segunda-feira, 20 de novembro de 2017

➤BOA NOITE!


Cantor, guitarrista e ator, Trini Lopez nasceu em Dallas, em maio de 1937. Ele é americano com ascendência mexicana

Fez sucesso com diversos hits, tais como La Bamba, America, Perfidia, If I Had A Hammer, Lemon Tree, Corazón de Melón, entre outros.

Até hoje Trini Lopez canta e recentemente lançou um novo álbum, chamado Ramblin Man, provando que o tempo só fez melhorar sua qualidade e seu encanto com a música.

Para esta segunda-feira, selecionei a música que pode ser considerada como seu maior sucesso, La Bamba, gravada pela primeira vez em 1963.


➤Carne suína e bovina

Rússia anuncia restrições a produtos brasileiros


O serviço veterinário e fitossanitário da Rússia, Rosselkhoznadzor, anunciou nesta segunda-feira que vai impor restrições temporárias à carne bovina e suína do Brasil a partir de 1º de dezembro. Segundo o departamento russo, a medida se deve à detecção na carne exportada de substâncias como ractopamina e outros estimulantes para o crescimento da massa muscular dos animais.

“Infelizmente, o Rosselkhoznadzor é forçado a afirmar que, de acordo com os estudos laboratoriais, os estimulantes de crescimento banidos foram novamente detectados nos produtos de criação de gado que chegam à Rússia do Brasil em 2017”, afirma o serviço em nota publicada em seu site.

A Rússia diz ainda que, “para regular a situação e obter informações confiáveis do lado brasileiro”, o Rosselkhoznadzor enviou uma proposta ao Ministério da Agricultura, no dia 16 de novembro, para conversar o mais rápido possível. “No entanto, o diálogo com o lado brasileiro não ocorreu até o presente”, diz o departamento russo.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, negou que a medida represente o fechamento da Rússia para as carnes brasileiras. “Eu não considero isso como um mercado fechado, mas uma coisa que acontece permanentemente nas fiscalizações. É para isso que elas existem. Não está fechado não, acho que são três ou quatro empresas que foram citadas que apareceram com esse problema, o restante continua trabalhando”, disse o ministro a jornalistas.
Agência Globo

➤DESTAQUES


Receita vai exigir CPF de dependentes a partir de 8 anos no IR
A Receita Federal publicou uma instrução normativa no Diário Oficial nesta segunda-feira (20) reduzindo para 8 anos a idade mínima para apresentar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de pessoas declaradas como dependentes no Imposto de Renda.
A mudança já passa a valer a partir da próxima declaração (ano base 2017).
A partir da declaração de 2019 (ano base 2018), estarão obrigadas a se inscrever no CPF todas as pessoas físicas que constem como dependentes na declaração do Imposto de Renda, independentemente da idade, informou o Fisco.
Em fevereiro, a idade mínima fixada pelo governo para a apresentação obrigatória do documento na declaração havia sido reduzida de 14 para 12 anos.
Por nota, a Receita informou que a redução da idade visa evitar que a declaração caia na malha fina, "possibilitando maior rapidez na restituição do crédito tributário".

Segóvia assume e diz que combate à corrupção será 'agenda prioritária'
O delegado Fernando Segóvia assumiu oficialmente nesta segunda-feira (20) o posto de diretor-geral da Polícia Federal (PF) em uma solenidade de trasmissão de cargo na sede do Ministério da Justiça, em Brasília.
Ao discursar na cerimônia, o novo diretor-geral afirmou que o combate à corrupção continuará sendo prioritário.
Segóvia também disse que trabalhará em harmonia com o Ministério Público no período em que estiver à frente da Polícia Federal.
Nos últimos anos, PF e MP protagonizaram diversos episódios de disputa que geraram mal-estar, como na ocasião em que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot questionou a possibilidade de a PF negociar delações premiadas.
“Buscaremos o combate incansável à corrupção no Brasil, que continuará a ser agenda prioritária na Polícia Federal, tendo como premissa a continuidade de operações especiais, tais como Lava Jato, Cui Bono, Cadeia Velha, Lama Asfáltica e tantas outras em andamento nos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal e nas varas da Justiça Federal Brasil afora”, afirmou Segóvia.


Bernardinho: “Alguém tem que pegar essa bomba, né?”
Nome mais conhecido do partido Novo, o técnico de vôlei, economista e empresário Bernardinho pediu prazo até abril do ano que vem para decidir se aceita o convite para concorrer ao governo do Rio. Compromissos profissionais e a resistência da família são os fatores que mais pesam na decisão.
O mau momento vivido pelo estado, que sofre com uma crise financeira sem precedentes, aumento da violência e o corporativismo a classe política, no entanto, não é empecilho para o multicampeão mundial e olímpico. “Alguém tem que pegar essa bomba, né?”, disse Bernardinho ao ser questionado sobre os riscos de assumir uma administração estadual falida.
Ele admite que o desafio é grande e talvez insuperável, mas acredita que a solução dos problemas do Rio passa pela escolha de um governante que tenha credibilidade. “Certamente tenho muito receio pelo desafio que talvez eu não consiga dar conta. O descrédito dos governantes é geral. Agora, com uma agenda positiva, alguém que gere previsibilidade… pode mudar”, disse.

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado para dia30
Os estudantes poderão renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 30 de novembro. Originalmente, o prazo terminava hoje (20) e foi estendido por mais 10 dias. De acordo com o Ministério da Educação, esta é a última prorrogação do prazo e chance dos interessados em continuar com o financiamento. 
A portaria com a prorrogação do prazo será publicada amanhã (21) no Diário Oficial da União (DOU).
Até o dia 30 de novembro, os estudantes poderão fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitar mais prazo para uso do financiamento.
O MEC alerta que os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. Inicialmente, o pedido de renovação é feito pelas faculdades e, depois, os estudantes devem validar as informações no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Submarino argentino desaparecido ainda tem comida e oxigênio
A Marinha da Argentina afirmou neste domingo (19) que não está trabalhando com a questão da sobrevivência dos 44 tripulantes do ARA San Juan, submarino que está desaparecido desde a última quarta-feira (15). Isso porque, segundo o porta-voz Enrique Balbi, a tripulação estava preparada para uma viagem de 10 dias e tinha suprimentos para uma quinzena.
Oxigênio, disse Balbi, também não seria um problema, "já que contam com armazenamento suficiente".
Por outro lado, o porta-voz afirmou que as autoridades "não descartam nenhuma hipótese" sobre o que pode ter acontecido com o submarino, que perdeu comunicação quando fazia o trajeto entre Ushuaia (sul) e a Base Naval de Mar del Plata. A Marinha trabalha com a possibilidade de que esteja "tanto na superfície quando submerso, com ou sem propulsão".
As buscas ao San Juan já completaram 80% da área estipulada pela Marinha. A área foi delimitada a partir do ponto em que foi feito o último contato do submarino.

➤Eleições suplementares

Ivoti e Paraí elegem novos prefeitos

Martin Cesar Kalkman (PP) foi eleito o novo prefeito de Ivoti, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em eleição suplementar neste domingo (19), por 51.44% votos. Marli Gehn (PMDB) ficou em segundo lugar, com 27,62%, e Edio Vogel (PT), em terceiro, recebeu 20,94%. Dos eleitores aptos para votar, 13.198 apareceram. A abstenção foi de 15,59%.

Em uma postagem no Facebook, já na manhã desta segunda-feira (20) Martin postou foto comemorando ao lado de Maria de Lourdes Bauermann, prefeita cassada pela justiça eleitoral após denúncia de participação em esquema para furar fila do SUS.





No municpiío de  Paraí, que também realizou eleições suplementares, o candidato Gilberto Zanotto (PDT) ganhou 52,27% dos votos. Seu único opositor, Lauriano Artico (PMDB), levou 47,73%. Foram 6.051 eleitores votantes, com 7,44% de abstenção.

➤OPINIÃO

Trump, o mentiroso

Até a terça-feira passada, o The Washington Post, com base 
em uma rigorosa checagem de dados, contabilizou 1.628 
afirmações falsas ou distorcidas

Vinte anos atrás, os norte-americanos divertiam-se com as confusões causadas por um mentiroso contumaz nas telas dos cinemas. Era apenas o astro de uma comédia hollywoodiana de grande sucesso.

Hoje, de acordo com um levantamento feito pelo jornal The Washington Post, outro mentiroso, mais perigoso, ocupa a presidência dos Estados Unidos.

Ao invés dos risos daqueles tempos menos carregados, o mentiroso de hoje provoca apreensão, não só em sua audiência doméstica, mas também na comunidade internacional. Líder do chamado mundo livre – liderança que passa a ser fortemente contestada –, as suas mentiras e bravatas não apenas frustram um mundo em busca de harmonia e serenidade, como contribuem para inflamá-lo.

Desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro deste ano, o The Washington Post passou a analisar, classificar e acompanhar todas as afirmações feitas pelo presidente, identificando e quantificando as mentiras que ele conta em seus pronunciamentos e entrevistas, assim como as que escreve no Twitter, a sua rede social preferida.

Até a terça-feira passada, o jornal, com base em uma rigorosa checagem de dados, contabilizou 1.628 afirmações falsas ou distorcidas feitas por Donald Trump. Como ele estava, no momento da contagem, há 298 dias no poder, o jornal calculou que o presidente dos Estados Unidos disse, em média, 5,5 mentiras por dia desde que passou a ocupar a Casa Branca. Nesse ritmo, calcula o jornal, Donald Trump chegará ao fim do ano tendo feito 1.999 afirmações falsas.

Em outubro, a média de mentiras contadas por Trump foi ainda maior. De acordo com a mesma apuração feita pela equipe do The Washington Post, o presidente disse por dia nove mentiras ou informações distorcidas, que a equipe de Trump chama cinicamente de “fatos alternativos”. A ser mantida esta média, Donald Trump terminará 2017 tendo contado mais de 2 mil mentiras em pouco menos de um ano de governo.

Além do hábito de mentir para o povo norte-americano, um crime para o país que leva tão a sério a palavra empenhada por um homem a ponto de acreditar que ele dirá a verdade apenas por apor sua mão sobre a Bíblia, Donald Trump também gosta de reivindicar para si decisões tomadas por outras pessoas. Por mais de 50 vezes, Trump alegou ser o responsável por trazer para os Estados Unidos investimentos que já estavam previstos antes mesmo de sua posse. O mesmo ocorreu com os indicadores de aumento de postos de trabalho que o presidente diz ter criado, quando, na verdade, se tratava de vagas abertas antes de seu mandato presidencial começar.

Muito além do pitoresco, as mentiras contadas por Donald Trump poderão ter sérias consequências, não só para ele, mas para o futuro político dos Estados Unidos.

Na quarta-feira passada, um grupo de seis deputados do Partido Democrata ingressou com um novo pedido de julgamento político de Trump no Congresso, cuja consequência mais grave pode ser o seu impeachment. Como os dois anteriores, este pedido também não deve prosperar, já que as próprias lideranças democratas não respaldaram a iniciativa. “Um grande número de democratas acredita que este presidente deve sofrer um impeachment. Mas fizemos a avaliação de que os fatos ainda não permitem tomar essa atitude”, disse Steny Hoyer, líder dos democratas.

Ainda que não prosperem, os pedidos de impeachment contra Donald Trump, ao menos por ora, servem para minar ainda mais a sua credibilidade à frente da Casa Branca. Seja pelas mentiras que conta, seja pelo comportamento individualista que fez questão de adotar desde a campanha eleitoral do ano passado, o próprio presidente parece, involuntariamente, contribuir para isso.

O mentiroso do cinema, em dado momento, passou compulsivamente a dizer a verdade. Agora resta saber como o mentiroso da vida real irá se comportar.

*Publicado no Portal Estadão em 20/11/2017

➤COMENTANDO

Nas rádios, nos jornais, na internet...

Morreu Charles Manson
Com 83 anos, condenado a prisão perpétua, morreu neste domingo (19), um dos criminosos mais famosos de todos os tempos, Charles Manson. Ele comandava uma espécie de seita chamada “Família Manson”, tinha uma suástica tatuada na testa e estava preso há mais de 40 anos.
Em 1969, acompanhado de um grupo de fanáticos, comandou um massacre na casa do cineasta Roman Polanski, matando a atriz Sharon Tate, que estava grávida e tinha 26 anos e mais seis pessoas. Em 1971, Manson foi condenado à morte, mas a sentença foi alterada para prisão perpétua.
Quem, como eu, viveu o brutal assassinato das sete pessoas na casa de Polanski, deve lembrar bem de Charles Manson, um assassino fanático que transformou a cabeça de muitos jovens através de suas pregações e do uso de drogas.
Tenho a sensação exata de que o mundo se viu livre de uma ser desprezível!

Deputados do Rio estão acima de desembargadores
Os desembargadores do TRF 2, por unanimidade de votos (5X 0) decidiram que os deputados Jorge Picciani, Paulo Mello e Edson Albertassi, todos do PMDB, permanecessem presos por envolvimento na Operação Cadeia Velha. Eles são suspeitos de participação num esquema para beneficiar empresas de transporte de passageiros no Rio de Janeiro, além de envolvimento com falcatruas no TCE carioca.
Pois os deputados da Assembleia Legislativa do Rio, comandados por amigos e parceiros dos presos, disse que não, que eles deveriam ser soltos, ou seja, se colocaram acima da decisão dos desembargadores.
Por favor, não me acusem de preconceituoso ou julgador de capacidades alheias, mas convenhamos que muitos dos que votaram contra a decisão dos desembargadores, não devem ter completado o ensino fundamental. Já os representantes do TRF 2, passaram por todos os cursos e provas até chegarem ao cargo que ocupam. Opinaram sobre o que mais sabem, a Lei. Já os deputados....
Falou mais alto, como sempre, o corporativismo e o companheirismo dos parlamentares cariocas. Tomara que tenha sido só isso!

As misteriosas palestras de Lula!
A justiça bloqueou R$ 24 milhões dos bens de Lula e seu filho Luis Carlos por suposto envolvimento em esquema de assinatura de MPs e compra de jatos. O ex-presidente disse que não tem o valor que a PGR quer bloquear, mas o Coaf declara que a empresa LILS investiu R$ 35 milhões em fundos de investimentos entre 2011 e 2015, mesmo período em que Luiz Inácio recebeu R$ 27 milhões por palestras.
Num cálculo bem simples, verificamos que as palestras de Lula renderam R$ 6,7 milhões por ano, ou seja, R$ 560 mil, em números redondos, por mês. Como ele não realizou palestras em todos os meses dos quatro anos é fácil chegar a conclusão que pagaram demais pelas palestras ou tem alguma coisa errada nesta matemática.
Vamos combinar que se sabe muito pouco e que existe muito mistério nas famosas palestras do Lula, que são responsáveis por tudo, mas não convencem ninguém.

CPMI da JBS: O feitiço contra o feiticeiro.
Bem próxima do fim, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS (aquela dos irmãos Batista) está preparando relatório que foca o ex-procurador geral, Rodrigo Janot e o ex-procurador Marcello Miller. Os dois são suspeitos de ‘condutas controversas’ durante as negociações para a colaboração premiada da JBS.
Podendo conter um pedido de prisão de Miller, o relatório deverá ser entregue em 15 de dezembro e coloca em segundo plano as denúncias dos Batista contra políticos.
O deputado Carlos Marun, relator da CPI, diz que pelo que já foi revelado, é possível demonstrar a participação ilícita de Marcello Miller e que Janot faltou com a verdade em afirmações sobre as negociações com a JBS.
Parece ser o caso de se afirmar que o feitiço pode estar virando contra o feiticeiro!

É Primavera, mas podemos chamar de PrimaVerão!
A massa de ar frio que estava sobre o Rio Grande do Sul, perdeu força e as temperaturas começam a subir bastante neste começo de semana. O sol forte deve aquecer todas as regiões, ou quase todas, pois no Sul poderemos ter chuvas.
Aqui em Porto Alegre, vamos nos preparar, pois os termômetros devem chegar nos 30 graus. Quem mora na Fronteira Oeste, que se prepare mais ainda, já que a previsão indica temperaturas mais altas ainda por lá.
Jamais podemos esquecer que, mesmo parecendo PrimaVerão, estamos na Primavera e já amanhã (21) as coisas podem mudar e as temperaturas caírem um pouco. Já na quarta, parece que começam, devagar, a voltar ao normal.
Para os gaúchos, Primavera é assim mesmo: um dia quente outro mais frio!