quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

➤BOA NOITE!


Lupicínio Rodrigues (Porto Alegre16 de setembro de 1914 — Porto Alegre, 27 de agosto de 1974) ou Lupe, como era chamado desde pequeno, compôs marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam muito sentimento, principalmente a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora pela perda da pessoa amada. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos.

Em 1973, um ano antes de sua morte, Lupe gravou o LP Dor de Cotovelo, de onde selecionei a faixa Loucura. É minha homenagem a todos os boêmios, ou não, apreciadores do mais puro samba-canção brasileiro.


➤Na 1ª entrevista coletiva

Trump bate boca com repórter


Donald fez um estreia digna de Trump. Nesta quarta-feira, em Nova York, logo na primeira entrevista coletiva depois de ter sido eleito presidente dos Estados Unidos, o republicano bateu boca com um jornalista da CNN. Trump acusou a emissora de o perseguir e não fazer direito o trabalho jornalístico ao divulgar o relatório de inteligência indicando que a Rússia teria materiais comprometedores contra o presidente eleito. Jim Acosta, jornalista da rede, tomou a palavra e, gritando, disse que sua emissora estava sendo atacada e ele exigia seu direito de resposta. Trump mandou-o se comportar.

No final da entrevista, Trump ainda fez uma piada referindo-se ao seu antigo programa de TV, “O Aprendiz”: “Você está despedido”, disse o presidente eleito ao jornalista. Trump disse também que acredita que a Rússia possa estar por trás de ciberataques contra os Estados Unidos. O republicano anunciou ainda que entregará a gerência de suas empresas para os filhos, Donald Jr. e Eric Trump, para evitar conflitos de interesse.

Hackers russos — “Eu acho que foi a Rússia, mas acho que também somos hackeados por outros países, outras pessoas”, disse o republicano, mudando sua posição anterior em relação aos ataques, que resultaram na invasão de servidores do Partido Democrata. Segundo Trump, porém, os vazamentos poderiam ter sido evitados por melhores sistemas de segurança do partido.

Relação com Putin — Questionado sobre sua relação com o presidente russo, Trump respondeu: “Eu não sei se vou me dar bem com Vladimir Putin. Eu gostaria, mas não sei”. “Vocês honestamente acreditam que Hillary seria mais dura com Putin do que eu? Alguém realmente acredita nisso?”, acrescentou.

Obamacare — Sobre o Obamacare, o programa de saúde implantado por Obama, ele voltou a falar que o projeto “é um desastre total”, que “aumentou em até 100% os gastos com a saúde em alguns estados”. A informação, no entanto, não é real.  “A Lei de Acesso à Saúde (conhecida como Obamacare) elevou em 20 milhões de adultos e 3 milhões de crianças o número de americanos que contam com cobertura de saúde. Os custos da saúde também vêm crescendo muito mais devagar, desde que a lei entrou em vigor, se comparados às tendências americanas anteriores à sua aprovação”, escreve o colunista do Financial Times, Martin Wolf.

Com Portal VEJA

➤RAPIDINHAS



'Ainda não decidimos', diz presidente do PT sobre candidatura de Lula
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quarta-feira, 11, em ato na Bahia que o partido ainda não tomou a decisão sobre uma eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Em evento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Salvador, onde Lula está presente, Falcão disse que apesar de ainda não haver uma decisão a candidatura de Lula é uma aspiração nacional. "O PT ainda não tomou a sua decisão, embora sinta que é aspiração nacional que o presidente Lula retome o governo do País através de eleição direta", disse Rui Falcão. O presidente da legenda destacou que o PT defende a cassação do presidente Michel Temer (PMDB) e a antecipação das eleições de 2018. Ele também levantou críticas à Justiça e disse que os militantes precisam montar uma força-tarefa para defender Lula. "Essa justiça parcial não merece nossa consideração, por guiar um processo sem provas", disse Falcão, em referências aos processos em que o ex-presidente é réu. 

Deputados de Alagoas querem lagosta, camarão, picanha na chapa e rosquinha húngara
A Assembleia Legislativa de Alagoas abriu durante o recesso do Natal e Ano-Novo sessão pública para registro de preços de serviços de buffet para eventos da Casa durante um ano. Lagosta, coquetel de camarão com uvas, picanha na chapa e casquinha de siri se destacam no cardápio para almoços, jantares e coquetéis. Para o café da manhã poderá ser oferecido um sortido cesto de pães, ao todo oito tipos – francês, brioche, leite, integral, doce, italiano, sírio e pão de batata com queijo -, além de frios, petit four, pão de queijo, biscoito, rosquinha húngara, croissant, casadinho e, ainda, tortas. Alagoas tem o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País. Duas cidades alagoanas estão na lista das 50 com pior Índice de Desenvolvimento Humano. A Assembleia tem 31 deputados. Segundo o edital, a contratação do buffet vai ‘atender às necessidades da Assembleia Legislativa de Alagoas’.

Brasil está sentado em 'bomba-relógio', diz especialista sobre febre amarela
O aumento de casos de febre amarela silvestre (transmitida em regiões rurais e de mata) em Minas Gerais pode ser um surto cíclico da doença, como o já observado em 2009. Mesmo assim, o país corre risco de ver um retorno dela às áreas urbanas, avaliam pesquisadores. Desde o início de janeiro, 23 casos suspeitos foram notificados no interior de Minas Gerais - 14 deles levaram à morte dos pacientes. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, 16 deles são considerados prováveis, após exames apontarem a presença do vírus, mas ainda estão sendo investigados. No interior de São Paulo, uma morte foi confirmada como causada pela febre amarela silvestre em dezembro, a primeira desde 2009. "Já esperávamos um surto maior da febre amarela silvestre, mas devemos nos preocupar, sim. Estamos sentados em uma bomba-relógio", disse o epidemiologista Eduardo Massad, da USP. "Precisamos entender o risco de reintrodução de febre amarela urbana, o que seria uma enorme tragédia, talvez maior do que zika, dengue e chikungunya juntas - porque ela mata quase 50% das pessoas que não são tratadas."

Após ser esfaqueado, bispo Valdemiro pede R$ 8 milhões aos fiéis
O pastor Valdemiro Santiago retornou nesta terça-feira à Igreja Mundial do Poder de Deus, dois dias depois de ser esfaqueado no altar por um rapaz de 20 anos.  Ele afirmou ter contrariado os médicos e a família e disse contar com os fiéis para ajudar seu canal de TV, que, segundo ele, custa 8 milhões de reais ao mês.  “Eu preciso da ajuda de vocês para pagar este canal, esta obra. Deus me deu vocês, não como propriedade, mas como filhinhos, irmãos. Quero ser pai de vocês. Ajudem essa obra. Deus vai lhes dar muito para ajudar”, disse ele.O pastor lembrou do ataque sofrido no último domingo e, ao chamar um fiel ao altar, brincou com a situação vivida. “Eu não vou nem revistar você. Mas não aperta que eu estou todo costurado”, disse, arrancando risos dos presentes. Depois do abraço, ele prosseguiu. “Quanto é que vale isso? Isso aí vale uma ‘facãozada’, duas, três, mil. Vale o sangue. Vale a dor. Eu confesso a você que eu vim contra a vontade do médico, da bispa. Eu não posso ficar muito tempo de pé, porque o meu lado esquerdo ainda está um pouco prejudicado. No dia perdi um pouco do movimento, mas já voltou tudo. Quando meus braços se moverem eu vou abraçar. O médico deve estar lá mandando vir camisa de força, tropa de choque me resgatar…”, disse. Ele afirmou que o homem que tentou matá-lo será curado do ódio. “Se eu me prostrasse ante as dificuldades, eu estaria morto há muito tempo. Você não sabe nem 1% das coisas que eu passo na vida.”

Inflação oficial do País fecha 2016 em 6,29%, afirma IBGE
A inflação oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2016 com variação acumulada de 6,29%, dentro do centro da meta inflacionária fixada pelo Banco Central - que variava entre 4,5% e 6,5%. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geogafia e Estatística (IBGE), que divulgou hoje (11), no Rio de Janeiro, o IPCA de dezembro, que subiu 0,3%, o mais baixo para o mês desde a taxa de 0,28% de 2008. A inflação acumulada em 2016 chegou a ficar 4,38 pontos percentuais abaixo da variação acumulada em 2015, que foi de 10,67%. Também ficou abaixo dos 6,41% de 2014. Segundo o IBGE, a queda entre 2015 e 2016 foi determinada pela retração dos preços dos alimentos.

➤Educação no trânsito

EPTC promove cursos gratuitos de verão

Foto: PMPA
Nos meses de  janeiro e fevereiro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai promover cursos de educação gratuitos à população. Serão cursos voltados para diversos públicos, como ciclistas, condutores e pedestres.
O primeiro será o Curso para Ciclista Urbano, que acontecerá neste sábado, 14, das 10h às 12h. O evento será ministrado na Casa da Educação da EPTC, localizada na av. João Pessoa, 1923, bairro Azenha. 

A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo
e-mail educ@eptc.prefpoa.com.br

Conteúdos:

- Ocupação dos espaços públicos
- Pirâmide de prioridade por modal de transporte
- Experiências mundiais (Amsterdã – Holanda)
- Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre
- BikePoa
- Segurança no Trânsito
- Conhecendo os equipamentos de segurança
- Meio Urbano: Alternativas Sustentáveis

Os outros temas e datas serão divulgados no site www.eptc.com.br.

➤11/01/2017



Estadão - Inflação termina 2016 com avanço de 6,29%, abaixo do teto da meta do governo
Em 2015, o IPCA havia alcançado 10,67%; em dezembro, índice acelerou para 0,30%, mais do que em novembro

Folha de São Paulo - Rússia tem dados comprometedores contra Trump, revela dossiê dos EUA
Documento divulgado pela imprensa americana mostra que russos gravaram imagens de orgias do futuro presidente dos EUA em Moscou para poder chantageá-lo no futuro

O Globo - Para enfrentar crise, prefeitos de 14 capitais cortam secretarias
Apesar do corte, poucos gestores se comprometem com metas objetivas

Correio Braziliense - Obama se despede da presidência com discurso emotivo em Chicago
Presidente dos EUA falou sobre democracia, esperança, agradeceu a participação de todos americanos em seus oito anos de governo e disse acreditar que a transição do cargo para Donald Trump aconteça de forma tranquila

Estado de Minas - Febre amarela provoca corrida por vacinação e estoques acabam em cidades mineiras
Suspeita de que 14 mortes foram causadas pela doença em Minas. Prefeito de Ladainha decreta calamidade. Secretaria estadual tranquiliza população

Tribuna da Bahia - Enquanto se recupera, pastor pede R$ 8 milhões a fiéis
Valdemiro Santiago explicou que precisa da quantia para bancar os custos de um mês de seu canal na TV por assinatura

Diário do Nordeste - Prefeitos do interior cearense encontram rombos nas contas e sucateamento no início das gestões
Administrações estão comprometidas já no início, com danos ao patrimônio e falta de pagamentos

Diário Catarinense - Municípios deixaram de receber R$ 144 milhões para a saúde
Levantamento da Fecam revela que setor é o mais afetado pelo atraso de repasses do Estado e da União às prefeituras no ano passado

PIONEIRO - Prefeitura de Caxias do Sul não dará recursos para o Carnaval 2017
Mesmo sem apoio, seis escolas prometem não desistir da tradição e vão desfilar em fevereiro na Plácido de Castro

Revista VEJA - Metade dos brasileiros entre 30 e 39 anos no vermelho
Cinquenta e oito milhões de pessoas fecharam o ano inadimplentes

Revista EXAME - Mesmo com ajuda, rombo de Rio, Minas e RS será de R$ 19,5 bi
Mesmo que o governo federal suspenda a dívida dos estados, o rombo das contas ainda será bilionário

Revista ÉPOCA - Atrás de votos, Maia promete acelerar projetos de deputados
Tem dito que precisa ser reeleito para dar continuidade ao trabalho que começou

Agência BRASIL - Justiça nega pedido do governo e suspende aumento de transporte em SP
Com isso, a tarifa, que havia passado para R$ 6,80 no domingo (8), terá que voltar a custar R$ 5,92

Portal G1 - Funcionário relata 'tabela de preços' para entrada de armas em presídio
Denúncia foi feita por funcionário da empresa Umanizzare, no Tocantins. Superintendente do sistema prisional diz que vai investigar informação

Portal IG - Sorteio da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta quarta-feira
Sortudo que acertar as seis dezenas sorteadas no concurso 1.893 pode conseguir mais de R$ 54 mil ao mês se investir o valor na poupança

➤BOM DIA!

A irresponsabilidade por trás da crise no RJ

Em termos muito concretos, o resgate dos estados em pior situação fiscal — Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul — pouco avançou. O que evolui são os esforços para se desenhar uma fórmula que permita o governo fluminense começar a sair do atoleiro, mas por um espaço estreito entre as exigências legais e as necessidades prementes do estado, tudo de forma a que o mesmo socorro possa ser oferecido aos demais estados, sempre preservados os princípios da responsabilidade fiscal. Enquanto isso, Minas e Rio Grande do Sul aguardam.

Desde que o governo de Luiz Fernando Pezão enviou à Assembleia Legislativa uma série de propostas de austeridade, em novembro do ano passado, as diversas corporações que habitam a máquina da burocracia fluminense se movimentaram, até com a violência nas ruas, e impediram a formalização do compromisso com o ajuste nas contas, o inarredável primeiro passo de qualquer programa de resgate do estado. Do Rio de Janeiro ou qualquer outro.

Em novembro, o Palácio Guanabara estimava um déficit de R$ 52 bilhões até dezembro de 2018. Se nada for feito, como está acontecendo, o estado não chegará a tão longe sem estender a calamidade financeira para tudo o mais.

Vale nominar os responsáveis por toda esta lambança fiscal, além dos governantes estaduais. No caso, Sérgio Cabral, fora de circulação, e Luiz Fernando Pezão.

No topo desta pirâmide da irresponsabilidade estão a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda Guido Mantega e o secretário do Tesouro Arno Augustin, este também artífice da técnica de contabilidade criativa, para encobrir rombos que criaram na contabilidade pública.

Foi devido à crença cega em que despesas públicas sempre precisam ser turbinadas em momentos de desaquecimento que a troica induziu estados a se endividar, dando aval do Tesouro. Mesmo que não tivessem condições financeiras para isso.

O Tribunal de Contas da União investiga, por exemplo, a garantia dada pela União, entre 2012 e 2015, a que estados mal ranqueados pelos escritórios de avaliação de risco pudessem levantar no mercado R$ 73 bilhões. Tratou-se o doente com veneno.

Que fique a lição. O quadro é de grande gravidade, já sabida, e que tem induzido o Congresso e até o Judiciário a tornar a situação mais soturna. O Congresso, ao retirar a inevitável exigência de contrapartidas dessas operações de socorro. No caso do Judiciário, a permissão dada pela presidente do STF, Cármen Lúcia, para o não cumprimento de contrato sobre o arresto de recursos fluminenses pelo Tesouro, em seu pleno direito, por ser o fiador de créditos concedidos ao estado.

Que o desfecho das conversas entre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o governador Pezão e a ministra Cármen Lúcia restabeleça a confiança nos contratos na concessão de avais e nos princípios mínimos da austeridade fiscal.

*Publicado no jornal O Globo em 11/01/2017