sexta-feira, 18 de maio de 2018

➤Lava Jato

Zé Dirceu se entrega

Foto: Agência Estado/Reprodução
O ex-ministro José Dirceu se entregou à Operação Lava Jato, na tarde desta sexta-feira, 18. Por volta das 14h, o petista fez exames de praxe no Instituto Médico-Legal (IML), em Brasília.

Zé Dirceu chegou ao local escoltado por agentes Polícia Federa. De lá, o ex-ministro deve ser levado para o penitenciária da Papuda.

O petista vai começar a cumprir a pena de 30 anos, nove meses e dez dias por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.

A denúncia acusou Dirceu de receber parte das propinas da empreiteira Engevix à Diretoria de Serviços da Petrobrás entre 2005 e 2014. O ex-ministro teria levado R$ 10,2 milhões.
Dirceu tinha até as 17h para se apresentar à Polícia Federal. A ordem foi tomada pela juíza Gabriela Hardt, substituta do juiz Sérgio Moro, na 13.ª Vara Federal, em Curitiba.

No início da tarde da quinta-feira, 17, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) negou um recurso decisivo do petista e abriu caminho para Dirceu ser preso. Após a decisão da Corte de apelação da Lava Jato, a juíza mandou prender o ex-ministro.

Gabriela Hardt ordenou também a transferência de José Dirceu para o Complexo Médico-Penal, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde estão outros presos da Lava Jato. No Paraná, estão presos outros petistas: o ex-presidente Lula, o ex-ministro Antonio Palocci, ambos na Polícia Federal, e o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto e o ex-deputado federal André Vargas, no presídio estadual em Pinhais.

Zé Dirceu, fundador do PT, foi o ministro mais poderoso do primeiro governo Lula, mas acabou condenado no processo do Mensalão – 7 anos e onze meses de reclusão por lavagem de dinheiro.

Agência Estado

➤Terceira Edição

Noite dos Museus em Porto Alegre

Fotos: Divulgação/Reprodução
Porto Alegre sedia pela terceira vez consecutiva o projeto "Noite dos Museus", inspirado em um evento que ocorre em Berlim, na Alemanha, há mais de 20 anos. Serão mais de 40 atrações gratuitas em 12 espaços culturais da capital gaúcha, que abrirão neste sábado (19), das 19h à meia-noite (veja abaixo a programação completa).

A cada ano que passa, a programação é ampliada. Desta vez, dois endereços foram incluídos no circuito de visitação: o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e Museu do Centro Histórico Cultural Santa Casa.

Os demais já faziam parte da lista: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Arte Contemporânea, Pinacoteca Ruben Berta, Memorial do Rio Grande do Sul, Instituto Goethe, Museu de Porto Alegre, Planetário, Museu da UFRGS, Fundação Iberê Camargo e Museu Júlio de Castilhos.

Neste ano, tanto o Memorial do Rio Grande do Sul como o Museu de Arte (MARGS) estão com abrigando exposições da 11ª Bienal do Mercosul, que vai até o dia 3 de junho. Será uma oportunidade de apreciar as obras da mostra que apresenta o que resultou da ligação de três diferentes povos e regiões: América, Europa e África.

"Normalmente o Noite dos Museus prevê atrações musicais em cada espaço. Neste ano, em dois não vai ter, porque a própria Bienal já é uma atração por si só. E como a Bienal também é audiovisual, percebemos que se tivesse música no interior dos museus, poderia atrapalhar. Então achamos desnecessário e levamos as atrações para a Praça da Alfândega", diz ao G1 o idealizador do projeto "Noite dos Museus" no Brasil, Rodrigo Nascimento.

Do lado de fora, também haverá food trucks e tendas de cervejarias artesanais. A ideia é ocupar o espaço público.

Entre os destaques da programação musical estão artistas como Thiago Ramil e Paulo Inchauspe, além das bandas Funkalister, Kula Jazz e Valente, que foi finalista do programa SuperStar, da Rede Globo.

Na primeira edição, foram cerca de 16 mil visitantes. No ano passado, esse número passou para mais de 50 mil. O que esperar para 2018?

"Acho que o fato de estar sempre somando um museu a mais é fruto dessa consolidação do evento, mas o desafio e o trabalho são sempre constantes, e aumentam muito também. Se a gente utilizar o mesmo raciocínio de aceitação do público nas edições anteriores, quanta gente vamos reunir neste ano?", analisa Rodrigo.

Agência Globo

➤Blog do Noblat

Em desespero, PT agarra-se à batina do Papa


É dura a vida do PT e dos que comungam o discurso de que Dilma e Lula foram vítimas de um “golpe parlamentar-midiático”, sendo um deposto e o outro preso e impedido de se candidatar a presidente.

Como o povo não saiu às ruas para protestar ateando fogo ao país, e se muito chegam a 50 os militantes de plantão expostos ao frio de Curitiba, que mais haverá de se fazer em favor de Lula?

Qualquer coisa serve. E a mais recente tem a ver com o Papa. Recortou-se um trecho do sermão feito ontem por ele em Roma e apresentou-se como algo a ter a ver com Dilma e Lula. Eis o trecho recortado:

“Criam-se condições obscuras para condenar a pessoa. A vida civil, a vida política, quando se quer fazer um golpe de Estado: a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes, e com a calúnia e a difamação essas pessoas ficam manchadas. Depois chega a Justiça, as condena e no final se faz um golpe de Estado”.

O sermão está em português no site do jornal L’Obsservatore Romano sob o título “Contra o veneno da maledicência”. O trecho poderia se referir a qualquer país do mundo ou a nenhum especificamente.

Francisco pregava a unidade dos homens em torno de Jesus. Lembrou como a opinião pública da época, que antes reverenciara Jesus, acabou por abandoná-lo aos gritos de “crucifica-o”.

Disse também que algo parecido aconteceria mais tarde com São Paulo e os demais mártires cristãos. E estendeu-se ainda sobre “a fofoca” que tanto mal faz às pessoas e divide seus paroquianos.

Recomenda-se ao PT que se debruce sobre os ensinamentos de Jesus. E que não despreze as encíclicas assinadas pelos antecessores de Francisco. Encontrará citações preciosas que poderão lhe ser úteis. Do tipo:

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam.”

“Ame seus inimigos, faça o bem para aqueles que te odeiam, abençoe aqueles que te amaldiçoam, reze por aqueles que te maltratam. Se alguém te bater no rosto, ofereça a outra face.”

“Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).”

“Não cobiçar as coisas alheias.”

“Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).”

Publicado no portal da Revista VEJA em 18/05/2018

➤Blog BR 18


Governo já estuda como baixar preço da gasolina
Preocupado com o impacto do aumento da gasolina, o governo já estuda uma maneira de reduzir seu preço. Nesse momento, existe muito mais a vontade política de baixar o preço do que uma fórmula definida para garantir sua redução. Além disso, embora seja uma medida popular, será necessário ver qual custo econômico poderá acarretar.
Uma ideia que está sendo analisada é a possibilidade de mexer na Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que faz parte da composição do preço da gasolina. Mexer na Cide não seria uma novidade já que isso foi feito durante o governo de Dilma Rousseff.


A eleição e o dólar sem freio
A disparada do dólar, que chegou a bater em R$ 3,77 nessa manhã de sexta, traz a discussão da política econômica para dentro das campanhas eleitorais. Do lado do governo, entra em risco o discurso da melhora da economia e de sua recuperação mais rápida.
Isso também atrapalha os planos de candidatos que têm ou tiveram afinidade com o governo Temer, como é o caso de Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin, por exemplo. E fornece combustível para candidatos não alinhados como Jair Bolsonaro, Marina Silva e Ciro Gomes.


‘Presentinhos’ a Lula e Dilma
Os ex-presidentes Lula e Dilma podem ter deixado Presidência com alguns itens que não deveriam ter saído do Palácio. Segundo o jornal O Globo, um grupo de servidores do Planalto investiga o paradeiro de 712 objetos que teriam desaparecido durante os governos dos dois petistas.
Assessores de Dilma já separaram 144 itens que serão resgatados pelo Planalto e mais 568 objetos foram encontrados no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo. As buscas foram determinadas pelo TCU em 2016 para averiguar se os ex-presidentes só haviam levado objetos de natureza pessoal, e não aqueles entregues em função do cargo que ocupavam.


Lacerda: um vice com muitas vantagens
São vários fatores os fatores que fazem de Márcio Lacerda um vice vantajoso para Ciro Gomes. O ex-prefeito de Belo Horizonte e o presidenciável do PDT são amigos há décadas –Lacerda foi o segundo quando Ciro foi ministro da Integração.
O jeitão conciliador de Lacerda é visto como um bom anteparo ao gênio explosivo do candidato; ele é um dos políticos mais ricos do País (o que indica doações generosas para a chapa), e sua retirada da corrida eleitoral de Minas facilita o acordo com o PT em Pernambuco. Por fim, o próprio Ciro já disse “n” vezes que quer um vice mineiro.



Doria em pesquisa preocupa alckmistas
Os aliados de Geraldo Alckmin ficaram de orelha em pé diante da inclusão do nome do ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr. entre os cenários da próxima pesquisa Ipsos, informa o Globo.
Tudo que os tucanos ligados ao presidenciável não querem agora é a volta da especulação da troca de candidato. Que, aliás, nunca parou totalmente nos bastidores. Nesta quinta-feira numa famosa churrascaria em São Paulo um grupo de deputados estaduais do PSDB falava justamente sobre o “timing” para defender isso abertamente.



Por que Dirceu não é Palocci
Apesar de terem sido, simultaneamente, os dois homens fortes do governo Lula, José Dirceu e Antonio Palocci têm trajetórias e formação política muito diferentes. Daí por que o ex-todo poderoso do PT, cuja prisão foi novamente decretada, jamais vai fazer delação premiada.
Dirceu é um ex-guerrilheiro que, embora negue ser stalinista, tem muito da prática stalinista. Palocci, que há muito trocou o trotskismo pelo capitalismo das consultorias milionárias, não comunga da fé de Dirceu em Lula, no PT e na “causa” e, embora tenha resistido bastante, acabou abrindo o bico para contar o que assistiu, fez e sabe.


Publicado no portal do Jornal Estado de São Paulo em 18/05/2018

➤Aposentadoria por idade

Pedidos por telefone e internet


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve conceder de forma automática até 20% dos pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade, que, a partir de segunda-feira (21), deverão ser solicitados exclusivamente por telefone ou pela internet. Nesses casos, a concessão do benefício não demorará mais do que 30 minutos.

Essa é a expectativa do órgão, segundo José Francisco da Silva Neto, chefe de divisão de gestão e implantação de sistema da diretoria de atendimento do INSS.

O INSS já concede esses benefícios de forma automática desde setembro de 2017. Essa forma de requisição convivia com o modelo antigo, em que o contribuinte podia optar por agendar uma consulta em um posto do órgão. Só que, a partir de segunda, o atendimento presencial para solicitação deixará de existir.

Juntos, aposentadoria por tempo de serviço e salário-maternidade responderam por 1,4 milhão de pedidos em 2017.

Agência Globo

➤OPINIÃO

Murro em ponta de faca

Eliane Cantanhêde

Tudo o que o presidente Michel Temer diz, faz ou anuncia se volta contra ele, como se batesse num muro intransponível. A própria “festa” pelos dois anos de governo sucumbiu diante de um slogan inacreditável e das longas reportagens sobre um ano do áudio com Joesley Batista. Só cola o que é contra Temer.

Depois do “Bora, Temer”, agora uma nova piada pronta: “O Brasil voltou, 20 anos em 2”, ou “o Brasil voltou 20 anos em 2”? Dezenas de páginas de discurso do presidente versus uma frase de uma infelicidade gritante. Adivinhe quem ganhou essa disputa na internet e na mídia... E a nova peça publicitária, com um afogado, além de inoportuna nesses tempos difíceis, é de mau gosto incrível.

Até quando Marcela Temer se meteu no lago Paranoá para salvar a cachorrinha não houve tempo para capitalizar e humanizar a imagem presidencial. O Planalto sabotou uma reação simpática, punindo a agente responsável pela segurança da primeira-dama.

No discurso de segunda-feira, Temer elencou todos os avanços da economia, os juros em queda, a inflação mínima, o fim da recessão. O resto da semana, porém, foi derrubando, um a um, os dados do presidente. O Banco Central interrompeu o processo de queda dos juros, o dólar passou ontem dos R$ 3,70 e a Bolsa caiu 3,37%. E a subutilização atingiu 24,7% da força de trabalho, algo em torno de 30 milhões de brasileiros – 30 milhões!

E o fim da recessão? Na conversa com o presidente, na sexta-feira, ele falava animadamente da recuperação econômica e citou um crescimento de 3% neste ano. Questionei, porque o mercado já estava revendo essa previsão para baixo. Pois é. Com o resultado negativo do primeiro trimestre, a perspectiva agora é só de 2,3%. 

Tudo parecia ir muito bem para Temer, que convocou um “dream team” para a economia e aprovava tudo o que queria no Congresso Nacional. Até que, exatamente há um ano atrás, veio explodir a degravação da conversa com Joesley Batista, da J&F, com a frase que acompanhará Temer para todo o sempre: “Tem que manter isso, viu?”.

Afora o fato de que o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, editou a sequência do diálogo – o que é, não apenas pouco profissional, mas imoral –, aquele áudio veio acompanhado de uma imagem demolidora: a da corridinha ridícula do então assessor Rodrigo Rocha Loures com a mala entupida com R$ 500 mil.

Em sua primeira manifestação pública, Temer usou o tom e a argumentação de jurista, com uma comparação constrangedora para Janot. Se a presunção era de que a mala de Rocha Loures seria na verdade do próprio Temer, era legítimo deduzir também que os milhões que o procurador Marcelo Muller recebia como advogado seriam também do próprio Janot. 

Assim como Rocha Loures era assessor dileto de Temer no Planalto, Muller era o braço direito de Janot no Planalto. E acumulava duas funções incompatíveis por definição: em metade do expediente, era o procurador que investigava a J&F e fechava o acordo de delação com Joesley; na outra metade, o advogado pago a peso de ouro para ensinar a Joesley como engabelar a PGR e se dar bem.

É dessas histórias em que não há mocinhos e em que ninguém se sai bem, mas quem mais perdeu, sob todos os aspectos, foi Temer. Com ele, perdeu o governo, que acabou precocemente. E perdeu o País, que interrompeu bruscamente sua recuperação e a chance de aprovar a reforma da Previdência.

Temer está rouco de tanto falar das vitórias do seu governo, mas ninguém lhe dá ouvidos. O que fica são o “tem que manter isso, viu?”, o vídeo de Rocha Loures, o “Brasil voltou 20 anos em 2”... E, agora, a reviravolta na economia. Seria só melancólico, não fosse trágico. E 2019 vem aí.

Publicado no portal do Jornal Estado de São Paulo em 18/05/2018

➤Eleição na Venezuela

Colômbia denuncia fraude de Maduro

Eleição na Venezuela - Foto: Reuters/Reprodução
O governo do presidente Nicolás Maduro está levando cidadãos colombianos para votar na Venezuela nas eleições presidenciais do próximo domingo, denunciou nesta quinta-feira (17) o presidente da ColômbiaJuan Manuel Santos.

“Por fontes de inteligência confiáveis, temos conhecimento de um plano do regime de Maduro, iniciado no final do ano passado, para documentar e transportar cidadãos colombianos para que votem no próximo domingo, 20 de maio”, declarou Santos em mensagem pela TV.

“O plano detalha a forma, os procedimentos e os valores pagos para garantir o movimento dos eleitores e seu voto favorável a Maduro.”

O presidente colombiano informou que deu “instruções” à força pública para “redobrar os controles fronteiriços” e evitar “ao máximo o trânsito ilegal de eleitores”.

Santos destacou que “manobras” como esta confirmam sua decisão de não reconhecer os resultados das eleições presidenciais de domingo.

Maduro planeja se reeleger no domingo na eleição antecipada convocada pela Assembleia Nacional Constituinte, que Santos também considera ilegítima.

As relações entre Venezuela e Colômbia estão se deteriorando. Santos qualifica de “ditadura” o governo de Maduro, e o culpa pelo êxodo de milhares de venezuelanos em direção à Colômbia.

Bogotá calcula que 550.000 venezuelanos chegaram à Colômbia nos últimos tempos, a maioria fugindo da escassez de alimentos e medicamentos.

Agência France Press