segunda-feira, 22 de agosto de 2016

BOA NOITE!


Toots Thielemans que nasceu em Bruxelas, no dia 29 de abril de 1922, foi um jazzista belga, conhecido por tocar guitarra, harmônica de boca e também por ser um impecável assoviador profissional. Amantes e críticos de jazz consideram Thielemans como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX.

Toots Thielemans morreu hoje, na Bélgica, aos 94 anos. Para relembrar toda a musicalidade e a arte deste músico ímpar, uma apresentação dele, tendo ao piano o maestro Kenny Werner, executando a música de Charles Chaplin, Smile.




Wolkswagen de Taubaté

Trabalhadores terão férias prorrogadas

A Volkswagen protocolou nesta segunda-feira (22) o aviso de prorrogação as férias coletivas de três mil funcionários por mais 10 dias na planta em Taubaté. Eles estão afastados por meio do mecanismo desde o último dia 15 - a unidade está com a produção parada desde 2 de agosto após antecipar as folgas do plano pró-emprego.

Com a mudança no cronograma, os trabalhadores que retornariam ao trabalho no próximo dia 5, vão retomar as atividades na fábrica apenas em 15 de setembro - junto com um grupo de outros mil operários.

O Sindicato dos Metalúrgicos informou que o motivo da alteração no calendário é a falta de peças para a produção dos veículos.  A montadora não comentou o assunto, nem a prorrogação das férias coletivas. No início do mês, a Volks cancelou o contrato com grupo Prevent,  que fornecia componentes para a fabricação dos automóveis por causa dos constantes atrasos na entrega.

Segundo a Volks, 100 mil carros deixaram de ser fabricados em 120 dias de parada de produção desde o ano passado, quando teve início o impasse sobre o fornecimento de peças.  A planta produz  os modelos Gol, Voyage e Up! e emprega cerca de 4,5 mil pessoas.
Agência Globo

Geleia de morango Piá

Anvisa determina retirada do mercado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de um lote de geleia de morango da marca Piá após ter encontrado fungos, duas larvas e um pelo de roedor em amostras. A decisão publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União afeta o lote nº 02 (com vencimento em 19/11/2016) e determina o recolhimento dessas unidades.

A Cooperativa Agropecuária Petrópolis, responsável pela marca, disse em nota que já havia detectado o problema e retirado totalmente do mercado o produto em 25 de maio deste ano. A empresa afirma que a falha está na matéria-prima e “vai intensificar o treinamento e o monitoramento de boas práticas dos produtores de morango”.

Desenvolvimento Social e Agrário

Movimentos sociais invadem Ministério

Cerca de 300 participantes do Movimento Brasileiro dos Sem Terra (MBST) e da Frente Nacional de Luta (FNL) invadiram o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário na manhã desta segunda-feira, 22, em Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal interveio, no início da tarde, para tentar retirá-los do prédio.

Para entrar, eles quebraram os vidros e, já no interior do edifício, depredaram armários e fixaram bandeiras no sétimo e oitavo andares. Também há registros de carros com vidros quebrados no entorno do ministério, que fica no bloco A da Esplanada, próximo à Catedral.

Os representantes dos movimentos sociais protestam contra o presidente em exercício, Michel Temer, e reivindicam reforma agrária e políticas públicas mais sólidas para os trabalhadores do campo.
Agência Estado

RAPIDINHAS


Marca encerra patrocínio a nadador Ryan Lochte após polêmica no Rio
A confusão gerada pelo nadador  Ryan Lochte no Rio 2016  começa a afetar os contratos comerciais do atleta norte-americano. A multinacional Speedo anunciou na tarde desta segunda-feira que encerrou o contrato de patrocínio de mais de uma década de Lochte. Com a decisão, a companhia doará US$ 50 mil de parte da verba que seria destinada ao atleta para uma organização não-governamental que atende crianças no Brasil. "A Speedo USA anuncia hoje a decisão de encerrar o contrato de patrocínio de Ryan Lochte", informa a empresa em comunicado à imprensa. "Não podemos tolerar comportamento que é contrário aos valores que esta marca representa há tanto tempo", explica a nota que reconhece que a companhia manteve, até o episódio, uma "relação vencedora com Ryan por mais de uma década".


Padilha diz que governo prevê entre 60 e 63 votos a favor do impeachment
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, falou sobre a expectativa do governo interino de Michel Temer (PMDB) com a votação final do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), que começa nesta quinta-feira, 25, no Senado Federal. "Deveremos ter entre 60 e 63 votos a favor do impeachment", disse o ministro, emendando: "Sendo conservador, deveremos ter 61 votos." Apesar da previsão, Padilha disse que o governo respeita a independência dos poderes e que o impeachment é questão do Senado Federal. Mas, pela sua previsão, Michel Temer deverá contar com ampla maioria para continuar no comando do País.


Candidato a vereador está entre os presos por tentar furtar banco
O candidato a vereador pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) Eduardo Caetano dos Santos, de 35 anos, foi um dos três presos em flagrante por furto qualificado a uma agência bancária neste domingo, 21, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. Da coligação "Honestidade e Competência", Santos é candidato no município de Vargem Grande Paulista, na região metropolitana de São Paulo, e apareceria na urna como "Bolinha".   O presidente do diretório municipal do PRB, José Francisco Teixeira, disse que a sigla já pediu o cancelamento da candidatura de Santos e que o suspeito será expulso do partido.


MP-RS  denuncia quatro advogados e diretor da Oi por fraude milionária
O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou à Justiça os advogados Maurício Dal Agnol, Pablo Pacheco dos Santos, Marco Antonio Bezerra Campos e Gabriel de Freitas Melro Magadan, e o diretor jurídico da empresa de telefonia Oi Eurico de Jesus Teles Neto por um esquema de fraude a clientes da empresa. A denúncia foi recebida na 3ª Vara Criminal de Passo Fundo, na Região Norte do Estado. Trata-se de um esquema de estelionato que, segundo a Polícia Federal, lesou mais de 30 mil pessoas no estado. O golpe começou em 2009, mas o caso só foi descoberto durante a Operação Carmelina, deflagrada em fevereiro de 2014. Conforme descrito na denúncia, Eurico Teles firmou acordos com advogados que atuavam em processos contra a empresa de telefonia Oi. O grupo captava clientes e entrava com ações para reivindicar valores referentes à propriedade de linhas telefônicas fixas. As ações eram julgadas procedentes, mas o valor recebido não era repassado aos clientes ou era pago em quantia muito menor da que havia sido estipulada.


Sarkozy anuncia candidatura para eleição presidencial de 2017 da França

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy  anunciou nesta segunda-feira (22) que vai concorrer à eleição presidencial do ano que vem. Sarkozy, de 61 anos, perdeu a eleição de 2012 para o atual presidente da França, François Hollande atualmente impopular. "Decidi ser candidato para a eleição presidencial de 2017. Senti que tenho a força para liderar esta batalha em um momento perturbado em nossa história", escreveu Sarkozy em uma rede social.

OPINIÃO

Por Lula, PT difama o Brasil*

A “mais violenta campanha de difamação contra um homem público em toda a história do País”, da qual Lula da Silva se diz vítima, é denunciada por uma “cartilha” impressa em quatro línguas – português, inglês, francês e espanhol – que o PT vai distribuir a personalidades e órgãos de comunicação no exterior. Para compensar o fato de, segundo alegam, Lula estar sendo difamado no Brasil, os petistas decidiram ampliar a campanha de difamação do Brasil no exterior, apresentando seu líder máximo como vítima de toda sorte de violência por parte das autoridades policiais e judiciais que, no cumprimento de suas responsabilidades constitucionais, estão há mais de dois anos expondo as entranhas do maior esquema de corrupção da história do País, armado por Lula e seus asseclas. O chefão petista, que já apelou ao comitê de Direitos Humanos da ONU contra o juiz Sergio Moro, demonstra estar cada vez mais atemorizado com a possibilidade de fazer companhia aos ex-dirigentes do PT – até agora, dois ex-presidentes e três ex-tesoureiros do partido.

No mesmo dia em que o PT anunciou o lançamento da publicação A caçada judicial ao ex-presidente Lula – que reproduz material divulgado pelo site do Instituto Lula, no dia 20 de julho –, o empresário José Carlos Bumlai, réu condenado da Lava Jato, colocou mais um cravo na coroa de espinhos do amigo do peito ao declarar, em depoimento à Polícia Federal em São Paulo, que recebeu da ex-primeira-dama Marisa Letícia da Silva, em fins de 2010 – último ano do segundo mandato presidencial de Lula –, insistente pedido para que ajudasse a acelerar as obras então em andamento no famoso sítio de Atibaia, que os Da Silva negam de pés juntos ser de sua propriedade, mas que passaram a frequentar regularmente a partir de 2011.

É difícil saber o que é mais cínica, se a campanha que o PT tem promovido no exterior para difamar as instituições brasileiras depois que se viu desmoralizado no próprio País ou se a tentativa de Lula de garantir que não existe no Brasil ninguém mais honesto do que ele próprio. O fato é que denegrir a imagem do País na tentativa de criar a pressão externa para beneficiar os interesses políticos do lulopetismo e promover a imunidade criminal de seus líderes é um comportamento sórdido e irresponsável. Mas era o que se podia esperar dos inspiradores e autores materiais do mensalão, do petrolão e de outros delitos.

Durante os anos em que seu governo surfava na onda de prosperidade internacional e dispunha de recursos para propagandear índices econômico-sociais positivos e fazer marketing político no exterior, Lula acabou granjeando, principalmente nos círculos da esquerda terceiro-mundista e bolivariano, algum prestígio. Isso explica as manifestações de apoio ao lulopetismo por parte de quem acompanha a crise brasileira a distância e tende a, por afinidade ideológica, considerar com indulgência as tropelias de Lula & Cia.

Com a causa perdida, o PT não se peja de tentar vender no exterior a falácia de que Lula é vítima de agentes do Estado brasileiro que tentam usar as instituições para atingi-lo: “Agentes partidarizados do Estado, no Ministério Público, na Polícia Federal e no Poder Judiciário, mobilizam-se com objetivo de encontrar um crime – qualquer um – para acusar Lula e levá-lo aos tribunais”. Ou seja, a Operação Lava Jato, que conquistou o apoio e a admiração dos brasileiros pela importância da colaboração que está dando para o saneamento da vida pública, para o PT não passa de uma conspiração para impedir a volta de Lula ao poder. Enquanto a operação atingia apenas dirigentes do partido de segundo plano, os petistas se permitiam encenar manifestações de apoio ao combate à corrupção.

Agora, porém, a Lava Jato virou conspiração. Com o apoio do STF, está definitivamente nos calcanhares do ex-presidente, o que significa a possibilidade de ferir de morte o PT com a cassação dos direitos políticos de seu maior líder e símbolo. Risco que passa a ser real quando até os amigos do peito de Lula resolvem contar a verdade.

*Publicado no estadão.com em 22/08/2016

POLÍTICA



PREFEITURA DE BAGÉ TEM CINCO CANDIDATOS

As eleições no interior do Estado se destacam, muitas vezes, por coligações partidárias que se diferenciam muito das formadas na Capital, por exemplo. Os conceitos e princípios de cada união partidária, nem sempre coincidem com o que é decidido por lideranças estaduais. Informações do jornal Minuano dão conta do que pensa e pretende cada coligação, em Bagé, na palavra de seus coordenadores.


Frente de Esquerda
PSOL – PSTU
 - Prefeito: Chico Estigarribia 
 - Vice: Douglas Soares

Luta pela emancipação dos cidadãos, partindo do princípio que a prefeitura não pode solucionar todos os problemas, mas pode melhorar a vida das pessoas, avançando na construção de uma cidade acolhedora, segura e democrática.


Todos pela Mudança
PTB – PSDB – PMDB – PP – PRB – PPS – PSB – DEM – PSD – PSC – REDE – PV – SD
- Prefeito: Divaldo Lara
- Vice: Manoel Machado

Representa o que Bagé precisa na atualidade, uma grande união para mudar para melhor. Bagé precisa recuperar a autoestima. A partir do conceito de “Todos pela Mudança”, que é o sentimento popular, a vontade das instituições, se fez a união desejada.


Bagé Pode Mais
PCdoB – PT – PTdoB
- Prefeito: Carlos Alberto Fico
Vice: Ruben Salazar

É a certeza de que a cidade pode avançar em todos os sentidos. Mudança, sim, mas com a experiência e a serenidade de homens que comprovadamente prestam relevantes serviços à comunidade bajeense..


Por uma Bagé Sustentável
PDT – PR
- Prefeito: Sapiran Brito
- Vice: Bia Lamego

Uma cidade sustentável vai da preservação dos recurso naturais à saúde financeira da gestão. Bagé precisa ser autossuficiente, com pensamentos mais atuais. O projeto de governo visa enxugar a máquina pública. A união de apenas dois partidos, é exemplo disto.

PSL – (Concorre sem coligação)

- Prefeito: Uidson Ricardo dos Santos (Zoinho)
- Vice: Leonardo Marinho

Valorização do funcionalismo público municipal, sustentando a ideia de uma mudança nos investimentos no terreno da infraestrutura de pavimentação, com a utilização do concreto no lugar do asfalto. Aumento de investimentos na área da saúde.

22/08/2016



Estadão - Impeachment entra na fase final após quase 9 meses
Início do julgamento de Dilma começa nesta semana no Senado; presidente afastada vai se defender pessoalmente

Folha de São Paulo - Candidatos em oito capitais respondem a ações penais
Além de dois postulantes de Belém, enfrentam ações penais candidatos de Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Recife, Porto Velho, Palmas e Aracaju. Três deles tiveram condenação em primeira instância

O Globo - Janot suspende delação de Léo Pinheiro e outros executivos da OAS
Para o Ministério Público Federal, com vazamento de informação, houve quebra de confidencialidade

Correio Braziliense - Com o término do processo de impeachment, Temer fará mais mudanças
Alterações acontecerão, principalmente, no segundo e no terceiro escalões, para agradar partidos aliados

Estado de Minas - Não vou dar esse presente para eles, diz Dilma ao negar renúncia
"Realisticamente, lutarei até o fim", disse

Tribuna da Bahia - "Até o PT já jogou a toalha sobre Dilma", afirma Imbassahy
Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, o baiano Antonio Imbassahy tem expectativa de que pelo menos 60 dos 81 senadores votem pela perda do mandato da presidente Dilma Rousseff no Senado

Diário Catarinense - Valor médio dos salários em Santa Catarina está menor do que em 2012
Resultado é consequência da escassez de emprego, o que faz com que catarinenses reingressem no mercado de trabalho recebendo menos

Revista VEJA - 'Eduardo Paes recebia mesada da Odebrecht', diz Crivella
Senador responde a prefeito que o acusou de receber mesada do seu tio, o bispo Edir Macedo

Revista EXAME - Moro bloqueia casa de R$ 8,6 milhões de Marcelo Odebrecht
Além da casa, foram confiscados sete carros da família, ações e aplicações bancárias

Revista ISTOÉ - Governos petistas deixaram a Caixa com o nome sujo
Dívida de R$ 67 milhões contraída durante o governo Lula e não resolvida pela gestão de Dilma leva a Caixa a ficar com o nome sujo na praça pela primeira vez na história

Portal G1 - Planalto busca ampliar margem de votos pró-impeachment no Senado
Para mostrar força, aliados de Temer querem obter entre 62 e 63 votos. Julgamento final de Dilma Rousseff terá início nesta quinta-feira (25)

Portal IG - Procuradoria liga mulher de Cunha a esquema 'criminoso' na Petrobras
A Lava Jato aponta que Cláudia Cruz gastou mais de US$ 1 milhão em itens sofisticados do dinheiro que Cunha teria recebido em propina, em 2011

Agência Brasil - Planejamento arrecadou R$ 26 milhões com venda de imóveis da União em 2016
O valor foi ganho com a negociação de 16 unidades. 

BOM DIA!

Depois de nove meses, será que sai?

Está começando uma das semanas mais importantes da história política do Brasil. A partir de quinta-feira, dia 25, começa a última etapa do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT). A partir de quinta, os senadores ouvirão as testemunhas de acusação e, no final de semana, ainda não se sabe, pararão ou não. Quem está no governo quer que o julgamento prossiga quem está sendo julgado, não quer, tanto que a defesa de Dilma está programada para segunda-feira, dia 29.

Muito se fala e escreve sobre o discurso de defesa da afastada Dilma Rousseff. Para aliados, o pronunciamento será histórico e até mesmo poderá reverter alguns votos desfavoráveis, diante do constrangimento a que serão submetidos, por exemplo, ex-ministros de seus governos.

Mas há os que entendem que a defesa e o discurso de Dilma, terão efeito contrário, aumentando o número de votantes favoráveis a seu impeachment. Afinal, dizem os que são contra ela, a presidente afastada nunca fez nada para justificar sua presença no Palácio do Planalto, e que só quer tentar um último suspiro tentando provar que o que disse e fez, não disse nem fez.

Vale lembrar que para ser definitivamente afastada, são necessários 54 votos dos 81 senadores, sendo que na aceitação da pronúncia contra Dilma, os defensores do processo chegaram a 59 votos, número que os aliados de Temer calculam que possa chegar a 62.
Por outro lado, os componentes da tropa de choque da petista, que até hoje só fizeram tentar protelar o julgamento através de questões de ordens e discursos repetitivos, acreditam que quando Dilma falar poderá reverter, pelo menos, 8 ou 9 votos, número considerado suficiente para, somados os 21 alcançados na última votação, possa impedir o impeachment.

Procuro fazer um acompanhamento sério e analítico de tudo oque vem ocorrendo durante o processo de julgamento do impeachment. Nem falo nos erros, mentiras e corrupção nunca vistos em qualquer governo brasileiro, que certamente seguiriam acontecendo, caso não se fizesse um pouco do muito que precisa ser feito para limpar a política brasileira. Assim,
minha opinião é que dificilmente deixarão de votar contra Dilma os que até aqui votaram contra ela. Sendo assim, os que defendem a tese do afastamento definitivo dela, confirmados os votos dados até aqui, derrubarão a petista.

Os nove meses de gestação do processo, dão esperanças que, até o dia 30 de agosto, data final prevista para o julgamento, fique definido se Dilma sai ou não.

Tenham todos um Bom Dia!