quarta-feira, 1 de agosto de 2018

➤De dentro da cadeia

Lula articulou isolamento de Ciro


Preso há 116 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Luiz Inácio Lula da Silva coordenou os principais movimentos da pré-campanha até agora e conseguiu, antes mesmo do início oficial da disputa, isolar Ciro Gomes (PDT) e abrir espaço para uma candidatura mais competitiva do PT na sucessão de Michel Temer.

Nos cálculos de Lula, a eleição será novamente polarizada entre direita e esquerda e só há espaço para um nome de cada campo. Ciro seria o adversário direto do PT na competição por votos, principalmente entre os eleitores do Nordeste.

Desde meados de junho, o ex-presidente então articulou movimentos, executados pela cúpula do PT, que desidrataram antecipadamente a candidatura de Ciro. Como o substituto de Lula só será lançado a 20 dias da eleição, os petistas trabalharam para impedir que o ex-governador do Ceará ganhasse musculatura que o consolidasse como nome da esquerda antes que o herdeiro petista seja conhecido.

Lula mandou recados por interlocutores que o visitam frequentemente na prisão e deu aval para decisões terminativas da presidente de seu partido, Gleisi Hoffmann (PR), para pelo menos cinco atos que reverberaram contra Ciro: sinalizou com a vice do PT para Manuela D'Ávila (PC do B) no momento em que o partido era assediado pelo PDT; repreendeu governadores petistas que defendiam aliança com Ciro; assistiu ao PR, de Valdemar Costa Neto, levar o centrão para a órbita de Geraldo Alckmin (PSDB) ao invés de fechar acordo com o PDT e, em seguida, fez pesar sua relação familiar de anos na negativa do empresário Josué Alencar (PR) em ser vice do tucano.

Por fim, nesta quarta-feira (1), Lula teve participação direta na negociação que neutralizou o PSB na eleição nacional, afastando-o definitivamente de Ciro Gomes.

O partido de Eduardo Campos, morto em 2014, amigo e confidente do ex-presidente, estava sendo cortejado pelo ex-governador cearense, mas deve anunciar neutralidade na disputa ao Planalto no domingo (5). O golpe em Ciro será imediato: isolado, ele contará com apenas 36 segundos para fazer campanha no rádio e na TV.

As ações partidárias, sobre PC do B e PSB, foram coordenadas  com Glesi, que visita o ex-presidente religiosamente toda semana, mas as outras movimentações foram mais diluídas, com a participação de diversos atores.

➤Presidente do TSE

Fux afirma em decisão que Lula é inelegível


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou em decisão desta quarta-feira (1º) que há uma "inelegibilidade chapada" (evidente, notória) na eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PT fará no próximo sábado (4) convenção para confirmação do nome de Lula como candidato a presidente. Depois, o partido terá até 15 de agosto para registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. Só após esse período é que partidos, coligações e o Ministério Público podem questionar a candidatura. O TSE tem um rito para julgamento dos registros de candidatura até 17 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno da eleição, em 7 de outubro.

Ao rejeitar ação apresentada pelo cidadão Manoel Pereira Machado Neto, que pedia a "imediata declaração de inelegibilidade" de Lula antes mesmo do registro da candidatura. Fux considerou que esse cidadão não tinha legitimidade para o pedido. Mas ressaltou que o entendimento dele, Fux, a respeito do tema é "público e notório".

"A controvérsia jurídica travada nos autos encontra óbice quanto à análise da questão de fundo em face de vício processual insanável. Isso porque a demanda apresenta um pedido impugnativo ajuizado por um cidadão, despido de legitimidade ativa amparada na lei", afirmou Fux na decisão.

Portal G1

➤BOA NOITE

SEMANA DAS FRANCESAS

CHRISTOPHE
ALINE




➤Ricardo Noblat

PT troca Marília Arraes pela neutralidade do PSB


PT mudou de posição. Antes só topava rifar a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco se o Partido Socialista Brasileiro (PSB) apoiasse a candidatura de Lula a presidente.

Como a larga maioria do PSB quer apoiar Ciro Gomes (PDT), o PT recuou e agora topa rifar Marília em troca da neutralidade do PSB. Isso dá o tamanho do desespero do partido com o seu isolamento.

O acordo, que poderá ou não ser fechado até domingo, passa também pela retirada da candidatura de Manuela d’Ávila (PC do B) a presidente. A ela seria oferecida a vaga de vice de Lula.

O PC do B ganharia mais. À deputada Luciana Santos, sua presidente, caberia a vaga de vice de Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco e candidato à reeleição.

É Renildo Calheiros, ex-prefeito de Olinda e irmão do senador Renan Calheiros (PMDB), quem está à frente do acordo pelo PC do B. A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, negocia na outra ponta.

Neta do ex-governador Miguel Arraes, prima do ex-governador Eduardo Campos, Marília lidera as pesquisas de intenção de voto para o governo de Pernambuco.

Portal VEJA

➤MUITO FRIO!

Mesmo com sol, agosto será gelado


A massa de ar frio que se instalou no Uruguai, derrubou ainda mais a temperatura na madrugada. Os 8ºC do começo da manhã indicam que a temperatura, com a presença do sol, poderá subir um pouco, mas os ventos frios não permitirão que ela passe de 14ºC.

Para quem mora no Litoral ou pretende se deslocar para lá no final de semana, a previsão é de um vento úmido, mas sem chuvas. Na campanha e em toda a fronteira, a geada poderá se fazer presente. Em Uruguaiana, por exemplo, teremos entre 5ºC e 15ºC, enquanto que Bagé poderá mostrar os termômetros marcando 2ºC.

Em todo o Rio Grande do Sul, as temperaturas serão baixas pela manhã e poderão subir, mas não muito, na parte da tarde por conta da massa de ar frio que está sobre o Estado.

É possível que o vento úmido que virá do oceano, provoque instabilidades em algumas áreas, mas as temperaturas, em todas as regiões, permanecerá baixa fazendo com que o mês de agosto seja de muito frio.