quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BOA NOITE!


Marisa Monte, que nasceu no Rio de Janeiro  em  1º de julho de 1967, é cantora, compositora, instrumentista e produtora musical  de música pop e samba

Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Grammy Latino, sete Video Music Brasil, novePrêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música

Marisa é considerada pela revista Rolling Stone Brasil como a segunda maior cantora do Brasil, atrás somente de Elis Regina. Ela também tem dois álbuns (MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão) na lista dos 100 melhores discos da música brasileira.

Em 1966, Roberto Carlos gravou a música Esqueça, um de seus grandes sucessos, revivido na voz e interpretação maravilhosas de Marisa Monte.


RAPIDINHAS


Governo vai deixar reforma trabalhista para o 2º semestre de 2017, diz ministro
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou nesta quarta-feira, 21, que o governo federal decidiu deixar para o segundo semestre de 2017 a apresentação da reforma trabalhista e o envio do texto ao Congresso Nacional.  "A questão é complexa, precisa ter ampla participação de todos os setores. Dada a complexidade, a decisão do governo é deixar a modernização para o segundo semestre de 2017", falou o ministro, durante discurso na abertura da edição do Fóruns Estadão Brasil Competitivo, na sede do Grupo Estado, em São Paulo.


Diretor da Petrobrás nega que estatal estude reduzir preço dos combustíveis
O diretor de Refino e Gás Natural da Petrobrás, Jorge Celestino, afirmou ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real da Agência Estado que não há qualquer previsão de alterar os preços dos combustíveis no mercado interno. Ele reiterou a posição que vem sendo divulgada pela empresa de que as análises de preços ocorrem semanalmente em reuniões de diretoria e que, nesta semana, o consenso foi pela manutenção. Apesar de dizer que não está no radar reduzir os preços para equipará-los aos do mercado internacional, na próxima semana, como sempre, o tema voltará a ser analisado.


Desemprego cresceu mais entre os idosos, diz Ipea
Estudo sobre desemprego divulgado pelo Grupo de Conjuntura do Ipea, por meio de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), mostra que o grupo de jovens entre 14 e 24 anos é o mais afetado entre os vários segmentos da população economicamente ativa, mas é no grupo de idosos (pessoas com mais de 59 anos) que se observa a maior taxa de variação. Na comparação entre o segundo trimestre deste ano com o quarto trimestre de 2014 (último período antes da piora no mercado de trabalho), o aumento do desemprego na faixa de idosos foi de 132%, enquanto entre os jovens a variação chegou a 75%. Esta é uma das constatações da análise publicada na Carta de Conjuntura nº 32 divulgada pelo Ipea.


Pesquisa em São Paulo: Russomanno cai, Doria chega ao segundo lugar
Rodada da Paraná Pesquisas revelada nesta quarta-feira sobre as eleições em São Paulo traz um cenário com Celso Russomanno em queda, mas mantendo sua primeira colocação na disputa, e crescimento de João Doria e Marta Suplicy, que seguem respectivamente na segunda e terceira posições. O tucano ultrapassou Marta na vice-liderança. De acordo com os dados, Russomanno conta com 27,7% das intenções de voto (ele tinha 32,1% em agosto). João Doria aparece com 21,2% (no mês passado tinha 13,7%). Marta Suplicy, por sua vez, está com 19,5% (na última rodada figurava com 15,8%).O levantamento mais recente ainda mostra leve crescimento de Fernando Haddad, dentro da margem de erro da pesquisa. Ele, que estava com 7% em agosto, aparece com 8,5%. Luiza Erundina caiu de 7,1% no mês passado para 4,9%, também, dentro da margem de erro. A pesquisa ainda buscou saber se os eleitores cogitam mudar seu voto até o dia das eleições. Dentre os ouvidos, 35,8% disseram que poderiam alterar seu candidato até a data do pleito.


PT muda de posição e agora quer assegurar recursos para o Bolsa Família
Agora na oposição, senadores do PT querem apresentar, após as eleições municipais de outubro, um projeto que transforma em políticas permanentes o Bolsa Família, o Brasil Sorridente e outros programas sociais implantados nos governos Lula e Dilma Rousseff. Nos últimos anos, os petistas fizeram uma dura oposição à proposta idêntica apresentada pelo PSDB e conseguiram barrá-la no Congresso. O PT quer usar o projeto para emparedar o governo Michel Temer, em uma estratégia para tentar acusar o novo presidente de "desmontar" programas sociais que viraram marcas das gestões petistas. O assunto foi discutido em reunião de senadores do partido na segunda-feira (19).

Hospital da Venezuela

Bebês dormem em caixas de papelão


Em meio à severa crise econômica na Venezuela, imagens de recém-nascidos dormindo em caixas de papelão em um hospital do país causaram comoção nas redes sociais. As fotos foram divulgadas pela Mesa da Unidade Democrática (MUD), aliança de oposição ao presidente Nicolás Maduro, e teriam sido tiradas por um funcionário de um hospital em Barcelona, no Estado de Anzoátegui.

De acordo com o grupo opositor, o funcionário que fez as imagens estava revoltado com a falta de berços e estrutura médica precária no hospital. Em resposta, o diretor do Seguro Social venezuelano, Carlos Rotondaro, disse que irá abrir uma investigação para averiguar as denúncias.

Diversos relatos sobre a falta de remédios nos hospitais do país têm vindo à tona nos últimos meses. Em maio, a morte de duas crianças por falta de medicamentos comoveu não só a Venezuela, como a comunidade internacional. Segundo o presidente da Federação Médica venezuelana, Douglas León, clínicas e hospitais estão operando com cerca de 5% dos materiais necessários.

Diante do difícil panorama, cerca de 13.000 médicos deixaram o país nos últimos anos. A Venezuela sofre com uma inflação galopante – a maior da América Latina –, acompanhada de uma crise produtiva, problemas de distribuição de artigos de necessidade básica e um mercado golpeado por medidas de restrição e regulamentação.
Fonte: PORTAL VEJA

OPINIÃO

Velhacaria no Congresso*

Caixa 2 de campanha política é uma infração eleitoral. Mas, se se tornar crime, livrará de responsabilidade penal quem a tenha praticado antes da promulgação da nova lei, que não poderá ser aplicada retroativamente. Esse é o truque por meio do qual, agindo nas sombras, parlamentares espertos tentaram aprovar na Câmara dos Deputados, na segunda-feira, um dispositivo legal que garantiria a impunidade de quem não tenha contabilizado “doações” eleitorais. Essa manobra vergonhosa só não se concretizou porque foi denunciada, na undécima hora, por parlamentares atentos – e indignados – na Câmara e no Senado.

Agora, as duas Casas do Congresso, sob pena de aumentarem o desprestígio e a desconfiança com que são vistas, encontram-se diante do imperativo de trazer a público um amplo esclarecimento sobre essa manobra, urdida à sorrelfa. O primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que presidia a sessão, fugiu do assunto quando interpelado pelo deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) sobre quem era o responsável pela inclusão da matéria na pauta de votação. Sem maiores explicações, Mansur declarou a sessão encerrada.

A urgência com que se tentou concretizar essa cavilação em benefício da impunidade da prática generalizada do caixa 2 parece se dever ao fato de que é iminente a divulgação das delações premiadas de duas grandes empreiteiras que são alvo da Lava Jato, a Odebrecht e a OAS. Esses depoimentos envolveriam cerca de 100 senadores e deputados, de quase todos os partidos, tanto pelo recebimento de contribuições legais como pelo recebimento de propina e doações não contabilizadas. Estariam envolvidos nesses casos os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Este já admitiu ter recebido doação da OAS, explicando que não a contabilizou em sua campanha porque a transferiu para a derrotada campanha ao Senado de seu pai, Cesar Maia.

Até onde tem sido possível reconstituir os tortuosos caminhos da por enquanto frustrada tentativa de garantir a impunidade de parlamentares com o rabo preso em transações financeiras obscuras, a adesão à ideia parece se estender aos comandos das principais bancadas, tanto da situação como da oposição. Segundo apurou o Estado, em reunião realizada na tarde da segunda-feira, Rodrigo Maia – então no exercício da Presidência da República devido à viagem de Michel Temer a Nova York – deu aval à tramitação da proposta, endossada também por Renan Calheiros.

Originalmente, a intenção seria destacar e acelerar a aprovação de um dos 10 itens do pacote anticorrupção proposto pelo Ministério Público, exatamente o que estabelece a criminalização do caixa 2, mas acrescentando um dispositivo que anistiaria os responsáveis por infrações realizadas antes da aprovação da nova lei. A providência não seria inócua como poderia parecer, dado o princípio da não retroatividade das cominações penais, uma vez que caixa 2 constituiu falsidade ideológica, pelo menos.

São os senadores e deputados que fazem as leis e a história do Parlamento. Deveriam, portanto, ter maiores cerimônias quando legislam em causa própria. Em setembro de 2015, o Senado ratificou a decisão do Supremo Tribunal Federal de abril do ano anterior que proibia doação eleitoral de pessoas jurídicas. O primeiro teste dessa lei está sendo realizado agora, no pleito municipal, e muitos políticos parecem convencidos de que aquela decisão – já então longe da unanimidade – foi um lamentável equívoco. Não porque constitui importante fator de moralização da vida pública, mas porque, assim sendo, deixa vulnerável “todo mundo” que usa e abusa de dinheiro para se eleger.

Assim, é impossível prever se essa manobra para garantir, no caso do caixa 2, a impunidade de quem “faz o que todo mundo faz” será abandonada em nome do decoro ou se, sob o manto do combate à corrupção que está sendo proposto pelo Ministério Público, a velhacaria cultivada nas sombras fará nova tentativa de desmoralizar o instituto da representação popular.

*Publicado no Portal estadão.com em 21/09/2016

21/09/2016



Estadão - 'Não importa se a propina é de milhares ou milhões'
Moro destaca que diferença de valores recebidos por Lula e esquema na Petrobrás não descaracteriza crime

Folha de São Paulo - Lula vira réu pela 2ª vez e será julgado por Sergio Moro
Lula afirmou estar indignado com o recebimento da denúncia criminal apresentada à Justiça contra ele e qualificou de "farsa" e "grande mentira" a acusação formal da força-tarefa da Operação Lava Jato

O Globo - Governo deve anunciar, nesta quinta, MP com reforma do ensino médio
Texto prevê etapa estruturada em módulos e flexibilização de disciplinas

Correio Braziliense - Um em cada três brasileiros culpa as mulheres por estupro, diz pesquisa
Para especialistas, informação era esperada, mas número é muito alto e preocupante

Estado de Minas - 'O que está acontecendo não me abala', diz Lula
O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passa a ser réu na Operação Lava-Jato pela segunda vez, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Tribuna da Bahia - Lula diz que está triste, que tem "bons advogados" e que crê na Justiça
Também por meio de nota, o advogado do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, alegou que não há lavagem de dinheiro porque Lula, Okamoto e o órgão não se beneficiaram

Diário Catarinense - "Golpe da madrugada", diz Amin sobre tentativa de anistiar o caixa 2
Manobra política fracassada revoltou o deputado federal catarinense

Revista VEJA - Maduro: Entraremos pela janela se formos expulsos do Mercosul
Nesta segunda, os membros fundadores do Mercosul se reuniram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU — sem a presença da Venezuela

Revista EXAME - PF indicia primo de ex-ministro Nelson Jobim na Lava Jato
Primo de primeiro grau do ex-ministro Nelson Jobim, que presidiu o Supremo Tribunal Federal (2004/2006), Atan Barbosa teria funcionado como operador de propinas em favor da Iesa Óleo e Gás junto a Pedro Barusco, segundo a PF

Revista ÉPOCA -  Dez empresas bancaram 75% das doações recebidas pelo Instituto Lula entre 2011 e 2014
As cinco maiores doadoras são construtoras investigadas na Lava Jato. A Camargo Corrêa foi a mais generosa

Portal G1 - Mais de um terço dos aposentados continua trabalhando, diz pesquisa
A principal justificativa é a necessidade de complementar a renda. Pesquisa foi divulgada pelo SPC Brasil e pela CNDL

Portal IG - Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 36 milhões na quinta-feira
Apesar de ninguém levar o prêmio principal, 53 pessoas conseguiram mais de R$ 38.788,97 com a quina e outros 3.799 sortudos, R$ 773,06 com a quadra

Agência Brasil - Idosos são mais afetados pela atual onda de desemprego, aponta Ipea
A maior variação da taxa de desemprego foi entre os maiores de 59 anos, equivalente a 132% no período compreendido entre o último trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2016

BOM DIA!

Nova pesquisa eleitoral


Faltando menos de duas semanas, mais precisamente 11 dias para a eleição, o Instituto Methodus e o jornal Correio do Povo divulgaram uma pesquisa de intenções de votos para a prefeitura de Porto Alegre. O levantamento foi feito entre os dias 15 e 19 de setembro, quando foram ouvidos mil eleitores.
Em todos os quadros, incluindo primeiro e segundo turno, o candidato do PMDB, Sebastião Melo, aparece em primeiro lugar. Seu mais próximo seguidor é o candidato tucano, Nelson Marchezan Júnior. Raul Ponto, do PT, é o nome com maior rejeição entre os eleitores ouvidos pela pesquisa. Confira os números, considerados somente os quatro primeiros colocados, candidatos que, até o momento, apresentam reais possibilidades de vencer a eleição:

ESTIMULADA
Sebastião Melo (PMDB) – 21%
Nelson Marchezan Jr (PSDB) – 13,7%
Raul Pont (PT) – 11,8%
Luciana Genro -  (PSOL) – 11,5%

ESPONTÂNEA
Sebastião Melo – 18,2%
Nelson Marchezan Jr – 9,7%
Raul Pont – 9,5%
Luciana Genro – 8,5%

Nas três simulações de segundo turno envolvendo o candidato Sebastião Melo, do PMDB, ele venceria seus três opositores principais. Confira:

Sebastião Melo – 33,2%
Nelson Marchezan Jr – 25%

Sebastião Melo – 37,9%
Luciana Genro – 24,7%

Sebastião Melo – 38,4%
Raul Pont – 23,4%

REJEIÇÃO
Raul Pont (PT) – 38,4%
Luciana Genro (PSOL) – 32,8%
Sebastião Melo (PMDB) – 20%
Nelson Marchezan Jr (PSDB) – 19,3%

Os pesquisados informaram que a maioria ainda não decidiu em quem votar para vereador na Capital. Saiba como foi a pesquisa:

Já decidiram – 44,8%
Não decidiram – 45,2%
Brancos e nulos – 10%

Como se pode ver pela pesquisa do Instituto Methodus, os últimos dias serão decisivos para a definição total do eleitorado, tanto no que diz respeito a quem desejam ver na prefeitura, quanto aos que comporão as bancadas na Câmara Municipal.

Diante de tantos problemas envolvendo políticos, parece que nesta eleição o gaúcho, como de resto a maioria dos brasileiros, está preferindo esperar até a última hora para decidir em quem votar. Como o voto é obrigatório, me permito dar um conselho a todos os que pretendem votar ou não. No dia 2 de outubro, compareça ao seu local de votação e vote. Ficar alegando que todos são iguais ou que ninguém vai mudar nada, vai contribuir para que as coisas, aí sim, permaneçam como estão. Pense bem, escolha aquele que julgar melhor, e vote.

Tenham todos um Bom Dia!