sexta-feira, 12 de agosto de 2016

BOA NOITE!

João Nogueira foi um cantor e compositor brasileiro. Desde o início de sua carreira ficou conhecido pelo suingue característico de seus sambas. 

Ele começou a compor aos 15 anos, fazendo sambas para o bloco carnavalesco Labareda, do Méier, através do qual conheceu o músico Moacyr Silva, dirigente da gravadora Copacabana, que o ajudou a gravar o samba Espere, Ó Nega, em 1968.

Parceiro de Paulo Cesar Pinheiro, João Nogueira fez um samba em homenagem a seu pai e que hoje faz parte dos shows de seu filho Diogo Nogueira, também cantor e compositor. 

Como estamos iniciando o final de semana em homenagem aos pais, selecionei para esta sexta-feira, Espelho, com João Nogueira.

Impeachment de Dilma

Julgamento começa dia 25 de agosto
Foto:Reprodução
O julgamento final do impeachment começará na manhã do dia 25 de agosto. A data consta de notificação entregue ao advogado da presidente afastada Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, nesta sexta-feira. Ele foi informado do cronograma ao protocolar a peça de defesa de Dilma, que tem 673 páginas. O libelo da acusação foi entregue nesta quarta-feira.

A notificação é assinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que será o responsável por presidir a sessão que selará o destino de Dilma na Presidência da República. No texto, Lewandowski convoca os advogados da petista a comparecerem ao plenário do Senado às 9 horas.

Além de rebater os argumentos que atribuem a Dilma os crimes de responsabilidade por ter baixado decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso e pelas práticas das “pedaladas fiscais” via Plano Safra, o documento traz a lista das seis testemunhas de defesa: Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento; Esther Dweck, ex-secretária de Orçamento Federal; Gilson Alceu Bittencourt, ex-secretário de Planejamento Estratégico do Ministério do Planejamento; Luiz Cláudio Costa, ex-secretário executivo do Ministério da Educação; Geraldo Prado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, economista.

RAPIDINHAS


Governo irá acelerar autorização de empréstimos para os Estados
A Fazenda se recusa a conceder benefícios adicionais ao Norte e ao Nordeste na proposta de renegociação da dívida dos Estados, mas admite dar incentivos fora do âmbito do projeto que tramita no Congresso. Para contornar a falta de caixa, o governo decidiu acelerar a autorização de empréstimos para Estados que não atingiram seus limites de endividamento. Norte e Nordeste reclamam que a renegociação de débitos contempla as regiões mais endividadas, como Sul e Sudeste. Um ministro ironizou a exigência de tratamento igualitário para o Norte e o Nordeste: “Quer dizer que distribuímos remédio de graça e o sujeito, que não está doente, vem reclamar que ficará sem injeção?”


Cardozo entrega defesa final de Dilma no processo de impeachment
Responsável pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-ministro José Eduardo Cardozo entregou nesta sexta-feira (12), a três minutos do encerramento do prazo, os documentos finais da defesa da petista no processo de impeachment. O documento de 670 páginas, chamado no jargão jurídico de resposta ao libelo acusatório, além de rebater os argumentos da acusação, apresenta uma lista com seis testemunhas que a defesa quer ouvir durante o julgamento final de Dilma, que está previsto para acontecer no fim deste mês. Agora, tanto o libelo acusatório como a resposta a ele serão encaminhados ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também preside o processo de impeachment.


Lupi diz que senadores do PDT estão "cientes" de que devem votar contra o impeachment
Apesar da irritação pela insistência dos senadores Acir Gurgacz (RO) e Lasier Martins (RS) em votar pela continuidade do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff , o presidente do PDT, Carlos Lupi  , disse que vai aguardar para ver o comportamento dos dois senadores ao fim do processo, quando se decidirá em definitivo sobre o mandato da presidente afastada. Segundo Lupi, a orientação do partido é contrária ao impeachment e a punição possível para quem desobedecer a ela é a expulsão do partido. Lupi afirma que o assunto foi deliberado na convenção partidária e que “eles [Acir e Lasier] estão cientes”. O senador Lasier Martins afirmou: “Vou manter a coerência sobre meu voto, que está amparado no Artigo 33 da Lei do Impeachment. Ele [artigo] garante aos senadores o voto de consciência sem as orientações partidárias ou de bancadas”. Já o senador Acir Gurgacz, embora procurado, não se manifestou.


Marisa e filho de Lula decidem se calar em depoimento, e PF lamenta
Marisa Leticia Lula da Silva e Fábio Luis Lula da Silva, esposa e filho do ex-presidente Lula, informaram que ficarão em silêncio no depoimento à  PF. Ambos foram intimados a prestar esclarecimentos no inquérito que apura a propriedade de um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. A força-tarefa da Operação Lava Jato suspeita que a propriedade seja do ex-presidente e que tenha sido omitida nas declarações de renda. Por outro lado, Lula afirma que ele e a família frequentam o espaço na condição de amigos dos proprietários – os sócio de Fábio Luis Lula da Silva, Jonas Leite Suassuna Filho e Fernando Bittar. A Polícia Federal caracterizou a decisão como "lamentável". "Apesar de sempre terem alegado estarem a disposição das autoridades para o esclarecimento dos fatos quando intimados, buscam evitar o comparecimento, notadamente diante de tantos fatos a serem esclarecidos", diz o delegado Marcio Anselmo.


Lula acha que renascimento do PT tem de passar pelo Nordeste
No encontro que teve com parlamentares do PT nesta semana em Brasília, o ex-presidente Lula afirmou que o partido renascerá a partir do Nordeste, onde tem seus mais altos índices de aprovação. Na avaliação dele, a legenda precisa manter e ampliar sua base social na região. Para isso, pediu que os nomes nacionais da legenda circulem para além de seus locais de atuação política. Para Lula, o impeachment de Dilma, já consumado, é uma oportunidade para sair das cordas. “Agora é possível ir para a guerra sem medo”, disse. “A disputa municipal é o recomeço.”

OPINIÃO

Raul Pont e Sofia Cavedon acendem as
fogueiras e soltam o diabo nas eleições

Por Plinio Zalewski Vargas

Foto: Correio do Povo/Reprodução
























A galera do #‎naovaitergolpe fez uma caminhada ontem à noite. Democracia é isso mesmo, gente na rua, palavras de ordem, cantorias, protestos, celebrações. Na marcha, Raul Pont e a vereadora Sofia Cavedon, bandeiras da UNE, do PT, do Pc do B.

Na página do candidato do PT a prefeito de Porto Alegre, no Face, um vídeo com Raul Pont em seu recorrente esforço para legar à história que o afastamento da presidente Dilma é fruto do tal de golpe. Tudo bem, a verdade na política não resiste à fragilidade dos assuntos humanos, sempre passíveis de interpretações, manipulação e do famoso "dizque", do qual as pessoas precisam para tocar suas vidas.

Querem uma prova? No vídeo, Raul Pont não diz uma palavra sobre o fato de que a chapa que elegeu Dilma em 2014 contava com Michel Temer. Ou seja, o PT, para garantir uma reeleição difícil, precisou dos votos do PMDB, como de resto precisou do partido tempos atrás para salvar Lula do impeachment, no episódio do mensalão. Sim, Sarney, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, também são do PMDB.

E vejam só que loucura: no RS, o PMDB gaúcho apoiou primeiro Eduardo Campos, depois Marina Silva nas eleições à presidência. Trocando em miúdos, na terra da degola Raul Pont discursava no palanque de Michel Temer, enquanto Sebastião Melo caminhava na Rua da Praia com Marina Silva, aquela que Dilma chamou de chorona, porque não suportou o jeito petista de "fazer o diabo numa eleição". Sacaram?

Pois ontem, Raul e Sofia voltaram a fazer o diabo. Numa democracia, abrir as portas do inferno significa violar as normas, os costumes e as leis que regulam a disputa e as relações entre os partidos, seus candidatos e militantes. Agredir adversários, por exemplo. Vandalizar a sede de um partido, outro exemplo. Caluniar, mais um. Mentir aos eleitores, outro mais.
E se chamamos o diabo para a política, ele acende fogueiras. E se há alguma coisa que me dá arrepios na política é uma fogueira.

Porque não faltam exemplos dessa mistura trágica em nossa história. Lembram das bruxas ardendo por heresia? Dos judeus nas fogueiras do nazismo? Das festas de queimas de livros de Goebbels?

A propósito, Himmler, o chefe da SS, sonhava com o retorno da germânia medieval, lugar das celebrações entre os arianos: "fechando o ano no esquema de Himmler estava o Solstício de Inverno ou Yuletide, um evento que reunia o povo SS em mesas de banquete à luz de velas com fogueiras em fúria ao redor que remontava aos ritos tribais Alemães.”

Claro, nem Raul, nem Sofia, se parecem com Himmler, Goebbels, sequer Stálin. Mas a imagem do candidato a prefeito do PT fazendo parte de uma caminhada que resultaria em chamas no meio da Avenida João Pessoa e vandalismo na sede do PMDB de Porto Alegre, nos dá uma pista do quanto a impotência é uma ameaça à democracia e aliada da violência.

Raul Pont não precisa de fogueiras, nem do diabo para sair respeitado desta eleição. E a vereadora do PT, me desculpem, não merecia a escolha que Sofia fez: sorrir em torno da fogueira e aplaudir um ritual que, sabemos, liberta o nosso avesso, viola nossas regras e consome bruxas.

Quanto ao #‎foratemer e ao #naovaitergolpe, prossigam na narrativa. Faz parte do jogo. Mas ela não resiste ao debate público, no qual a única arma deve ser a palavra.

Mulher de Eduardo Cunha

Moro quer saber onde ela mora



O juiz federal Sérgio Moro mandou a mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentar ‘de imediato’ seu novo endereço. Ré em ação penal na Operação Lava Jato, por evasão de divisas e lavagem de mais de US$ 1 milhão, Cláudia Cruz não está sendo encontrada para intimação pessoal.




A mulher de Cunha é acusada de ter evadido dinheiro e lavado US$ 1 milhão provenientes de crimes praticados pelo ex-presidente da Câmara no esquema de corrupção na Petrobrás. Em despacho na terça-feira, 9, Moro afirmou que foi programada a audiências das testemunhas de acusação do processo para 26 de agosto e que ‘há dificuldades para intimação pessoal da acusada Cláudia Cordeiro Cruz’.

“O endereço disponível nos autos informado pela defesa era o endereço da Presidência da Câmara, não mais ocupada pelo marido da acusada”, afirmou Moro. “Não há outro endereço disponível. A defesa contatada por telefone não prestou objetivamente informações sobre o endereço residencial.”

Após renunciar ao mandato de presidente da Câmara, em 7 de julho, Eduardo Cunha devolveu as chaves da residência oficial em Brasília, em 1.º de agosto. O deputado suspenso vai ocupar um apartamento funcional oferecido pela Casa.

O juiz da Lava Jato afirmou taxativamente que ‘é dever da defesa manter o Juízo informado sobre qualquer mudança de endereço de seu cliente’.

“É evidente que aqui não há um propósito de ocultação, mas apenas a intenção da defesa de ter mais prazo para se manifestar sobre o despacho (que trata da audiência). Não obstante, a recusa além de violar dever processual prejudica o andamento do processo. Assim, intime-se a defesa para apresentar de imediato o endereço atual e onde a acusada Cláuda Cordeiro Cruz pode ser encontrada”, determinou o magistrado.

“Esclareço que isso não afetará o prazo para manifestação. Faça-se a intimação por telefone ou outro meio expedito, já que inviável esperar o prazo do processo eletrônico.”
Esta não é a primeira vez que a Justiça Federal encontra dificuldade para intimar Cláudia Cruz.

No fim de junho, após o juiz Moro aceitar a denúncia da Procuradoria da República contra ela, a Justiça tentou por duas vezes achar a mulher de Eduardo Cunha para informá-la que havia se tornado ré no processo.
Agência Estado

6º Festival de Música da Juventude

Festa será domingo, 14, no Opinião


A sexta edição do Festival de Música da Juventude ocorre neste domingo, 14, a partir das 18h, no Bar Opinião (rua José do Patrocínio, 834, bairro Cidade Baixa). Com entrada franca, o festival tem por objetivo incentivar a boa música, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar os artistas, os compositores, arranjadores e intérpretes jovens de Porto Alegre.Concorrem 12 canções com o tema Amizade, compostas por jovens com idade entre 15 e 29 anos, nascidos na Capital.

Com a mediação de Luiz Gustavo Bivis, as bandas apresentarão seu trabalho à comissão julgadora, formada por Lieverson Perin, Joaquim Pereira de Lucena Neto, Jorge André Brittes, Porã, Nitro Di, Mc Pew e Lupicinio Jorge Quevedo Rodrigues.

O evento também contará com show de Claus & Vanessa, MC Léo e Júnior & Jovane. Os músicos selecionados pelo corpo de jurados em 10 de agosto, terão a oportunidade de subir ao palco e apresentar seus trabalhos artísticos, concorrendo a mais de R$ 16 mil em prêmios, divididos conforme a classificação.
 
Músicas selecionadas

Poucos e Loucos
Amizades Fortes
Camarada
Para meus amigos
Brinde à amizade
Passageiros
Idas e vindas
Irmão
Reciprocidade
Contar Comigo
Nossa Amizade vai prevalecer
My Brother

12/08/2016

Estadão - Integrante da Força Nacional morre após ser baleado na Maré
Caso aconteceu nesta quarta-feira; ele estava internado em estado grave

O Globo - Após fortes altas do feijão, carne ficará mais cara, diz ministro
Consumidor dificilmente escapará de repasse dos custos mais caros para pecuaristas, anunciou Blairo Maggi, da Agricultura

Folha de São Paulo - Odebrecht relata à Lava Jato dívida de R$ 90 bilhões
Pressionada por recessão e investigações, empreiteira afirma já ter demitido 70 mil pessoas

Estado de Minas - Minas registra o maior número de mortes por gripe dos últimos sete anos
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 159 pessoas perderam a vida neste ano vítimas de influenza. Os dados ficam atrás de 2012, quando foram registrados 214 óbitos

Correio Braziliense - Em reunião com senadores, Lula diz que PT precisa se preparar para o futuro
O ex-presidente afirmou que petistas devem estar prontos seja para um retorno de Dilma ao poder ou para assumir o papel de oposição

Diário de Pernambuco - Estudante que acusa Feliciano de estupro e assédio será indiciada em SP
Patrícia Lelis vai responder por extorsão ou denunciação caluniosa

Tribuna da Bahia - Petrobras descarta reajuste dos combustíveis depois de registrar lucro no trimestre
Lucro líquido de R$ 370 milhões foi registrado pela companhia

Revista EXAME - Após nova polêmica, ministro da Saúde deve sair em setembro
O presidente interino Michel Temer (PMDB) realizará uma reforma ministerial caso o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) seja confirmado no julgamento final 

Revista ÉPOCA - Pezão pretende voltar ao governo do Rio no dia 3 de outubro
Em razão de tratamento contra um câncer, ele está licenciado desde o final de março

Revista VEJA - Com Lula réu e Dilma ré, resta ao PT mentir às próximas gerações
Felipe Moura Brasil comenta as providências petistas de fazer um documentário sobre o “golpe” e impedir o avanço do projeto Escola Sem Partido

Portal IG - Estudo aponta quais proteínas do zika vírus causam microcefalia
NS4A e NS4B têm duas funções específicas: desorientar células do cérebro do feto, tornando-as deficientes, e mobilizar a proliferação do zika vírus

Portal TERRA – Mega-Sena acumula e prêmio salta para R$ 27 milhões
O prêmio, que era de R$ 21 milhões, acumulou agora para R$ 27 milhões e será sorteado no próximo sábado

Portal G1 - 'Prévia' do PIB tem nova queda no 2º trimestre e recessão continua, diz BC
De abril a junho deste ano, tombo do nível de atividade foi de 0,53%. Resultado oficial do PIB será divulgado pelo IBGE em 31 de agosto

BOM DIA!

Lula quer mais do mesmo*

Dilma Rousseff, efetivamente, já era. Pouco importa, portanto, saber se vai ou não divulgar a tal Carta aos Senadores e aos Brasileiros, na qual deposita suas últimas esperanças vãs de não perder o mandato de presidente da República. Tampouco se vai ou não excluir daquele documento o termo “golpe”, que foi aconselhada a abandonar para não ferir as suscetibilidades dos senadores que ela espera que revertam votos a seu favor no julgamento final. Nesse quadro patético, Dilma só poderá continuar contando com o apoio da brancaleônica tropa de choque de senadores – e senadoras, é claro – que têm usado e abusado em proveito próprio de cada segundo de valiosa exposição diante das câmeras de televisão, como também de seu fiel e eloquente advogado, que igualmente tem sabido aproveitar a preciosa oportunidade de se redimir, perante seus companheiros petistas, das acusações de ter sido um ministro da Justiça “frouxo” no controle da Operação Lava Jato. A Dilma, portanto, só resta decidir como passar a longa vilegiatura que terá à sua frente.

Já Lula da Silva parece disposto a seguir em frente, administrando como puder aqueles dois desafios impostos a seus seguidores. Um deles, o de voltar a fazer oposição, é mais fácil, porque corresponde à verdadeira vocação do lulopetismo. Manter vivo o legado do PT é um pouco mais complicado, até porque implica, para começar, chegar a um acordo sobre o que vale a pena trombetear como resultado positivo dos governos Lula e Dilma.

Os petistas jamais se preocuparam em ofender a inteligência e o discernimento dos eleitores. Essa é uma característica comum ao populismo, qualquer que seja. Por isso, não será problema, tanto para fazer oposição quanto para polir a imagem de 13 anos de poder, usar os velhos recursos de apregoar feitos extraordinários, não necessariamente verdadeiros, e de transferir para terceiros a responsabilidade pelo que não deu certo. E também, obviamente, prometer o que não têm intenção de, ou capacidade para, cumprir.

Um governo se julga pelos resultados concretos que apresenta, não por suas maravilhosas intenções. Diante do verdadeiro legado do lulopetismo com o qual o País terá que se haver agora – finanças públicas arrombadas, inflação, recessão, desemprego, corrupção generalizada no governo e em certos meios empresariais, etc. – não há margem, mesmo com muita boa vontade, para uma avaliação positiva de resultados. E não é por outra razão que o impeachment vem aí, apoiado pela existência de crimes de responsabilidade que representam, em última análise, o modus operandi de um governo arrogante e incompetente.

É óbvio que nos últimos 13 anos – descontados todos os exageros do marketing político – houve conquistas que fizeram o Brasil andar para a frente. Mas são avanços naturalmente resultantes de uma dinâmica social que, em boa parte, independe de governos. O que poderia ser um legado do qual se orgulhar – o resgate de milhões de brasileiros da pobreza e sua ascensão à classe média – provou-se, em grande parte, demagogia de efeito efêmero.

O mais desalentador, contudo, na perspectiva de ação definida por Lula para o futuro imediato de seu agonizante partido, é a inexistência de pelo menos um aceno em direção à urgente necessidade de se tentar um entendimento amplo, suprapartidário, capaz de favorecer o trabalho de tirar o País do buraco. Lula prefere continuar cultivando o ambiente em que se sente à vontade: de um lado, “nós”, de outro, “eles”. De novo.
*Publicado no estadão.com em 12/08/2016