segunda-feira, 20 de agosto de 2018

➤FUTEBOL

BRASILEIRÃO 2018

SÉRIE A 19ª RODADA

Segunda – 20/08
20 horas
Vasco 1 X 1 Ceará – São Januário

CLASSIFICAÇÃO


➤BOA NOITE!

SEMANA DE MÚSICAS DE FILMES
HARRY NILSSON
EVERYBODY’S TALKIN
FILME: MIDNIGHT COWBOY



➤Candidatura de Lula

Ministério Público Eleitoral pede para TSE recusar

O vice-procurador geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, apresentou parecer nesta segunda-feira (20) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo para a Corte negar o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

A manifestação foi apresentada em quatro ações de inelegibilidade apresentadas por cidadãos que questionam o pedido de registro de Lula no TSE.

O ex-presidente está preso desde abril em Curitiba, condenado pela segunda instância da Justiça no caso do triplex do Guarujá a uma pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro.

Os pedidos contra a candidatura afirmam que Lula se enquadra nos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Pela lei, fica impedido de concorrer na eleição quem tiver sido condenado por órgão colegiado, como é o caso de Lula.

“Com efeito, candidato está inelegível, e o mesmo fato fundamenta a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral”, diz Medeiros.

No parecer, o vice-procurador pede o “reconhecimento da causa de inelegibilidade” e reitera os argumentos já apresentados pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que impugnou (apresentou questionamento) a candidatura na semana passada.

O relator de todas as impugnações é o ministro Luís Roberto Barroso, que ainda não se manifestou sobre o registro de Lula.

Portal G1

➤Ricardo Noblat

Dicas para identificar um corrupto*

Corrupto nasce corrupto? Corrupto tem cura? Por que uma pessoa se corrompe e tenta corromper as outras?

Em O Globo, hoje, o médico e psicoterapeuta do Hospital das Clínicas de São Paulo, João Augusto Figueiró, responde a essas e a outras perguntas.

Um pouco do que ele disse:

* Considerando que o núcleo da constituição ética e moral de um indivíduo se estabelece nos primeiros oito anos de vida, ele (o corrupto) nasce ainda criança.

* O comportamento transgressor tem uma contribuição mais importante dos fatores ambientais, familiares e culturais do que propriamente de fatores genéticos ou hereditários.

* A priori, o comportamento corrupto é incurável. O indivíduo que tem esss personalidade transgressora no pior sentido vai manifestá-la sempre que tiver oportunidade. (…) No caso do político, por exemplo, o mais eficaz é privá-lo do direito de se candidatar.

* O corrupto se arrepende quando é flagrado ou punido, privado de algum tipo de benefício. Mas se ele tiver condições de trapacear novamente não vai pensar duas vezes.

* (Os corruptos) geralmente são sedutores, bem-falantes, arrogantes, menos sensíveis aos sofrimentos dos demais, egocêntricos, egoístas, histriônicos, teatrais, instáveis e oscilam do amor ao ódio de acordo com as circunstâncias que os gratifiquem ou frustrem. São trapaceiros nas pequenas e grandes coisas de sua vida.

* Ele (o corrupto) tem noção, sim (de que está praticando um ato corrupto). Mas apresenta uma indiferença ou racionaliza, apresentando sempre uma explicação para validar o seu ato: “Eu ajo assim porque todo mundo faz ou o meu partido faz assim porque todos fazem”.

*Texto publicado em 20/08/2006

➤Venezuelanos

Roraima pede ao STF para conter fluxo migratório


O governo de Roraima anunciou nesta segunda-feira, 20, que ingressou com nova ação na Justiça para conter o fluxo migratório por meio da fronteira com a Venezuela, localizada no município de Pacaraima, ao norte do Estado. O pedido de urgência foi protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) e solicita a suspensão temporária da migração de venezuelanos por essa fronteira.

Em entrevista à imprensa nesta segunda, o procurador-geral do Estado, Ernani Batista dos Santos, disse que a ação pede também que o processo migratório seja em forma de "cotas de refugiados", distribuindo os imigrantes entre as 27 Unidades da federação. "É preciso que o governo federal chame para as discussões todos os Estados brasileiros para que esse processo de interiorização seja ampliado", afirmou.  

No texto da ação, o governo do Estado pede que "a partir da intimação da decisão, redistribua os imigrantes para os outros Estados através de cota de refugiados, proporcional à população e ao Índice de Desenvolvimento Econômico [IDE] de cada federação, sob pena diária de R$ 1 milhão a serem depositados numa conta judicial para a aplicação de políticas emergenciais voltadas para reduzir os efeitos negativos da imigração".   

Ele reforça que essas medidas foram a saída encontrada pelo Executivo estadual diante dos graves conflitos ocorridos no sábado, 18, quando a população do município de Pacaraima, revoltada, realizou um protesto geral que pedia a saída dos imigrantes venezuelanos da região. O governo federal incrementou o efetivo da Força Nacional no Estado.

As medidas visam também, segundo o procurador-geral, evitar eventuais conflitos violentos entre brasileiros e venezuelanos. 

Portal Estadão

➤Contas vencidas

Brasil tem ‘uma Itália’ de inadimplentes


O Brasil nunca teve tantos inadimplentes. Em julho, o total de brasileiros com dívidas em atraso chegou a 63,4 milhões, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), contingente quase equivalente à população da Itália. O número assusta, porque a série histórica mostrava uma melhora na inadimplência de março a setembro de 2017, diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. No entanto, a reversão das expectativas da economia afetou essa trajetória. 

Os mais pobres ainda são os que mais devem, mas é entre as famílias de maior renda que a inadimplência tem resistido, indica a mais recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Enquanto o porcentual de famílias de menor renda com dívidas pendentes caiu de 29%, em julho de 2017, para 26,7%, agora, no grupo com renda superior a dez salários mínimos, o índice de inadimplentes alcançou 10,8%, ante 10,6% do mesmo mês do ano passado.

A paulistana Júlia H.P., que pediu para não revelar o sobrenome, espelha essa classe mais alta que está com contas atrasadas. Autônoma, recebia cerca de R$ 15 mil na empresa em que trabalhava, mas perdeu o emprego quando engravidou. 
A situação piorou quando Júlia foi abandonada, durante a gestação, pelo pai de seu filho. “Foram cinco meses sem trabalho e sem licença-maternidade. Como tinha acesso fácil a crédito, usei tudo. Fiquei devendo condomínio, internet, cheque especial, empréstimo bancário, carta de crédito… tudo.” 

De volta ao mercado de trabalho, ela tenta agora se reestruturar, apesar do salário mais baixo. Refinanciou o carro e fez novo empréstimo no banco para pagar as contas mais urgentes. “Minha dívida no cheque especial ainda é surreal.” 

A economista-chefe do SPC Brasil, explica que, em geral, o comportamento dos endividados não muda conforme a renda. “As classes altas têm mais margem de manobra, mas, em grande parte das vezes, quanto mais a pessoa ganha, mais gasta.” Economista da CNC, Marianne Hanson lembra que as famílias de maior renda têm acesso a crédito de melhor qualidade, com juro menor e prazo maior.

Para os especialistas, no entanto, a crise não ensinou muito aos brasileiros em termos de controle de gastos ou consumo consciente.

 “A gente achou que a crise promoveria mudanças de comportamento, mas isso só ocorreu no curto prazo. No longo prazo, mais estratégico, nada mudou”, lamenta Marcela, do SPC Brasil.

Agência Estado