terça-feira, 6 de setembro de 2016

BOA NOITE!

Noel Rosa, que nasceu no Rio de Janeiro em 11 de dezembro de 1910 e morreu no  Rio de Janeiro, em 4 de maio de 1937,  foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista
 e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. 

A vida boêmia nunca deixou de ser um atrativo irresistível para o artista, que entre viagens para cidades mais altas em função do clima mais puro, onde tentava amenizar os problemas de tuberculose, sempre voltava ao samba, à bebida e ao cigarro, nas noites cariocas, cercado de muitas mulheres, a maioria, suas amantes.

Noel faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel no ano de 1937, aos 26 anos, em consequência da doença que o perseguia desde sempre.

Autor de incontáveis sucessos, Noel foi homenageado, em 2010, nos cem anos de seu nascimento, por vários artistas.  Sua composição, Último desejo, mereceu gravação especial de Ney Matogrosso acompanhado do maravilhoso violão de Raphael Rabello.



OPINIÃO

A tentação totalitária do PT*

A crise que culminou com o impeachment da presidente Dilma Rousseff parece ter estimulado o PT a adotar estratégias típicas de movimentos totalitários. Numa delas, a realidade percebida pelos sentidos é rejeitada in limine, pois é considerada como uma mentira construída pelos inimigos do povo para realizar seu perverso projeto de dominação. Em seu lugar, o PT oferece a “verdadeira” realidade, aquela que se constitui do que não é perceptível, do que está escondido, do que não se dá a conhecer senão por meio da revelação dos que passaram pelo adequado treinamento ideológico. A ideologia petista dá a seus simpatizantes o conforto de substituir o mundo real, com suas contradições e seus acidentes, por um mundo em que tudo faz “sentido”, graças ao discurso que lhe empresta coerência, mesmo que nada disso tenha a mais remota conexão com a realidade.

É com esse viés que os petistas, derrotados pela Constituição e pela democracia, querem fazer acreditar que o País viveu um “golpe”, com a destituição da presidente Dilma Rousseff, e que agora está em curso um processo que culminará em breve num “estado de exceção”, semelhante ao da ditadura militar.

De acordo com essa estratégia, é preciso apostar na confusão moral. A manutenção da ordem, dever da polícia, é tratada como repressão arbitrária – e qualquer ato da polícia nesse terreno, mesmo que no estrito cumprimento do seu dever, é logo apropriado e divulgado de forma estridente pela máquina de propaganda partidária com o objetivo de construir a realidade que lhe interessa.

Assim, uma manifestante que teve ferimentos num olho em razão de estilhaços de uma bomba de gás lacrimogêneo atirada pela polícia, no último dia 31 de agosto, foi imediatamente convertida em mártir petista. Sua vida deixou de lhe pertencer. Ela passou a servir como ilustração do “golpe de Estado dado no País”, como afirmou Dilma em seu perfil no Twitter. A moça foi “vítima da violência policial que tenta reprimir manifestações democráticas”, disse Dilma, sem se ater ao fato de que a bomba que feriu a jovem foi atirada para dispersar vândalos e baderneiros, que não estavam fazendo nenhuma “manifestação democrática” e tinham de ser contidos, como manda a lei.

Mas Dilma não tem nenhum interesse no mundo real. Seguindo a delirante cartilha de seu partido, ela colhe acontecimentos aqui e ali conforme estes se encaixem na tese lulopetista de que está em andamento uma grande conspiração para estabelecer uma ditadura no Brasil, como a de 1964. “As pessoas vão para as ruas e vem a repressão. Cegam uma menina. Depois, matam alguém, como foi com o estudante Edson Luís”, disse Dilma em entrevista a jornalistas estrangeiros, fazendo absurdo paralelo do caso atual com o do assassinato de Edson Luís em março de 1968 pelas forças do regime militar. Mas ela foi adiante: “O terrorismo de Estado é gravíssimo. O poder dele para reprimir é muito forte. Assim começam as ditaduras”.

É com essa lógica rasteira que os petistas pretendem convencer os brasileiros de que estamos às portas de um regime de exceção. O objetivo é criar uma atmosfera favorável à defesa de soluções que, a título de preservar a democracia, representariam na verdade uma ruptura, ou seja, um golpe, cujo objetivo é restituir o poder aos que, em respeito à Constituição, dele foram apeados. É o caso da proposta de antecipação das eleições presidenciais, que o PT agora encampou sob o título “Diretas Já” – alusão malandra ao nome do movimento que há mais de 30 anos ajudou a enterrar a ditadura militar.

A resolução do PT que anunciou a tal “Diretas Já” nem se dá ao trabalho de dizer como essas eleições seriam realizadas, já que contrariam a Constituição. Mas o pensamento petista prescinde da razão – esta, aliás, é sua inimiga mortal e deve ser combatida com todas as forças e por todos os meios. Assim, sempre que alguém renuncia à capacidade de pensar e abraça a lógica oferecida pela doutrina petista, o exército de liberticidas se adensa, e o cerco pernicioso à democracia se fecha um pouco mais.

*Publicado no Portal estado.com em 06/09/2016

Cassação de Cunha

Sessão será na segunda, dia 12

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para as 19 horas da próxima segunda-feira, 12, a sessão extraordinária de votação do pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na sessão, o primeiro a falar será o relator do processo no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério (DEM-RO). Ele terá até 25 minutos de fala. Em seguida, o advogado da defesa e Cunha também terão o mesmo tempo para se pronunciar no plenário
O deputado afastado, porém, ainda não informou se vai comparecer à sessão. A Câmara tenta, desde a última sexta-feira, 2, notificar o peemedebista sobre a sessão, mas ainda não conseguiu. Caso não consiga em três tentativas, a notificação será publicada no Diário Oficial da Câmara. Após a fala do relator e da defesa, os deputados começarão a votar eletronicamente e de forma aberta. Não está previsto encaminhamento de voto. Durante toda a sessão, porém, parlamentares podem levantar questões de ordem sobre o rito da votação.

Agência Estado

Contas de Sartori

TCE emite perecer favorável

Foto: Correio do Povo/Reprodução
O Pleno do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) emitiu parecer favorável às costas do primeiro ano do governo José Ivo Sartori em sessão especial realizada nesta terça-feira. A decisão foi tomada mesmo após o Ministério Público de Contas (MPC) apontar 40 falhas e recomendar a reprovação das contas ao TCE-RS.

Apesar do relatório favorável, o TCE apontou uma série de recomendações e determinações. O relator Estilac Xavier destacou que o estado fez uma “expressiva redução” de investimentos nas áreas de Saúde e Segurança Pública. 

De acordo com dados apurados pelo Tribunal, houve um decréscimo de 94,5% nos investimentos em saúde no exercício de 2015, em comparação com o ano anterior. Desde 2012 o Estado não investia menos de 8% na área, sendo que o valor registrado para 2015 foi de apenas 1,88%.

Diante disso, o TCE-RS determinou que o governo deverá apresentar plano de ação de médio prazo, destinado à recuperação do orçamento da Saúde, possibilitando o cumprimento do mínimo constitucional para a área, acarretando em melhoria nos serviços prestados à sociedade gaúcha.
Fonte: Correio do Povo

06/09/2016


Estadão - Lava Jato diz que Léo Pinheiro ‘monitorou ativamente’ CPI da Petrobrás
Procuradoria da República anexou aos autos da investigação contra ex-senador Gim Argello documentos que, segundo os investigadores, evidenciam como empreiteiro vigiou os movimentos da Comissão em 2014

Folha de São Paulo - Bancários iniciam greve nacional por tempo indeterminado nesta terça
A última greve nacional dos bancários aconteceu em outubro de 2015 e durou 21 dias. A categoria conseguiu um reajuste de 10%, com aumento real de 0,11%

O Globo - Aliados fazem novas manobras para livrar Cunha de cassação
Principal estratégia é tentar trocar a pena máxima por suspensão de até seis meses. Ex-presidente da Câmara ainda não foi notificado

Correio Braziliense - PF investiga participação de políticos em esquema de fraude
Preso novamente, Léo Pinheiro é pivô de vários casos de corrupção

Estado de Minas - Eduardo Cunha 'some' para não ser notificado sobre reunião para cassar mandato
O deputado afastado e aliados manobram para adiar a votação em plenário do parecer do Conselho de Ética

Tribuna da Bahia - Amigo de Lula se entrega hoje à prisão da Lava Jato
O pecuarista José Carlos Bumlai vai se entregar na manhã desta terça-feira

Diário Catarinense - MP-SC denuncia pelo menos 55 pessoas por suspeita de fraude
Investigação identificou a participação de prefeitos, ex-prefeitos, servidores e empresários envolvidos em desvios em 39 cidades

Revista VEJA - Quatro caminhões fazem mudança de Dilma para Porto Alegre
Quatro caminhões vão levar os pertences da ex-presidente ao longo do dia

Revista Exame - Dirigentes de Petros e Previ foram indicados pelo PT
Ex-sindicalista e diretamente ligado ao PT, Sérgio Rosa presidiu o Previ, maior fundo de pensão do País, por dois mandatos, desde o início do governo Lula, em 2003, até 2010

Revista ÉPOCA - Greenfield mira consultorias suspeitas de fraude no setor elétrico
Operação da PF também mira empresas que faziam análises superestimadas de ativos que receberiam aportes de fundos de pensão

Portal G1 - Em Lucrécia, candidatos só não se elegem em caso de morte ou zero voto
Cidade do RN tem apenas uma candidata concorrendo à prefeitura. Além disso, só há nove candidatos para as nove cadeiras na Câmara

Portal IG - Dilma diz ao Le Monde que não descarta candidatura nas eleições de 2018: "estou pensando"
A ex-presidente voltou a afirmar que o processo de impeachment que resultou em sua cassação foi uma fraude e uma ruptura democrática

Agência Brasil - Justiça Eleitoral encontra doações de pessoas mortas para candidatos
De acordo com levantamento feito em parceira com o Tribunal de Contas da União (TCU), foram identificados 38,9 mil doadores suspeitos

Lindbergh Farias

Justiça torna indisponíveis bens do senador

Senador do PT é acusado de improbidade administrativa por contratação
de empresa de coleta de lixo quando foi prefeito de Nova Iguaçu

A Justiça do Rio tornou indisponíveis os bens do senador Lindbergh Farias (PT) devido à contratação - supostamente irregular - de empresas de coleta de lixo no município de Nova Iguaçu em 2009, quando Lindbergh era o prefeito. A decisão atendeu pedido do Ministério Público do Estado do Rio, que havia impetrado ação civil pública por improbidade administrativa e pediu a decretação da indisponibilidade como medida cautelar (preventiva). Divulgada nesta segunda-feira (5) pelo Tribunal de Justiça do Rio, a decisão foi da juíza Marianna Medina Teixeira, em exercício na 4ª Vara Cível de Nova Iguaçu.

Além de Lindbergh, são réus no processo outras oito pessoas e três empresas. Segundo a denúncia do Ministério Público, durante a gestão de Lindbergh foi montado um esquema na prefeitura para beneficiar uma empresa. O esquema envolvia a participação do ex-prefeito e de dois assessores.

Mediante dispensa de licitação, essa empresa foi contratada em caráter emergencial pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana de Nova Iguaçu (Emlurb) para a execução dos serviços de coleta, remoção e transporte de resíduos sólidos em áreas do município, pelo período de seis meses. O valor mensal do contrato era de R$ 2.356.656,85 - em seis meses, o contrato chegava a R$ 14.139.941,10. 

Na mesma situação emergencial foram contratadas outras duas empresas, também em 2009. A denúncia aponta que, por conta desses contratos emergenciais, em 2009 a Prefeitura de Nova Iguaçu teria desembolsado dos cofres públicos, apenas com serviços de coleta e remoção de lixo urbano e varrição de ruas, R$ 40.229.887,62.

O Ministério Público afirmou que “em verdade, não houve situação emergencial que ensejasse a dispensa de licitação para a prestação de serviço, uma vez que Lindbergh assumiu o cargo de prefeito em 01/01/2005 e que, por tal motivo, teria tido tempo hábil para atualizar-se em relação à situação contratual e, assim, realizar o devido procedimento licitatório prévio à renovação dos contratos, nos termos da Lei n.º 8.666/93”. Acrescenta ainda que ”a situação de emergência suscitada pela municipalidade ocorreu por inércia da própria administração pública, pela falta de planejamento, desídia administrativa e má gestão”.

Em sua decisão, a juíza Marianna Medina Teixeira afirmou que “os fatos narrados na inicial envolvem valores expressivos, o que, sem dúvidas, gerou danos ao patrimônio público, e consequentemente à coletividade, impondo, assim, com base em tudo o que foi aduzido na fundamentação desta decisão, a decretação da medida liminar requerida pelo órgão ministerial”. “Ante o exposto, defiro a medida cautelar pleiteada e decreto a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis dos demandados qualificados na exordial, até o limite do valor total dos contratos”.

Agência Estado

BOM DIA!

Fundo Partidário

A lei eleitoral, com as pequenas mudanças que sofreu, acabou com o financiamento de empresas para candidatos que, nesta campanha, terão que buscar recursos entre os amigos ou contar com as verbas do Fundo Partidário. É ai que começam os problemas.

Ontem (5) o Tribunal de Contas da União informou ao Tribunal Superior Eleitoral, que 34% das doações feitas por pessoas físicas, estavam irregulares. Gente com renda inferior ao que é permitido para doar, pessoas que recebem Bolsa Família, empresas que não podem prestar os serviços contratados, e por aí vai. Como já estava previsto, estamos vivendo aquilo que os castelhanos afirmam: ”hecha la ley, hecha la trampa”, ou seja, “feita a lei, feita a mentira”.

No Brasil, meus amigos, lamentavelmente está instalada, faz muitos anos, a indústria da corrupção, do jeitinho, da mentira, da enganação. Dificilmente alguém cumpre a lei rigorosamente, pois a há sempre uma maneira de burlar o que está determinado. E muitos acabam se aproveitando disso e trilham o caminho da esperteza, da enganação.

Nos últimos anos, então, a corrupção se tornou institucionalizada. Ontem, para quem não sabe, a Polícia Federal começou a investigar um suposto desvio de R$ 8 bilhões em fundos de pensão de estatais e bancos públicos. Sabem lá o que significa R$ 8 bilhões? É dinheiro que nem o comunismo acaba como se diz lá em São Gabriel. Entre os mais visados aparecem o Funcef (fundo dos funcionários da Caixa). Previ (funcionários do Banco do Brasil), Petros (funcionários da Petrobras) e Postalis (funcionários dos Correios). Avião, carros de luxo, iates e mansões foram confiscados pela PF.

Mas voltando ao Fundo Partidário e ao calvário que candidatos enfrentam há uma profunda distorção, pelo menos no meu entendimento, que acontece em relação à distribuição da verba que os partidos recebem.

O Partido dos Trabalhadores, por exemplo, é quem mais recebe de verba do Fundo Partidário. Todos os meses, R$7,9 milhões são depositados na conta do PT. Mesmo assim, candidatos em cidades que poderão ter segundo turno, como Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas, não receberam um único centavo e nem explicações da direção nacional.

No PTB, a diferença está entre ser candidato deputado federal e estadual. Luiz Carlos Busato, candidato em Canos e deputado federal, recebeu R$ 306 mil, enquanto seu companheiro de partido, Mauricio Dziedricki, deputado estadual, candidato a prefeito de Porto Alegre, viu sua conta aumentar em apenas R$ 160 mil.

Já em Santa Cruz do Sul, o candidato do mesmo Partido Trabalhista Brasileiro, Sérgio Moraes, que também é deputado federal, recebeu R$ 14,6 mil para fazer a campanha.

Sebastião Melo, recebeu R$ 100 mil, mas do diretório estadual. O candidato nem conta com o dinheiro do PMDB nacional, já que a verba partidária será distribuída entre os deputados federais.

A solução, para quem pretende agir com seriedade durante a campanha, está em buscar colaborações dos amigos, desde que honestamente. O dinheiro limpo é bem mais difícil de conseguir do que o sujo , que  entra fácil.

Daí, meus amigos, muitos acabam seguindo o que dizem nossos Hermanos: “hecha la ley, hecha la trampa”.

Tenham todos um Bom Dia!