quinta-feira, 6 de julho de 2017

➤BOA NOITE!


O Lutador é um filme de 2008 que conta a história de um lutador profissional, interpretado por Mickey Rourke, que embora veterano tenta voltar ao seus dias de apogeu nos anos 80.

Aclamado pela crítica internacional, O Lutador venceu o Leão de Ouro, em Veneza, em agosto de 2008.

Para hoje selecionei um vídeo com cenas do filme e Bruce Springsteen cantando The Wrestler, a música do filme.




➤RAPIDINHAS


Justiça Federal mantém Geddel Vieira Lima preso
Em audiência de custódia realizada na manhã desta quinta-feira, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Criminal de Brasília, negou pedido da defesa de Geddel Vieira Lima e manteve o ex-ministro preso preventivamente. Geddel foi preso na segunda-feira, sob acusação de tentar obstruir a Operação Lava Jato e, na terça-feira, foi transferido da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, paraa Penitenciária da Papuda, também na capital federal. "Não tenho elemento para dizer neste momento que não há indício de crime. Desse modo, eu mantenho aqui o que coloquei na decisão de que há indícios de autoria e materialidade quanto a Geddel" afirmou o juiz Vallisney. Para o juiz, há dois pressupostos para a manutenção da prisão, a ordem pública, por conta da reiterada conduta de Geddel, e as supostas ligações do ex-ministros para a esposa do corretor Lúcio Funaro.

Conselho de Ética mantém arquivado pedido de cassação de Aécio
Por 12 votos a 4, os integrantes do Conselho e Ética do Senado rejeitaram o recurso e mantiveram o arquivamento da representação contra do senador Aécio Neves (PSDB-MG). O parlamentar retornou nessa terça ao Congresso e afirmou ser vítima de uma "trama ardilosa" e que seus familiares foram usados como “massa de manobra” por pessoas com “ausência de caráter”. O senador também fez defesa do governo do presidente Michel Temer. "Fui eu, na condição de presidente do partido (PSDB), que condicionou nosso apoio ao cumprimento dessa agenda (de reformas)", afirmou. O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB-MA), já havia decidido pelo arquivamento do processo no dia 23 de junho. Parlamentares da oposição liderados pela Rede entraram com recurso contra a decisão e reiteraram o pedido para verificação de quebra de decoro parlamentar. No entanto, os oposicionistas não conseguiram garantir a maioria dos votos para prosseguir com a representação.

PF acaba com grupo de trabalho da Lava Jato em Curitiba
A Polícia Federal resolveu pôr fim ao grupo de trabalho da Operação Lava Jato em Curitiba. A decisão, segundo três fontes com conhecimento direto do fato, foi comunicada informalmente aos quatro delegados que ainda restavam no chamado GT da operação – o jargão que a polícia usa para se referir a uma força-tarefa. Espera-se a formalização do desmanche no próximo boletim interno da Superintendência da PF no Paraná, que deve sair na segunda-feira. Em Curitiba, atribui-se à decisão ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello. Os delegados e agentes voltarão a ser lotados na Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros, a Delecor. Deixarão de se dedicar exclusivamente à Lava Jato, passando a dividir casos da operação com quaisquer outras investigações. Não há dúvida entre os investigadores que a produção de provas em processos altamente relevantes – como os dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, entre dezenas de outros – será severamente prejudicada.

Cunha deve entregar delação na próxima semana
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já estaria finalizando os textos com as informações para o seu acordo de delação premiada que deve fechar com a Operação Lava Jato. De acordo com a coluna Mônica Bergamo, publicada nesta quinta-feira (6) pelo jornal Folha de S. Paulo, o ex-deputado deve implicar diretamente o presidente Michel Temer (PMDB), os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral), Eliseu Padilha (Casa Civil) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Segundo a publicação, Cunha teria rascunhado mais de cem anexos para a colaboração. A expectativa é que ele entregue os documentos já na próxima semana. O ex-presidente da Câmara está preso em Curitiba desde 19 de outubro de 2016 no âmbito da Lava Jato. Em março deste ano, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, condenou Cunha a 15 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem e evasão de divisas no caso que envolve a compra do campo petrolífero de Benin, na África, pela Petrobras, em 2011.

Renato Duque renuncia a 20 milhões de euros


O ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque abriu mão de 20 milhões de euros que ganhou em propinas de empreiteiros. Ele mantinha a fortuna – já bloqueada – depositada em conta secreta no Principado de Mônaco. Em petição ao juiz federal Sérgio Moro, a defesa de Duque renunciou aos ativos. “Renuncia a todo e qualquer direito sobre os valores depositados nas contas bancárias na Suíça Banco Cramer (Contas Satiras Stiftung — Drenos Corpotarion) e em Mônaco no Banco Julius Baer (Pamore Assets INC e Milzart Overseas Holdings INC); as contas que mantém no exterior em nome das off-shores Milzart Overseas e da off-shore Pamore Assets, no Banco Julius Baer, no Principado de Mônaco, com saldo de cerca de 20.568.654,12 euros”, afirmou o ex-diretor por meio de sua defesa.

➤OPINIÃO

Reunião de petistas

Da esquerda para a direita (ops...): Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, Lula, Humberto Costa e Gleisi Hoffmann. (Foto Estadão/Reprodução)
Nesta quarta-feira, dia 05, o Diretório Nacional do PT esteve reunido, mais uma vez, sob o comando de seu líder Luiz Inácio Lula da Silva e com a presença de políticos  que se destacaram em cargos públicos durante os governos de Lula e Dilma.

Matéria publicada pelo Estadão, mostra trechos que esclarecem bem o que desejam , com o que sonham e o que inventam de mentiras os que não conseguem viver sem o poder.

São sempre os mesmos, muitos envolvidos em atos de corrupção  que estão sendo avaliados pela Operação Lava jato, alguns condenados e presos, mas todos considerados vítimas de um golpe contra o Partido dos Trabalhadores. A começar por Luiz Inácio.

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na noite desta quarta-feira, 5, que ninguém quer mais o afastamento do presidente Michel Temer (PMDB) do que os trabalhadores brasileiros. Lula, no entanto, ressaltou que uma eventual substituição do peemedebista pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não é necessariamente uma boa notícia para a militância petista”

Claro, boa notícia para a militância petista seria se um representante do partido estivesse no comando da Câmara.

“Rodrigo Maia deve estar se preparando pra ser o próximo presidente da República como seguidor do golpe, e não podemos achar que um golpista é melhor do que outro. Golpista é golpista”

Na verdade, todos já sabemos que para o ex-presidente e todos seus fiéis escudeiros e seguidores, só não são golpistas aqueles que comungam da mesma cartilha dele, aqueles que fazem o que ele manda e determina.

“A mudança que queremos é que o povo brasileiro volte a ter o direito de escolher o seu presidente. Errando ou acertando, é o povo que tem o direito de tirar e colocar pessoas”, afirmou Lula, numa cerimônia marcada por gritos de “fora, Temer”, “Liberdade pra Vaccari (o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto)” e “Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro”.

Provavelmente por esquecimento, não gritaram o nome de Palocci, ex-ministro da Fazenda do PT que cumpre pena em Curitiba, condenado por corrupção e desvio de dinheiro público. Também por esquecimento, provavelmente, não lembrou o orador que Temer foi escolhido pelo povo, assim como os deputados e senadores que votaram pelo impeachment de Dilma. Foram os representantes escolhidos pelo povo que exerceram o direito de "tirar e colocar pessoas"..

“Nova presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez em seu discurso uma defesa enfática da candidatura de Lula ao Planalto em 2018. “Não pensem eles que a sentença de um juiz de primeiro grau vai inviabilizar o processo democrático deixando Lula fora das eleições. Uma eleição presidencial sem Lula não é eleição, é fraude à democracia. E Lula não é mais candidato a presidente do PT, é candidato de uma parcela expressiva do povo brasileiro, é candidato daqueles que querem que o Brasil seja reconstruído e a gente continue nossa política de mudanças”, disse Gleisi.”

É bom não esquecer que, em setembro do ano passado, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou por unanimidade a denúncia contra Gleisi e o marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, que se tornaram réus na Lava Jato.
O casal é investigado por um suposto recebimento de R$ 1 milhão de propina em contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras.

“Ao falar do processo que levou ao seu impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff disse durante o evento que a “história está sendo severa e implacável com os líderes do golpe” e todos seus apoiadores, citando os nomes de Temer, do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).”

Ao se referir a Michel Temer, a presidente cassada deve ter esquecido, ou não lembrado, que Temer foi seu vice-presidente por duas vezes, sempre merecendo os maiores elogios por parte dela, de Lula e dos militantes que, se supõe, nem estavam preocupados com os votos do PMDB!

Sobre Diretas Já, o que mais me chama a atenção é que, contrariando a Constituição, pedir Diretas agora, quando está previsto que, caso Temer seja afastado, haverá eleição indireta, trata-se de um golpe contra ao Constituição, coisa que para os petistas não terá a mínima importância se Lula for candidato.

Caso seja condenado e preso, caso não possa concorrer, aí teremos que conviver com mais berros e movimentos clamando contra o golpe que sempre existirá até que algum petista chegue ao Planalto. Na opinião deles, é claro!

Machado Filho - Jornalista - Editor do blog machadofilho.com

➤Invasão do plenário

Vereadores aprovam nova alíquota previdenciária

Foto: clicRBS/Reprodução
Em sessão realizada no terceiro andar da Casa, após o plenário Otávio Rocha ser invadido pelos municipários, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou, na noite desta quarta-feira, por 20 votos a seis, com uma abstenção, o projeto encaminhado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) que eleva de 11% para 14% a alíquota de contribuição dos servidores para o Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Previmpa).

O Executivo estima arrecadar cerca de R$ 30 milhões por ano com o aumento do percentual. O líder do governo, vereador Clàudio Janta (SD) lamentou que a democracia tenha sido desrespeitada, forçando os vereadores a cancelarem a sessão, retomada em outro local.

Invasão

Perto das 18h45min, manifestantes contrários ao aumento da alíquota invadiram o Plenário Otávio Rocha instantes antes de o texto começar a ser votado. Cerca de 200 pessoas assistiam a sessão das galerias e uma parte pulou a mureta que separa o Plenário.

Foto: clicRBS/Reprodução
Os manifestantes correram para a Mesa Diretora, que era presidida temporariamente pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB) e tentaram arrancar o microfone. O presidente da Casa, vereador Cássio Trogildo (PTB), se reunia com a procuradoria da Câmara para debater questionamentos sobre o projeto. Os manifestantes foram contidos pela Guarda Municipal e pelo menos uma pessoa foi detida. A Brigada Militar também foi acionada.

Com CP/Conteúdo

➤RESUMO







Temer aposta no STF
Em reunião com ministros, Temer se disse seguro de que o STF não o condenará mesmo que o plenário da Câmara aprove o prosseguimento da denúncia.

Denúncia 'fortíssima'
Autor da denúncia contra o presidente, o Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou em entrevista à GloboNews que as acusações dos donos da JBS contra Temer fazem parte de uma 'narrativa fortíssima'.

Trocando figurinhas
Em meio à crise, Temer libera R$ 1,8 bilhão em emendas em junho. A maioria dos recursos tem como foco deputados e senadores da base do governo. E a liberação é vista como uma espécie de moeda de troca entre o Palácio do Planalto e o Congresso.

Temer no G20
Após voltar atrás e manter presença no encontro das maiores economias do mundo, o presidente embarca para a Alemanha hoje à tarde. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), assumirá a Presidência, isso porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), primeiro na linha sucessória, viajará para a Argentina.

Serra denunciado
PGR pede abertura de inquérito contra Serra no STF. Com base na delação de Joesley Batista, a PGR suspeita que Serra possa ter cometido o crime de caixa 2 eleitoral, prática que prevê até 5 anos de prisão.

FHC liberado
Juiz arquiva investigação sobre FHC baseada em delação da Odebrecht. Juiz federal tomou decisão com base em pedido do MP, que argumentou que suposto crime prescreveu. Delator falou em vantagens indevidas nas campanhas de FHC de 1993 e 1997.

FGTS inativo
A 26 dias do fim dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), os trabalhadores que ainda não procuraram a Caixa Econômica Federal (CEF) para retirar o dinheiro devem ficar atentos. Quem deixar para a última hora, pode não ter tempo para fazer a regularização e perder o prazo do saque.

Carrefour enrascado
Carrefour Brasil pode ter que pagar por uso da marca no país. Segundo apurou o Valor, o contrato de licenciamento da marca prevê que a subsidiária brasileira pague royalties trimestrais ao grupo Carrefour caso algumas metas financeiras sejam alcançadas.

Reforma trabalhista
Senado faz primeira sessão de discussão da reforma trabalhista. A oposição voltou a criticar o projeto e se queixou do acordo firmado pela base aliada com o governo para que a proposta seja aprovada sem alterações. O PT vai tentar suspender no STF a tramitação da reforma trabalhista.

Ruas esburacadas
Os motoristas de Porto Alegre têm vivido dias de rali nas últimas semanas. A situação se agravou em junho, com chuvas que persistiram por dias. O resultado foi que a buraqueira tomou conta e segue obrigando condutores a redobrarem a atenção para evitar danos nos pneus e na suspensão dos veículos. O que os motoristas precisam saber é que não são obrigados a amargar o prejuízo causado por um buraco na via. Caso comprovado o dano, a prefeitura poderá pagar a conta. 

Contribuição previdenciária
Após sessão tumultuada, encerrada quando servidores invadiram o espaço da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereadores aprovaram na quarta-feira (5) o projeto do Executivo que eleva a contribuição previdenciária dos trabalhadores de 11% para 14%. 

É muita grana
Mega-Sena pode pagar R$ 26 milhões nesta quinta. Apostas podem ser feitas até as 19h; valor mínimo é de R$ 3,50.

Crise na Venezuela
Deputados venezuelanos saem do Parlamento após 7 horas de cerco. Grupo de simpatizantes de Maduro chegaram a invadir o prédio de maneira violenta, deixando oito parlamentares feridos. Os países fundadores do Mercosul repudiam violência na Venezuela.

Livre comércio
Japão e União Europeia anunciam acordo de livre comércioOs dois países concordaram “em princípio” com um acordo que deve ser anunciado oficialmente hoje.

Trump ameaçador
EUA ameaçam Coreia do Norte com sanções e uso da força militar. A diplomata americana na ONU também alertou que Washington está preparado para interromper o comércio com países que comercializam com a Coreia do Norte em violação às sanções.

Futebol
Copa Sul-Americana
21h45: Sport x Arsenal de Sarandi
Libertadores
21h45: Nacional-URU x Botafogo-RJ

Vôlei
Liga Mundial
15h05: Brasil x Rússia

Previsão do tempo
O tempo segue firme no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (6), com sol e temperatura amena. A mínima do Estado, de 5°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, enquanto a máxima, de 24°C, pode ser registrada em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Na Capital, os termômetros marcam entre 10°C e 24°C. A condição climática verificada nos últimos dias (de tempo seco, frio pela manhã e clima agradável à tarde) tem explicação. O cenário deve mudar a partir de sexta-feira (7), quando há possibilidade de chuva na Fronteira Oeste e no Sul. As precipitações, no entanto, não passam dos 2mm em cidades como Uruguaiana, Quaraí, Jaguarão e Chuí. A instabilidade pode ganhar força no sábado (8) — por volta dos 20mm —, mas não se espalha pelas demais faixas do território gaúcho.
Globo/Estadão/Exame/Veja/clicRBS/G1