruto de propinas e assessorada pelo derrotado Fernando Haddad, é de que o juiz Sérgio Moro não teve imparcialidade no julgamento do chefe da quadrilha.

Esquecem, é bem provável, que todas, ou quase todas as decisões de Moro foram confirmadas por Desembargadores da TRF4, por unanimidade. Normalmente, eles acabaram aumentando a pena imposta pelo Juiz da Lava Jato.

Esquecem, é bem provável, que o julgamento foi realizado muito antes da campanha eleitoral e do convite, e que muitos petistas, incluindo ex-ministros e vários tesoureiros do partido, também foram condenados e presos.

Esquecem, é bem provável, que a ex-presidente Dilma, que sofreu impeachment por crimes cometidos no governo, tentou nomear seu mentor Ministro para evitar que ele fosse condenado e preso. Não adiantou nem o “tchau querida”, pois além de não assumir, provou que lugar de ladrão é na cadeia.

Agora, quando um juiz honrado, um cumpridor das leis, que condena corruptos e ladrões aceita ser Ministro da Justiça, é questionado pelos maiores ladrões do Brasil, os que, dependendo da Lava jato, breve estarão condenados e presos como seu chefe.

Como escreveu um amigo no Facebook, “Dilma queria nomear um ladrão para cuidar da Casa Civil, mas Bolsonaro não pode convidar um Juiz para cuidar da Justiça”

Definitivamente, o caso dessa gente só será resolvido com cadeia ou camisa de força. Ou as duas coisas!

Machado Filho

➤ARTIGO

Moro no Ministério da Justiça:
não era nem para estarmos discutindo isso

Foto: Gazeta do Povo/Reprodução
Se alguém demonstra tamanho empenho e eficiência no combate à corrupção, por que mantê-lo limitado à jurisdição de um juiz federal de primeiro grau em Curitiba?

Imagine que você é um empresário, e um dos seus empregados tem, ano após ano, um excelente desempenho: alta produtividade, ótimos resultados, espírito de equipe, excelente know-how, etc. Você o promove ou não o promove?

Imagine que você é esse empregado: você aceita ou não aceita a promoção?

A nomeação de Sérgio Moro para o Ministério do Justiça nada mais é do que o efeito natural do trabalho que ele exerceu nos últimos anos – e por “últimos anos” entenda-se anos antes do início da Lava Jato, quando o juiz ainda trabalhava no caso Banestado (entre 2003 e 2007), na Operação Farol da Colina (2004) e até no Mensalão (como auxiliar da ministra Rosa Weber), contribuindo ao todo com mais de 300 condenações.

Se alguém demonstra tamanho empenho e eficiência no combate à corrupção, por que mantê-lo limitado à jurisdição de um juiz federal de primeiro grau em Curitiba? Por que não expandir sua atuação a todo o imenso universo de estatais e órgãos públicos vinculados, direta ou indiretamente, ao Governo Federal?

Por causa da narrativa petista de que Moro bancou a Lava Jato por interesses políticos? Ora, bolas! Alguém fora da Lacrolândia realmente cai nesse conto da carochinha?

Quer dizer que Moro, em julho de 2017 (quando condenou o Lula), estava prevendo que Bolsonaro se tornaria presidente? Quer dizer que, em 2014, quando começaram as investigações da Lava Jato (que naturalmente chegariam a Lula), ele já previa que Bolsonaro seria presidente, quando este próprio ainda nem sonhava com isso?

Quer dizer que os três desembargadores do TRF-4 que mantiveram a condenação de Lula e ainda agravaram a pena também estavam mancomunados com o mirabolante plano de Moro de ser ministro do futuro governo Bolsonaro? O mesmo vale para os cinco ministros do STJ e mais seis do STF que negaram sucessivos habeas corpus impetrados pela defesa de Lula?

Quer dizer que o Ministério Público, que propôs a denúncia com vastas provas produzidas pela Polícia Federal, também estava, junto com esta, envolvido no mirabolante plano de Moro? E também a imprensa, que deu ampla cobertura do caso, inclusive publicando muitas das provas juntadas aos autos?

Agora, se os efeitos dessa tese sobre a reputação da Lava Jato são o malefício da decisão de Bolsonaro e Moro, que tal o compararmos com os seus benefícios?

"O Ministério da Justiça é o principal braço do presidente da República no que se refere a políticas de combate à corrupção. É ele o responsável pela nomeação (mediante chancela do presidente) do diretor-geral da Polícia Federal, entidade competente para abrir inquéritos envolvendo todas as estatais e órgãos vinculados ao Governo Federal. No “superministério” montado pelo presidente eleito, Moro também coordenará a Controladoria Geral da União (CGU) , órgão responsável pelo controle interno, auditoria pública, correição, ouvidoria, prevenção e combate à corrupção, e também o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão responsável por disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar ocorrências suspeitas de atividade ilícitas relacionada à lavagem de dinheiro.

A pergunta então é simples: Moro no Ministério da Justiça é um avanço ou um retrocesso na política nacional de combate à corrupção? É uma mácula na Lava Jato ou uma medalha no seu peito?

Não era nem para estarmos discutindo isso...

Victor Gadelha*/Gazeta do Povo

*Victor Gadelha é advogado, formado pela USP