quarta-feira, 21 de junho de 2017

➤BOA NOITE!


Roberta Sá, que nasceu em Natal, é uma das vozes marcantes da música popular brasileira. Já gravou cinco álbuns  de estúdio e dois CD/DVD  ao vivo. Em 2007 foi indicada ao Grammy Latino na categoria “Artista Revelação”.

Para esta quarta-feira selecionei um vídeo onde Roberta Sá se apresenta no programa Som Brasil cantando o samba de Monsueto Menezes, Mora na filosofia.


➤RAPIDINHAS


'Na Venezuela há Estado de terror', diz Ortega sobre processo contra ela
A procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, declarou nesta quarta-feira que está preparada para tudo, após a Suprema Corte do país autorizar a abertura de um processo para julgá-la, mas denunciou que a Justiça é utilizada para perseguir a dissidência politica. Ortega — militante chavista que vem discordando presidente venezuelano, Nicolás Maduro — assegurou que o seu acesso ao processo foi negado, então ela não conhece o conteúdo da sentença.
— Estou preparada para tudo. Quando alguém assume este cargo, deve estar preparado. Os homens do governo devem assumir sua responsabilidade — disse Ortega em entrevista a uma rádio local, ao ser questionada sobre a decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ). — Lamentavelmente na Venezuela não há um Estado de direito, mas um Estado de terror.
Ortega comparou a ação contra ela com as sentenças do TSJ contra o Parlamento, controlado desde janeiro de 2016 pela oposição, cujas decisões são consideradas nulas.

PF vê elementos que vinculariam Pezão a integrantes do esquema Cabral
A Polícia Federal afirma em um relatório, datado de 6 de junho, que foram verificadas "algumas informações que podem servir de elementos probatórios que vinculam o governador Luiz Fernando Pezão a integrantes da organização criminosa chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral". A afirmação da PF está no documento relativo à perícia feita no celular de Luiz Carlos Bezerra, apontado como operador de Cabral. A relação de proximidade entre Pezão e Bezerra é listada pela PF por meio de mensagens trocadas pelo operador com o próprio governador. No dia 29 de março do ano passado, Bezerra escreve a Pezão, a quem chama de "Pezzone", para desejar feliz aniversário.
"Querido amigo e Exmo Governador Pezzone. Parabéns e felicidades 1000 pelo seu aniversário, que iremos comemorar muitos outros adiante, não têm a menor dúvida", escreve Bezerra. "Vamos juntos amigo, a gente até enverga, mas não quebra !!! concluiu.

Ministro da Justiça diz que hipótese de nomeação para barrar Lava Jato é 'teoria esquizofrênica de conspiração'
Em visita a Porto Alegre nesta quarta-feira (21) para participar do 7º Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, evitou falar sobre a Lava Jato. Questionado sobre a hipótese de ter sido nomeado para barrar a operação, há cerca de um mês, o ministro rechaçou a questão e disse que não há nenhuma tentativa do governo de atrapalhar as investigações.
"É uma teoria esquizofrênica de conspiração. Não há ninguém tentando acabar com a Lava Jato. Já dei uma dúzia de entrevistas sobre o tema. É manchete clara, já declarei varias vezes, desde a Transparência. Não há medida alguma, direta ou indireta do governo federal, para atrapalhar as investigações", afirmou rapidamente à Rádio Gaúcha depois de palestrar no evento.
Após a pergunta, porém, o ministro interrompeu a entrevista e seguiu para outros compromissos.

Advocacia-Geral da União pede ao TCU bloqueio dos bens da JBS
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou nesta quarta-feira (21) com uma manifestação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para solicitar o imediato bloqueio de bens do grupo JBS e de seus responsáveis.  A medida pretende garantir um futuro ressarcimento dos supostos prejuízos de cerca de R$ 850 milhões causados aos cofres do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), alvo de apuração no TCU.

Avança no Senado proposta de recall para mandato do presidente da República
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o substitutivo do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21/2015, que prevê um recall (um referendo popular) para o mandato de presidente da República.
De iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o texto original estendia a medida a governadores, prefeitos, senadores, deputados (federais, estaduais e distritais) e vereadores após dois anos de exercício no cargo. No entanto, o substitutivo de Anastasia limitou essa possibilidade ao chefe do Executivo, que poderá ter seu mandato revogado por proposta assinada por, pelo menos, 10% do número de eleitores que compareceram à última eleição presidencial, que devem representar 14 unidades da Federação com pelo menos 5% dos eleitores de cada uma delas.

➤Processo contra Joesley

Defesa de Temer deve recorrer


A defesa do presidente Michel Temer sofreu ontem uma inesperada derrota. O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara do Distrito Federal, negou o pedido feito pelos advogados do peemedebista para processar por calúnia e difamação o empresário Joesley Batista. A ação, apresentada na segunda-feira, alegava que o empresário, na entrevista concedida à revista Época, caluniou o presidente ao afirmar que este é o “chefe de uma quadrilha perigosa” e que exigiu dele dinheiro para financiar campanhas do PMDB.

Em seu despacho, o juiz alega que Joesley apenas repetiu, na entrevista, o que havia dito na delação premiada aprovada pelo MPF. E que, assim, não tinha intenção de caluniar o presidente. O advogado Renato Oliveira afirmou que ainda está analisando a decisão, mas “provavelmente deverá recorrer ao próprio juiz Marcus Vinicius ou ao Tribunal Regional Federal da 1ª região”.

A defesa do presidente apresentou outra ação, no âmbito civil, contra Joesley. O presidente quer o ressarcimento por danos morais das acusações que sofreu. Esse caso tramita no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

➤RS - Extinção de Fundações

TCE nega suspensão pedida pelo MPC


Foi negado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pedido do Ministério Público e Contas (MPC) para suspender o processo de extinção de fundações estaduais aprovado pela Assembleia Legislativa. Geraldo Da Camino, procurador-geral do MPC, também solicitou a abertura de inspeção especial para acompanhar as ações do Governo, alegando não ter recebido dados que justifiquem as extinções.

O Conselheiro relator no TCE, Cesar Miola acatou argumentos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) especificando a receita de cada fundação, gosto total com despesas de pessoal e encargos sociais, regime de pessoal, atividades exercidas, motivos para extinção, transferência das atividades e destino dos funcionários de cada órgão.

Conforme o relator, “não há perigo iminente para deferir a cautela, tendo em vista a complexidade e o volume de atos necessários à completa eliminação das entidades”. Para Miola, não há indicativos de que o processo de extinção das fundações “esteja em via de término, mas sim em plena transição”.

Na representação, Da Camino citou a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, a Fundação Zoobotânica, a Fundação de Economia e Estatística, a Metroplan, a Cientec e a Fundação Piratini, que gerencia a TVE e a FM Cultura. Todas já tiveram a extinção autorizada pela Assembleia, mas a conclusão do processo ainda depende de trâmites burocráticos, como a negociação das rescisões dos trabalhadores.

Com Correio do Povo

➤RESUMO

Comece o dia bem-informado

De olho no Supremo
STF decide hoje validade da delação da JBS. Em debate, o futuro do presidente Michel Temer, da operação Lava Jato e das delações de Joesley Batista.

Caixa 2
Temer pediu “comissão” de R$ 20 milhões, diz Funaro.  A "orientação" seria de que a quantia, proveniente de duas operações do Fundo de Investimento do FGTS, fosse encaminhada à sua campanha de 2014.

Joesley contradiz Temer
Joesley Batista relatou a interferência do presidente no Cade em favor de uma empresa do grupo J&F.

Temer e Putin
O primeiro encontro na viagem à Rússia entre Michel Temer e Vladimir Putin já aconteceu, mas a conversa oficial entre os dois ficou para hoje. Em pauta estarão as relações comerciais entre Brasil e Rússia.

De novo?
MPF denuncia Cunha e Henrique Alves por corrupção. Denúncia tem como base a operação Manaus, deflagrada no início do mês tendo como origem a operação Lava Jato.

Quem viver verá!
STF decide hoje se Fachin continua à frente de casos ligados à JBS. Plenário também deve analisar validade do acordo de delação.

Triplex no Guarujá
Lula entrega alegações finais, e Moro pode dar sentença. Defesa diz que OAS cedeu direitos do tríplex à Caixa em 2010. Ex-presidente da OAS reitera que imóvel era de Lula.

Carne Fraca
Desde que foi deflagrada a operação Carne Fraca, que investiga irregularidades nos frigoríficos brasileiros, as autoridades da Europa e do Brasil estão em queda de braço. O chefe de segurança alimentar da União Europeia afirmou que já alertou Brasília sobre as falhas no controle da carne brasileira e deixou claro que se o Brasil não controlar a qualidade da sua carne, medidas serão tomadas.

Sem negociação
Petrobras desiste de fazer acordo com investidores em ação coletiva nos EUA.

Queimou tudo
Incêndio atinge lojas na Avenida da Azenha, em Porto Alegre.  Os quatro estabelecimentos destruídos pelas chamas não tinham Plano de Prevenção Contra Incêndio, informou a Defesa Civil.

Rio embaixo d'água
Um mês após corte de gastos na pasta de Conservação do Rio, temporal transformou a cidade num caos. Acompanhe a previsão para esta quarta-feira.

Momo na berlinda
Polêmica sobre corte de financiamento às escolas de samba já prejudica turismo no Rio.

Vacina na farmácia
Uma nova resolução em análise pela Anvisa deve liberar aplicação de vacinas em farmácias. A proposta já passou por uma consulta pública e está em etapa final do processo de regulamentação.

Emagrecendo com pílulas
Remédios para emagrecer antes proibidos pela Anvisa são liberados pela Câmara dos Deputados.

Com 96 anos
Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth, é internado em Londres.  Segundo porta-voz do Palácio de Buckingham, internação se dá por conta de problema de saúde 'pré-existente', e monarca passa bem.

Futebol
Campeonato Brasileiro - Série A
19h30: Vitória x Santos
21h: Botafogo x Vasco
21h: Palmeiras x Atlético-GO
21h45: Atlético-MG x Sport
21h45: Atlético-PR x São Paulo
21h45: Avaí x Fluminense
Copa das Confederações
12h: Rússia x Portugal
15h: México x Nova Zelândia

Previsão do tempo

Começou o frio, pois estamos no inverno desde 1h24. A estação levará chuva ao extremo Norte do país e muito frio ao Sul. Hoje, deve gear em partes do Sul. O tempo segue seco no Centro-Oeste. Chove na faixa litorânea do PR ao Nordeste.

➤BOM DIA!

A gente vai vivendo!

Pensando bem, é assim mesmo. Todos os dias, quase todas as horas, somos impactados por uma informação, por uma decisão, por alguma coisa que faz com que a nossa vida seja repensada, que os nossos conceitos sejam revistos, que as nossas atitudes mudem ou sejam reavaliadas.

Isso sem falar nas temperaturas que, de uma hora para outra, sobem ou descem, transformando a gente em verdadeiros sobreviventes de um clima que poucos entendem.

Agora estamos nos deparando com as decisões do ministro Fachin, pessoa que até bem pouco tempo merecia toda a nossa confiança e, mesmo para os que ainda tinham dúvidas, separava suas decisões do fato de ser reconhecidamente um político ligado ao Partido dos Trabalhadores.

Pois agora o ministro decidiu botar as mangas de fora e partiu para o atendimento daquilo que melhor se enquadra com sua ideologia. De uma hora para outra, retirou do Juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, as acusações da Odebrecht que envolvem Lula, político que deve ter merecido seu apoio e trabalho desde a fundação do PT.

E não me venham com histórias de que é a isenção do ministro o motivo para guinada tão radical. Se fosse assim, logo  que assumiu  a relatoria da Lava Jato, já deveria saber que, como argumentou, as delações da Odebrecht envolvendo o ‘chefe’ não eram assunto para Curitiba, mas para Brasilia, como determinou.

Hoje o assunto terá desdobramentos, certamente. E, enquanto isso, a gente vai vivendo e levando a vida ao sabor dos interesses políticos de quem manda e decide. Nós, simples mortais, enquanto não tivermos o poder de reação forte e unida, teremos que nos sujeitar ao que determinam os que vestem a capa (no caso dos ministros, literalmente) da isenção, da pureza e da verdade. Até lá, meus amigos e amigas, vamos vivendo como Deus permite sujeitos ao que determinam os termômetros do tempo e, lamentavelmente, dos que decidem.

Ah! Antes de terminar, uma informação do começo da noite de ontem. O juiz encarregado de decidir sobre o pedido de Michel Temer para abrir uma ação contra Joesley Batista por calúnia e difamação, indeferiu a petição, ou seja, o delator que recebeu bilhões no governo petista, chegando a ser considerado dono de uma das maiores empresas do mundo, seguirá falando o que bem entender, morando em Nova Iorque e rindo da cara dos que tentam alguma coisa contra ele.


Tenham todos um Bom Dia!