segunda-feira, 24 de setembro de 2018

➤FUTEBOL

BRASILEIRÃO 2018 - 26ª RODADA

SÉRIE A

Segunda - 24/09
20 horas
Chapecoense 1 X 2 Fluminense - Arena Conda
Vasco 2 X 1 Bahia - São Januário

CLASSIFICAÇÃO

➤BOA NOITE!

SEMANA DA MÚSICA SUL-AMERICANA
LEO ROJAS – PERU
EL CONDOR PASA


➤Segunda via do título

Prazo para requerer termina nesta quinta-feira


Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. O documento não é o único aceito no pleito de outubro e o eleitor pode se apresentar com outros, desde que seja oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte.

Para solicitar a segunda via do título, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou ainda ter recebido multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e leis conexas. Multas devem ser pagas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pelo cartório eleitoral e podem variar de R$ 1 a R$ 35,14.

Título digital
Eleitores que estiverem com a situação regular também podem optar pela versão digital do título de eleitor que pode ser obtida gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, disponível para smartphones gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

Pelo aplicativo é possível saber o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, até sua seção eleitoral. Além disso, ele também oferece serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.

O local de votação também pode ser conhecido com uma pesquisa simples no portal do TSE, por meio da seção Serviços ao eleitor “Título de eleitor”, título e local de votação. A consulta pode ser feita pelo nome do eleitor ou número do título, data de nascimento e nome da mãe. Os eleitores que perderam o prazo final do alistamento, no dia 9 de maio, não poderão votar nas Eleições de 2018. Essa foi a data limite para requererem inscrição eleitoral, transferência de domicílio, alteração de título eleitoral ou transferência para seção eleitoral especial (eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida).

Agência Brasil

➤PRESIDENCIÁVEIS


Saiba o que fizeram e disseram os cinco candidatos melhor colocados nas pesquisas, nesta segunda-feira (24)

MARINA SILVA  (Rede)
Marina propõe aluguel de terras de pequenos agricultores para instalar fazendas de energia solar

Presidenciável da Rede afirmou em entrevista  que medida criaria renda extra para pequenos produtores rurais e incentivaria produção de energia renovável.

A candidata afirmou que, caso vença a disputa pelo Palácio do Planalto, o governo federal vai alugar parte das terras de pequenos produtores rurais para instalar painéis solares de geração de energia elétrica.

Marina, que cumpre agenda eleitoral nesta segunda-feira em Maceió, quer que a iniciativa gere uma renda extra para os pequenos agricultores, porém, ela não informou quanto estaria disposta a investir neste projeto.

GERALDO ALCKMIN (PSDB)
Alckmin diz que estados têm coligações 'estapafúrdias' e defende reforma política

Candidato respondeu a pergunta sobre debandada do 'Centrão' em entrevista à Rádio Bandeirantes. Alckmin disse que os partidos estão 'fragilizados' e que, sem reforma política, 'balbúrdia' continua.

O candidato disse que os estados tem coligações "estapafúrdias", que os partidos políticos estão "fragilizados" e que é preciso fazer uma reforma política para acabar com a "balburdia".

As afirmações foram em reposta a questionamento sobre debandada do "Centrão" (DEM, PP, PR, PRB e SD) – grupo de partidos que fechou apoio à chapa de Alckmin – nos estados.

"Se nós não fizermos a reforma política vai continuar essa balburdia, de 35 partidos políticos todos fragilizados, inclusive o meu. Todos fragilizados. Se não fizermos a reforma política, continua essa babel", disse o candidato do PSDB.

CIRO GOMES (PDT)
Ciro diz que, se eleito, vai tornar tarefa pessoal do presidente combater o narcotráfico e o crime organizado

Candidato do PDT à Presidência da República fez campanha em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele afirmou ainda que não vai manter a intervenção federal no estado do Rio.

Ciro Gomes disse que, se eleito, vai tornar tarefa pessoal do presidente combater o narcotráfico e o crime organizado.

Ciro fez campanha pela manhã em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O candidato usou um lenço no pescoço em referência a Leonel Brizola, ex-governador do Rio e político histórico do PDT. Brizola morreu em 2004.

"Assumirei para mim, como presidente, a tarefa de enfrentar o narcotráfico, o crime organizado e as facções criminosas”, afirmou Ciro.

O candidato disse ainda que pretende implementar um sistema único de segurança no país, com integração entre as autoridades dos estados. Ele afirmou que não vai manter a intervenção federal na segurança pública do Rio.

FERNANDO HADDAD (PT)
Haddad diz que se eleito vai ampliar compra de alimentos orgânicos para merenda escolar

Presidenciável do PT afirmou que quer ampliar percentual de compra de alimentos da agricultura familiar para escolas. Petista visitou Lula nesta segunda (24) na sede da PF em Curitiba.

Ex-ministro da Educação, o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, afirmou que, se eleito, vai ampliar a compra de alimentos orgânicos para uso na merenda escolar. O petista disse que quer combater a "cultura do agrotóxico" no país.

Haddad deu a declaração em entrevista coletiva concedida em Curitiba após visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na superintendência da Polícia Federal (PF) no Paraná. Lula está preso em uma cela especial desde abril em razão de ter sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Questionado por repórteres sobre temas de seu programa de governo, ele afirmou que a questão da alimentação saudável é um assunto que o "interessa muito". O presidenciável do PT lembrou que, no período em que comandou o Ministério da Educação, criou um programa que determinou que 30% dos alimentos usados na merenda escolar tinham que ser adquiridos da agricultura familiar.

JAIR BOLSONARO (PSL)
Bolsonaro diz que sua equipe está 'comprometida com interesses da nação e não com indicações' políticas

Candidato do PSL se recupera no Hospital Albert Einstein de facada levada em Juiz de Fora. No sábado, ele teve alta da unidade de terapia semi-intensiva.

No fim da noite de domingo, o presidenciável compartilhou texto analítico sobre sua candidatura, e comentou que os incentivos à cultura permanecerão, "mas para artistas talentosos, que estão iniciando suas carreiras e não possuem estrutura".

"O que acabará são os milhões do dinheiro público financiando 'famosos' sob falso argumento de incentivo cultural, mas que só compram apoio! Isso terá fim!", afirmou no Twitter.

➤Da Vera:

A arrogância de PT e PSDB



O antipetismo é a maior força motriz do bolsonarismo. É dele que se alimenta a votação crescente, na casa de 30%, do deputado do PSL. Ainda assim, petistas encabeçam manifestos em defesa da democracia, como se não viessem há meses esticando a corda das instituições ao contestar a condenação judicial de Lula e a normalidade democrática, afirmando que o impeachment de Dilma Rousseff foi golpe.

Ao mesmo tempo, o PSDB, que perdeu o bonde do antipetismo e desdenhou da resiliência de Bolsonaro, agora se arvora o direito de pregar um acordo no centro enquanto Geraldo Alckmin patina nas pesquisas e não demonstra capacidade de disputar com Bolsonaro e Haddad de igual para igual. PT e PSDB se acostumaram a polarizar por osmose a política brasileira. Diante da quebra dessa lógica, respondem com a arrogância de sempre. / Vera Magalhães

➤É O QUE PENSO!

Quem vai votar em quem?


Faltam poucos dias. Contando com hoje, exatamente 13 para que o Brasil decida quem será seu Presidente para, no mínimo, os próximos quatro anos. Brasileiros terão, obrigatoriamente, que comparecer aos locais de eleição e escolher o Presidente, o vice, Senador (aqui são dois), Deputado federal e Deputado estadual. É muito voto, mas é o que temos.

Nos últimos dias, informam as pesquisas, uma polarização entre Bolsonaro (PSL) e Haddad (PT) parece definitiva. Dificilmente alguém conseguirá evitar que os dois cheguem ao segundo turno, a não ser que um deles consiga vencer já no primeiro turno, coisa que me parece muito difícil, mas não impossível.

Baseado no que dizem as pesquisas, fico pensando em como se comportarão os partidos que ficarem de fora do segundo turno em termos de apoios a um dos candidatos. E juro que não é nada fácil, pelo menos no que diz respeito ao sentido ideológico da ação de alguns partidos, afirmar qualquer rumo é possível para diversas siglas.

Começo com o MDB, partido que há dois anos ou três, no mínimo, é chamado pelos petistas de golpista, inconfiável, e outros adjetivos pejorativos. O MDB, que tem candidato próprio, não apoia nem Bolsonaro nem Haddad. Que rumo seguirá? Apoiará Bolsonaro ou dará seus votos para Haddad, companheiro de Dilma, Gleisi, Lindbergh, Vanessa, e tantos outros que não se cansam de gritar, até hoje, que o partido é golpista e que Lula, condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro, é vitima inocente de um processo comandando por Temer.

E o PSDB, que derrotou Haddad no primeiro turno, tal a impopularidade e má administração do petista em São Paulo, como se comportará? Terão os tucanos a coragem de apoiar quem tentou, de todas as maneiras, destruir o partido e suas principais lideranças? Darão eles seus votos para que o PT volte a comandar o Brasil, mesmo depois de afirmar que os corruptos presos estão quase todos ligados ao Partido dos Trabalhadores? Ou ficarão com Bolsonaro, que Alckmin já declarou, é o caminho para que o PT retome o governo brasileiro. Difícil saber.

A Rede, de Marina Silva, é uma incógnita, já que a ex ministra de Lula atira para todos os lados, conforme a conveniência. Na realidade, não há como definir a quem a Rede apoiará no segundo turno, já que sua candidata cai cada vez mais nas pesquisas.

O PDT é um capitulo a parte,  pois passou a ter uma relação umbilical com o petismo. Tanto é verdade que muitos de seus quadros deixaram o partido de Brizola para apoiar o PT e, é claro, co9nseguir um bom cargo no governo. O próprio candidato pedetista já deu várias demonstrações de que seus votos terão, por vontade dele e de alguns companheiros, destino certo.

Quanto aos demais, e não são poucos, representam uma parcela menor do eleitorado e, certamente, estarão divididos, parecendo que, excetuando alguns radicalismos, apoiarão o candidato Bolsonaro.

Mas, como se diz lá em São Gabriel, urna e cabeça de juiz, são mistérios indecifráveis. A nós resta, então, esperar pelo dia 7 de outubro para, logo ali, saber o futuro da eleição e se haverá segundo turno. Daí, meus amigos, só Deus sabe!

É o que penso!

Machado Filho