quinta-feira, 27 de setembro de 2018

➤BOA NOITE!

SEMANA DA MÚSICA SUL-AMERICANA
LUIS BORDON – PARAGUAY
ÍNDIA


➤GAROTINHO

TSE barra candidatura ao governo do Rio

Anthony Garotinho - Foto AFP/Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou nesta manhã por unanimidade a candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do Rio de Janeiro. Os sete ministros da Corte Eleitoral votaram pela manutenção da impugnação da candidatura de Garotinho determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) devido à condenação do ex-governador em segunda instância por improbidade administrativa no TJ-RJ. O Tribunal determinou ainda para que a campanha seja imediatamente suspensa e que seja proibido o repasse de novos recursos do fundo eleitoral para a chapa.


Apesar de votar pela impugnação da candidatura, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber foi a única a defender que o ex-governador poderia continuar a realizar atos de campanha enquanto houver recursos pendentes ao Supremo Tribunal Federal (STF), e acabou sendo voto vencido nesta parte. Com a nova derrota, o ex-governador ainda pode tentar um recurso extraordinário no STF para tentar suspender a decisão do tribunal ou mesmo entrar com embargos da decisão no próprio TSE. Mesmo tendo direito a recurso, Garotinho só pode voltar a disputar eleição se conseguir uma liminar. A mera apresentação do recurso ao tribunal não gera o chamado efeito suspensivo.

O nome de Garotinho continuará na urna eletrônica por que já terminou o prazo para alterações no sitema do TSE. Mas, nenhum dos eventuais votos que venham a ser dado ao candidato terão validade. A assessoria do TSE não soube informar como serão computados os votos para Garotinho. A advogada Gabriela Rollemberg, que representa o ex-governador no caso, informou que deve entrar com embargos da decisão no TSE e que a defesa está tentando recursos nos processos em que Garotinho foi condenado para tentar reverter a inelegibilidade. De acordo com a advogada,caso a decisão não seja revertida, os votos para Garotinho nas urnas serão computados, mas não serão divulgados.

Garotinho teve sua candidatura barrada por unanimidade pelo TRE-RJ em sessão do dia 6 de setembro e recorreu ao TSE para continuar em campanha enquanto houvesse recursos da decisão ao TSE. A decisão do TRE teve como base a sentença da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio que, em julho, condenou Garotinho por improbidade administrativa em um processo no qual é acusado de envolvimento em um esquema que desviou R$ 234,4 milhões da Secretaria Estadual de Saúde.

Portal O Globo

➤É O QUE PENSO!

A Vida é muito maior!


Quem me conhece sabe que sou um cara de não ficar parado. Posso até não ser nenhum exemplo, mas procuro me manter ativo e participativo e, mesmo com meus 77 anos, sigo trabalhando e desenvolvendo minhas atividades normalmente. E já estou aposentado pelo INSS.

Há mais ou menos uns três meses fui assustado por meu urologista que solicitou uma biópsia depois de constatar um índice elevado do meu PSA.

Dito e feito. O resultado apontou dois tumores malignos. Pequenos, quase ínfimos, é verdade, mas estavam lá e necessitavam urgentemente de uma providência. Disse o urologista, que eu não precisaria de quimioterapia, mas sim de radioterapia, já que meu problema estava apenas começando.

Fui ao Instituto do Câncer do Hospital  Mãe de Deus e passei por vinte sessões de radioterapia. De segunda a sexta, todas as semanas, minha mulher e eu nos dirigimos até a Rua Orfanotrófio, onde fica o COR, para o tratamento.

O programa Consumidor em Pauta, que apresento diariamente na TVE, precisou ter algumas edições gravadas por coincidência de horários, mas principalmente por meu estado emocional que, mesmo com toda a força que fiz, teimava em permanecer castigando meu cérebro.

Juro que foi difícil me sentir entre pessoas portadoras de câncer, durante um mês inteiro. Hoje vejo que a força de toda aquela gente com quem convivi no COR, me ajudou a ultrapassar um período que não desejo para ninguém.

Sem contar com a atenção dos funcionários do Instituto, sua equipe de médicos, atendentes, enfermeiras, técnicos, todos preparados para fazer com que os pacientes ficassem tranquilos, passando uma corrente positiva a cada um.

Dos familiares, dos amigos, dos parceiros, nem falo. A força que me transmitiram, acho que nunca terei como compensar. Mas eles sabem que meu agradecimento será eterno.

Ontem, dia 26, fiz o primeiro exame de PSA total, exatamente um mês depois de concluir meu tratamento, solicitado pelo radio terapeuta que já havia me alertado que esperava uma redução gradativa do índice. Foi mais um momento de extrema expectativa pelo resultado, que só chegou no começo da noite.

Só quem passou por alguma coisa parecida, poderá imaginar a emoção que senti, ao lado de minha escudeira, companheira fiel, parceira, amiga e mulher, ao abrir o computador e ficar sabendo que dos 6,8 constatados antes, meu PSA baixara para 2,6. Depois de um longo abraço, choramos, e corremos para contar para a Gabriela.

Hoje, ao olhar para a foto que fiz enquanto aguardava uma das 20 sessões de radioterapia, fico imaginando o quanto pode existir de solidariedade, de amor e de compreensão no coração das pessoas, muitas que jamais te viram, mas que te tratam como velhos e fieis amigos.

Terça-feira tenho consulta para apresentar o resultado ao médico, mas até lá quero viver e dividir com vocês a alegria de saber "QUE A VIDA É MUITO MAIOR"

É o que penso (e sinto)!

Machado Filho

➤Ex-mulher de Bolsonaro

‘Não faço ideia de como surgiu essa história’


A advogada Ana Cristina Valle, de 51 anos, ex-mulher do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, negou nesta quarta-feira, 26, ter acusado o ex-marido de ameaçá-la de morte, como consta de um documento interno do Itamaraty. “Numa separação sempre há tensões, mas jamais falei aquilo, nem meu (atual) marido falou. Não faço ideia de como surgiu essa história”, disse ela em sua casa, em Resende, no sul fluminense.

Mãe de dois filhos, um deles com Bolsonaro, avó de uma menina e atuante nos bastidores da política há 26 anos, Ana Cristina disputa agora sua primeira eleição – tenta se eleger deputada federal pelo Podemos. Um dia após a divulgação do documento do Itamaraty que menciona a suposta ameaça, a advogada disse estar “indignada”.

“Nunca falei com ninguém da embaixada brasileira na Noruega. O telegrama do Itamaraty diz que eu cogitei pedir visto, mas isso não faz nenhum sentido. Naquela época (2011) eu já morava na Noruega havia dois anos, e tinha autorização para morar lá, com situação absolutamente regular. Não precisaria pedir asilo.” Segundo o documento do Itamaraty, que é um telegrama, ela mencionou a hipótese de pedir asilo na Noruega devido à ameaça feita por Bolsonaro. 

Ana Cristina trabalha como chefe de gabinete do vereador Renan Marassi (PPS), que está no primeiro mandato em Resende. Ela, no entanto, está afastada para fazer campanha. Como candidata, adota o sobrenome do ex-marido, que conheceu quando trabalhava como assessora parlamentar em Brasília.

Na Câmara, Ana é discreta, segundo funcionários. A discrição caracteriza também a campanha para deputada. Por falta de dinheiro, segundo ela, a campanha é feita exclusivamente pelas redes sociais – não foram feitos santinhos, por exemplo. Além do sobrenome do ex-marido, Ana Cristina adota ideais semelhantes aos de Bolsonaro. 

“Sou veementemente contra o aborto, contra a cartilha que vinha sendo disponibilizada nas escolas infantis contendo material sexual e totalmente a favor da redução da maioridade penal, inclusive minha monografia de conclusão de curso tratou da imputabilidade penal e a idade cronológica, baseando-me no projeto de lei do Jair.”

Agência Estado

➤Gustavo Nogy/Gazeta do Povo

A grande verdade é que tudo é uma grande mentira
 

O conspiracionismo é a filosofia de boteco da classe-média ordeira, medianamente intelectualizada e pouco criteriosa em matéria científica. Esse espírito nem-muito-nem-tão-pouco faz com que o conspiracionista se atenha apenas aos fatos ou às fontes que corroborem sua narrativa. Ele já saiu do lugar, não é mais ignorante; ele parou no meio do caminho, não é sábio o suficiente.

O raciocínio é sempre límpido, seco e vai em linha reta: “isso tem a ver com aquilo que explica aquilo outro que foi comprovado por alguém que foi banido da universidade, da imprensa, das grandes corporações”; “eu conheço um rapaz que tem um primo que tem um sobrinho que trabalhou na NASA”.

Os americanos, ótimos em fazer dinheiro com tudo, perceberam que há demanda e criaram a oferta: dezenas, centenas de filmes, séries e programas de tevê que comprovam qualquer coisa que se queira ver comprovada. Tudo depende do Zeitgeist, conforme o medo do freguês. Basta encomendar.

Quais eram nossos medos na década de 70? Quais eram nossos medos na década de 80? Quais são nossos medos hoje? Procurem na literatura, nas reportagens e nos documentários de época que, muito provavelmente, vocês encontrarão os temores urbanos retratados com imaginação artística e esperteza comercial.

Um bom roteirista manipula esses sentimentos com facilidade. É como o adulto que, escondido atrás da porta, grita “Buh!” para criancinha. Mesmo depois de crescidos, conservamos nalgum lugar da psique o gatilho que dispara esse “Buh!” Nenhum adulto é adulto o bastante para se livrar disso. Freud explica. Psicólogos de subúrbio, vendedores de seguros, pseudofilósofos e cartomantes experientes também explicam.

Este nosso tempo, mais do que qualquer outro, é terreno fértil para o conspiracionismo. Um dos princípios clássicos da suspeita é a certeza de que tudo de alguma maneira está ligado a tudo e tudo tem outra explicação que não é revelada aos mortais que somos. Some-se a isso a informática, as transferências bancárias, a criptografia e a internet, o resultado não poderia ser diferente:

Buh!

Esse mecanismo funciona em qualquer direção, e assusta criancinhas de direita e de esquerda, religiosas e ateias: as eleições estão perdidas ou vencidas, porque há fraude nas urnas (quando o adversário vence); o Holocausto não aconteceu; judeus dominam o mundo; judeus são vítimas de todo mundo; a Igreja Católica guarda segredos terríveis; a maçonaria não consegue mais guardar segredos terríveis; tudo é comunismo; tudo é fascismo; existem extraterrestres na Área 51; existem americanos na Área 51; os deuses eram astronautas; os astronautas não foram para a Lua; a Lula nem mesmo existe; soja provoca homossexualismo; homossexualismo provoca Pablo Vittar; vacinas fazem mal; antidepressivos não funcionam; fosfoetanolamina cura câncer; as indústrias farmacêuticas já têm a cura do câncer, mas não a divulgam; os americanos foram responsáveis pelo 11 de setembro; o governo Obama foi manipulado pelos muçulmanos; o governo Trump é manipulado pelos russos.

Tem para todo mundo.

O que há de comum é que os crentes de teorias da conspiração são implacáveis em sua, aspas, lógica. Alimentam-se de dados quase sempre alternativos, leem subliteratura que envergonharia os melhores autores de pulp fiction doutras décadas, não confiam em rigorosamente nada que venha do mainstream, confiam em rigorosamente tudo que venha de fontes marginais, recortam os fatos de seu contexto original e os colam num contexto derivado, desconsideram informações ou estudos discordantes e, principalmente, reorganizam a história conforme as expectativas previamente determinadas, num apelo bobo à petição de princípio: dão por pressuposto justamente aquilo que seria preciso provar. Feito isso, basta pegar uns pedacinhos de verdade (por ex: todo sistema eletrônico é, por definição, violável) para encaixar numa grande e escandalosa mentira (por ex: se todo sistema eletrônico é, por definição, violável, então é evidente que todos são violados). O que é impossível de comprovar, comprovado está.

Como dizia o perspicaz Chesterton, “louco não é quem perdeu a razão; mas quem perdeu tudo, menos a razão”.

➤Ciro Nogueira

PF faz buscas em inquérito que investiga senador


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (27) operação de busca e apreensão em dois endereços relacionados ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), em Teresina, no Piauí.

Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em inquérito que apura os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa supostamente praticados por empresários, políticos e doleiros.

Ciro Nogueira é candidato à reeleição no Senado. De acordo com a pesquisa Ibope divulgada no fim da semana passada, Ciro Nogueira liderava as intenções de voto, com 36%.

As investigações tiveram início a partir de acordos de colaboração premiada firmados por executivos da Odebrecht com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo investigadores, os depoimentos dos empresários apontaram os caminhos percorridos pelo dinheiro que teria sido desviado de obras públicas concedidas à empresa.

Portal G1