segunda-feira, 29 de maio de 2017

➤FUTEBOL

BRASILEIRÃO 2017 - SÉRIE A

3ª RODADA - CLASSIFICAÇÃO



➤Operação Lava Jato

Mantega admite conta não declarada no exterior


Ex-ministro reconhece 600 000 dólares não declarados, mas diz que dinheiro foi fruto da venda de um imóvel - Foto: Estadão/Reprodução
  
Em petição entregue pela sua defesa, o ex-ministro Guido Mantega reconheceu à Lava-Jato que possui uma conta não declarada no exterior, mas diz que nela nunca foram depositados valores indevidos.

Mantega alega que a conta foi aberta para receber o valor de 600 mil dólares de uma venda de um empreendimento imobiliário, fruto de herança do seu pai.
Para colaborar com as investigações, ele abriu mão de todo seu sigilo bancário, mostrando que o depósito aconteceu antes de se tornar ministro.

Na petição feita pelo advogado Fabio Tofic, o ex-ministro diz que não espera “perdão nem clemência pelo erro que cometeu ao não declarar a conta”.

➤BOA NOITE!


Roupa Nova é uma banda brasileira formada em 1980 no estado do Rio de Janeiro e que  ainda hoje encontra-se em plena atividade. A banda é composta pelos músicos Serginho Herval, Paulinho, Kiko, Nando, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth.

A banda Roupa Nova é famosa pelas músicas românticas calcadas em ritmos como o pop, o rock, mais notadamente o soft rock e regravações da MPB, passeando por ritmos como o R&B, o blues e a bossa nova. É a banda recordista de trilhas sonoras nas novelas brasileiras.

Para esta segunda-feira, selecionei um de seus grandes sucessos, Dona, gravação de 1985.


➤RAPIDINHAS



CVM abre mais um processo envolvendo a JBS
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já contabiliza sete processos abertos contra o frigorífico JBS, desde que foram divulgadas as denúncias de Joesley Batista, um dos sócios da empresa, contra o presidente Michel Temer. O primeiro processo foi aberto no dia 17 deste mês e o último, na sexta-feira, 26. Em sua página na internet, a CVM informa apenas que o último processo foi motivado por notícias, fatos relevantes e comunicados, a mesma justificativa dos demais. A única exceção é o processo aberto no dia 19 por conta de reclamação de investidor. Não foram informados os detalhes das apurações. Um dos processos abertos na semana passada trata da “veracidade da divulgação dos controladores diretos e indiretos, até os controladores que sejam pessoas naturais, da Blessed Holdings”, que está no grupo de controle da JBS.

Enchentes no RS deixam mais de 200 famílias desabrigadas e desalojadas
A preocupação das autoridades e da Defesa Civil também se estende a cidade de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, a 70 quilômetros de Porto Alegre. O Rio Caí chegou a 11 metros acima do normal, e cerca de 35 famílias tiveram que deixar suas casas e foram abrigadas no Centro de Integrado Navegantes, pertencente à prefeitura. Já outras 60 famílias estão alojadas em casa de parentes ou amigos à espera de as águas baixarem. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Pedro Griebler, na medição da manhã desta segunda-feira, 29, o volume do rio baixou 1,60 cm, mas a previsão é de mais chuva na terça-feira, 30, e na quarta-feira, 31. Entre os bairros mais atingidos em São Sebastião do Caí estão Navegantes, Vila Rica e Várzea do Rio Branco. Na região, mais de 950 residências foram inundadas. Na cidade de Sertão, na região norte do Estado, um forte vendaval destelhou um galpão no sábado, 27. No local, havia cerca de 200 pessoas celebrando uma festa - deste total, ao menos cinco ficaram feridas.  

Governo só tem 'plano A' para reforma da Previdência, diz Padilha
Em meio à maior crise política do governo do presidente Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou em entrevista ao Estado/Broadcast que o governo "só tem plano A" para a reforma da Previdência. "É a proposta de emenda constitucional que está tramitando na Câmara dos Deputados", disse. Segundo Padilha, o governo segue trabalhando pela aprovação do texto, e a expectativa é de que a votação na Câmara ocorra entre 5 e 12 de junho, como previu o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na semana passada, o Estado/Broadcast mostrou que o Congresso Nacional começava a pensar, nos bastidores, em mudanças na Previdência que poderiam ser endereçadas via Medida Provisória (MP), cuja vigência começa no momento da publicação. Seria uma "minirreforma", suficiente para manter o nível de despesas do governo federal dentro do teto de gastos até a realização de uma reforma mais ampla, em 2019.

Ex-tesoureiro petista João Vaccari vira réu em mais um processo
A Justiça Federal em Brasília acolheu denúncia do Ministério Público contra João Vaccari Neto, ex-diretores da Funcef e empresários ligados à Engevix. Os procuradores identificaram um rosário de traficâncias envolvendo o Fundo de Investimento em Participações Cevix. Trata-se da primeira denúncia originária da Operação Greenfield.Entre as acusações há gestão fraudulenta e temerária, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro que geraram um prejuízo de 402 milhões de reais ao fundo de pensão. É a primeira denúncia da Procuradoria da República do Distrito Federal com base na Operação Greenfield.

Venezuela proíbe que redes de TV transmitam protestos ao vivo
O governo da Venezuela proibiu as redes de televisão de realizarem coberturas ao vivo dos protestos. Segundo denúncias de funcionários da Globovisión, o órgão regulador das telecomunicações no país ameaça constantemente tirar do ar os canais que transmitirem imagens das manifestações sem declarações oficiais de membros do governo ou usarem palavras como “ditadura e “desobediência” em sua programação.
“A ameaça é diária”, afirmou um funcionário da Globovisión ao jornal argentino La Nación, que pediu para não ser identificado. “É a Conatel que decide a cobertura”, acrescentou, referindo-se à Comissão Nacional de Telecomunicações, órgão regulador do setor na Venezuela. Com a pressão do governo, os protestos da oposição, cuja repressão já deixou quase 60 mortos, recebem menor destaque na televisão do que outros momentos de tensão política.

➤Gilmar Mendes:

'Não cabe ao TSE resolver crise política'



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (29), em São Paulo, que não cabe ao TSE "resolver crise política" em referência ao julgamento que pode vir a cassar a chapa Dilma-Temer.
Segundo Gilmar Mendes, pedir vista em um julgamento "complexo" é "absolutamente normal". O julgamento será retomado na próxima terça-feira (6).

"Há muita especulação na mídia se haverá pedido de vista. Se houver pedido de vista, é algo absolutamente normal, ninguém fará por combinação com esse ou aquele", disse durante congresso jurídico da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge). "Não cabe ao TSE resolver crise política. O julgamento será jurídico e judicial", completou.

Em reação à especulação de que os ministros poderiam pedir vista para dar sobrevida ao presidente Michel Temer, alvo de inquérito no STF e de pedidos de impeachment no Congresso Nacional, Mendes disse que a corte eleitoral não é "joguete de ninguém" em referência ao Palácio do Planalto.

A pedido do relator do caso, ministro Herman Benjamin, Mendes reservou quatro sessões para o julgamento:
Dia 6, às 19h (ordinária)
Dia 7, às 19h (extraordinária)
Dia 8, às 9h (ordinária)
Dia 8, às 19h (extraordinária)


No dia 6, o caso será retomado com a leitura, por Herman Benjamin, do relatório do processo, que resume toda a apuração feita ao longo de mais de um ano de tramitação. O documento tem mais de mil páginas, mas o ministro deve ler uma versão resumida.

Depois, falarão o representante do PSDB, como autor da ação, as defesas de Dilma e Temer e o Ministério Público. Em seguida, Benjamin lerá seu voto, condenando ou absolvendo a chapa. Depois, votarão os ministros Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga, Tarcísio Neto, Luiz Fux, Rosa Weber e Gilmar Mendes.


Se o TSE decidir pela cassação da chapa, o presidente Michel Temer perde o mandato e, junto com Dilma, fica inelegível por oito anos. Nessa hipótese, o Congresso então deverá realizar eleições indiretas para a Presidência da República, com a possibilidade de se candidatar qualquer brasileiro nato com mais de 35 anos de idade, filiado a partido político e escolhido pelo partido. Votam na eleição indireta os 513 deputados e 81 senadores.
Com Portal G1/Conteúdo

➤Comando da PF

Ministro da Justiça admite mexer


Foto: Agência Globo/Reprodução
O novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada nesta segunda-feira que vai ouvir a recomendação do presidente Michel Temer e avaliar mexer no comando da Polícia Federal, e afirmou que não há crise política no país.

Torquato, que comandava o Ministério da Transparência, foi nomeado no domingo para substituir Osmar Serraglio na Justiça, movimento que pode ter como objetivo fortalecer a posição do presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às vésperas do início do julgamento que pode cassá-lo.

Perguntado na entrevista se pretende mexer no comando da Polícia Federal, que tem Temer e diversas autoridades do governo entre os alvos de investigação da operação Lava Jato, o novo ministro disse que vai avaliar eventual mudança.

“Vou ouvir a recomendação do presidente, de outras personalidades que conhecem o assunto, fazer o meu próprio juízo de valor e decidir. Não vou me precipitar nem antecipar nada”, afirmou.

Torquato Jardim, que foi ministro do TSE em dois períodos (entre 1988 e 1992 e entre 1992 e 1996) e presidiu o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) entre 2002 a 2008, reconheceu que terá um papel a desempenhar na interlocução entre o governo e o Judiciário, e disse considerar que o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE “será técnico”.

O tribunal eleitoral poderá cassar a chapa comandada pela ex-presidente Dilma Rousseff e seu então vice-presidente, de modo que Temer perca seu mandato. O reinício do julgamento está marcado para o próximo dia 6.

“Os ministros decidirão com base no que está nos autos. Tem a acusação e a defesa, a inicial e a contestação, como em qualquer ação. No mais, é especulação. A inicial é referente à 2014 e o que será observado são os fatos e provas que ali estão”, disse Torquato à Folha.

Apesar da crise que atingiu o governo após as delações de executivos do grupo J&F, que incluem a gravação de uma conversa de Temer com o empresário Joesley Batista, o novo ministro da Justiça disse que “a crise não é política”.

“O que interessa, em primeiro lugar, é a economia. A crise não é política –a mídia transformou em crise política–, mas econômica”, afirmou.
Fonte: Exame/Folha

➤Vacinação

Campanha vai até o dia 9

Foto:PMPA/Reprodução
O Ministério da Saúde prorrogou o prazo de encerramento da Campanha de Vacinação contra a Gripe, inicialmente marcado para a sexta-feira, 26 de maio. Com a alteração, quem ainda não se vacinou terá até o dia 9 de junho mais uma oportunidade de se proteger contra a doença. Em Porto Alegre, até o momento, foram vacinadas 65,5% das pessoas do público-alvo. A prorrogação tem como objetivo atingir a meta de imunizar 90% das pessoas vulneráveis às complicações da gripe.
Para o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim durante esse período  é preciso um maior comparecimento do público nas Unidades de Saúde para receber a dose da vacina. “Quanto mais cedo as pessoas procurarem os serviços de saúde para se vacinar, mais cedo estarão protegidas. A vacina demora cerca de duas semanas para dar a proteção contra aos efeitos provocados pela influenza”, alerta.
A campanha prossegue nas 141 salas de vacinação mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é feito das 8h às 17h em todas as unidades. Já no Centro de Saúde Modelo e na Unidade Básica São Carlos, o horário de funcionamento é até as 22h. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde alertam para a importância de as pessoas que compõem os grupos prioritários serem vacinadas com a maior brevidade possível, já que a vacina demora alguns dias para fazer efeito e as temperaturas mais baixas devem ser registradas a partir deste mês. Dos cinco óbitos no Rio Grande do Sul devido à influenza, em 2017, dois foram de moradores da Capital – duas pessoas idosas que não haviam sido vacinadas.
PMPA/Divulgação

➤RESUMO

Comece o dia bem informado

Dança das cadeiras
Torquato Jardim saiu do Ministério da Transparência e foi para o da Justiça. Osmar Serraglio saiu do Ministério da Justiça e foi para o da Transparência. Delegados da PF, que é subordinada à pasta da Justiça, manifestaram 'preocupação' com a dança das cadeiras.

Polícia Federal
O colunista Gerson Camarotti diz que não está descartada a substituição do diretor-geral da PF, Leandro Daiello. Sobre essa possibilidade, Torquato afirmou à jornalista Andreia Sadi que "tudo vai ser refletido e estudado".

Para perturbar
Oposição quer obstruir votações do Congresso em meio à crise política. Senadores podem votar PEC do foro privilegiado no plenário e reforma trabalhista em comissão. Câmara quer votar projeto sobre incentivos fiscais.

É muita chuva
Sobe para sete o número de cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas foram o Norte, o Noroeste e a Fronteira Oeste gaúcha, onde as cidades de Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tiradentes do Sul, Tenente Portela, Santo Augusto e Cristal decretaram situação de emergência.Mais de 200 famílias foram retiradas de casa.

Corrupção
O caixa de R$ 40 milhões da JBS para compra de apoio a Aécio, segundo delatores. Executivos da JBS alegaram ter aberto um crédito de R$ 100 milhões em propinas para financiar o tucano, em 2014, na corrida presidencial; 40% do total teriam sido destinados a partidos que apoiariam o então candidato.

O Plano B da reforma
Equipe econômica já tem plano B caso reforma da Previdência não avance em meio à crise política. Ideia é mudar algumas regras por medida provisória.

Fazendo água
Indústria naval já demitiu 50 mil e tem dívida bilionária. Sem encomendas, com o caixa debilitado e, em alguns casos com sócios envolvidos na Lava Jato, cinco estaleiros entraram em recuperação judicial.

Dúvida cruel
Tietê fica entre: 'Fica', 'Fora' e 'Volta' Temer. Conterrâneos da pequena cidade no interior de São Paulo se dividem sobre futuro de Temer; placa em sua homenagem foi pichada com os dizeres 'Fora, Temer' e arrancada.

Inscrições do Sisu
As inscrições para as vagas do Sisu do 2º semestre começam hoje. Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 1º de junho. No começo da manhã, estudantes relataram dificuldades para acessar o sistema de inscrição.

Menor do que o esperado
Mercado financeiro espera corte de 1 ponto percentual na Selic esta semana. Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano. Para o fim de 2017 e de 2018, a expectativa do mercado financeiro é que a taxa fique em 8,5% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação.

Pronto para a guerra
Coreia do Norte dispara míssil balístico Scud. Coreia do Norte dispara míssil balístico Scud. O lançamento ocorreu após dois testes bem  sucedidos de misseis de médio e longo alcance em duas semanas por parte do Norte, que tem realizado esses testes num ritmo sem precedentes em um esforço para desenvolver um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos.

Trump se defende com acusações
De volta aos EUA, o presidente Donald Trump reagiu ao escândalo por laços com a Rússia com ataques à imprensa e a vazadores de informações.

Te cuida, Maduro
Oposição promete aumentar pressão nas ruas contra Maduro. A coalizão opositora MUD convocou para esta segunda-feira uma marcha até a Defensoria do Povo, em Caracas, que foi palco de confrontos com militares.
Agência BRASIL/VEJA/Estadão/G1/IG/Globo

➤BOM DIA!

O autor da crise*

Lula não pode continuar, sem ser contestado, a se oferecer 
como remédio para o mal que ele mesmo causou

A escassez de lideranças políticas no Brasil é tão grave que permite que alguém como o chefão petista Lula da Silva ainda apareça como um candidato viável à Presidência da República, mesmo sendo ele o responsável direto, em todos os aspectos, pela devastadora crise que o País atravessa.

A esta altura, já deveria estar claro para todos que a passagem de Lula pelo poder, seja pessoalmente, seja por meio de sua criatura desengonçada, Dilma Rousseff, ao longo de penosos 13 anos, deixou um rastro de destruição econômica, política e moral sem paralelo em nossa história. Mesmo assim, para pasmo dos que não estão hipnotizados pelo escancarado populismo lulopetista, o demiurgo de Garanhuns não só se apresenta novamente como postulante ao Palácio do Planalto, como saiu a dizer que “o PT mostrou como se faz para tirar o País da crise” e que, “se a elite não tem condição de consertar esse País, nós temos”. Para coroar o cinismo, Lula também disse que “hoje o PT pode inclusive ensinar a combater a corrupção”. Só se for fazendo engenharia reversa.

Não é possível que a sociedade civil continue inerte diante de tamanho descaramento. Lula não pode continuar, sem ser contestado, a se oferecer como remédio para o mal que ele mesmo causou.

Tudo o que de ruim se passa no Brasil converge para Lula, o cérebro por trás do descomunal esquema de corrupção que assaltou a Petrobrás, que loteou o BNDES para empresários camaradas, que desfalcou os fundos de pensão das estatais, que despejou bilhões em obras superfaturadas que muitas vezes nem saíram do papel e que abastardou a política parlamentar com pagamentos em dinheiro feitos em quartos de hotel em Brasília.

Lula também é o cérebro por trás da adulteração da democracia ocorrida na eleição de 2014, vencida por Dilma Rousseff à base de dinheiro desviado de estatais e de golpes abaixo da linha da cintura na campanha, dividindo o País em “nós” e “eles”. Lula tem de ser igualmente responsabilizado pela catastrófica administração de Dilma, uma amadora que nos legou dois anos de recessão, a destruição do mercado de trabalho, a redução da renda, a ruína da imagem do Brasil no exterior e a perda de confiança dos brasileiros em geral no futuro do País.

Não bastasse essa extensa folha corrida, Lula é também o responsável pelo tumulto que o atual governo enfrenta, ao soltar seus mastins tanto para obstruir os trabalhos do Congresso na base até mesmo da violência física, impedindo-o de votar medidas importantes para o País, como para estimular confrontos com as forças de segurança em manifestações, com o objetivo de provocar a reação policial e, assim, transformar baderneiros em “vítimas da repressão”. Enquanto isso, os lulopetistas saem a vociferar por aí que o presidente Michel Temer foi “autoritário” ao convocar as Forças Armadas para garantir a segurança de Ministérios incendiados por essa turba. Houve até mesmo quem acusasse Temer de pretender restabelecer a ditadura.

Para Lula, tudo é mero cálculo político, ainda que, na sua matemática destrutiva, o País seja o grande prejudicado. Sua estratégia nefasta envenena o debate político, conduzindo-o para a demagogia barata, a irresponsabilidade e o açodamento. No momento em que o País tinha de estar inteiramente dedicado à discussão adulta de saídas para a crise, Lula empesteia o ambiente com suas lorotas caça-votos. “O PT ensinou como faz: é só criar milhões de empregos e aumentar salários”, discursou ele há alguns dias, em recente evento de sua campanha eleitoral fora de hora. Em outra oportunidade, jactou-se: “Se tem uma coisa que eu sei fazer na vida é cuidar das pessoas mais humildes, é incluir o pobre no Orçamento”. Para ele, o governo de Michel Temer “está destruindo a vida do brasileiro”, pois “a renda está caindo, não tem emprego e, o que é pior, o povo não tem esperança”.

É esse homem que, ademais de ter seis inquéritos policiais nas costas, pretende voltar a governar o Brasil. Que Deus – ou a Justiça – nos livre de tamanha desgraça.
*Publicado no Portal Estadão em 29/05/2017