quarta-feira, 1 de novembro de 2017

➤Ofendeu agente penitenciário

Delator da J&F é levado para isolamento na Papuda

Ricardo Saud deve ficar dez dias em Pavilhão Disciplinar, 
sem televisão e visitas de familiares. Ele está preso desde o dia 
10 de setembro por suspeita de omissão no acordo 
de delação premiada



O ex-diretor de Relações Institucionais da J&F Ricardo Saud foi levado para o Pavilhão Disciplinar do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, na manhã desta terça-feira (31) após ofender um agente penitenciário. O castigo vale por dez dias. Os advogados dele informaram que vão tentar falar com a direção do presídio para reverter a situação.

O incidente aconteceu antes de o ex-executivo – preso junto com o empresário Joesley Batista (dono do grupo J&F) no começo de setembro por suspeita de omissão no acordo de delação premiada – prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a JBS. Na ocasião, ele alegou o direito constitucional de permanecer calado e não respondeu as perguntas dos deputados e senadores.

Enquanto Saud estava fora da penitenciária, o agente procurou a direção para relatar o desacato. O Pavilhão Disciplinar fica em ala diferente da em que ele foi instalado quando preso. Lá, ele não tem acesso a televisão. Além disso, perde o direito às visitas de familiares, que ocorrem nas sextas.

Em nota, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário informou que abrirá inquérito disciplinar para apurar os detalhes. "Após a conclusão, o procedimento será encaminhado para a Vara de Execuções Penais (VEP). A pena para os casos de indisciplina pode chegar a 30 dias de isolamento, além de perda de outros benefícios, conforme decisão da justiça."

Fonte: G1

➤Prêmio Press

Finalistas 2017



Relação dos jornalistas que receberam votos populares e profissionais durante o período de escolha dos que  disputarão a preferência do júri especializado, selecionado e convidado pela direção da Editora Press.









ESTAGIÁRIO DE JORNALISMO DO ANO
Troféu CIEE-RS
Eduardo Pinzon - SBT
Guilherme Chaves – Rádio Band
Luiza Fritzen - Jornal do Comércio
Nathalia Pase – Rádio Band
Tayná Schultz – TV Record

REPÓRTER DE RÁDIO DO ANO
Troféu STICC
Arthur Cipriani – Rádio Jovem Pan
Diogo Rossi - Rádio Grenal
Felipe Daroit - Rádio Gaúcha
Saimon Bianchini – Rádio Band
Samantha Klein - Rádio Guaíba

REPÓRTER DE TELEVISÃO DO ANO
Cesar Fabris – Esporte Interativo
Daniela Mallmann - SBT
Kelly Veronez - RBS TV
Rafael Cavalheiro - Band TV
Vanessa Pires – TV Record

REPÓRTER DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Sistema FECOMÉRCIO
Carol Zatt – Jornal do Comércio
Denise Saueressing - Revista A Granja
João Ávila - NH
Michele Rolim - Jornal do Comércio
Valter Junior - Metro Jornal

COLUNISTA DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Troféu Fernando Albrecht
Diego Casagrande – O Metro
Paulo Germano – Zero Hora
Rogério Mendelski – Correio do Povo
Rosane Oliveira - Zero Hora
Taline Oppitz – Correio do Povo

COMENTARISTA DE TELEVISÃO DO ANO
André Machado – Band TV
Diogo Olivier - RBS TV
Gustavo Vitorino – TV Pampa
Mauricio Saraiva – RBSTV
Nando Gross – TV Record

COMENTARISTA DE RÁDIO DO ANO
Troféu Ruy Carlos Ostermann
Adroaldo Guerra Filho – Rádio Gaúcha
Carlos Guimarães – Rádio Guaíba
Cesar Cidade Dias – Radio Band
Cláudio Brito - Rádio Gaúcha
Rodrigo Giacomet – Rádio União FM

APRESENTADOR DE TELEVISÃO DO ANO
Troféu SICREDI
Andre Haar – TV Record
Daniela Ungaretti - RBS TV
Lilian Abelin —TVE
Lúcia Mattos - Band TV
Rogério Forcolen - TVU

APRESENTADOR DE RÁDIO DO ANO
Antonio Carlos Macedo - Rádio Gaúcha
Diego Casagrande – Rádio Band
Milton Cardoso - Rádio Band
Rafael Marconi – Rádio Pampa
Rogério Mendelski – Rádio Guaíba

JORNALISTA DO WEB DO ANO
José Luiz Prévidi –www.previdi.blogspot.com.br
Marcelo Ribeiro – www.caderno7.com
Patricia Knebel - www.jornaldocomercio.com/mercadodigital
Rafael Kehl - radiopachola.minhawebradio.net
Ricardo Wortmann – cornetadorw.blogspot.com

REPÓRTER FOTOGRÁFICO DO ANO
Claiton Dornelles - Jornal do Comércio
Gustavo Roth – Agencia Preview
Inézio Machado - Jornal NH
Ricardo Giusti – Correio do Povo
Rodrigo Ziebell – SSP-RS e Brazil Photo Press

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DO ANO
Edmilson Schenk - ProVideo (Band TV)
Gerson Paz – TV Record
Glaucius Oliveira – RBS TV
Rogério Aguiar – Band TV
Tiarles Martins - PW Video Produções

LOCUTOR/APRESENTADOR DE NOTÍCIAS
Troféu Milton Ferrreti Jung
Artur Chagas – Rádio Gaúcha
Fernando Zanuzo - Rádio Gaúcha
Maria Luiza Benitez – Rádio Guaíba
Sergio Stock – Band TV
Sinara Félix – Rádio Guaíba

JORNALISTA DESTAQUE DO INTERIOR
Trófeu SICREDI
Alex Frantz – Rádio Progresso/Ijuí
Daniele Freitas – Rádio Diário da Manha/Passo Fundo
Denise Cruz - Rádio União/NH
Halder Ramos - Correio do Povo/Gramado
Stephany Sander – Rádio ABC/NH

MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DO ANO
Bom dia – Rádio Guaíba
Band Repórter - Rádio Band
Contra Ataque - Rádio Grenal
Rádio Livre – Rádio Band
Timeline – Rádio Gaúcha

MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO DO ANO
Atualidades Pampa - TV Pampa
Frente a Frente – TVE
RBS Notícias – RBS TV
Rio Grande no Ar - TV Record
SBT Esporte - SBT

JORNALISTA DO ANO
Troféu SINDUSCON
Daniel Scola – Rádio Gaúcha
Diego Casagrande – Rádio Band
Milton Cardoso - Rádio Band
Nando Gross - Rádio Guaíba
Patricia Comunello - Jornal do Comércio


➤DESTAQUES


Senado aprova regulamentação de Uber e apps
Com mudanças favoráveis às empresas de transporte privado de passageiros, o Senado aprovou na noite desta terça-feira, 31, por 45 votos a 10, o texto-base do projeto que regulamenta empresas como Uber, Cabify e 99. Como a proposta sofreu alterações, terá de voltar para a Câmara dos Deputados, onde foi aprovada em abril.
O projeto aprovado na Câmara era visto como favorável aos taxistas. Respeitando acordo firmado em reunião de líderes da Casa à tarde, os parlamentares retiraram, por meio da aprovação de duas emendas, a obrigatoriedade do uso de placas vermelhas e também a imposição de que apenas o dono do veículo pode dirigi-lo.
Foram retirados ainda outros dois trechos: um que possibilita a prefeitura regulamentar o serviço e também o trecho que restringia o veículo a circular só na cidade onde foi registrado.
O relator da proposta no plenário, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), disse que buscou uma mediação entre as empresas e os taxistas. “É muita pretensão querer que o plenário, composto por 81 senadores, viesse a aprovar sem nenhuma mudança, para que não voltasse para a Câmara”, defendeu. 

Cinco argentinos e uma belga entre os oito mortos em Nova York
Cinco argentinos morreram e outro ficou ferido no atentado realizado na terça-feira (31) em Nova York, segundo o Ministério de Relações Exteriores da Argentina. A sexta vítima identificada é da Bélgica, conforme informou o ministro das Relações Exteriores do país, Didier Reynders – outros três belgas ficaram feridos. O ataque, realizado com uma caminhonete que atropelou pedestres e ciclistas, foi praticado, segundo a imprensa norte-americana, por um homem natural do Uzbequistão, de 29 anos, que vivia desde 2010 nos Estados Unidos. No total, oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas.
De acordo com a chancelaria argentina, as vítimas argentinas eram "da cidade de Rosario (300 km o norte de Buenos Aires) e integravam um grupo de amigos que celebrava o 30° aniversário de formatura" na cidade. 
"O governo argentino expressa suas mais sinceras condolências pelo falecimento dos cidadãos Hernán Diego Mendoza, Diego Enrique Angelini, Alejandro Damián Pagnucco, Ariel Erlij e Hernán Ferruchi, ocorrido como consequência do dramático atentado terrorista na tarde de hoje em Nova York", disse o comunicado do Ministério. O ferido foi identificado como Martín Ludovico Marro, que está internado "fora de perigo".

RS - Professores estaduais decidem manter greve
Os professores estaduais decidiram manter a greve da categoria, que já dura 57 dias. A decisão foi tomada durante assembleia nesta terça-feira (31), em frente ao Palácio Piratini, no centro de Porto Alegre.  Os itens da proposta apresentada pelo governo de José Ivo Sartori, na segunda-feira (30), serão analisados pela base do sindicato. Contudo, a assembleia aprovou orientações sobre os pontos que serão levados para os educadores do interior do Estado.
Já na abertura do encontro desta terça, a presidente do Cpers-Sindicato, Helenir Schürer, afirmou que a entidade é contra a renegociação da dívida com a União e a venda de ações do Banrisul. Os dois itens foram citados pelo Piratini na última reunião com representantes da categoria. No encontro, o governo do Estado se comprometeu a retomar o pagamento em dia dos servidores a partir de dezembro – dependendo, justamente, da venda de ações do banco e da adesão do RS ao Plano de Recuperação Fiscal. Apesar da decisão de manter a paralisação, a categoria comemorou alguns pontos apresentados pelo Piratini. Entre eles, a retirada do projeto que flexibiliza a data de pagamento dos servidores do Executivo, em tramitação na Assembleia Legislativa, e a garantia do governo de que não irá demitir os professores temporários que aderiram à mobilização.

Troca de informações e uso de lápis podem levar à eliminação no Enem
A maioria dos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já sabe que não pode fazer qualquer consulta ou receber e repassar informações sobre o conteúdo das provas durante o exame. Essa é uma das ações que pode levar à eliminação do candidato, mas outras atitudes também podem provocar a exclusão do participante.
A eliminação pode ocorrer, por exemplo, se o candidato começar a prova antes das 13h30 ou sair da sala sem acompanhamento de um fiscal depois das 13h. Também não é permitido deixar o local da prova em definitivo antes de completar duas horas depois do início das provas.
De acordo com o edital, a eliminação do participante poderá ainda ocorrer durante a realização das provas, caso ele utilize lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações. Também não é permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
O uso de dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens também estão proibidos e resultam na exclusão do participante.

Deputados aprovam indenização a servidores em caso de atraso de salário
Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira, o projeto de lei que garante indenização dos servidores quando houver atraso no pagamento dos salários e 13º. A proposta, de autoria do governo do Estado, recebeu 33 votos favoráveis e 14 contrários.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 193/2017 define que a indenização seja calculada pelo índice da poupança e será retroativa ao início do parcelamento de salários, em 1º de julho de 2015. O pagamento será realizado no mês subsequente à sanção da Lei pelo governador José Ivo Sartori. "O governo faz um grande esforço com a intenção de evitar mais prejuízos aos servidores públicos, diante das atuais circunstâncias do Tesouro do Estado", afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco.
A Assembleia aprovou ainda um projeto que garante que a gratificação natalina do ano de 2016 seja atualizada monetariamente, desde 20 de dezembro de 2016 até a data do efetivo pagamento de cada parcela. 

➤OPINIÃO

O déficit e a bomba*

Pressionado pelos gastos obrigatórios, o governo central teve mais um déficit mensal em setembro e acumulou no ano um buraco orçamentário de R$ 108,53 bilhões, pelos cálculos do Tesouro, ou de R$ 100,87 bilhões pelo critério do Banco Central (BC). Por qualquer critério o alarme está soando de forma assustadora: depois desse balanço, restam três meses para o Executivo fazer suas contas caberem no limite fixado para 2017, um déficit primário de R$ 159 bilhões. Desde o ano passado as despesas obrigatórias superam a receita líquida do poder central, representado na contabilidade pela soma do Tesouro, do BC e da Previdência. Nos 12 meses até setembro, aquelas despesas corresponderam a 103,7% da receita líquida, isto é, expurgada de transferências constitucionais a Estados, municípios e regiões.

A Previdência continua sendo a causa principal do buraco nas contas da União. Apertando aqui e ali e correndo atrás de receitas normais e extraordinárias, o governo central conseguiu em nove meses acumular um superávit de R$ 32,88 bilhões no saldo conjunto do Tesouro e do BC. Mas esse resultado ficou muito longe do necessário para compensar o déficit previdenciário, de R$ 141,41 bilhões de janeiro a agosto, pelos cálculos do Tesouro.

Sem a reforma da Previdência, esse descompasso crescerá nos próximos anos e as despesas com pensões e outros benefícios consumirão parcelas cada vez maiores da receita fiscal e produzirão déficits crescentes, entravando cada vez mais a administração pública. Se a reforma for assinada até dezembro, o efeito sobre as contas de 2017 deverá ser nulo, mas já haverá, nos mercados, maior confiança para a travessia dos próximos anos e o novo governo começará com perspectivas bem melhores.

As contas consolidadas do setor público são calculadas normalmente pelo BC. Incluem os números dos governos central, dos Estados e dos municípios, com base em critério diferente do usado pelos técnicos do Tesouro. Estes apontam a diferença entre receitas e despesas da administração. Os especialistas do BC consideram as necessidades de financiamento. Por isso pode haver divergência entre os dois tipos de balanços.

Segundo o BC, o resultado primário do setor público, em nove meses, foi um déficit de R$ 82,11 bilhões, menor que o do governo central porque os governos estaduais e municipais foram superavitários.

Mas a informação mais importante para a maioria dos analistas internacionais é o chamado resultado nominal, calculado com inclusão dos juros. Neste ano, até setembro, o saldo nominal do setor público foi um déficit de R$ 385,24 bilhões, equivalente a 7,94% do Produto Interno Bruto (PIB). O acumulado em 12 meses foi um buraco de R$ 567,52 bilhões, 8,75% do PIB. Para este ano o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima para o Brasil, nos três níveis de governo, um déficit correspondente a 9,2%. A média esperada para as economias emergentes e em desenvolvimento é de 4,4%. Para a América Latina, de 6,3%.

Enquanto os gastos obrigatórios, principalmente os da Previdência, dificultam a gestão pública e os déficits se acumulam, cresce o endividamento, mesmo com a redução da taxa básica de juros. A dívida bruta do governo geral, formada principalmente pelos compromissos da administração central, atingiu em setembro R$ 4,79 trilhões, 73,9% do PIB, de acordo com as estimativas do BC. Pelo critério do FMI (com inclusão dos papéis na carteira do BC), a dívida do governo geral brasileiro já alcançou 78,3% do PIB no ano passado e deverá chegar a 87,7% neste ano, quase o dobro da média dos países emergentes e em desenvolvimento (48,4%).

O endividamento, agravado pela irresponsabilidade petista, chegará ao próximo governo como uma bomba de enorme potencial, se Brasília for incapaz de moderar seu crescimento. Reformas são essenciais para isso e a mais urgente é a da Previdência. O empenho do Executivo será insuficiente, se o Congresso falhar no tratamento de um dos grandes problemas nacionais, o desarranjo das finanças públicas. Não se trata de interesse do atual ou do futuro governo, mas do País.

*Publicado no Portal Estadão em 1º/11/2017