sexta-feira, 30 de setembro de 2016

BOA NOITE!

Kenny G, é um saxofonista estadunidense que fez sua primeira apresentação ao vivo como profissional  nos anos 70 acompanhando Barry White, pois fazia parte da The Love Unlimited Orchestra. O bom desempenho o incentivou a seguir adiante, e a carreira solo se iniciou na década de 80.
Seu primeiro álbum de sucesso, Duotones (1986), atingiu o top 10 nos Estados Unidos, e mostrou as suas armas: um som instrumental com fortes pitadas de Rhythm and blues moderno, melodias românticas e sempre uma ou outra faixa com vocalistas convidados.
Seu som é admirado em todo o mundo por diversas culturas. Lançou diversos CDs, com músicas ecléticas, e com vários intérpretes de toda parte do mundo. É o músico instrumental mais vendido do mundo, com mais de 75 milhões de discos comercializados.
Um de seus primeiros sucessos, sempre lembrando quando se fala em Kenny G, é Forever in Love 


Operação Lava Jato

Moro decreta preventiva de Palocci

O juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão preventiva do ex-ministro Antonio Palocci(Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma) nesta sexta-feira. A medida atende a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria da República, que suspeitam que Palocci destruiu provas.

Alvo da Operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato, Palocci estava em regime de prisão temporária desde segunda-feira, 26. Os investigadores afirmam que o ex-ministro recebeu R$ 128 milhões em propina da empreiteira Odebrecht. Parte deste valor teria sido destinado ao PT e cobriu despesas da campanha presidencial de 2010, quando Dilma Rousseff foi eleita pela primeira vez.

Moro afirma que ‘nem o afastamento de Antônio Palocci Filho de cargos ou mandatos públicos preveniu a continuidade delitiva’.

Para o juiz da Lava Jato ‘os crimes foram praticados no mundo das sombras, através de transações subreptícias, tornando inviável a adoção de medidas cautelares alternativas que possam prevenir a continuidade da prática delitiva, inclusive o recebimento do saldo da propina, novas operações de lavagem de dinheiro, ou prevenir a dissipação dos ativos criminosos ou a supressão de provas’.

O juiz aponta a existência de ‘boa prova de materialidade e de autoria’. Moro decretou ainda a prisão preventiva do braço direito de Palocci, Branislav Kontic, e mandou soltar Juscelino Dourado, outros alvos da Omertà – também custodiados temporariamente.
Agência Estado

RAPIDINHAS


Mais de 3,7 milhões de MEIs estão inadimplentes ou inativos
O número de microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados no Simples Nacional cresceu 20% nos últimos 12 meses e já supera a marca de 6,4 milhões de pessoas. Com a recessão e o aumento do desemprego, mais brasileiros têm tentado a sorte como autônomo ou aberto o próprio negócio. Os números da Receita Federal apontam, entretanto, que mais de 3,7 milhões de microempreendedores estavam inadimplentes em julho, com o recolhimento de impostos atrasados, ou então inativos. O programa foi lançado em 2009 para incentivar a formalização de trabalhadores como doceiros, camelôs, manicures, cabeleireiros, eletricistas, donos de pequenos bares e lanchonetes, entre outros. O índice de inadimplência sempre foi alto, mas atingiu em 2016 um patamar recorde. Passou de 55,5% no final de 2015 para 59,08% em julho deste ano. Ou seja, de cada 10 microempreendedores que buscaram a formalização através do MEI, 6 não estão pagando em dia os tributos devidos. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro o índice é ainda maior: 62,87% e 69,2%, respectivamente.

Defesa de Palocci recorre à legislação eleitoral e pede soltura de ex-ministro
Os advogados que defendem o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-assessor dele Branislav Kontic, presos temporariamente na 35ª fase da Operação Lava Jato, argumentaram que ambos devem ser postos em liberdade devido ao período eleitoral. A decisão cabe ao juiz Sérgio Moro. A prisão dos dois – válida por cinco dias – vence nesta sexta-feira (30), e a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal(MPF) pediram à Justiça que eles fiquem presos preventivamente, ou seja, sem prazo determinado. Desde terça-feira (27), cinco dias antes do primeiro turno das eleições de 2016, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. Segundo o calendário eleitoral, essa garantia é válida até 48 horas após o pleito.

Parente diz que Petrobras passou por 'tsunami' e critica 'aparelhamento'
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, defendeu nesta sexta-feira (30) a volta da “racionalidade econômica” nas decisões da estatal para que a empresa possa voltar a dar retorno financeiro, reduzir o seu endividamento e se recuperar da crise detonada pela deflagração da operação Lava Jato, cujos efeitos foram comparados pelo executivo a um “tsunami”. “O que aconteceu na Petrobras foi um aparelhamento de uma empresa. Ela foi usada para outros fins”, afirmou Parente, durante evento promovido pela revista “Exame”, em São Paulo. Entre as decisões das gestões anteriores criticadas por Parente, está a política de preços de combustíveis abaixo da paridade internacional para ajudar o governo a controlar a inflação e investimentos que resultaram em prejuízos. “Como é que uma empresa pode decidir construir uma refinaria - independente do over price, do custo -, em Pernambuco, outra no Maranhão e outra no Ceará? Não é racionalidade econômica”, disse.

Presidente filipino se compara a Hitler: ‘Vou matar drogados’
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, voltou a fazer declarações desastrosas nesta sexta-feira, ao dizer que gostaria de matar “três milhões de viciados em drogas”, assim como Hitler fez com judeus durante o Holocausto. “Hitler massacrou 3 milhões de judeus. Agora há 3 milhões de viciados em drogas nas Filipinas e eu ficaria feliz de acabar com eles”, afirmou, durante discurso na cidade de Davao.Desde que chegou ao poder, em junho, o líder filipino vem incentivando a polícia e a população a matar pessoas suspeitas de estarem envolvidas com consumo ou tráfico de drogas. “Vocês conhecem minhas vítimas. Eu gostaria que fossem todos criminosos, para acabar com o problema do país e salvar a próxima geração da perdição”, declarou. A lista de polêmicas de Duterte aumenta a cada dia: o presidente já chamou Barack Obama de “filho da p*” e insultou a União Europeia com gestos ofensivos, pelas críticas do bloco às execuções extrajudiciais no país.

Temer diz que não está preocupado com impopularidade

O presidente Michel Temer declarou nesta sexta-feira que (30) não está preocupado com a possível impopularidade sobre seu nome que as reformas propostas pelo governo possam causar. “Se eu ficar impopular e o Brasil crescer, eu me dou por satisfeito”, disse ele. O presidente proferiu palestra a um grupo de empresários no Fórum “O novo cenário político e econômico” promovido pela Revista Exame na cidade de São Paulo. Temer reforçou ainda a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o teto dos gastos públicos, uma das medidas que vem causando mais dor de cabeça ao governo.  “A aprovação é fundamental para evitarmos a espiral inflacionária e a recessão. A dívida poderá chegar a 100% do PIB em 2024, ou antes. Será a falência do estado brasileiro”, afirmou.

OPINIÃO

O padrão político do PT*

A decisão unânime da 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro dos governos petistas Paulo Bernardo, por corrupção e lavagem de dinheiro, reflete uma realidade que se enquadra no “contexto de corrupção sistêmica dentro da Petrobrás”, de acordo com entendimento do ministro-relator Teori Zavascki. Essa realidade, que o acúmulo de evidências torna irrefutável, na verdade extrapola o âmbito da Petrobrás e se estende a todo o aparato governamental da era lulopetista. Reflete o método político pelo qual Lula e seu PT optaram, na desastrada tentativa de consolidar um projeto de poder populista.

Chamado a prestar contas à Justiça, o casal de militantes petistas – ela senadora, com passagem pela chefia da Casa Civil de Dilma; ele quadro partidário de primeira linha do lulopetismo, ministro do Planejamento (2005 a 2011) e das Comunicações (2011 a 2015) – surge como símbolo da impostura de um partido político que chegou ao poder prometendo impor padrões morais rígidos à gestão da coisa pública e de ser um defensor intransigente das classes menos favorecidas, provedor infalível e generoso de suas necessidades materiais.

Um fenômeno relevante nos 36 anos de existência do PT ajuda a entender os desvios da trajetória político-programática estabelecida na fundação do partido. Numa primeira etapa, intelectuais e líderes religiosos que haviam ajudado a fundar o partido e a consolidar suas primeiras conquistas foram praticamente expulsos de suas fileiras pela ala sindical, mais rude e direta. Em seguida, após se ter transformado em partido eleitoralmente competitivo e depois de ter conquistado o Planalto, o PT passou a sofrer defecções importantes no seu quadro de lideranças, motivadas pela decepção com os novos caminhos que estavam sendo trilhados sob o comando de Lula e José Dirceu. A liderança remanescente acomodou-se sem maiores problemas em conveniente tolerância à adesão de Lula às práticas políticas de seus novos aliados, que no passado condenara com veemência. Essa gente sempre soube que corrupção é crime. 
Apenas passou a admitir que é impossível governar sem concessões a ela.

Os resultados da “luta em benefício das causas populares” foram a gastança descontrolada dos recursos públicos, a “nova matriz econômica” que resultou na recessão econômica, no estouro da inflação – que afeta principalmente os mais pobres – e nos mais de 12 milhões de desempregados em todo o País.

O casal Gleisi e Paulo Bernardo simboliza quase à perfeição o substrato do lulopetismo, que tem como uma de suas características mais marcantes a hipocrisia. A senadora, que como dirigente da cúpula partidária e ex-chefe da Casa Civil convivia necessariamente com a corrupção generalizada no governo, teve a ousadia de proclamar, no plenário do Senado, que ali ninguém tinha “autoridade moral” para julgar Dilma Rousseff. E, ao saber que se tornara ré no STF, afirmar que, finalmente, poderia contar a seu favor com o “benefício da dúvida” que lhe teria sido negado na fase de investigação da Lava Jato.

O ex-ministro do Planejamento, por sua vez, fez mais. Estava à frente da pasta quando o “governo popular” implantou a cobrança de uma taxa debitada compulsoriamente na conta de todos os aposentados beneficiários de crédito consignado. Um golpe que possibilitou a arrecadação de R$ 100 milhões que teriam sido destinados aos cofres do PT, descontada a milionária comissão que teria sido embolsada. A investigação relativa a esse golpe, por conta do qual Paulo Bernardo passou alguns dias encarcerado em junho último, não é a mesma que agora leva o STF a transformá-lo em réu. Essa é relativa à acusação de que ele teria recebido dinheiro do esquema do petrolão para abastecer a candidatura de sua cara metade ao Senado, em 2010.

Em seu relatório a favor do recebimento da denúncia, o ministro Zavascki destacou que se sentia à vontade para acolher o pedido da PGR porque evidências contidas no processo vão “muito além das declarações prestadas em colaboração premiada”. Poderia ter dito, em outras palavras, que o jeito petista de fazer política é reconhecível à primeira vista.

*Publicado no Portal do Estadão em 30/09/2016

São Paulo

Monumentos amanhecem pichados

Monumento às Bandeiras - Foto:Reprodução
O famoso Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, amanheceram pichados com tintas coloridas na manhã desta sexta-feira. Nos dois casos, os monumentos foram pintados com tinta verde, amarela e rosa. Uma equipe da prefeitura começou a limpeza por volta das 8h no Monumento às Bandeiras, lavando-o com jatos de água e um produto solvente que não agride o granito. Ao lado da estátua de Borba Gato também tinham cascas de ovos.

O Monumento às Bandeiras foi feito pelo modernista Victor Brecheret em homenagem aos bandeirantes paulistas. A escultura foi inaugurada em 1954. Já a estátua de Borba Gato representa Manuel Borba Gato, que acompanhou a expedição do bandeirante Fernão Paes Leme. Por lei, a pichação em monumentos tombados prevê detenção entre seis meses a um ano, além do pagamento de multa em valor a ser estipulado pela Justiça.


Borba Gato - Foto: Reprodução
Coincidência ou não, na noite desta quinta-feira, durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo transmitido pela TV Globo. O tucano João Doria falou  que a cidade “está à beira do abandono, maltratada” e que a “zeladoria da cidade é inexistente”, e questionou Marta Suplicy (PMDB) sobre seus planos para pichação e vandalismo. Respondendo à questão, a candidata disse que atos de vândalos não serão permitidos em sua gestão, mencionando, inclusive, que era lamentável ver pichações em monumentos como o de Brecheret. “Arte sim, vandalismo não”, concordou Doria. “Você tem razão.” 

Destruição de provas

PF pede prisão preventiva de Palocci


Delegado da Operação Omertà, desdobramento da Lava Jato, argumenta que ex-ministro, em prisão temporária desde segunda-feira, 26, teria recebido valores da Odebrecht e orientado destruição de provas em seu escritório antes da ação da PF

O delegado da PF Filipe Hille Pace, da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, pediu nesta sexta-feira, 30, ao juiz Sérgio Moro a conversão da prisão temporária do ex-ministro Antonio Palocci e de seu braço direito Branislav Kontic em preventiva – por tempo indeterminado.

Palocci foi preso na Operação Omertà na segunda-feira, 26, por suspeita de recebimento de propinas da Odebrecht. Após receber o pedido, o juiz Sérgio Moro intimou o Ministério Público Federal a se manifestar antes de decidir se acata ou não a solicitação da PF.

No pedido de 86 páginas, o delegado reforça as suspeitas de que Palocci atuava como um elo do PT com a Odebrecht, intermediando assuntos de interesse da empreiteira, e afirma ainda haver indícios de que o ex-ministro teria recebido todos os valores ilícitos lançados nas planilhas da Odebrecht que fazem referência a “Italiano” e somam R$ 128 milhões.

O delegado aponta também que o ex-ministro teria orientado a destruição de provas em sua empresa de consultoria Projeto antes da Operação Omertà, deflagrada na segunda-feira, 26, e que teve o ex-ministro como alvo maior.

Delegado Filipe Pace
“Tais vantagens, em sua grande maioria traduzidas em dinheiro em espécie, ainda não foram rastreadas a partir desta investigação, motivo pelo qual não existe qualquer medida cautelar diversa da prisão que inviabilize Antonio Palocci Filho e Branislav Kontic – seu funcionário até a presente data – de praticarem atos que visem a ocultar e obstruir a descoberta acerca do real paradeiro e emprego dos recursos em espécie recebidos”, afirma o delegado.

Filipe Pace aponta que, nas buscas realizadas na Projeto, empresa de consultoria do ex-ministro sediada em São Paulo que foi alvo da Omertà, os agentes da PF identificaram suspeita de que Palocci e seu assessor teriam atuado para destruir provas.

“Foram constatadas que diversas estações de trabalho na empresa (Projeto) estavam plenamente equipadas, à exceção dos gabinetes dos computadores, o que pode indicar que tenham sido até mesmo destruídos ou colocados fora do alcance da Polícia Federal.”

Em relação ao ex-assessor de Palocci, Juscelino Dourado, Filipe Pace afirmou que “parece ele não ter mais relações com Antonio Palocci” e que, portanto, não haveria risco caso ele fosse solto e cumprisse medidas alternativas da prisão.

“Todos estes elementos probatórios trazem, com razoabilidade, indícios de que todos os demais pagamentos nas planilhas ‘POSICAO – ITALIANO310712MO.xls’ e ‘POSICAO – ITALIANO 22 out 2013 em 25 nov.xls” foram efetivamente liquidados”, destaca o delegado da Operação Omertà.

Agência Estado

30/09/2016


Estadão - Crimes políticos vitimaram 96 neste ano
Levantamento do ‘Estado’ em registros policiais e documentos de processos mostra maior índice de mortes desde o período da ditadura

Folha de São Paulo - Desemprego no país sobe para 11,8% e atinge 12 milhões de pessoas
Índice do trimestre encerrado em agosto é o pior da série histórica, iniciada em 2012

O Globo - Candidatos inovam e oferecem até wi-fi em troca de votos
TRE flagra distribuição de remédio contra impotência para eleitores. Benefício geralmente vem com material de campanha

Correio Braziliense - Cientistas identificam molécula que desencadeia o Parkinson
Pesquisa poderá resultar em nova frente de tratamento

Estado de Minas – Ataques marcam o último dia da propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito de BH
No encerramento da campanha no rádio e na TV, candidatos a prefeito de Belo Horizonte fazem promessas, agradecem o apoio da população, apresentam suas trajetórias e atacam adversários

Tribuna da Bahia - Baianos correm o risco de ficar sem gasolina
O presidente do sindicato dos revendedores de combustíveis, José Augusto Costa, informa que, segundo a Petrobras, a causa do problema foi uma pane elétrica

Diário Catarinense - Uber começa a funcionar nesta sexta em Florianópolis
Tarifa parte de R$ 2, mais R$ 1,10 por quilômetro rodado e R$ 0,20 por minuto de corrida

Revista VEJA - Lava Jato investiga se Braskem repassou propina a Palocci
Para a força-tarefa, o ex-ministro agiu em favor da petroquímica da Odebrecht em duas ocasiões

Revista EXAME - Dilma tenta último recurso no STF para anular impeachment
O mandado de segurança, com 493 páginas, questiona o que o advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, chama de "falta de justa causa", isto é, a falta de motivos jurídicos para o afastamento da petista

Revista ISTOÉ - Janot tenta criar procuradoria anticorrupção até fim de mandato
Para isso, Janot planeja submeter um projeto de lei ao Congresso, em parceria com o Executivo, para tratar do tema

Portal G1 - Presidente filipino se compara a Hitler e diz que quer matar viciados
Rodrigo Duterte disse querer 'massacrar' 3 milhões de dependentes químicos

Portal IG - Inimigos ou aliados? PT e PSDB fazem coligação para prefeito em 206 cidades
Considerando todos os cargos, o PT tem coligação com PSDB, PMDB e DEM em 1683 municípios do país nestas eleições

Agência Brasil - CMN autoriza bancos a financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão com juros baixos
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou os bancos a destinar 6,5% dos recursos da poupança para esse tipo de empréstimo

BOM DIA!

Faltam só dois dias!

Pois é, está terminando uma campanha totalmente atípica das diversas que participei ao longo dos meus 75 anos. Mais curta, mais pobre e convenhamos, muito mais limpa em termos de lixo eleitoral espalhado pela cidade. Não tivemos muros pintados, nem os famigerados cavaletes cobrindo rótulas, esquinas, praças e avenidas. Carros com adesivos, muito poucos. Aqueles com alto falantes, berrando musiquinhas e nome de candidatos, também foram poucos. Não tivemos comício, o que ajudou muito para evitar aglomeração de pessoas em muitas regiões da cidade.

Na realidade, o que se viu, e assim mesmo muito pouco, foram bandeiras nas ruas, nas esquinas e nos carros. Só quem estava verdadeiramente ligado a alguma campanha, participou de bandeiraços. Sem contar o pessoal que ganha uns trocados para andar com a bandeira do candidato no ombro ou balançar em alguma esquina ou ponto de movimento.

Os programas eleitorais gratuitos no rádio e televisão foram mais curtos e já terminaram. Se houver segundo turno voltam, se não estou enganado, por mais 20 dias, com tempos iguais para cada candidato.

A partir de hoje, somente caminhadas, bandeiras nas ruas, adesivos em carros são permitidos. Provavelmente alguma pesquisa seja divulgada nesta sexta-feira, depois só a de boca de urna. Por falar em boca de urna, toda panfletagem, lançamento de santinhos nas proximidades dos pontos de votação e tentativa de convencimento pessoal, está proibida no domingo. Se acontecerem, aí a Brigada ou a Justiça Eleitoral devem ser acionadas.

Faltando dois dias para a eleição, tudo o que tinha que ser feito de certo e, lamentavelmente, de errado, já foi feito. Os candidatos, falando em Porto Alegre, tiveram uma atuação tranquila e, salvo honrosas exceções, se portaram dignamente. O mesmo não se pode dizer de outras cidades e estados onde, como coisa típica de país de terceiro mundo, pessoas burlaram, ou tentaram burlar a lei com falsas doações de campanhas. CPF de pessoas mortas foram usados, beneficiários do Bolsa Família contribuíram com milhões para candidatos e até desempregado andou colaborando com candidaturas. Tem coisas que, no Brasil, não adianta tentar arrumar. Sempre haverá algum ‘espertinho’ encontrando uma maneira de se beneficiar, ou pelo menos tentar.

Dito isto, meus amigos, é hora de refletir, pensar bem sobre o que realmente queremos para o Brasil, especificamente para Porto Alegre, para quem vota aqui, e digitar números certos na urna eletrônica. O voto consciente pode ajudar a começar a mudança tão desejada por todos nós.

Tenham todos um Bom Dia!