terça-feira, 16 de agosto de 2016

NOTICIAS

 
Robson Conceição conquista o primeiro ouro do Brasil no boxe
A medalha de ouro finalmente foi pendurada no pescoço de um pugilista brasileiro. Por decisão unânime dos jurados, o baiano Robson Conceição derrotou o francês Sofiane Oumiha na categoria dos pesos ligeiros (até 60 kg). Com o Riocentro praticamente lotado - e contando com personalidades como o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman -, o brasileiro demonstrou habilidade em todos os recursos técnicos e quase nocauteou o francês. No pódio, ao ouvir o hino nacional, o lutador, sargento da Marinha, bateu continência.

Moro nega pedido para intimar Lula a prestar esclarecimentos sobre cofre
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, negou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse intimado a prestar esclarecimentos sobre objetos apreendidos em um cofre do Banco do Brasil (BB) durante a 24ª fase da Lava Jato. Moro afirmou no despacho desta terça-feira (16) que "não cabe nova intimação do investigado ou de sua defesa, como requer o MPF, pois, como investigado, dispõe do direito ao silêncio, ainda que eventualmente tenha se apropriado indevidamente de algum  presente". Os bens foram retirados do Palácio do Planalto pelo ex-presidente e guardados em um cofre da Agência Líbero Badaró do Banco do Brasil, em São Paulo, por cinco anos sem qualquer custo.

STF abre investigação sobre senador Telmário Mota por suposta agressão
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de uma investigação sobre o senador Telmário Mota (PDT-RR) por suposta agressão a uma jovem de 19 anos com quem manteve um relacionamento. Em dezembro do ano passado, a estudante Maria Aparecida Nery de Melo afirmou afirmou à polícia ter apanhado "até desmaiar" de Telmário. Um mês depois, pediu para retirar a queixa alegando que se machucou ao tentar agredir o parlamentar. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF a abertura do inquérito para apurar o caso. No pedido, o chefe do Ministério Público diz que a Lei Maria da Penha, destinada à proteção de mulheres em situação de violência, pode ser usada. Gilmar Mendes viu indícios mínimos e determinou que a Polícia Federal ouça o senador e a jovem, além do advogado que a acompanhou no registro da ocorrência.

Dólar muda de direção e fecha o dia em alta
O dólar fechou em alta nesta terça-feira (16), após passar o dia todo em queda após dados fracos sobre a inflação nos Estados Unidos, ainda que o recuo fosse limitado por declarações do presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano) de Nova York, William Dudley, afirmando que o banco central norte-americano pode elevar os juros no mês que vem. A moeda norte-americana subiu 0,17%, vendida a R$ 3,194. Veja a cotação do dólar hoje. O dólar chegou a R$ 3,1561 na mínima do dia, de acordo com a Reuters. No mês, o dólar acumula queda de 1,51% e no ano, de 19,1%.

Governadores pedem mudança em renegociação de dívidas
Governadores de estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste foram ao Senado nesta terça-feira (16) para pedir uma mudança no projeto de lei que renegocia dívidas dos estados com a União. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Participaram do encontro os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB); do Piauí, Wellington Dias (PT); de Alagoas, Renan Filho (PMDB); do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) e do Acre, Tião Viana (PT). Também compareceram à audiência os vice-governadores do Amapá, Papaléo Paes (PSDB) e da Paraíba, Ana Lígia (PDT).

Obstrução de investigação

STF abre inquérito contra Dilma e Lula


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de inquérito para investigar a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dois ex-ministros de Dilma – Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo. O inquérito vai apurar a suspeita de que eles agiram para obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

O pedido foi formulado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo no começo de maio. Teori tinha enviado o pedido para reanálise do procurador depois que o ministro anulou em outro processo conversas telefônicas entre Lula e Dilma que sustentavam parte da argumentação da Procuradoria.

Janot enviou a resposta em julho, durante o recesso do Judiciário, mantendo o pedido de investigação. Agora, o ministro mandou instaurar o inquérito.
Com a instauração do inquérito, será iniciada agora a coleta de provas e, depois dessa fase, Janot terá que decidir se denuncia os quatro ou se pede arquivamento da apuração.

Teori Zavascki anulou conversa telefônica entre Lula e Dilma gravada com autorização do juiz Sérgio Moro e divulgada pela Justiça Federal do Paraná. Na conversa, Dilma informava que estaria mandando um auxiliar com o termo de posse de Lula como ministro da Casa Civil "para o caso de necessidade".
Para Teori Zavascki, o diálogo foi gravado sem autorização judicial porque o juiz já havia mandado suspender as escutas.

A gravação anulada era um dos indícios apontados por investigadores para afirmar que houve desvio de finalidade na nomeação de Lula como ministro, com o suposto objetivo de dar a ele foro privilegiado e tirar a investigação das mãos de Sérgio Moro, juiz responsável pela Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. Na condição de ministro, Lula só poderia ser investigado no Supremo Tribunal Federal.

No entanto, para pedir a investigação, a Procuradoria também considerou fatos relacionados à posse de Lula, além das circunstâncias da nomeação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com suposta participação de Cardozo para tentar beneficiar empreiteiros, e de uma conversa entre Aloizio Mercadante e um auxiliar de Delcídio Amaral que teria tido objetivo de tentar evitar uma delação premiada do senador cassado.
Agência Globo

BOA NOITE!

Khaled, que nasceu em  Oran,  é um cantor  argelino que fez muito sucesso no Brasil bem no começo do milênio com a canção "El Arbi", que em 2000 chegou a ficar 5 semanas no topo das paradas sendo a música árabe mais tocada no Brasil. .
A música, que fez parte da trilha sonora da novela O Clone (2001), permitiu que os brasileiros conhecessem e se tornassem fãs de Khaled. El Arbi é a música que selecionei para hoje.



Carta aos senadores

Dilma fala em golpe e propõe plebiscito

Em texto a senadores e à população, Dilma diz que seu retorno à Presidência colaboraria com 'o surgimento de uma nova e promissora realidade política'

Embora 367 deputados e, atualmente, 59 senadores defendam o impeachment de Dilma por crimes de responsabilidade em decretos de créditos suplementares e pedaladas fiscais no Plano Safra, a petista classifica os atos como “legais e necessários” e garante que “todos sabem que não cometi crime de responsabilidade”.

Ré por crime de responsabilidade no processo de impeachment que corre no Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff leu nesta terça-feira uma carta endereçada aos senadores, que votarão no final do mês se ela será ou não definitivamente afastada do cargo, e à população. No pronunciamento no Palácio da Alvorada, quartel general de Dilma e aliados próximos desde que ela foi afastada da Presidência, em maio, a petista falou brevemente em erros cometidos em seu governo, propôs um plebiscito para consultar os brasileiros a respeito de uma nova (e inconstitucional) eleição presidencial e, sobretudo, reverberou o mantra de “golpe”.

“Meu retorno à Presidência por uma decisão do Senado significará a reafirmação do estado democrático de direito e poderá contribuir decisivamente para o surgimento de uma nova e promissora realidade política”, afirmou Dilma. Ao lado dos ex-ministros petistas Jaques Wagner, Miguel Rossetto, Ricardo Berzoini e Aloizio Mercadante, ela disse acolher com “humildade e determinação” as críticas por seus erros políticos e econômicos – mas, como de praxe, não admitiu nenhuma falha.

Pela “pacificação do país” e contra o que chamou de “eleição indireta” no processo deflagrado pela Câmara e prestes a ser concluído no Senado, Dilma Rousseff declarou claramente que apoiará “um plebiscito para consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como a reforma política e eleitoral. Devemos concentrar esforços para que seja realizada uma ampla reforma política, que supere a fragmentação de partidos, moralize o financiamento das campanhas eleitorais”. Só faltou dizer que a modificação da periodicidade das eleições esbarra em uma cláusula pétrea da Constituição: o inciso dois, parágrafo quarto, do artigo 60 da Carta.

Para Dilma Rousseff, sua desastrada gestão foi atrapalhada por pautas-bomba “irresponsáveis” no Congresso e seu afastamento se dá pelo que ela chama de “conjunto da obra”. “Quem afasta o presidente pelo conjunto da obra é o povo, e só o povo, nas eleições, por isso afirmamos que se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, teríamos um golpe de estado”, concluiu.
Fonte: veja.com


Sem medo de pressões

Moro diz que vai julgar Lula


O juiz federal Sérgio Moro não cedeu à ofensiva da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e decidiu nesta terça-feira, 16, que é de sua competência julgar o petista. Em decisão de seis páginas, Moro reputou ‘inadmissíveis’ as exceções de incompetência por meio das quais os advogados de Lula pretendiam tirar de suas mãos os inquéritos da Polícia Federal que investigam se o petista ‘seria o arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobrás’.

O embate entre Lula e Moro vem se acirrando desde a deflagração da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato que, em 4 de março deste ano, conduziu coercitivamente o ex-presidente para depor. Na sequência, Moro deu publicidade aos grampos que pegaram Lula com ministros e até com a presidente afastada Dilma Rousseff.

Segundo Moro, as exceções de incompetência foram prematuras porque não há denúncia contra o petista na Lava Jato, em Curitiba.

“A hipótese investigatória que levou à instauração dos inquéritos, de que o ex-presidente seria o arquiteto do esquema criminoso que vitimou a Petrobrás e que, nessa condição, teria recebido, dissimuladamente, vantagem indevida, define a competência deste Juízo, sendo a correção ou incorreção desta hipótese dependente das provas ainda em apuração nos inquéritos. Portanto, ainda que a exceção fosse admissível, deveria ser julgada improcedente pois as hipóteses investigatórias em apuração relacionam os fatos ao esquema criminoso que vitimou a Petrobrás”, afirmou Moro.

O juiz resumiu a linha de investigação da Procuradoria da República. “Se o Ministério Público Federal trabalha com a hipótese de investigação de que o ex-presidente seria responsável por esses crimes, por deliberadamente ter autorizado que fossem pagas e divididas propinas em contratos da Petrobrás com agentes da estatal, agentes políticos e partidos políticos, a competência para o processo e julgamento é deste Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, prevento para o caso.”
Agência Estado

RAPIDINHAS


Morre João Havelange, o maior dirigente do futebol do Brasil
Aos 100 anos, 40 deles dedicados ao futebol, morreu nesta terça-feira João Havelange, o maior cartola que o Brasil já teve. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi revelada. Primeiro como presidente da CBD, antiga CBF, e depois da Fifa, Havelange fez o esporte se tornar paixão mundial e girar milhões de dólares. Ele não fez alarde nem chamou a atenção. Obscuro diretor-presidente da Viação Cometa, Jean-Marie Faustin Godefroid du Havelange assumiu a presidência da CBD, a Confederação Brasileira de Desportos, em janeiro de 1958. Pelo seu discurso, não pretendia permanecer por muito tempo no cargo.
"Não me candidatarei à reeleição porque não tenho saúde para enfrentar outro mandato. Não me sobra tempo e, ademais, lamento dizer que em 1961 estarei financeiramente exaurido."
Com essas palavras ditas à revista O Mundo Ilustrado de 1.º de outubro de 1960, João Havelange descartava, ao menos publicamente, a hipótese de criar raízes no posto. O dirigente não só teve saúde para ocupar o cargo até janeiro de 1975, em seu mandato, como também, no ano anterior, se elegeu à presidência da Fifa, onde ficou até 1998.


Planalto vai apurar sumiço da faixa presidencial
A Secretaria de Administração da Presidência da República instaurou processo de sindicância para identificar e punir os responsáveis pelo desaparecimento da faixa presidencial e de presentes recebidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente afastada Dilma Rousseff, que não se encontram no acervo do Palácio do Planalto. Levantamento feito no Planalto, após o pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), que apura o extravio dos presentes, constatou que a faixa presidencial não está depositada no cofre da Presidência como deveria. O sumiço foi revelado pela revista Veja no fim de semana. Segundo informações extraoficiais que chegaram ao governo, a faixa também não está no Palácio da Alvorada. A nova faixa, comprada em 2007 por R$ 55 mil, foi usada por Lula pela primeira vez nas comemorações do Dia da Independência, em 2008.  No fim de semana, nota da assessoria de Dilma afirmou que serão avaliadas “medidas legais cabíveis” contra quem cabe a guarda da faixa, que é o Planalto.


Gilmar Mendes diz que ideia de plebiscito para novas eleições é 'brincadeira de criança'
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, chamou de 'brincadeira de criança', a ideia da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) de convocar um plebiscito sobre novas eleições caso ela volte ao Palácio do Planalto. Dilma pretende defender a consulta pública em carta que deve ser entregue aos senadores nesta terça-feira, 16.  Em passagem por Recife para ministrar uma palestra, Mendes disse que apesar da intenção da presidente afastada, não há na constituição previsão de novas eleições. "A questão do plebiscito teria que  passar por uma emenda e teria que ter sua constitucionalidade verificada pelo próprio STF. Na realidade, isso parece muito mais um embate político. Em relação ao presidente Collor ocorreu um impeachment e Itamar assumiu o mandato até o fim. Isso tem acontecido. Naquela época não ocorreu a ninguém fazer um plebiscito, referendo ou novas eleições. Isto é um pouco uma brincadeira de criança", afirmou.


Morre Elke Maravilha, a extravagante diva da TV brasileira
A atriz Elke Maravilha morreu, aos 71 anos, na madrugada desta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro. Ela estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, zona sul da cidade, desde julho, em coma induzido  após cirurgia de úlcera. Antes de ser internada, ela rodava o Brasil com o espetáculo Elke Canta e Conta, em que contava histórias de sua vida e cantava em vários idiomas. A atriz pode ser vista no cinema, em uma participação especial no filme Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina. Carismática e irreverente, Elke se tornou uma figura folclórica no imaginário brasileiro. Ao longo de sua carreira, passou pelas passarelas da moda, por programas de calouros na TV, por novelas, minisséries e alguns dos títulos mais marcantes da história do cinema nacional. Foi diva, e das mais extravagantes.


PF deflagra 6ª fase da Operação Acrônimo
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a 6ª fase da Operação Acrônimo que investiga o esquema de tráfico de influência para liberação de empréstimos do BNDES. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva em Minas Gerais e São Paulo. As ações foram autorizadas pela Superior Tribunal de Justiça (STJ) e visam uma obra de construção do aeroporto Catarina, em São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba, que foi financiada com recursos do BNDES. Os recursos foram liberados mediante pagamento de campanha pela empreiteira JHFS para Fernando Pimentel (PT), governador de Minas Gerais. As transações foram intermediadas pelo empresário Benedito Oliveira Neto, o Bené, apontado como operador do governador. Bené já fechou acordo de delação premiada. O instituto Vox Populi também é alvo da operação. De acordo com a PF, a ajuda financeira foi via pagamento ao instituto de pesquisa eleitoral.

OPINIÃO

Não desperdice mais esta oportunidade
André Machado*
Depois de ter disputado uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014, entendo perfeitamente o que representa o dia de hoje, a arrancada de uma campanha eleitoral. Quero aproveitar este momento, em que estou fora deste processo, apenas trabalhando como jornalista e analista das eleições, para dedicar algumas palavras àqueles que, de alguma maneira, assim como eu fiz em 2013 para concorrer em 2014, deixaram suas profissões, sua atividade, para tentar devolver para a sociedade um pouco de tudo o que a gente recebe ao longo de uma vida inteira.
Não é fácil fazer com decência essa disputa que normalmente é desigual, sobretudo pelo grande poder econômico que há por trás de candidaturas e mandatos já consolidados. Mas é importante que a gente acredite que é só através da política que a gente transforma a cidade, o estado, o país. Hoje, só no microfone, continuo defendo as mesmas bandeiras que defendia nas eleições de 2014: a necessidade de uma reforma política urgente, a defesa dos direitos individuais, o direito das pessoas que vivem com autismo ou qualquer outro tipo de deficiência, a discussão sobre a regulamentação dos espaços de mídia no Brasil, entre vários outros.
Algumas mudanças no sistema eleitoral, como o fim das doações de empresas para os candidatos, vieram a somar com o processo. A proibição do uso de certos materiais, como cavaletes nas ruas, também. Há dois anos, quando candidato, já optei por não usá-los por entender que poluíam a cidade de todas as formas.
Por isso eu peço aos eleitores que, neste momento que se abre, haja um processo de muita reflexão sobre a escolha de quem será o prefeito ou prefeita da cidade e quem serão nossos vereadores.
Pode ter certeza que entre os nomes que estão sendo colocados, se não há um excelente, perfeito, há pelo menos aquele que se destaca entre os demais. Há também uma outra forma de melhorar a política que é participar dela, é ser agente dessa transformação. Se nenhum candidato te serve, daqui a quatro anos concorra na sua cidade; ou, em dois anos, nas eleições gerais. Participe da política. O processo eleitoral é curto, de 45 dias. Não deixe de participar e refletir para não errar mais uma vez.
*Jornalista

POLITICA


E FOI DADA A LARGADA!


Começa hoje, oficialmente, a campanha dos candidatos à prefeitura de todos os municípios do Brasil e os que buscam uma vaga no Legislativo Municipal. Com mudanças significativas na Lei, a campanha será mais curta, não serão permitidas doações de empresas, nem cavaletes nas ruas, nem outdoors, muros pintados e muito menos os famosos “showmícios”. Quem quiser se eleger, terá de gastar mais sola de sapato e andar pela cidade catando votos.

Aqui, a partir de hoje sem interrupções, vou tratar das eleições em Porto Alegre, no interior do Estado e, dentro do possível, no Brasil. Então, quem tiver alguma informação importante sobre a eleição em seu município e quiser colaborar, estamos à disposição. Basta mandar um recado pelo blog ou pelo Facebook, que eu vou atrás.

Nome de candidatos a prefeito e vice, relação de candidatos para as Câmaras, informações gerais sobre as campanhas, são importantes para divulgação neste espaço.

Vamos lá, vamos pensar em quem votar, vamos pensar no futuro de nossa cidade e vamos viver, com civismo, este período eleitoral.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE
Vamos, aos poucos, esclarecendo o que mudou na lei para a campanha que está começando. Aos poucos, vamos mostrar o que pode e o que não pode. O fim das doações de empresas e os limites de gastos por candidaturas são novidades para este ano.

- Limite de gastos
* Na Capital os candidatos a prefeito poderão gastar, no máximo, R$ 5.849.383,99 no primeiro turno. Caso haja segundo turno, os gastos estarão limitados a R$ 1.754.815,20. Já os candidatos a vereador só podem gastar R$ 429.376,34.

* Municípios de até 10 mil eleitores terão limite de gasto fixo no valor de R$ 100 mil para prefeito e R$ 10 mil para vereador. Para chegar a estes valores foi aplicado o índice de atualização de 8% (INPC acumulado de outubro de 2015 a junho de 2016) já que os valores foram criados pela reforma eleitoral de 2015

* Os valores destinados a candidatos nas capitais, foram calculados pelo TSE com base nas prestações de contas eleitorais do pleito municipal de 2012. O teto foi corrigido pelo índice de 33,7%, correspondente ao INPC acumulado de outubro de 2012 até junho de 2016.


CALENDÁRIO PARA AGOSTO
De hoje até o dia 2 de outubro, vamos divulgar o calendário sobre os dias em que a Lei permite ou não determinadas atividades. É a forma do eleitor ficar sabendo e controlando o que é possível fazer até o dia da eleição.

Hoje – Candidatos podem usar carros de som, fazer campanhas e carreatas, campanha na internet e distribuir material gráfico.

Dia 23 – Último dia para impugnação de registros de adversários, que poderá ser feito por qualquer candidato, partido, coligação ou pelo Ministério Público. Até este dia, qualquer cidadão poderá informar a Justiça Eleitoral, motivos que signifiquem a inelegibilidade de candidato.

Dia 24 – Prazo para pedido de impugnação do registro ou de inelegibilidade de com corrente em candidatura individual.

Dia 26 – Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV


DEU PRÁ TI!
A utilização da frase “Deu prá ti, baixo astral”, será usada pelo candidato Mauricio Dziedricki (PTB) durante a campanha. Ele que se prepare pois o jingle, que já esta pronto, deverá causar muita polêmica.

Alias, o candidato decidiu usar somente o nome Mauricio,  já que Dziedricki dificulta muito qualquer tipo de rima.

O que fica difícil de entender, é que, se o PTB faz parte do governo desde o começo, se Mauricio, inclusive, foi secretário municipal, Porto Alegre está em “baixo astral”?


QUEM SERÁ O CANDIDATO DO PV?
Marcelo Chiodo, de última hora, conseguiu registra sua candidatura na prefeito de Porto Alegre pelo Partido Verde. A Justiça Eleitoral, em decisão liminar, reconheceu a validade da convenção que escolheu Marcelo como candidato.

Acontece que no dia 5 de agosto, Marcelo Chiodo recebeu um ofício da Executiva do Partido informando que o PV havia fechado acordo com o PSDB para apoiar Marchezan Júnior.

Chiodo recorreu e levou, mas a direção estadual do PV avisou  que vai recorrer da decisão.
Até que o problema seja resolvido, Marcelo Chiodo (PV), é o nono candidato a prefeito em Porto Alegre. Seu vice é João Quadros.

BOM DIA!

Liberou geral. Ou quase!

Está aberta, a partir de hoje, a campanha eleitoral para a eleição do dia 2 de outubro. Em menos de dois meses, teremos que decidir, quem ainda não decidiu, é claro, quem vamos eleger para a prefeitura de nossos municípios e em quem votaremos para vereador.

Existem algumas diferenças profundas entre as campanhas passadas e a que teremos a partir deste ano. Pelo menos em tese, já que nunca podemos esquecer que estamos tratando de eleições no Brasil onde sempre se dá um jeito de burlar a Lei e tirar algum tipo de proveito.

Estão proibidas, por exemplo, as doações empresariais para qualquer candidato. Somente serão admitidas doações pessoais, não podendo o doador ultrapassar 10% do valor de rendimentos declarados no Imposto de Renda. Para compensar o dinheiro que vai minguar nas campanhas, o Congresso mudou a lei e triplicou o valor da verba partidária que passou dos R$ 289,5 para R$ 867,5 milhões.

Diferente das campanhas anteriores, que duraram 90 dias, na deste ano teremos apenas 47, ou seja, de hoje até 1º de outubro, véspera da eleição.  Em caso de segundo turno, a campanha começa 24 horas depois e vai até 29 de outubro.

A propaganda no rádio e na televisão terá duração de 35 dias e também sofreu algumas mudanças. Diariamente teremos 80 minutos de propaganda divididos em 70 minutos de inserções de 30 e 60 segundos, mais 10 minutos, de segunda a sábado de noite, exclusivamente para quem quer ser prefeito.

Felizmente não teremos cavaletes, nem outdoors nem pintura de muros, o que significa uma certeza de cidade mais limpa do que nos anos anteriores. Cartazes e adesivos serão permitidos nas fachadas das residências, mas não poderão ultrapassar o limite de meio metro quadrado. O mesmo ocorrendo em relação a bandeiras.

Os “famosos” showmícios  estão proibidos, o que significa dizer que estaremos livres de alguns shows absolutamente indesejáveis.  Também haverá um limite de gastos tanto para candidatos a prefeito quanto aos que buscam uma vaga nas Câmaras Municipais.

Mas quando falei em que tudo o que foi escrito acima pode mudar de acordo com o jeitinho brasileiro, lembro que o Ministério Público já está preocupado com um possível crescimento  de uso de caixa 2 e de aumento de uso de CPFs de aluguel para legalizar as doações clandestinas.

Já nem falo na vantagem que os atuais detentores de cargos terão sobre os demais. Quem já está na vitrine começa correndo na frente. Os novatos terão muito mais dificuldades de se elegerem, o que poderá prejudicar, em muito, a renovação no Executivo e Legislativo.

De qualquer forma, estamos começando hoje mais uma campanha eleitoral e que, caso não haja segundo turno, terminará no dia 2 de outubro. Quem não se eleger prefeito no primeiro momento, terá mais 25 dias para convencer ao eleitorado.

Como falei no começo, a partir de hoje, em termos de campanha, liberou geral. Quer dizer, está quase tudo liberado, depende da esperteza de cada um!

Tenham todos um Bom Dia!