terça-feira, 20 de junho de 2017

➤BOA NOITE!



Samba em Prelúdio é uma das mais lindas composições da música brasileira. Vinicius de Moraes e Baden Powell juntaram letra e música para dar a todos nós um samba inesquecível.

Para esta terça-feira, fria demais, selecionei um vídeo em que Vinicius, Maria Creuza e Toquinho cantam Samba em Prelúdio.


➤Reforma trabalhista

Comissão do Senado rejeita parecer

Em uma reunião tensa, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou, por 10 votos a 9, o texto principal da reforma trabalhista. Apesar da decisão marcar a primeira derrota do governo na tramitação do projeto, o texto segue normalmente para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O placar surpreendeu governistas e a própria oposição. Senadores governistas trabalhavam com a expectativa de que o texto pudesse ser aprovado por placar de 11 a 8 ou com vantagem de 12 a 8, conforme o quórum da votação.

Com a rejeição do relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o voto em separado apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) foi aprovado por unanimidade.

O texto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o relator é o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Se aprovada, segue para o plenário, onde todos os senadores darão a palavra final para uma das matérias prioritárias do governo.
Com Revista EXAME

➤Três anos de prisão

Justiça da França condena Maluf

A Justiça de Paris condenou o deputado Paulo Maluf (PP-SP) a três anos de prisão, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Ele também terá que pagar multa de 200 mil euros por lavagem de dinheiro.

A esposa de Maluf, Sylvia, também foi condenada a três anos de prisão e multa de mais 100 mil euros.

Consultados pelo jornal, os advogados de Maluf informaram que vão recorrer à Corte Suprema da França contra a decisão.

➤ATENÇÃO!

Associação encontra irregularidades em carnes e mortadelas


A Proteste - Associação de Consumidores encontrou substâncias irregulares em carnes da Friboi, Frialto e Montana e nas mortadelas Cerrati e Confiança. Os resultados foram divulgados hoje (19) pela entidade. Entre as substâncias estão aditivos para conservação e outras que indicam deterioração dos produtos.

A Proteste constatou a presença de nitrato em cortes de contrafilé Friboi JBS e nas picanhas Frialto e Montana. Segundo a entidade, esse aditivo é empregado nos produtos cárneos com o objetivo de melhorar o aspecto e prevenir o crescimento microbiológico, além de atuar como um antioxidante, ou seja, atua aumentando o tempo de conservação desses produtos.

O uso dessa substância, no entanto é restrito a carnes processadas e embutidas – e, ainda assim, dentro de um certo limite, já que acima dele, cogita-se que o nitrato dê origem a componentes tóxicos e até cancerígenos. Apesar de a quantidade estar dentro do limite seguro para consumo humano, "nas carnes frescas e congeladas, como é o caso das citadas, sua utilização é proibida", diz nota da associação.

Segundo a Proteste, esse aditivo pode estar sendo usado pelas empresas para encobrir falhas no processamento do alimento ou alteração na qualidade do produto.

Nas mortadelas foi constada a presença de peróxidos acima do esperado. "Como são os primeiros compostos que se formam quando uma gordura se deteriora, esse resultado demonstra que os produtos não estavam bem conservados e apresentavam algum tipo de deterioração, estando, por exemplo, rançosas", diz a Proteste.

A associação enviará os resultados ao Ministério da Agricultura requerendo aumento da fiscalização, bem como a retirada do mercado das amostras que contém peróxidos e nitrato. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também receberá cópia desses resultados.

As amostras analisadas tiveram a validade expirada até no máximo 2 de maio. Mesmo assim, a Proteste orienta os consumidores que tenham os lotes analisados em casa a procurarem os serviços de Atendimento ao Consumidor das empresas e exigirem a substituição.

Agência Brasil

➤OPINIÃO

O que o sr. Joesley não disse*

O Brasil quer saber por que o empresário preservou 
os reais parceiros de sua trajetória de pilhagens, 
os verdadeiros contatos de seu submundo

Nada de novo apresentou o senhor Joesley Batista em sua rumorosa entrevista à revista Época, na qual o dono da JBS se disse vítima de políticos corruptos. A mesma estratégia foi tentada por outros empresários implicados nos sucessivos escândalos que, desde a infausta era lulopetista, infortunam o Brasil. Digno de nota, contudo, foi o esforço do senhor Joesley Batista para livrar o ex-presidente Lula da Silva de qualquer responsabilidade direta pelo surto de corrupção. O empresário, cuja trajetória de sucesso está ligada a generosos benefícios estatais obtidos durante os governos petistas, limitou-se a atribuir a Lula e ao PT, genericamente, a “institucionalização da corrupção” no País, mas assegurou, pasme o leitor, que nunca teve alguma “conversa não republicana” com o chefão petista, a quem, segundo deu a entender, mal conhecia. Em compensação, o presidente Michel Temer, este sim, é o chefe “da maior e mais perigosa organização criminosa deste país”.

Manda o bom senso que se procure compreender o contexto em que os acontecimentos se dão, antes de lhes atribuir ares de fato verídico. No caso de Joesley Batista, desde sempre está claro que a palavra deste senhor deve ser recebida com muitas reservas, pois não são poucos os interesses em jogo – os dele próprio e os daqueles que o patrocinaram durante os governos petistas.

A entrevista aparece no momento em que se questionam os termos de sua delação premiada à Procuradoria-Geral da República. Como se sabe, o empresário não passará um único dia na cadeia depois de ter gravado clandestinamente uma conversa com Michel Temer, na qual o presidente, na interpretação do Ministério Público, teria se confessado corrupto. Ao reafirmar suas acusações a Temer, nos termos mais duros, Joesley Batista parece mais interessado em justificar o generoso perdão que recebeu do procurador-geral da República, Rodrigo Janot – embora tenha, ele próprio, confessado centenas de crimes, que, em circunstâncias normais, lhe renderiam uma longa temporada na cadeia.

Na entrevista, o senhor Joesley Batista não se limitou a acusar Michel Temer. Sua intenção era demonstrar que “o problema (da corrupção) é estrutural, é pluripartidário”. Por essa razão, o empresário resolveu grampear o senador Aécio Neves, a quem ele chama de “número 2”, sendo que o “número 1” é Temer. Joesley Batista disse que precisava “fazer uma ação indiscutível para o entendimento da população e do Ministério Público”, isto é, armar um flagrante contra Aécio. O empresário, é claro, disse que sua missão era esclarecer que todos os políticos com os quais lidou são igualmente corruptos: “Se o Brasil não entendesse que o 2 era igual ao 1, o Brasil ia achar que a solução era substituir 1 por 2. Mas o 2 é do mesmo sistema”. Talvez o senhor Joesley Batista acredite que o País, em vez de questionar suas intenções, tenha de lhe ser grato.

Ao mesmo tempo, o senhor Joesley Batista espera que todos acreditem quando ele diz que teve contatos apenas esparsos com Lula da Silva e que só conversou sobre o pagamento de propinas para o PT com o então ministro da Fazenda, Guido Mantega. Naquela época, aparentemente o senhor Joesley Batista não se incomodava com a corrupção no governo, pois não gravou nenhuma conversa comprometedora com os petistas que o achacavam. E isso talvez se explique pelo fato de que, durante os governos petistas, a JBS saiu de um faturamento de R$ 4 bilhões em 2005, ano em que recebeu seu primeiro financiamento camarada do BNDES, para R$ 183 bilhões em 2016. O banco estatal de desenvolvimento tornou-se sócio da JBS, com 21% de participação, atrelando-se ao senhor Joesley Batista por razões que somente Lula da Silva pode explicar. O empresário, é claro, jura que “as relações com o BNDES foram absolutamente republicanas”.

Mas o senhor Joesley Batista terá a oportunidade de esclarecer na Justiça todos esses aspectos obscuros de suas acusações. Conforme nota oficial, o presidente Michel Temer decidiu processar o empresário, obrigando-o a explicar por que preservou, na delação e na entrevista, “os reais parceiros de sua trajetória de pilhagens, os verdadeiros contatos de seu submundo”. O Brasil também quer saber.

*Publicado no Portal Estadão em 20/06/2017

➤BOM DIA

De renguear cusco...

O frio parece que chegou para valer. E o inverno, oficialmente, só começa na semana que vem. Hoje, quando o relógio despertou, minha mulher me disse que o termômetro marcava cinco graus. Quando cheguei no Centro, para trabalhar, a temperatura tinha subido e já estava seis graus. Agora deve estar um pouquinho mais alta.

Nas ruas as pessoas enroladas, com casacos grossos, mantas de lã e proteção na cabeça. Todos procurando um pouquinho de sol que teimava em não aparecer. Manhã típica de inverno.

Quando fui escrever, lembrei de uma expressão muito comum nos meus tempos de guri em São Gabriel. Com a chegada da geada, o gelo tomando conta dos campos, a cachorrada tinha dificuldades para caminhar, motivo para que o pessoal logo dissesse: Mas bah! Tá um frio de renguear cusco!

Enquanto isso, as notícias, de todos os tipos, surgem de todos os cantos e parece que, aos poucos, a maioria dos políticos vai se enrolando. A partir desta terça-feira, parece que muitas novidades acontecerão, muito ruins para os envolvidos, mas cheias de esperança para os que acreditam que o Brasil ainda pode melhorar.

No RESUMO, logo abaixo, as principais informações do começo da manhã.

Tenham todos um Bom Dia!

RESUMO

Comece o dia bem-informado

Aécio na cadeia
Supremo julga hoje pedido de prisão preventiva contra Aécio Neves. A votação, que está prevista para começar às 14 horas, analisará um recurso da PGR contra a decisão do ministro Edson Fachin, que rejeitou o pedido de prisão e concordou apenas com o afastamento do parlamentar do cargo.

Temer na Rússia
Mesmo no centro da turbulência política, o presidente Temer manteve a viagem para a Europa e se encontra nesta manhã com o Presidente da Duma de Estado - o equivalente à Câmara dos Deputados -, Vyacheslav Volodin. A previsão é de que os dois países assinem acordos bilaterais em temas como promoção de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e consultas políticas.

Maia na Presidência
Com Temer fora do país, o presidente da Câmara Rodrigo Maia assumiu de forma interina a Presidência, o que deve manter travadas as votações. Além disso, nesta semana ocorrem festas juninas em todo o país, e a expectativa é que a frequência dos deputados na Câmara nos próximos dias continue baixa.

Delação da JBS
STF decide nesta quarta-feira validade da delação da JBS. A questão é crucial para o futuro da Lava Jato e do presidente Temer, que foi atingido por denúncias do empresário Joesley Batista e agora precisa administrar a crise política que se instaurou no país.

Carne fresca
O ator Tony Ramos decidiu romper seu contrato de R$ 5 milhões com a Friboi, após as denúncias da delação da JBS virem à tona.

Carta de Curitiba
Da prisão, Eduardo Cunha ataca Joesley Batista e diz que dono da JBS teve vários encontros com Lula, um deles para discutir o impeachment de Dilma.

Petrobras entrega os pontos
Petrobras faz acordo nos EUA de US$ 445 mi. De acordo com o jornal Valor Econômico, a petroleira fechou o acordo para encerrar uma ação em decorrência dos desvios de recursos investigados na Operação Lava-Jato movida por uma das maiores acionistas da estatal, a gestora Vanguard Group.

Reforma Trabalhista
Comissão do Senado vota nesta terça-feira texto da reforma trabalhista. Como após a leitura do relatório é comum ter um pedido de vista coletiva, a votação da reforma trabalhista na CCJ deverá ocorrer no próximo dia 28. A partir daí, o texto estará pronto para análise no plenário da Casa.

Flexibilidade trabalhista
Estudo do Santander estima que reforma trabalhista pode gerar vagas e reduzir o desemprego no país.

Em busca da grana
Governo traça plano para recuperar dívida de fácil recuperação. O Ministério da Fazenda inaugurou um sistema para analisar a dívida ativa da União e identificou até agora R$ 129,4 bilhões em créditos com alto potencial de recuperação.

Temer enrolado
PF vê indícios de corrupção passiva no caso Temer e Loures. conclusão baseou-se na análise das ações controladas – uma delas que flagrou Rocha Loures correndo com uma mala de R$ 500 mil – e em conversas entre Loures e direto do grupo J&F. Os delegados federais também pediram mais cinco dias de prazo para encerrar a investigação. 

Lula também
'Não acredito', diz Lula sobre possibilidade de prisão. Em entrevista, ex-presidente falou sobre nova candidatura à Presidência

Cabral mais enrolado ainda
Justiça aceita mais uma denúncia e Cabral é réu pela 11ª vez. Essa denúncia 
havia sido apresentada na sexta-feira, 16, pelo MPF, que acusa Cabral e sua mulher por lavagem de dinheiro com compra de joias.

Caixa-preta
O corte de parte da subvenção da prefeitura às escolas de samba do Rio chama atenção para a falta de transparência nas contas da Liesa.

Programa Pró-Cotista
Caixa suspende novas contratações do programa Pró-Cotista. O banco explicou que a medida se deu “em razão do comprometimento total do orçamento disponibilizado pelo Conselho Curador do FGTS para 2017”.

Até na Noruega!
Noruega investiga propinas a ex-diretores da Petrobras. A suspeita é de que os ex-funcionários da estatal tenham recorrido a intermediários de empresas escandinavas para abastecer as contas com propinas.

Fugindo da raia
Venezuela abandona reunião da OEA sobre crise no país. A ministra das Relações Exteriores deixou a reunião por conta da pressão de alguns países da organização em cima do governo venezuelano para realizar eleições, libertar os presos políticos e tentar reescrever a constituição.

Venezuelanos em fuga
Pedidos de refúgio de venezuelanos no país quadruplicam em 2 anos.  Em 2015, foram 829 pedidos e, este ano, até o mês de maio, foram registradas 3.971 solicitações.

Futebol
Campeonato Brasileiro - Série B
21h30: Internacional x Paraná

Previsão do tempo
O frio se espalha pelo país, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Chove em São Paulo e Curitiba. Há previsão de ressaca no Rio de janeiro.
Estadão/Exame/O Globo/Veja/G1/clicRBS