segunda-feira, 9 de abril de 2018

➤NO FACEBOOK

Texto de Jairo José da Silva


"Que espetáculo! Nem Fellini poderia ter dirigido aquilo! Esses dois dias passarão para a História, não tenham dúvidas.

Vimos hoje, em cima daquele caminhão, o derretimento de um líder político em repulsivo strip-tease moral, uma viagem alucinante ao passado, uma epifania de verdades sob véus de mentiras.

Um homem que ocupou o proscênio da política brasileira por quase quatro décadas, que presidiu o país por oito anos, reduzido ao seu eu mais profundo, um agitador barato de porta de fábrica, um líder estudantil senil, um agente provocador. Discursando embebido de cachaça e ódio, sedento de vingança, conclamando arruaceiros a queimar pneus, invadir propriedades, atacar adversários, num paroxismo autolaudatório de mitomania.

O homem que ocupou a mais alta magistratura na Nação atacando a imprensa e o judiciário como um vulgar porralouca, desrespeitando instituições da democracia que jurou respeitar e defender.

Todo o espetáculo oscilou entre o patético e o ridículo. Uma fauna incrível de puxa-sacos e ratos brigando pelo espólio enfeitada com padres paramentados. Tinha até um bispo. Se eu não tivesse visto não acreditaria. Uma paródia de missa em pretensa homenagem a uma morta mas toda dedicada ao endeusamento de um muito vivo que mostrava seu sentimento religioso mamando cachaça de uma garrafinha de água (que tentavam tirar da mão dele antes que fosse muito tarde).

Sabendo que aquele era o seu ocaso, poderia ter tido um gesto de grandeza, ter ensaiado sua entrada na História de modo mais digno, mas preferiu mandar trazer cerveja e carvão para o churrasco. Inacreditável!

Lula foi um talento político como poucos, um homem de evidente inteligência prática, mas infelizmente completamente desprovido de princípios éticos. Ele nunca se deu conta de que foi uma marionete nas mãos de oligarquias corruptoras e arcaicas estruturas políticas que o manipularam como quiseram às custas de agrados, mimos, presentes, adulação.

Aliou desonestidade pessoal com a já consagrada desonestidade intelectual e moral das esquerdas. Roubar o Estado lhe parecia uma justa estratégia política, ainda que tivesse que entregá-lo a tubarões exploradores, desde que também pudesse usufruir pessoalmente de algumas migalhas desse banquete de ratos.

Lula terminou sua carreira como começou, como um líder sindicalista. Mas se aquele homem jovem dos anos 80 trazia consigo uma promessa de renovação, o velho fauno de hoje é só uma paródia de si mesmo.

Esse Lula de hoje é o mesmo Lula dos anos 80 e 90, o verdadeiro. O Lulinha paz e amor dos anos 00 e 10 foi uma invenção de Marcelo Odebrecht, que inclusive redigiu o infame Manifesto à Nação que tornou Lula palatável às classes médias. Lula Odebrecht acabou, sobrou um saco vazio recolhido a uma cela.

Lula foi preso e o país não parou, não houve comoção popular, não houve choro e ranger de dentes - o povo preferiu ir aos estádios de futebol - e na frente do sindicato só havia os mesmos fanáticos de sempre.

A montanha pariu um rato."

➤BOA NOITE!


Os 20 anos do show O Grande Encontro, que reuniu  Elba Ramalho, Alceu Valença Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, foi um momento marcante da música popular brasileira.

A música Anunciação foi um dos pontos altos do show, reunindo Elba, Alceu e Geraldo.



➤Agressões

Conivência com crime**

Paulo Jacinto*

Sobre nota do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Na tarde do sábado, em São Bernardo do Campo, no entorno da sede do Sindicato dos Metalúrgicos aonde Lula se refugiara para escapar à prisão, foram registrados pelo menos sete casos de hostilidade e agressões a repórteres e profissionais da imprensa que estavam por lá a serviço.

Em Fortaleza, manifestantes a favor de Lula quebraram as portas de vidro da sede da TV Verdes Mares, picharam muros e pintaram o prédio com tinta vermelha. Na noite do mesmo dia, equipes de televisão foram destratadas nas proximidades dos aeroportos de São Paulo e Curitiba
.
Houve, como de hábito, notas de entidades e de associações de classes que condenaram “por inaceitável” o uso da força contra trabalhadores como quaisquer outros – é o que somos. Mas uma das notas, pelo seu conteúdo enviesado e pérfido, destacou-se das demais.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), repudiou as agressões, como estava obrigado a fazê-lo. Mas disse que “essa situação lamentável” deveu-se também “à política das grandes empresas de comunicação que apoiam o golpe”.

Aproveitou para acusá-las de adotar “uma linha editorial de hostilidade contra as organizações populares”. E frisou: “Para impedir que casos de agressão e tentativas de censura se repitam, é preciso que se retome a democracia, o que só será possível com Lula livre (…)”.

Quer dizer: condenou as agressões e justificou-as ao mesmo tempo. Imputou a culpa por elas a agressores e a agredidos. E condicionou o fim dos ataques à mudança da linha editorial das empresas de comunicação, à retomada da democracia e à libertação de Lula.

Absurdo, extemporâneo, abusivo para dizer o mínimo. Para dizer o que de fato é: conivência com crime. Ou agressão deixou de ser crime, não importa contra quem?

*Paulo Jacinto – Jornalista e editor do portal da Fundação Astrogildo Pereira
** Publicado no portal da Revista Veja em 09/04/2018


➤Helicóptero do Governo do Rio

Sérgio Cabral vira réu por 2.281 passeios
 

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e a ex-primeira dama Adriana Ancelmo se tornaram réus de mais uma ação na Justiça, por peculato. O juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32ª Vara Criminal do Rio, aceitou denúncia do Ministério Público Estadual que acusa ambos de usarem helicópteros do governo estadual em 2.501 viagens pessoais, sendo 2.281 vezes por Cabral e mais 220 vezes por Adriana.

Na decisão, o magistrado ressaltou que a “autoria e a materialidade dos crimes” estão minimamente delineados na denúncia do MP. Além das viagens, Cabral teria comprado duas aeronaves mais modernas e confortáveis, por meio de licitações suspeitas, no valor total de R$ 32 milhões. As negociações também estão sob investigação. Para o MP-RJ, os dois helicópteros comprados são mais luxuosos que os outros pertencentes ao Estado e, portanto, aumentaram os custos de manutenção e combustível.

“Verifica-se que os acusados já se encontram em regime de prisão provisória, inclusive com diversos mandados prisionais efetivamente cumpridos”, escreveu Schilling na decisão. O ex-governador já cumpre penas que juntas ultrapassam 100 anos e responde a mais de 20 processos.

Segundo depoimentos de testemunhas, entre elas pilotos, a aeronave modelo Agusta AW 109 Grand New, de alto luxo, era usada quase com exclusividade pelo ex-governador, sua mulher, seus filhos e babás. Porém, por vezes, no trajeto entre o Rio de Janeiro e a casa de veraneio de Cabral no condomínio Portobello, em Mangaratiba, outros dois helicópteros eram usados simultaneamente para transportar amigos do casal, amigos e namoradas dos filhos, parentes e empregados domésticos.

O juiz destacou que as declarações das testemunhas se juntam à “farta documentação” que justifica o procedimento da ação penal. Apenas o gasto total das viagens ultrapassa R$ 19 milhões. A pena pelo crime pode chegar a 12 anos.

Com Revista IstoÉ

➤A gente já sabia!

PT contrata 42 ônibus para invadir Curitiba

Fontes de inteligência da Secretaria de Segurança do Paraná informaram que 42 ônibus com militantes do MST e da CUT estão a caminho de Curitiba.

Gleisi Hoffman disse que os petistas não sairiam da cidade onde Lula está preso.

Só falta saber quem vai bancar a mortadela e o resto e se o dinheiro não é do fundo partidário, pago por nós todos!

➤Blog do Camarotti

PT discute espólio de votos de Lula*


Pouco tempo depois da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, integrantes da cúpula do PT já começaram a discutir o espólio das intenções de votos do principal líder do partido.

A avaliação é de que é preciso capitalizar politicamente o momento mais dramático do partido e evitar a pulverização dos votos de Lula para outras legendas da esquerda.

Já na noite deste domingo (8) integrantes do PT reconheciam que há um risco concreto de divisão de votos historicamente ligados à legenda.

Pelo menos três integrantes da cúpula do partido manifestaram preocupação com o fato de o ex-presidente Lula ter dado grande espaço, no discurso de sábado (7), aos pré-candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D'ávila (PC do B).

Um parlamentar petista chegou a demonstrar desconforto com o fato de o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, considerado o plano B do PT, ter ficado com espaço secundário durante o discurso.

Cresce um consenso no PT de que é preciso ter uma estratégia clara para evitar a dispersão do eleitorado de Lula que, historicamente, tem cerca de 30% dos votos do país.

"Se o PT não cuidar do espólio de Lula, haverá uma migração dos votos e o partido corre o risco de não ter um representante no segundo turno", alertou um parlamentar do PT.

Além de Boulos e Manuela D'ávila, que se aproximaram de Lula nesses últimos meses antes da prisão, o PT também teme uma dispersão de votos para outros candidatos do campo da centro-esquerda, como Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT).

Para o PT, o pior cenário é o de Marina Silva capitalizar votos petistas mais ligados à centro-esquerda.

O grande problema para o PT é conseguir superar o dilema de segurar o plano B até setembro já que, neste momento, fechou compromisso de manter solidariedade ao ex-presidente Lula e lançar sua candidatura em 15 de agosto, mesmo se ele continuar preso.

"Só estaremos liberados para trabalhar o nosso plano B se Lula fizer um gesto de liberar o partido. Enquanto isso não acontecer, vamos manter solidariedade a Lula", observou outro parlamentar petista.

Apesar de o partido manter um discurso público de que vai reverter a prisão de Lula e lançar a candidatura dele, há um reconhecimento de que é uma candidatura inviável e que, em última instância, seria impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

*Publicado no portal G1 em 09/04/2018

➤BOM DIA!

Quem sustenta o acampamento?

Desde que se anunciou a ida de Lula para a cadeia em Curitiba, um bando de ditos militantes, foi se formando no entorno do prédio da Polícia Federal. Uma grande quantidade de ônibus transportando os apoiadores do ex-presidente, tem chegado com gente que fica acampada nas imediações de onde ele está preso e, para hoje, é anunciada a chegada de mais não sei quantos ônibus com gente que deseja permanecer no local até que Luiz Inácio seja solto.

Escutei a notícia, assisti na televisão e fiquei pensando em algumas coisas que, pelo menos para mim, soam muito estranhas: quem paga os ônibus que conduzem os manifestantes? Nenhum dos apoiadores do ex-presidente trabalha? Ficam dias e dias acampados e, trabalho que é bom, nem pensar. Se bem que podem fazer parte dos 13 milhões de desempregados oriundos dos governos petistas.

Outra coisa é preciso esclarecer: quem paga a alimentação de todo este pessoal? Se estão ali sem trabalhar, significa que não ganham nada, logo alguém tem que pagar a comida deles. E olha que a despesa não deve ser pouca.

Ficam acampados ali, dormem na rua e passam o dia agitando bandeiras, gritando palavras de ordem e provocando quem se manifeste contrariamente. Como estão na rua, algo que talvez não tenha importância para muitos, é preciso perguntar: não tomam banho?

Mas voltando ao começo, o que me preocupa mesmo, é saber quem está patrocinando toda a farra dos militantes (?) e apoiadores. Alguém tem que arcar com as despesas, que não são poucos, de transporte e alimentação, no mínimo.

Um ônibus para se deslocar, seja de onde for, para Curitiba, levando manifestantes, deve cobrar, e bem, de quem patrocina o evento. Será o MST, o MTST, o Sindicato dos metalúrgicos, onde Lula se escondeu durante dois ou três dias para fugir da justiça, será o PSOL, o PSTU, o PC do B? Será o Partido dos Trabalhadores ou algum empresário rico. Se bem que os mais abastados estão na cadeia, bem pertinho do ex-presidente.

Pão com mortadela, que foi distribuído em outros eventos, já não deve estar sendo muito aceito por quem está acampado em Curitiba. Devem estar querendo algo mais consistente, mais nutriente. E alguém deve estar patrocinando. Não vão querer convencer alguém que as despesas de viagem e alimentação ficam por conta deles. Afinal, não trabalham. Podem estar em férias, quem sabe?

Enquanto isso, políticos ligados ao ex-presidente, alguns envolvidos em denúncias na Lava Jato, estão em hotéis, comendo e bebendo do melhor, com banho e cama da melhor qualidade. Mas também não estão trabalhando. O lugar deles é no plenário do Senado, da Câmara pois, afinal, são muito bem pagos, por nós, para cumprir suas obrigações. Mas não cumprem, não dão explicação e fica tudo por isso mesmo!

E o pior de tudo é que vai continuar assim. Quem trabalha, quem sustenta o governo, quem paga os impostos, quem elege um bando de políticos que não trabalha, quem tem compromissos e vergonha na cara, segue assistindo um bando de vagabundos acampados em Curitiba, querendo que a justiça seja a que possa favorecer o chefe da quadrilha que, pelo menos até aqui, está preso, tomando café com pão e manteiga e comendo arroz com feijão, carne e salada.

Mas o que deve ser mais difícil para ele, é passar sem a “purinha” a que está acostumado. Ele é um dos poucos que sabem exatamente quem patrocina toda a farra dos acampados.

Machado Filho