terça-feira, 16 de maio de 2017

➤OPINIÃO

Rumo a 2018*

Eliane Cantanhêde


Ainda não chegamos ao fim do mundo e os cenários ainda estão muito obscuros, mas há uma novidade: os pré-candidatos estão saindo da toca para testar possibilidades e buscar apoios. Ou melhor, colher os apoios que estão despencando das árvores do PT e do PSDB.

As três principais variáveis da eleição de 2018 são: Lula terá condições ou não de concorrer? O PSDB será ou não obrigado a engolir um novo nome? O presidente Michel Temer sobreviverá com força ou não para apadrinhar uma candidatura?

Por partes. Lula corre contra o tempo, especialmente quando o juiz Sérgio Moro começa a definir os prazos para o julgamento do triplex. Sem Lula na disputa, o PT, o PC do B e os movimentos aliados não têm um só nome.

Por isso, Fernando Haddad conversou três horas com um potencial articulador de seu nome no Nordeste, região que, apesar de tudo, continua lulista e suscetível a votar num candidato patrocinado por ele. Aliás, Haddad não foi visto em Curitiba no dia do depoimento de Lula a Moro. Próximo o suficiente para herdar os votos, mas convenientemente longe para não se contaminar com a rejeição?

No PSDB, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria começam a corrigir o prumo: se convergiam até a vitória em primeiro turno em 2016, passam agora a traçar linhas paralelas para 2018. Na semana passada, por exemplo, Alckmin foi ao Espírito Santo aprofundar o convite para o governador Paulo Hartung trocar o PMDB pelo PSDB. Enquanto isso, Doria se aproxima mais e mais de Temer e de Brasília.

Se Temer fracassar no combate ao desemprego, será de pouca valia em 2018, como ele admitiu na entrevista de domingo ao Estado. Mas, se sobreviver ao julgamento do TSE, as reformas passarem, a economia aquecer (cresceu 1.1% no primeiro trimestre, depois de dois anos de queda no período), a inflação e os juros permanecerem baixos e os empregos derem o ar da graça, ele pode se tornar um cabo eleitoral e tanto.

São muitos “se”, mas Temer tem chance de influir em 2018 e será muito conveniente: se tiver juízo, não será candidato; e, se tiver força, não poderá transferi-la para ninguém do PMDB, pela constrangedora constatação de que não há ninguém com cacife no PMDB. Haverá, então, um cabo eleitoral forte e um partido forte em busca de um candidato.

Correndo por fora, Marina Silva, como a bela adormecida, acorda de um longo sono enquanto a crise econômica, política e da Lava Jato corria solta. E está conversando com os ex-ministros do Supremo Joaquim Barbosa e Ayres Britto, que conquistaram respeito e popularidade no julgamento do mensalão.

Ciro Gomes, do PDT, seu sétimo partido, mantém o estilo luta livre. À repórter Fernanda Odila, da BBC Brasil, atacou Doria, “o farsante”, Temer, que não se sabe “se chefia uma quadrilha ou um bando de patetas”, e Lula, “o grande responsável por este momento político trágico”. Ciro poderia ser vice de Lula, mas, se sonhava ser cabeça de chapa do PT, aparentemente está deixando de sonhar. Sem Lula e sem o PT, aonde quer chegar?

Para completar, Henrique Meirelles trocou os EUA e o BankBoston por Goiás com o objetivo de concorrer à Presidência. Elegeu-se parlamentar pelo PSDB, presidiu o Banco Central de Lula, não assumiu cargo com Dilma por incompatibilidade de gênios e virou ministro da Fazenda de Temer com o mesmo cálculo de José Serra, afinal deslocado para o Itamaraty: repetir FHC, eleito presidente com um empurrão da economia no governo Itamar.

Se Temer “der certo”, Meirelles pode tentar preencher o vazio de homens e ideias do PMDB, mas alguém imagina o ministro eletrizando as massas? Logo, todos eles se mexem, mas o terreno não é só escorregadio, mas perigosamente pantanoso.
*Publicado no Portal Estadão em 16/05/2017

➤RAPIDINHAS


Léo Pinheiro entrega a Moro ‘registros de encontros’ com Lula
O ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, entregou à Justiça, nesta segunda-feira, 15, ‘registros de encontros’ com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto e com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, e-mails e documentos internos da empreiteira e mensagens do telefone celular do executivo. A defesa de Léo Pinheiro afirmou que os registros dos encontros estavam na agenda dos celulares do empreiteiro. Um dos arquivos entregues por Léo Pinheiro tem 41 páginas. O documento indica três reuniões no Instituto Lula: em 23 de fevereiro de 2012, em 27 de julho de 2012 e 16 de abril de 2013. O material foi anexado à ação penal na qual Léo Pinheiro e Lula são réus. Os documentos foram entregues com o objetivo de corroborar o depoimento do empreiteiro. Ao juiz federal Sérgio Moro, o executivo afirmou que o triplex ‘era de Lula’. Uma das mensagens anexadas por Léo Pinheiro é de 22 de fevereiro de 2014. O empreiteiro conversa com a filha e escreve. “Voltando de SBC. Trânsito horroroso no Ibirapuera.”

Temer assina MP que amplia parcelamento de dívidas dos municípios com INSS
O presidente Michel Temer assinou nesta terça-feira (16) uma medida provisória que permite o parcelamento da dívida dos municípios com o INSS em até 200 parcelas. A assinatura da MP foi feita durante a abertura da 20ª Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília. A medida provisória prevê a renegociação das dívidas dos municípios com a Previdência Social, problema que compromete as contas de aproximadamente 3 mil prefeituras. De acordo com a Receita Federal, no ano passado, as dívidas dos municípios com o INSS somaram R$ 25,6 bilhões. Atualmente, as prefeituras podem renegociar dívidas com o INSS em até 60 parcelas pagando um mínimo de 20% do valor devido.
"O que mais me agrada neste momento é que eu posso assinar essa medida provisória com parcelamento em 200 meses do débito previdenciário. E convenhamos, não é apenas parcelar. Nós parcelamos, 25% dos encargos, reduzimos 25% das multas e [...] 80% dos juros. Então é algo que visa exatamente a este caminho do fortalecimento da federação", afirmou Temer após a assinatura.

Côrtes virou secretário de Cabral para continuar esquema de propina, diz MPF
De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o secretário de saúde de Sérgio Cabral, Sérgio Côrtes, foi escolhido pelo ex-governador do Rio com o objetivo de dar prosseguimento ao esquema de propinas na área da saúde que existia no Into.
"A propina foi instituída desde que Sérgio Cabral entrou no governo, em 2007, e Sérgio Côrtes foi nomeado para transferir o esquema do Into para o sistema de saúde", destacou o procurador regional da República, José Augusto Vagos.Em nota, a assessoria de imprensa do ex-governador informou que "ainda não tivermos acesso a nova denúncia e iremos nos manifestar nos próprios autos do processo". Nesta terça (16), o MPF denunciou o ex-governador, César Romero, Carlos Miranda, Carlos Bezerra, Sérgio Côrtes, Miguel Iskin e Gustavo Estellita por corrupção passiva e ativa e organização criminosa por irregularidades cometidas na Secretaria Estadual de Saúde, entre 2007 e 2014. Eles são acusados pela Força-tarefa Lava Jato no Rio de Janeiro de pagar ou receber propina para fraudar contratos da área de saúde. De acordo com o procurador José Augusto Vagos, a investigação é apenas o começo para desvendar o esquema. "Essa investigação é a ponta do iceberg na corrupção da saúde no Rio de Janeiro", explicou Vagos.

STJ nega arquivar ação penal contra Claudia Cruz por evasão e lavagem
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta terça-feira (16) um pedido da defesa de Claudia Cruz, mulher do deputado cassado Eduardo Cunha, para trancar a ação penal na qual ela é acusada de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
Por unanimidade, os ministros consideraram válidas as provas enviadas pela Suíça ao Brasil segundo as quais Claudia Cruz é titular de uma conta que teria sido usada para depositar recursos de suposta propina recebida por Cunha em um contrato da Petrobras na África.Na prática, a decisão do STJ faz com que o processo continue tramitando na primeira instância da Justiça, em Curitiba, sob a condução do juiz federal Sérgio Moro.

Anúncio de casa "assombrada" em site de imobiliária intriga internautas
Aqueles que são mais fãs do sobrenatural e que adoram um filme de terror podem até curtir a experiência de visitar uma casa com aparência de estar assombrada, mas você viveria em uma? Recentemente, o anúncio de uma propriedade digna de “American Horror Story” feito no site da imobiliária americana Zillow chamou a atenção de internautas e deixou todo mundo bem confuso. A propriedade em questão fica na Carolina do Sul e um aviso do anúncio levantou suspeitas de que há alguém misterioso ocupando um dos cômodos A  casa, tem valor estimado de $ 155 mil (aproximadamente R$ 489), quatro quartos e traz consigo uma série de elementos que normalmente estão presentes em uma casa mal- assombrada de filme de terror; o quintal do imóvel está tomado por plantas que parecem não ser podadas há muito tempo, há um buraco no teto de um dos cômodos e uma das portas possui uma mancha vermelha que está levantando algumas suspeitas. Como se aparência da casa não bastasse para fazer qualquer um sentir um friozinho na espinha (e afastar qualquer comprador), o anúncio do site traz uma informação ainda mais perturbadora; de acordo com a Zillow, o cômodo que fica no segundo andar da casa não deve ser visitado sob hipótese alguma. O anúncio afirma que há registros de que aquele espaço está sendo alugado por alguém, mas nunca foi feito um depósito referente a esse aluguel. A situação abre espaço para um questionamento: será que há um morador misterioso vivendo no andar proibido?

➤Futebol

Brasileirão Série B


2ª Rodada 16/05

19:15
Brasil PE 1 X 1 Londrina - Bento Freitas

21:30
Ceará _ X _ Boa Esporte - Presidente Vargas

➤Compra de Medida Provisória

PF indicia Lula por corrupção em novo inquérito 


De acordo com investigação, o petista teria participado de 
um esquema criminoso que resultou na edição de uma 
Medida Provisória; defesa nega



O ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi indiciado, nesta segunda-feira (15), pela Polícia Federal pelo crime de corrupção passiva após suposta participação na venda de uma medida provisória em inquérito oriundo da Operação Zelotes.

Segundo as investigações da Polícia Federal, o ex-presidente e mais 12 pessoas, entre ex-ministros da gestão Lula e empresários, participaram de um esquema criminoso que resultou na edição da Medida Provisória 471, que estendeu incentivos fiscais a montadoras e fabricantes de veículos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

De acordo com o relatório da polícia que segue para análise do Ministério Público, que pode ou não oferecer denúncia à Justiça, lobistas representando as montadoras teriam repassado cerca de R$ 6 milhões ao PT, de forma ilícita, para que a MP fosse publicada.

Em nota, a defesa do petista repudiou “toda e qualquer ilação” do envolvimento do ex-presidente com atos ilícitos e considerou que o indiciamento faz parte da chamada “perseguição política” sofrida por ele.

“Essa onda de ataques só serve para reforçar que nosso cliente é vítima de perseguição política por meio de procedimentos jurídicos, prática reconhecida internacionalmente como lawfare, e que atenta contra o Estado Democrático de Direito”, diz trecho da nota da defesa de Lula.
Agência Brasil

➤Emprego formal

Quase 60 mil vagas foram criadas em abril


O Brasil abriu 59.856 vagas de emprego formal em abril, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira, 16, pelo Ministério do Trabalho. O resultado decorre de 1,141 milhão de admissões e 1,081 milhão de demissões.

Esse foi o primeiro resultado positivo para o mês desde 2014, quando foram abertas 105 mil vagas. Nos quatro primeiros meses de 2017, há ainda uma perda de 933 postos de trabalho com carteira assinada. Em 12 meses, há um fechamento de 969.896 vagas.

Apenas no setor de construção civil houve aumento do desemprego em abril, com 1.760 demissões líquidas no mês.

No setor de serviços, foram abertos 24.712 postos de trabalho em abril, seguido pela agropecuária, com saldo positivo de 14.648 vagas. Na indústria de transformação foram criadas 13.689 vagas, enquanto o comércio ganhou 5.327 empregos. Na administração pública, houve criação de 2.287 postos de trabalho. Por fim, o setor de extração mineral abriu 263 vagas.
Agência Estado

➤Resumo

Noticias do começo da manhã

Chapa Dilma-Temer
O julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já pode ser marcado pelo presidente da corte, ministro Gilmar Mendes, depois que o relator da ação, Herman Benjamin, liberou o andamento do processo. No parecer final, o Ministério Público voltou a pedir a cassação do mandato de Temer e inelegibilidade de Dilma por oito anos. A ação de autoria do PSDB começou a ser julgada no início de abril, mas foi interrompida.

Corrupção
PF faz operação em 5 Estados contra corrupção na Agricultura. Os agentes cumprem 62 mandados judiciais em Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo e Pernambuco. São 10 pedidos de prisão temporária

Operação Lava Jato
Léo Pinheiro apresenta a Moro provas no caso tríplex. Defesa do empreiteiro anexou a processo documentos internos da OAS, mensagens telefônicas e agenda que mostra encontros com Lula, Okamotto e Vaccari

Municípios endividados
O presidente Michel Temer recebe em Brasília a Marcha dos Prefeitos e deve atender a uma das mais importantes reivindicações dos municípios: o parcelamento das dívidas com o INSS. A previsão é que os débitos sejam parcelados em até 200 vezes, com juros favoráveis às prefeituras.

Operação Zelotes
PF indicia Lula por corrupção em inquérito sobre compra de MPs. Medida que beneficiou montadoras teria envolvido pagamento de R$ 6 milhões ao PT. Lula nega.

CPI da Funai
Na Câmara, a CPI da Funai e do Incra vota o relatório final do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Com quase 3,4 mil páginas, o documento sugere o indiciamento de mais de cem pessoas, incluindo antropólogos e integrantes de ONGs em defesa de índios e indígenas. O relatório também propõe a criação de um órgão para substituir a Funai.

Reforma trabalhista
No Senado, o plenário terá uma sessão de debates sobre a reforma trabalhista. Foram convidados o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, sindicalistas e especialistas para discutir o projeto, aprovado na Câmara no fim de abril.

Desocupação
Polícia retoma apartamentos do Minha Casa Minha Vida invadidos por traficantes em Porto Alegre.  Criminosos voltaram a expulsar moradores de condomínio um ano e sete meses após primeira operação policial

Educação
Enem chega a 3,8 milhões de inscritos; prazo termina na sexta. Taxa de R$ 82 precisa ser paga até 24 de maio.

Previsão do Tempo
Chove na região Norte e o tempo fica firme no Nordeste. No Sul e no Sudeste, o frio volta e as temperaturas caem. 

Futebol
Libertadores
21 horas - Atlético-MG x Godoy Cruz

Empregos
Conhecidos os números da criação de empregos no Brasil durante o mês de abril; em março, o Brasil fechou mais de 63 mil vagas de trabalho

Calamidade
Deputados da Assembleia do Rio votam pedido do governador Luiz Fernando Pezão para ampliar o estado de calamidade pública, em meio à crise financeira

Informações secretas
O presidente dos EUA Donald Trump se reúne com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na Casa Branca, em meio a denúncias de ter revelado informações secretas a ministro e embaixador da Rússia

Santa Catarina
PF mira esquema que escondia adulteração de pescados em SC. Servidores do Ministério da Agricultura são suspeitos.

Crise na Venezuela
Venezuela tem 39 mortes em atos contra Maduro desde o início de abril. Mais um jovem morreu na segunda-feira em manifestações.

Estadão/ZH/Veja/G1

➤Chapa Dilma-Temer

Relator libera ação para julgamento 

Caberá ao presidente do TSE, Gilmar Mendes, definir quando 
a ação entrará na pauta do plenário da Corte eleitoral

Ministro Hermes Benjamin - Foto:TSE/Reprodução
Relator do processo que apura se a chapa composta por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014, o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou nesta segunda-feira o processo para julgamento.

Caberá agora ao presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, definir a data para que o plenário volte a analisar o caso. Os ministros da Corte Eleitoral cogitaram a possibilidade de o julgamento ser retomado na quinta-feira da próxima semana, 25 de maio, mas o mais provável é que a discussão do caso fique para junho.

Gilmar está em viagem oficial em São Petersburgo, na Rússia, onde participa da 14ª Conferência Europeia de Órgãos de Organização de Eleições, e só deve retornar ao Brasil nesta quinta-feira, 18. O julgamento da ação contra a chapa Dilma-Temer começou no dia 4 de abril, quando os ministros decidiram reabrir a fase de coleta de provas, fixaram o prazo de cinco dias para as alegações finais das partes e autorizaram a realização de quatro novos depoimentos – do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, do marqueteiro João Santana, da empresária Mônica Moura, e de André Santana, assistente do casal.

Da vez anterior, o presidente do TSE se reuniu com os demais ministros para definir o calendário do julgamento. A tendência é que o roteiro seja repetido desta vez, com várias sessões em sequência de uma mesma semana reservadas para a apreciação do caso.
Com VEJA/Conteúdo

➤BOM DIA!

Desabafo de petista


Está circulando nas redes sociais, o texto postado por uma arquiteta - Ana Luiz Libório - fundadora do Diretório do PT em Aracajú, que mostra, de maneira clara o que os petistas, aqueles que ainda conseguem pensar sem a obrigação de agradar o comando partidário, pensam sobre tudo o que vem ocorrendo no Brasil, principalmente nos últimos anos, quando o PT governou o Brasil. Acho que todos devem ler. 

Repito, o texto não é meu, mas de uma petista inconformada com a maneira como o processo de corrupção vem sendo defendido, ardorosamente, por muitos que não admitem que o sonho se transformou em pesadelo. 

Ana Luiza Liborio
Arquiteta e uma das fundadoras do Diretório do PT em Aracaju.
Texto publicado em sua página do Facebook.

E quem imaginava que a delação da Odebrecht seria a do fim do mundo se estarreceu hoje diante dos videos dessa criatura debochada e cínica que confessou crimes sorrindo. Só mesmo uma psicopata. E imaginar que eram esses os gurus da grande presidenta Dilma Roussef!

Também uma mulher que pra se candidatar topa, após um câncer, fazer plástica e se transmutar a peso de ouro, pagando diárias de cabeleireiros a R$ 2.500,00 a 3.000,00, é tão doente quanto!

Esquerda brasileira, chega de apontar culpados! Está na hora de assumir o ocorrido e partir prum mea culpa já!, antes que os Dórias e Bolssonaros assumam o poder! Quem elegeu Temer não foram os coxinhas. Parem de tergiversar. Temer foi eleito por vocês com dinheiro público desviado de hospitais creches e escolas! O resto é retórica, ou ilação como vcs agora costumam chamar o que nós brasileiros conhecemos como mentira!

A arrogância da esquerda de acreditar que lida com tolos e que porta o Santo Graal está no pano de fundo de sua derrocada mundo afora.

Vamos fazer diferente e lavar a jato essa roupa suja antes que seja tarde! A máscara caiu!

Um homem que responsabiliza a companheira morta para não assumir seus atos é um covarde e não herói . Essa inversão de valores para mim é assustadora...

E não me venham falar da corrupção que existe desde a época de CABRAL que não somos trouxinhas...Nós militamos no PT e construímos esse partido e elegemos o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva imbuídos do mais alto altruísmo, sic, e na mais profunda convicção de que éramos portadores da revolução pelo voto!

Alto lá embusteiros...existe inteligência e cabeças livres pensantes no país!
Nem toda militância precisa de ônibus pago e sanduíche de mortadela para servir de claque uniformizada de vermelho em comício de gente que vive de desvio de dinheiro público!

Existe a burguesia esclarecida do país que não vai permitir o Brasil vir a ser a nova Venezuela não!

O Sr Luiz Inácio deve, sim, uma explicação ao país, especialmente a nós seus eleitores sem deboches e piadinhas sobre mulheres que não obedecem ao marido.

Chamar um empreiteiro do porte do tal do Léo Pinheiro de vendedor é acreditar que somos todas burras! e assistir a nossa esquerda brasileira, dita caviar (sic) apreciadora de vinhos de safra e frequentadora de salões e Piantelas se gabar que ele arrasou no depoimento é algo pra lá de deprimente!

Pela primeira vez senti vergonha de me incluir ao lado de vcs que tanto nos orgulharam na resistência a ditadura! Prestes deve ter se removido...Isso não é socialismo. É roubo mesmo!

Acredito e com pura convicção, porque fui contemporânea de sonhos e realizações no CREA de gente idealista como Marcelo Déda e José Eduardo Dutra que saíram de cena com vergonha do que estaria por vir a ser revelado pela Lava Jato.

Ser de esquerda não garante PASSAPORTE de impunidade a ninguém quando se trata do crime hediondo de desvio de dinheiro público nem mesmo para a alma mais honesta do mundo!

Falei pra não morrer engasgada...

Tenham todos um Bom Dia!

➤Mais corrupção

Nova operação da PF investiga Ministério da Agricultura


O objetivo da ação é investigar suspeitas de favorecimento 
a frigoríficos e empresas de laticínios no Ministério

A Polícia Federal lançou operação nesta terça-feira para investigar suspeita de favorecimento a frigoríficos e empresas de laticínios no Ministério da Agricultura por meio de um esquema de corrupção voltado para o retardamento na tramitação e anulação de multas, informou a PF.

Policiais foram às ruas nesta manha para cumprir 62 mandados judiciais, sendo de 10 de  prisão temporária, 16 de condução coercitiva e 36 de busca e apreensão nos Estados de Tocantins, Pará, São Paulo e Pernambuco.

Os alvos da operação não foram identificados pela polícia.

“A PF apurou, por meio de quebras de sigilos fiscal e bancário, que a chefe de Fiscalização do MAPA (Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento), à época dos fatos, recebia de empresas fiscalizados valores mensais para custear despesas familiares”, disse a Polícia Federal em nota.

De acordo com a PF, o esquema criminoso movimentou cerca de 3 milhões de reais entre os anos de 2010 a 2016.

A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens móveis e imóveis nos valores de 2,2 milhões de reais, acrescentou a Polícia Federal.
Com Revista EXAME/Conteúdo