sexta-feira, 1 de setembro de 2017

➤BOA NOITE!


Minnie Riperton foi uma cantora americana que nasceu em Chicago, em 1947 e morreu em 1979, com apenas 32 anos.

Depois de participar de alguns grupos musicais, Minnie gravou, em 1975, seu grande sucesso, a música Lovin’you, que embalou muitas festas e deve ter provocado grandes amores.

Para esta sexta-feira, começo de final de semana, selecionei um vídeo com Minnie Riperton cantando Lovin’you, para que os que curtiram os anos 70 lembrem do romantismo que ainda existia no coração de muitos.


➤Meirelles e o PIB

“Entraremos em 2018 em ritmo forte”

Ministro da Fazenda comemorou alta de 0,2% no PIB após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego - Foto:Ag.Brasil/Reprodução

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou a alta de 0,2% no PIB do segundo trimestre divulgado pelo IBGE na manhã desta sexta-feira. Em nota, Meirelles considerou que as medidas tomadas pela equipe econômica estão surtindo efeito após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego.

“As empresas estão voltando a contratar. A inflação baixa e a queda consistente dos juros contribuem para a retomada do consumo das famílias. O IBGE mostrou que o consumo familiar voltou a crescer depois de nove trimestres de retração”, diz trecho do texto. 
O ministro também estimou que a melhora vai continuar nos próximos meses. “Entraremos em 2018 num ritmo forte e constante”, escreveu.
Para 2018, Meirelles estima que o crescimento da economia fique entre 2,5% e 3%. A proposta orçamentária enviada ao Congresso tem uma projeção de crescimento mais conservadora, de 2%.

Um dos fatores que impulsionou o crescimento do consumo da família foi a liberação das contas inativas do FGTS, que injetou cerca de 40 bilhões de reais na economia. Boa parte desse dinheiro foi direcionada para o consumo.

O consumo das famílias cresceu 1,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Foi a primeira alta após nove trimestres seguidos de queda, segundo o IBGE.
Agência Brasil/Veja

➤Prêmio Press 2017

Vote nos melhores do ano

Começou hoje o período de indicações do 18º Prêmio PRESS, 
o Oscar da Imprensa Gaúcha.


Qualquer pessoa pode entrar, uma vez por dia, no www.revistapress.com.br
e fazer suas livres indicações para os melhores profissionais de imprensa do ano, em 17 categorias. Este é o Voto Popular. Já os jornalistas e radialistas, devidamente identificados, podem participar, também, do Voto Profissional, uma única vez em todo o período de indicações, que se estende até 31 de outubro.

Os dois nomes mais indicados no Voto Popular e os três mais votados no Voto Profissional formam uma lista quíntupla, que será submetida a um Juri de Convidados, formado por 60 personalidades convidadas pela revista PRESS.

A campanha do Prêmio deste ano, criado pela agência Integrada Comunicação, tem como tema "O Poder da Palavra", numa referência à ferramenta básica e essencial do jornalismo. Pela palavra se constrói alianças, se fazem guerras, com a palavra é possível emocionar e manifestar ódio às pessoas e é com a palavra que os profissionais de imprensa registram momentos e fatos históricos da humanidade.

O 18º Prêmio Press tem o patrocínio de Sistema FIERGS, Sistema Fecomercio, Sicredi, Sinduscon, Ciee-RS, Sticc e o apoio de Abap, SBT, Krim Bureau e Assembleia Legislativa.

➤Avenida da Legalidade

Justiça determina que seja Castelo Branco


Em 2014, a Câmara Municipal aprovou projeto dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchiona, do PSOL, trocando o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade e da Democracia.

Nesta quinta-feira, o Tribunal de Justiça do Estado anulou a lei, atendendo recurso dos vereadores Mônica Leal e João Carlos Nedel, e dos ex-vereadores Mário manfro e Guilherme Socias Villela, reconhecendo “ter havido vicio na votação do projeto de lei por não ter sido obtido quórum de 2/3 de vereadores para a aprovação”.

No entanto, na quinta-feira (31), a Justiça julgou recurso apresentado pelos vereadores Mônica Leal, João Carlos Nedel e dos ex-vereadores Mário Manfro e Guilherme Villela. O TJ reconheceu "ter havido vício na votação do projeto de lei por não ter sido obtido o quórum de 2/3 de vereadores para a aprovação".

É bom recordar que, na época, o projeto teve 21 votos favoráveis, quando a Lei Orgânica do Municipio determina que sejam necessários 24 votos para aprovação. A Câmara é formada por 36 vereadores.

-Certamente será apresentado recurso, disse um dos autores do projeto, Pedro Ruas. “Trata-se de um equívoco grave, mas com certeza será corrigido pelo próprio judiciário”.

A Prefeitura e a EPTC não se posicionaram, ainda, sobre o assunto.

➤DESTAQUES


PIB do 2º trimestre
O IBGE divulga hoje o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no 2º trimestre. O resultado da "prévia do PIB", índice do Banco Central, apontou crescimento de 0,25% da economia brasileira no 2º trimestre. Mas o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não afastou a chance de uma retração no período. "O IBGE pode dar um índice próximo de zero e quem sabe até um pouco negativo", afirmou o ministro no dia 17 de agosto.

Encontro com Xi Jinping
Michel Temer segue na China para visita de Estado e encontro com Xi Jinping. O presidente chinês recebeu Temer no Grande Palácio do Povo, em Pequim. Ontem, no 1º dia de compromissos oficiais, Temer se reuniu com empresários para divulgar o pacote de privatizações e concessões anunciado na semana passada.

Briga de faca
BNDES e família Batista travam disputa na Justiça antes de assembleia da JBS. Acionistas da companhia, BNDES e Caixa conseguiram ontem liminar para impedir que controladores do grupo votem em reunião, marcada para hoje, que vai discutir a saída de Wesley Batista do comando da empresa; holding J&F vai recorrer da decisão

Exportações x importações
O Ministério da Indústria e Comércio Exterior divulga hoje o resultado da balança comercial de agosto. Em julho, o país registrou superávit recorde de US$ 6,29 bilhões, o maior para meses de julho desde o início da série histórica, em 1989. Já no acumulado do ano, as exportações superavam as importações em US$ 42,51 bilhões.

Cuidado
Secretarias da Saúde da Capital e do RS desaconselham consumo de produtos fatiados da marca Zaffari. Órgãos destacam que os produtos já foram retirados de comercialização e que centros de fatiamento e distribuição da marca foram interditados

Meio ambiente
Governo recua e suspende permissão para mineração em reserva de cobre na Amazônia. Decisão não revoga decreto assinado por Temer. Apesar de suspensão, governo dá sinais de que não vai desistir de levar projetos da exploração mineral para a região, no Norte do país

Corrupção
Operação Check List apura corrupção na fiscalização do transporte público do DF. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil do DF deflagram nesta manhã (01/09) a Operação Check List.

Economia
Reforma acaba com incorporação de função gratificada. Premiações não integrarão mais a remuneração do empregado, não se incorporarão ao contrato de trabalho e não serão base de incidência de encargos.

Venda de veículos
A federação de concessionárias (Fenabrave) divulga hoje os dados do comércio de veículos novos no Brasil em agosto. No mês passado, avenda subiu 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 184 mil veículos emplacados.

Missão no Haiti
Brasil encerrou oficialmente a presença na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah), iniciada em 2004, após um levante derrubar o então presidente Jean Bertrand Aristides. Em toda a sua duração, de 13 anos, a missão foi comandada militarmente pelo Brasil. A partir de hoje, nenhum militar brasileiro irá às ruas. A partir de agora, a responsabilidade da segurança do país está com a polícia haitiana.

Guerra
Corrida armamentista entre Japão e Coreia do Norte preocupa vizinhos. Japão busca ampliar defesa contra mísseis de Kim; aviões de 3 países simulam ataque ao Norte

Furacão Harvey
Uma semana após Harvey, um milhão deixaram suas casas no Texas. Serviço Nacional do Clima emitiu alerta de enchente do Arkansas a Ohio nesta sexta-feira

Previsão do tempo
Tempo instável no Sul, exceto em Porto Alegre. No Sudeste, haverá névoa no RJ, garoa em SP e chuva, com ventos fortes, no ES. Mas o Sol sai para os mineiros. Tempo firme no Nordeste, exceto em partes do litoral baiano. Tempo quente e seco no Centro-Oeste. Atenção para tempestades no Norte.
clicRBS/Estadão/G1/Gazeta do Povo/O Globo/Veja/Correio Braziliense/


➤BOM DIA!

Mau humor generalizado*

‘Árvore podre não dá fruto bom.’ E esse sistema político, 
vai dar bom presidente?

Eliane Cantanhêde

Nada é por acaso, muito menos o desgaste do juiz Sérgio Moro na última pesquisa Ipsos, na qual ele ainda é muito mais bem avaliado do que políticos de ponta e até ministros do Supremo, mas perdeu pontos justamente no Norte, no Nordeste e nas classes D e E. Aí tem!

É justamente no Norte e no Nordeste que o PT e particularmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são campeões de voto e têm os mais fiéis seguidores, cegos, surdos e mudos para quaisquer revelações da Lava Jato, que opõem Moro a Lula. Ali, a versão de Lula vale mais do que os fatos de Moro.

E estão nas classes D e E os cidadãos e cidadãs com menor escolaridade e maior ingenuidade, menor nível de informação e maior crença no que Lula diz. Aliás, ele está percorrendo o Nordeste, num périplo que o PT chama de “Caravana pelo Brasil” e seus críticos apelidaram, ironicamente, de “Caravana da Saudade, ou da Despedida”.

Ninguém é perfeito. Sérgio Moro não é perfeito. Mas é incrível como podem conferir 37% de desaprovação para o símbolo de uma operação que escarafunchou a corrupção como nunca antes no País, revelou roubalheira de bilhões de reais e está mostrando que a Justiça finalmente não só deve como pode ser igual para todos. Logo, o juiz está enfrentando contrainformação.

Parte inferior do formulário
A cúpula e a militância do PT não conseguem defender Lula da acusação de que foi comprado pelas empreiteiras e comandou o fatiamento da Petrobrás entre corruptos de partidos, empresas e da própria companhia. Assim, partem para o ataque, na velha base do “nós contra eles”. Lula é santo. Quem o acusa é demônio.

Moro não chega a tanto, pois teve 55% de aprovação, contra 37% de desaprovação, bem melhor do que, por exemplo, os ministros do STF Gilmar Mendes (67% de desaprovação), Edson Fachin e Cármen Lúcia. Mas o desgaste vem aumentando. E não só dele, mas, claramente, da Lava Jato. 

Às vésperas da campanha de 2018, a pesquisa sugere que a versão do PT e de Lula está voltando a ter ressonância em algumas faixas e continua forte em duas regiões, uma delas bastante populosa – o Nordeste. Depois de anos de baixa e da derrota acachapante nas eleições municipais de 2016, o partido recupera seu poder de ataque?

Essa percepção se torna ainda mais forte quando a própria pesquisa Ipsos aponta para uma grave rejeição aos principais líderes (e candidatos) do PSDB, o partido que polariza com o PT desde ao menos 1994. Quanto mais o PSDB cai, mais o PT pode subir.

Na lista de políticos, o candidatíssimo Alckmin (“Pronto para a guerra”, conforme coluna de domingo) ficou em oitavo lugar na desaprovação, melhor do que Aécio, Serra e FHC. Ele, porém, teve pesados 74% de desaprovação e só 14% de aprovação. Já o seu inimigo, ops!, amigo Doria chegou em 19.º lugar, mas não pode soltar fogos. 

Favorecido pelo discurso do “novo”, a ampla exposição, o talento marqueteiro e o pouco conhecimento, Doria ficou bem diante de políticos tradicionais e à frente de Luciano Huck, que não é prefeito, político ou, ao que se saiba, candidato. Mesmo assim, Doria teve 52% de rejeição e só 19% de aprovação.

Tem-se, portanto, que a sociedade brasileira está de mau humor, profundo mau humor, e distribui rejeição para todos os lados: o presidente da República, ministros do STF, o juiz mais conhecido da Lava Jato, políticos de todos os partidos, antigos e novos presidenciáveis.

Assim, tem razão o ministro Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, quando diz que não adianta discutir nomes, se o problema não é só dos políticos, mas do sistema. “Árvore podre não dá bom fruto”, compara. Os políticos só falam nos frutos, mas a sociedade se une para derrubar essa árvore.

*Publicado no Portal Estadão em 01/09/2017