quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

➤Previdência

PSDB fecha questão a favor da reforma

PSDB decidiu fechar questão e votar a favor da Reforma da Previdência. Com a decisão tomada na reunião da Executiva Nacional nesta quarta-feira, os 46 deputados do partido serão pressionados a votar com a orientação. Neste primeiro momento, o partido decidiu não punir eventuais deserções.

A decisão da Executiva, colegiado formado pelas principais lideranças do partido, terá um efeito simbólico forte. Se não há tradição no tucanato de punir divergentes, o fechamento de questão aumenta a pressão para que a bancada do partido, que estava relutante, aprove as mudanças na aposentadoria.

O apoio do PSDB é considerado essencial para que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) consiga aprovar a reforma. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), são necessários 308 votos para que seja aprovada na Câmara. Depois, ainda precisa passar pelo Senado, também com o apoio de um terço dos membros.

Veja.com

➤Deputados sob suspeita

PF cumpre mandados judiciais na Câmara

Policiais cumprem mandados de busca em dois 
gabinetes na Casa; um deles é o de Dulce Miranda, 
deputada e esposa do governador do Tocantins


Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira, dezesseis mandados de busca e apreensão e oito de intimação na sexta fase da Operação Ápia, que apura desvios e fraudes em licitações e contratos no estado do Tocantins. Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em gabinetes na Câmara dos Deputados contra dois deputados, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, seriam os parlamentares Carlos Gaguim (Podemos-TO) e Dulce Miranda (PMDB-TO)

Dulce é esposa do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). Em novembro, o pai, os irmãos e a cunhada de Miranda haviam sido indiciadas sob a suspeita de integrar o esquema. Na última fase da operação, Miranda também foi intimado a depor.

Dulce, Gaguim e Marcelo
O objetivo desta sexta fase, de acordo com a PF, é apurar as acusações de que “o núcleo político” investigado teria cometido os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Em delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário Rossines Guimarães, da Construtora Rio Tocantins, acusou o pagamento de propina a políticos.

“O núcleo político da Associação Criminosa era responsável por garantir as contratações e o recebimento de verbas públicas indevidas por parte dos empresários corruptores”, informou o órgão. Os contratos investigados pela Operação Ápia superaram 850 milhões de reais e teriam origem em empréstimos obtidos pelo estado junto ao BNDES, intermediados pelo Banco do Brasil e estimados em 1,25 bilhão de reais.

Veja.com

➤COMENTANDO

Nas rádios, nos jornais, na internet...

Polícia Federal realiza buscas na Câmara dos Deputados
A Polícia Federal realiza buscas na Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira. A operação foi requisitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação tem como alvo dois deputados, cujos nomes ainda estão mantidos sob sigilo. Os agentes realizam buscas em dois gabinetes da Câmara.
É muito cedo para comentar ou afirmar qualquer coisa sobre a operação, mas parece que, finalmente, a Polícia Federal e a Procuradoria Geral da República estão chegando perto dos responsáveis pela grande corrupção que se instalou no Brasil. Está mais do que na hora de começar a prender e, principalmente, acabar com a corrupção, seja em que partido for. Uma análise criteriosa vai mostrar que, de alguma forma, todos os partidos estão envolvidos em sujeira, uns menos, outros muito mais. Quem tem rabo preso, que se cuide!

Para os petistas, tudo é golpe contra Lula. Só para eles!
É impressionante a forma como o PT tenta impor sua tradicional maneira de fazer política, quem sabe seguindo orientações de seu criador, divulgando fatos irreais e impondo mentiras que só buscam beneficiar o petismo.
Agora, quando o TRF 4, que já julgou e, na maioria das vezes, condenou os sentenciados pelo juiz Sérgio Moro, marca o julgamento do condenado Luiz Inácio, que foi sentenciado a nove anos e meio de prisão no caso do tríplex do Guarujá, os líderes (?) petistas gritam aos quatro ventos que é “mais um golpe contra Lula”.
Aliás, o próprio ex-presidente disse, alto e bom tom, que a culpa pela quebra da Petrobras e do Rio de Janeiro, é da Lava Jato. Na verdade, ex-tesoureiros petistas, ex-ministros petistas, ex-diretores da Petrobras indicados por Lula e seus comandados, estão presos e condenados por roubarem dinheiro público, quase acabando com as finanças de nossa maior empresa.
A Lava Jato, que Lula tem a cara de pau de afirmar que “é responsável pela quase quebra da Petrobrás”, já recuperou mais de um bilhão e meio de reais de contas em paraísos fiscais, de dinheiro roubado de nossa estatal.
Será que se o PT seguisse mandando no Brasil e a Lava Jato não existisse, não estariam na Petrobrás, roubando desavergonhadamente, os mesmos  diretores que hoje estão presos em Curitiba?
Para os petistas, a culpa é do Moro e o Lula é um perseguido político!

Mudanças de linhas de ônibus em Porto Alegre
Modificações no trajeto dos ônibus atingirão os bairros Petrópolis, Boa Vista e Bela Vista que são atendidas pelas seguintes linhas: 430 – Bela Vista/Anita – 430-2 – Bela Vista/Anita (via Carazinho e Ijui) e 431 – Carlos Gomes, que foram substituídas pela ampliação do itinerário da linha 525 – Rio Branco/Anita e criação da linha 432 – Carlos Gomes/Petrópolis.
Para a EPTC, as mudanças atenderão pedidos de moradores dos bairros e deixarão os itinerários mais racionais, facilitando o cumprimento de viagens.
Quem tiver alguma reclamação ou entender que as mudanças precisam ser melhoradas, pode ligar para o número 118. A EPTC agradecerá.

Confusão em SP. Petistas, como sempre, dizem que foram agredidos
Depois de uma confusão em meio a um protesto contra a votação do Projeto Escola sem Partido, que visa a neutralidade dos professores em sala de aula, um grupo de jovens foi retirado, a pedido da presidência da Câmara de São Paulo, das galerias. Doze acabaram detidos.
Tudo começou depois que a presidência da Câmara solicitou a retirada dos manifestantes que , conforme nota emitida pela Casa, “ofenderam vereadores”, interrompendo discursos dos parlamentares, “em conduta inadequada”.
Depois da prisão dos 12 manifestantes, o vereador Eduardo Suplicy (PT), que acompanhou os presos, disse que a vereadora Juliana Cardozo (PT) e uma assessora dela foram atingidas por gás lacrimogêneo. “Ela estava saindo com a filha de 12 anos, mas foi empurrada e agredida verbalmente pela Guarda Metropolitana”, declarou Suplicy.
Sinceramente, o que impressiona, ou não, lendo uma notícia assim, é que sempre que há confusão, prisão ou denúncia de agressões, alguém do PT está no meio. Eles são os únicos agredidos, ofendidos e presos.
Uma criança de 12 anos, que segundo o vereador do PT foi atingida por gás e verbalmente, estava fazendo o que durante uma manifestação de jovens, comandados, é claro, que não aceitam uma Escola sem Partido?
Mesmo que a Câmara informe que vai averiguar os fatos, é muito bom ouvir o vereador petista afirmar que “mãe e filha foram agredidas verbalmente”. Parece que estou vendo as duas saindo da Câmara, sem falar nada, pacificamente, quando chegam guardas e passam a agredi-las!
Pobres petistas, sempre inocentes, sempre perseguidos e sempre agredidos!