segunda-feira, 5 de junho de 2017

➤Ranking Políticos

Ana Amélia é avaliada como a melhor parlamentar


A senadora gaúcha Ana Amélia é a parlamentar mais bem avaliada entre todos os 594 congressistas no levantamento feito pelo site Ranking Políticos. Os idealizadores do site monitoram a atividade legislativa federal com o objetivo de divulgar para a sociedade quais os políticos mais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do País.

A avaliação é baseada em indicadores como economia nos gastos de gabinete, produtividade legislativa, presença nas sessões e inexistência de processos judiciais. O Ranking Políticos monitora a atividade legislativa federal com o objetivo de divulgar para a sociedade quais os políticos mais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do País, frisaram os idealizadores do site na cerimônia.

No levantamento, Ana Amélia aparece com 581 pontos, com destaque por ser ficha limpa, gastar apenas 30% da cota parlamentar e economizar em outras áreas, além da qualidade da produção legislativa e da presença constante nas sessões e votações.

A parlamentar gaúcha, já no primeiro mandato, é autora de cinco leis já em vigor, duas delas na prevenção ao câncer e no tratamento de pacientes, e outra que criou um marco regulatório na relação entre agroindústria e produtores rurais. A senadora também apresentou mais de 90 projetos.

— Estar na liderança do Ranking Políticos é gratificante e aumenta minha responsabilidade no exercício do mandato— disse Ana Amélia.

A colocação de todos os parlamentares no ranking pode ser obtida acessando o site http://www.politicos.org.br/

➤BOA NOITE!


Os Cariocas é um conjunto vocal, criado por Ismael Neto em 1942, cujo repertório é a música popular brasileira (MPB), figurando entre os mais antigos do Brasil. Os componentes do conjunto eram Ismael Neto; Severino Filho; Emanuel Furtado, o Badeco; Waldir Viviani; e Jorge Quartarone, o Quartera.

Antes da morte de Severino Filho, em 2016, Os Cariocas excursionaram por toda a América latina e gravaram sucessos que marcaram a Bossa Nova. Um deles, O Barquinho, selecionei para esta segunda-feira, especialmente para matar a saudade de quem jamais esqueceu da sonoridade musical e vocal do grupo.



➤80 milhões de dólares

MP investiga repasse a Lula e Dilma

Foto: Reuters/Reprodução
O procurador da República no Distrito Federal Ivan Cláudio Marx abriu um inquérito hoje para investigar a acusação feita por Joesley Batista de que Dilma Rousseff e Lula receberam ao todo 80 milhões de dólares do grupo J&F no exterior.

Trata-se de um dos mais bombásticos trechos dos depoimentos prestados pelo empresário.

De acordo com ele, foram repassados ao petista a maior parte do montante, cerca de 50 milhões de reais, enquanto Dilma teria recebido os 30 milhões de dólares restantes. Propina, segundo o delator.

Somados, os valores chegam a aproximadamente 260 milhões de reais.

A investigação correrá na Procuradoria da República, por determinação de Edson Fachin, porque os dois ex-presidentes não têm mais foro privilegiado.

Joesley também delatou a dupla dinâmica Eduardo Cunha e Lúcio Funaro. Essas informações engrossaram as operações Sépsis, Greenfield e Cui Bono, já em curso no Ministério Público Federal de Brasília e que miram nas negociatas praticadas em alguns dos maiores fundos de pensão do país.

➤Testemunhas de defesa

Moro exige depoimentos de Renan  e Aníbal Gomes

O juiz Sergio Moro exigiu os depoimentos do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como testemunhas de defesa de Jorge e Bruno Luz.

Segundo o magistrado, por serem testemunhas não há como dispensá-los previamente da audiência. E que ambos podem se recusar a responder a qualquer indagação que entendam como prejudicial as suas defesas nas demais instâncias.

Gomes havia pedido dispensa na última semana, com a justificativa de que “nada tem a acrescentar senão o já dito” em inquérito sobre o mesmo caso investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

Renan fez o mesmo. Disse, através de seus advogados, que figura como investigado no Supremo Tribunal Federal pelos mesmos fatos, e que sua oitiva “poderia representar investigação por via oblíqua de seus atos”.

Jorge e Bruno Luz são acusados pela Lava-Jato de serem operadores do PMDB em desvios de dinheiro feitos na Petrobras.

➤Contra infarto e AVC

Anvisa proíbe lotes de medicamento 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização em todo o país de lotes do medicamento genérico bissulfato de clopidogrel 75mg fabricada pela empresa Actavis Farmacêutica. Em resolução publicada nesta segunda-feira, a agência comunicou que os 45 lotes do produto mostraram resultados laboratoriais insatisfatórios, apresentando possível risco à saúde.

O medicamento em questão age na prevenção de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com a Anvisa, a própria empresa fabricante alertou sobre os desvios nos testes de qualidade e comunicou recolhimento voluntário. Os lotes suspensos do medicamento bissulfato de clopidogrel 75mg comprimido revestido em blíster de alumínio plástico incolor são das versões com 14, 28 e 100 unidades e têm validade de agosto de 2017 a novembro de 2018.

➤Chapa Dilma-Temer

Voto de Fux deve nortear julgamento  no TSE



Os ministros do TSE têm trocado informações sobre o processo que pode cassar o mandato do presidente Michel Temer, o que aumenta a percepção de que não haverá pedido de vista do relatório de Herman Benjamin, no julgamento de amanhã. A expectativa é que o voto do ministro Luiz Fux funcione como um norte para os demais membros da Corte, podendo definir o resultado. Como as questões centrais do julgamento são processuais, o voto dele ganha importância por ter sido presidente da comissão que elaborou o Código de Processo Civil.

Na bolsa de apostas do julgamento, pelo menos dois votos são considerados certos pela cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. São os do relator Herman Benjamin e o da ministra Rosa Weber. O voto de Fux é considerado uma incógnita.

O julgamento que pode cassar Temer e punir Dilma vai começar às 19 horas. É comum que casos importantes se estendam até a madrugada.

➤RAPIDINHAS


Lula quer barrar depoimento de Emílio Odebrecht hoje
Cerca de 1 hora e 30 minutos antes do início das audiências do patriarca da Odebrecht, Emilio Odebrecht, e do executivo da empreiteira Alexandrino Alencar, os advogados do ex-presidente Lula entraram com um habeas corpus, com pedido liminar, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para cancelar os depoimentos. As audiências estão marcadas para esta segunda-feira, 5. O advogado Cristiano Zanin Martins argumenta que o juiz federal Sérgio Moro ‘deu ciência às partes’ nesta segunda sobre documentos juntados pelo Ministério Público Federal sobre delações de executivos do grupo Odebrecht. Segundo a defesa, há impossibilidade de análise do material. A solicitação para o adiamento dos depoimentos havia sido feita a Moro, que negou. A defesa foi, então, ao TRF4.

'Vamos seguir na mesma linha, não tem recuo', diz Doria sobre a Cracolândia
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na manhã desta segunda-feira, 5, que sua gestão continuará a agir na mesma linha em que vem atuando com relação à Cracolândia, na região central de São Paulo. Segundo ele, não haverá recuo. Doria fez a afirmação ao ser provocado pelos jornalistas a comentar a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, dando conta de uma leve oscilação para baixo de sua aprovação após a operação na Cracolândia. Segundo o instituto, a aprovação do prefeito caiu dois pontos porcentuais, passando de 43% para 41%, mas dentro da margem de erro. A desaprovação subiu de 19% para 22%, e os que consideram a gestão de Doria regular se mantiveram em 34%.
"Não houve oscilação nenhuma. Ao contrário, houve aprovação. A pesquisa Datafolha especificamente sobre esse tema (Cracolândia) deu uma aprovação de 80% às ações da Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo", disse o prefeito. "Vamos seguir dentro desta mesma linha. Não tem recuo."

Rocha Loures deve ser transferido para presídio da Papuda na quarta-feira, diz PF
O ex-deputado e ex-assessor do presidente Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures, deve ser transferido para o presídio da Papuda, no Distrito Federal, na próxima quarta-feira (7), de acordo com a Polícia Federal. Havia uma possibilidade de a transferência ocorrer já nesta segunda (5), mas a pedido da defesa, foi passado para quarta. Desde o fim de semana, Rocha Loures está no prédio da superintendência da PF em Brasília. A polícia informou ainda que, até quarta-feira, ele deve prestar depoimento às autoridades. Segundo a defesa, no depoimento Loures deve usar o direito de ficar em silêncio. Rocha Loures foi preso preventivamente no último sábado. Em março, ele foi flagrado pela PF recebendo em São Paulo uma mala com R$ 500 mil. Segundo delações de executivos da JBS no âmbito da Operação Lava Jato, o dinheiro era a primeira parcela de uma propina que seria paga por 20 anos.

Rosa Weber levará ao plenário ação contra nomeação de Moreira Franco
A ministra Rosa Weber decidiu levar ao plenário do STF ação da Rede contra medida provisória que deu status de Ministério à Secretaria-Geral da Presidência, ocupada por Moreira Franco. Com isso, ela vai decidir junto com os colegas da Corte sobre o pedido de liminar para suspender a MP. Ainda não há data definida para o julgamento. Rosa Weber pediu que a Presidência da República, a Câmara e o Senado prestem informações em prazo de cinco dias. E que depois a Advocacia Geral da União e a Procuradoria-Geral da República se manifestem em três dias. A Rede questiona o uso de MPs para o que considera uma forma de burlar decisões do Congresso. A outra MP sobre o assunto, editada pelo presidente Michel Temer no início do ano, perdeu a validade e não chegou a ter sua votação concluída no Congresso.

Atirador mata 4 pessoas em Orlando
Um homem matou quatro pessoas na manhã desta segunda-feira na sede de uma empresa em Orlando, na Flórida. Segundo a polícia, o atirador, um ex-funcionário, cometeu suicídio após o ataque. O incidente não se trata de um ato terrorista. A situação já foi totalmente estabilizada. De acordo com o xerife da região, Jerry Demings, o homem de 45 anos de idade havia sido demitido da companhia em abril e invadiu sua sede com uma arma e uma faca para atirar em seus antigos colegas de trabalho. Três vítimas, uma mulher e dois homens, morreram na cena do crime. Uma terceira pessoa foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e também faleceu, de acordo com a polícia.

➤Relações diplomáticas

Arábia Saudita, Egito, Bahrein e Emirados rompem com Catar

"O governo do Reino (saudita) decidiu romper relações diplomáticas e consulares com o Estado do Catar e fechar todos os portos terrestres, marítimos e aéreos" para meios de transporte de nacionalidade catariana, segundo a agência oficial saudita, SPA.

O Cairo acusa o emirado do Catar de "apoiar as operações terroristas no Sinai e de intervir nos assuntos internos do Egito e dos países da região, de modo a ameaçar a segurança nacional árabe e favorecer as diferenças dentro das sociedades árabes".

Segundo a agência oficial de notícias WAM, os Emirados Árabes reiteraram o seu compromisso e apoio aos países do Golfo e acusaram o Catar de "minar a segurança e a estabilidade da região, bem como de descumprir os compromissos e acordos internacionais".

Da mesma forma que os Emirados Árabes, o Bahrein decidiu romper relações porque o Catar "financia o terrorismo", que está associado com o Irã, informou a agência oficial barenita BNA.
Agência EFE

➤Em Orlando

Tiroteio deixa várias vítimas

Foto: Getty/Reprodução
O Escritório do Xerife do Condado de Orange informou que em uma zona universitária de Orlando ocorreu um tiroteio que “deixou várias vítimas” e que o mesmo já foi “controlado”.

O tráfego foi interrompido e na zona há uma grande presença policial, de acordo com a imprensa local.

O Escritório do Xerife informou que quando tiver detalhes de ocorrido na zona, que já foi “estabilizada”, informará em entrevista coletiva.

A cidade de Orlando se prepara para lembrar na próxima segunda-feira as 49 pessoas que morreram em 12 de junho de 2016 na boate Pulse durante o ataque de Omar Mateen, um guarda de segurança de origem afegã que disse ser seguidor do Estado Islâmico, no maior massacre com arma de fogo na história recente dos EUA.

➤Prefeitura nos Bairros

Lançamento será hoje

A partir das 13 horas de hoje (5) um  ônibus palco da Secretaria Municipal da Cultura estará no Paço Municipal (Praça Montevidéu) para o lançamento do programa Prefeitura nos Bairros que tem por objetivo fazer com que as comunidades mais carentes conheçam e exijam seus direitos, além de estabelecer parcerias para serviços e ações. A primeira edição será no próximo sábado, 10 de junho, no Bairro Mário Quintana, na Zona Norte.

Durante os quatro anos do governo Marchezan, o programa atenderá, periodicamente, as áreras mais carentes da Capital, numa parceria da prefeitura, Defen soria Pública e Sesc, além de outras entidades e moradores do bairro.

O Parque Chico Mendes, o terceiro maior da Capital, a prefeitura pretende retomar a presença do poder público em áreas conflagradas pela violência e falta de infraestrutura. Acompanhado de seu secretariado, o prefeito Nelson Marchezan Júnior pretende levar ao Chico Mendes, atividades propostas por todos os órgãos do Executivo Municipal.

No sábado, entre as 10h e as 16h, a comunidade do Mário Quintana vai contar com serviços na área de saúde, confecção de documento, entrega de roupas, atendimento por parte de diferentes órgãos públicos e contato direto com as secretarias da prefeitura e diferentes entidades.
Foto: Divulgação/PMPA

➤Muita chuva

Tempo fechado durante a semana



A esperança de que o tempo melhorasse com a chegada de uma nova semana, foi para o brejo. Até quinta-feira, no mínimo, teremos tempo chuvoso, possibilidades de temporais, vento e frio chegando em todas as regiões do Estado.

A chuva é resultado da formação de novas áreas de baixa pressão atmosférica, principalmente no Norte e Leste.

Para quem mora no Oeste ou no Sul, as notícias são melhores, já que nestas regiões poderá ocorrer variação de nucens e até o aparecimento do sol. Na sexta-feira, o tempo volta a abrir e teremos um final de semana de tempo bom.

De qualquer maneira, as temperaturas cairão e a semana que vem começará com temperaturas de 10°C no RS. Aqui em Porto Alegre os termômetros não marcarão mais do que 20°C. Pelo menos é o que mostra a previsão.

➤RESUMO

Comece o dia bem-informado

De novo o terror
No fim de semana que seria de homenagens às vítimas do atentado em Manchester, outro ato terrorista na Inglaterra: agora em Londres. Enquanto Ariana Grande e outros ídolos cantavam pelos 22 mortos no dia 22 de maio, 10 mortos eram contabilizados no ataque de sábado, reivindicado pelo Estado Islâmico. 

One Love Manchester
Mesmo após os ataques em Londres, um show beneficente reuniu 50 mil pessoas e artistas como Ariana Grande e Coldplay para homenagear as 22 vítimas de outro atentado, que aconteceu em Manchester no dia 22 de maio, no final de um show de Ariana.

Os heróis de Londres
Um taxista que jogou o carro contra os terroristas, a mulher que bloqueou a porta do restaurante salvando 20 pessoas: Londres descobre seus heróis.

Enquanto isso no Brasil...
O julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previsto para ser retomado amanhã, é considerado decisivo para o governo Temer, em meio à atual crise política. Com os holofotes voltados ao TSE, o ritmo do Congresso na semana deve ser mais lento.

Além do julgamento, a crise
Temer ainda enfrenta a crise política gerada pela delação da JBS, que ganhou um novo ingrediente no final de semana: a prisão do deputado e ex-assessor do presidente, Rodrigo Rocha Loures.

Esperneando
Janot tenta pressionar TSE, diz defesa de Temer. Tribunal Superior Eleitoral julgará a partir desta terça-feira se a eleição de 2014 usou verba de caixa 2

Antes da cadeia
Rocha Loures foi preso pela PF no sábado, em Brasília. Hoje, ele deve prestar depoimento antes de ser levado para a penitenciária da Papuda.

Protestos
Em São Paulo, um ato pela saída de Temer e por eleições diretas reuniu artistas como Criolo, Pitty, Otto, Maria Gadú, Chico César, Tulipa Ruiz, Emicida, Otto e Mano Brown. A organização calculou 100 mil pessoas, mas a Polícia Militar não divulgou estimativa.

Olha ele aí
Gestão Doria tem aprovação de 41% e reprovação de 22%, diz pesquisa Datafolha. Índice dos que consideram o governo regular foi de 34%. Pesquisa ouviu 1.125 no dia 1º de junho.

Sem luz no fim do túnel
Sem contrapartida a oferecer para a União, RS vê socorro financeiro mais distante. Com dívida de R$ 11 bilhões prevista para este ano, o Estado não tem conseguido aprovar contrapartidas exigidas pela União para aderir ao plano de recuperação fiscal. O Rio, também em crise, tem avançado nas negociações.

De olho no carvão
Rio Grande do Sul almeja modernização usada em usina japonesa. Com muito carvão no Estado, missão vê em Hitachinaka modelo a ser implementado em solo gaúcho

Briga de cachorro grande
J&F expõe racha no STF e mostra Fachin sob ataque.  Autorização de prisão de Loures tende a acirrar clima de tensão entre os Poderes e questionamento a relator por parte dos próprios colegas.

Eles não se entendem
Arábia Saudita e aliados cortam relações diplomáticas com Catar após acusações de terrorismo.  Doha rejeitou a decisão e a chamou de 'injustificável' e 'sem fundamento'; cinco empresas aéreas do Golfo anunciaram a suspensão dos voos com destino e origem no país

Dormindo mal
Baile funk atrapalha o sono de Cabral na cadeia. Transferido para um novo presídio Sergio Cabral anda dormindo mal. O culpado é um baile funk de uma das favelas vizinhas à cadeia de Benfica.

De volta às ruas
Tempo que os infratores passam cumprindo medidas socioeducativas tem sido cada vez menor. Um dos assassinos do médico Jaime Gold já está nas ruas.

Vacina da gripe
A partir de hoje, pelo menos 14 estados mais o Distrito Federal vão oferecer doses da vacina da gripe para toda a população, não só para os grupos prioritários.  Os estados de Alagoas, Amapá, Ceará, Pernambuco e São Paulo não irão liberar a vacina pelo Sistema Único de Saúde.

Educação
O resultado da seleção do 2º semestre de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje. As matrículas nas instituições de ensino superior devem ser feitas a partir de sexta-feira (9).

A carreira mais procurada
Administração é a carreira que está entre as 10 mais procuradas do Sisu. Mas afinal, é o curso dos indecisos? 

Futebol
Campeonato Brasileiro
20h: Bahia x Atlético-GO

Estadão/Globo/Veja/clicRBS/CP/G1

➤BOM DIA!

Uma semana complicada

Começamos uma nova semana exatamente como terminamos a passada, ou seja, com tempo nublado, ameaça de chuvas e uma umidade que assusta, principalmente a quem tem problemas respiratórios. Mas, como as previsões indicam que pelo menos até quinta-feira o tempo fica assim, vamos tentar fazer o possível para enfrentar o que vem pela frente. Lamentável que as pessoas desabrigadas, as que sofrem mais com as chuvas e o frio, não tenham perspectivas de melhoras numa situação que se repete a cada inverno.

A partir de amanhã, terça-feira, iniciamos uma etapa decisiva para a vida política do Brasil. No TSE, começa a ser julgada a chapa Dilma-Temer que poderá terminar com a queda do atual presidente da República. Uma semana de grande expectativa, mas que poderá acabar logo ali adiante se algum ministro pedir vistas ao processo. Daí, só Deus sabe quando teremos uma solução. 

Minha percepção, mais pelo tempo vivido em meio ao noticiário político do que pelas coisas que deveriam acontecer naturalmente, sou dos que pensam que Temer não cairá e ficará até o final de 2018 na cadeira de presidente. É o que penso.

No editorial do jornal O Globo, que divido com todos, uma análise da necessidade de aprovação da Reforma Trabalhista. Muitos não concordam com ela, mas o jornal mostra os pontos positivos e nos permite um pensamento sobre o futuro das leis trabalhistas no Brasil. Quem viver, verá!

Tenham todos um Bom Dia!

Aprovar a reforma trabalhista é essencial*
   
Há uma rara conjugação de problemas, nos planos econômico, político e jurídico, algo como uma tempestade perfeita, e a sociedade e seus representantes não têm alternativa a não ser enfrentá-los e vencê-los. O aspecto positivo é que tudo está em movimento. Não existe impasse insuperável: o futuro do governo Temer está em jogo no TSE, que, espera-se, casse a chapa Dilma-Temer; o Supremo apara arestas na questão do foro para fazer tramitar da melhor maneira possível o grande volume de processos contra políticos abertos nos desdobramentos da Lava-Jato e outras operações — decisivo no enfrentamento da corrupção sistêmica e pluripartidária —; e, no Congresso, a base do governo procura se articular para dar continuidade às reformas. Assim é que deve ser, independentemente do destino do governo.

Por isso, a votação prevista para amanhã, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), do projeto da reforma trabalhista já aprovado na Câmara tem especial importância. Pois firmará a correta postura do Legislativo de avançar com a pauta de mudanças imprescindíveis para que os sinais de recuperação emitidos pelo PIB do primeiro trimestre se consolidem e apontem para a retomada do crescimento sustentado, característica que a economia brasileira perdeu a partir de 2009, com o intervencionismo lulopetista.

Na conhecida tática do “quanto pior, melhor”, a oposição tumultuou a última sessão da CAE, para impedir que fosse lido o projeto, porque sabe que a aprovação desta reforma — factível, por não exigir maioria qualificada, mas simples — abre espaço para a retomada da tramitação da reforma estratégica da Previdência e melhora as expectativas dos agentes econômicos e da sociedade com relação ao país. O que prejudica quem aposta no aprofundamento da crise para facilitar seu projeto de poder. Mesmo à custa de mais desemprego e pobreza.

Antes de ir ao plenário, o projeto ainda terá de passar pelas comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Sociais, mas sua aprovação amanhã pela CAE ajudará a romper a paralisia que o agravamento da situação de Temer provocou. Assim, protege-se a economia e a população do destino de um presidente impopular que luta apenas para se proteger de investigações já permitidas pelo Supremo.

O núcleo da reforma — a permissão para que acordos entre empregador e empregados, com o aval dos sindicatos, se sobreponham à parte da arcaica CLT — será grande ajuda para acelerar a reversão do brutal desemprego de 14 milhões de pessoas, à medida que as engrenagens da economia forem ganhando velocidade.

As positivas implicações políticas e econômicas desta votação de amanhã justificam todo empenho da bancada da situação.
*Publicado no Portal O Globo em 05/06/2017