terça-feira, 5 de julho de 2016

machadofilho.com

Que susto!

Recebi, hoje, o levantamento detalhado das visualizações do meu blog no último mês. Confesso que levei um grande susto ao ver que chego a lugares que jamais imaginei. São países do mundo inteiro, cidades que, em muitos casos nem sabia que existiam.

Aqui no Brasil, tenho leitores em quase todas as capitais e em muitas cidades importantes. No Rio Grande do Sul, pelo levantamento que recebi o número de cidades onde tenho leitores, é imenso.

Quero aproveitar para agradecer a todos e dizer que vou procurar melhorar sempre, já que a responsabilidade se torna cada vez maior.
Vejam só por onde anda o machadofilho.com:

PAÍSES


Alemanha – Argentina – Brasil – Canada – China – Colômbia– Coreia do Sul –Estados Unidos – Espanha – França – Filipinas – Holanda – Ilhas Maurício - Índia – Iraque - Israel – Itália– Japão – Malásia - México – Polônia– Portugal – Reino Unido – Rússia – Suiça – Tunisia – Turquia - Ucrânia – Uruguai – Venezuela – Vietnã





CIDADES EXTERIOR

Alemanha – Berlim – Hannover – Hamburgo – Colônia
Argentina – Buenos Aires – Lanus – Mar del Plata - Cordoba – Cosquin - Mendoza
Canadá – Toronto – Quebec
Colômbia – Medelin - Cartagena
China – Pequim – Hong Kong – Tianjin
Estados Unidos – Washington – Houston – Miami – Boston – Dallas
Espanha – Barcelona – Zaragoza – Granada
França – Marselha – Pris – Lyon
Holanda – Roterdã – Hoorgeveen – Breda
Itália – Roma – Nápoles – Verona – Milão
Ilha Mauricio – Port Louis
Japão – Tóquio – Nagoya - Uedia
México – Guadalajara – Acapulco – Cancun
Portugal – Lisboa – Coimbra – Porto – Évora – Setubal – Vila Real
Polônia – Varsóvia – Lublin
Suiça – Berna – Zurique
Turquia - Istambul
Uruguai – Montevideu – Canelones – Artigas – Rivera – Aceguá
Ucrânia – Kiev - Cherkasy

CAPITAIS BRASILEIRAS

Porto Alegre – Florianópolis – Curitiba – São Paulo– Rio de Janeiro – Belo Horizonte – Vitória – Goiânia – Cuiabá– Salvador – Aracajú – Maceió – Recife –
Natal – Fortaleza – Manaus – Belém – São Luiz – João Pessoa – Brasilia

CIDADES BRASILEIRAS

Campinas – Nova Iguaçu – Uberlândia – Sorocaba – Joinville – Juiz de Fora –Niterói– Santos – Olinda – Maringá– Cariacica – Blumenau – Uberaba – Cascavél –Petrópolis – Camaçari – Governador Valadares – Pato Branco – Foz do Iguaçu –
Volta Redonda – Barueri – Itaipava – São Carlos – Arapiraca – Macaé –
Araraquara– Juazeiro– Dourados – Criciúma – Chapecó – Araçatuba – Nova
Friburgo– Itu – Lages– Nilópolis – Sombrio – Balneário Gaivotas – Araranguá –
Apucarana – Balneário Camboriú – Umuarama -

CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL

Alvorada– Arroio dos Ratos – Antonio Prado – Arroio do Sal – Arroio Grande –Alegrete- Barra do Ribeiro – Bagé – Bento Gonçalves – Bom Jesus – Butiá –
Cachoeirinha – Canoas – Camaquã – Caçapava do Sul – Cambará – Canela –Cacequi– Caxias do Sul – Cachoeira do Sul – Campo Bom – Capão da Canoa – Carlos Barbosa – Charqueadas – Cidreira– Cruz Alta – Carazinho – Dom Pedrito - Esteio – Encantado – Eldorado do Sul – Estância Velha – Erechim - Frederico Westphalen – Farroupilha – Flores da Cunha – Faxinal do Soturno – Guaíba – Gramado – Garibaldi – Guaporé – Giruá – Gaurama – Herval do Sul – Horizontina – Imbé – Igrejinha – Ivoti - Jaguarão - Jaguari – Lajeado – Lagoa Vermelha – Montenegro – Mostardas – Nova Prata – Novo Hamburgo - Osório – Parobé –Pelotas – Passo Fundo – Palmares – Rio Grande – Rosário do Sul– Rondinha – Rio Pardo – Sapucaia do Sul – Sapiranga – São Lourenço–São Sepé –Santa Cruz – São Gabriel -  Santana do Livramento – São Leopoldo – Santiago – São Borja – São Luiz Gonzaga -  São José dos Ausentes – Sobradinho – Santo Ângelo – Três Coroas –Taquara –Tapes – Tucunduva – Tramandai -  Torres – Triunfo - Uruguaiana -  Viamão – Vacaria – Venâncio Aires – Veranópólis - Xangrilá

Caso Cavendish e Cachoeira

Desembargador se declara suspeito


Carlinhos Cachoeira e Fernando Cavendish tiveram
cabelos  raspados no Presídio Bangu 8
O desembargador Antonio Ivan Athié, que converteu em prisões domiciliares as prisões preventivas da Operação Saqueador na sexta-feira, declarou-se suspeito para ser o relator do caso no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro. A informação foi veiculada pela GloboNews. Athié atendeu à Procuradoria Regional da República fluminense, que nesta terça-feira pediu sua suspeição para julgar o caso. Agora, a relatoria será redistribuída a outro magistrado do TRF2, a quem caberá decidir sobre o recurso do MP contra as prisões domiciliares aos detidos na operação.

O MP enumerou decisões tomadas por Athié no passado que beneficiaram o empresário Fernando Cavendish e destacou a amizade entre o magistrado e o advogado do empresário, Técio Lins e Silva, que defendeu o desembargador em uma ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ). "A relação mantida entre advogado e cliente pressupõe vínculo de confiança e fidelidade", conclui o MP.

A peça que pede a suspeição de Athié também cita uma declaração de Técio Lins e Silva ao jornal Folha de S. Paulo, em 2013, em que ele classifica o desembargador como "um dos melhores profissionais que a Justiça tem. Nenhuma suspeita pesa contra ele".

A Operação Saqueador investiga o desvio de 370 milhões de reais em contratos da empreiteira Delta, da qual Cavendish era dono e presidente, com o poder público. O dinheiro sujo era posteriormente lavado por uma rede de 18 empresas de fachada do bicheiro Carlinhos Cachoeira e dos lobistas Adir Assad e Marcelo Abbud. Segundo a denúncia do Ministério Público, os valores roubados tinham como destinatários finais agentes públicos, inclusive políticos, e campanhas eleitorais.

Apesar da decisão do desembargador que beneficiou os alvos da Saqueador, Cachoeira, Cavendish, Assad, Abbud e o ex-diretor da Delta Cláudio Abreu seguem presos em Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, porque o estado ainda não lhes forneceu tornozeleiras eletrônicas. Os cinco detidos e os outros 18 denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro na Saqueador viraram réus na Justiça Federal do Rio de Janeiro.
Fonte: VEJA.com/Conteúdo

Operação Lava Jato

Advogados de Lula não querem Moro


Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigado na Operação Lava Jato, protocolaram nesta terça-feira (5) um pedido para que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos na Lava Jato na primeira instância, reconheça a suspeição para julgar as ações penais relacionadas a Lula. A suspeição acontece quando um juiz ou uma parte alega falta de imparcialidade.

Segundo a defesa de Lula, a exceção de suspeição é baseada na prática de diversos atos arbitrários pele juiz contra o ex-presidente desde a deflagração da 24ª fase da Operação, batizada de "Aletheia", em março deste ano.

Entre os exemplos enumerados, estão a privação da liberdade imposta a Lula para que ele prestasse o depoimento no Aeroporto de Congonhas (SP) – o ex-presidente foi alvo de condução coercitiva, ou seja, foi levado para depor. Para os advogados, Lula não precisava ter sido submetido à condução coercitiva, já que não se recusou a atender qualquer intimidação anterior.

Além disso, eles alegam que o levantamento do sigilo de conversas interceptadas de Lula configurou abuso de autoridade. Sobre esta questão, Moro decidiu manter sigilo sobre os grampos telefônicos envolvendo o ex-presidente.
Por meio de nota, a defesa informou que espera que Moro "reconheça a perda de sua imparcialidade e encaminhe os procedimentos ao seu substituto natural".
A petição foi protocolada no processo eletrônico da Justiça Federal do Paraná às 18h25 desta terça.

Os materiais referentes aos inquéritos que investigam um sítio em Atibaia e a um apartamento triplex no Guarujá, ambos em São Paulo, voltaram para as mãos de Moro no dia 22 de junho. Os imóveis têm a propriedade questionada na Justiça. Investigadores buscam indícios de que o sítio e o apartamento pertencem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As investigações apuram se o ex-presidente ocultou a propriedade desses dois patrimônios. Há suspeita de que empreiteiras ligadas à Operação Lava Jato tenham concedido os imóveis a Lula, em troca de contratos que elas fecharam com estatais, como a Petrobras.
Agência Globo

BOA NOITE!



Chitãozinho e Xororó é uma dupla sertaneja vinda de Artoga, no Paraná e que gravou seu primeiro disco oficial, "60 dias Apaixonado" em 1979.

O reconhecimento do grande público veio em 1982 com a canção "Fio de Cabelo" do disco Somos apaixonados, oitavo trabalho da dupla, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja.


Em 1989 fizeram parte da trilha sonora da novela Tieta, com a música No Rancho Fundo.





Operação Custo Brasil – 2

Juiz recua de bloqueio da conta do PT

Depois de decretar o bloqueio de R$ 102,67 milhões do PT, do ex-ministro Paulo Bernardo e de outros alvos da Operação Custo Brasil, o juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Federal Criminal, em São Paulo, desbloqueou os valores da conta do partido que haviam sido alcançados pela decisão.

Paulo Bueno de Azevedo recuou da decisão após ser informado pelo PT que se tratava da conta pela qual a agremiação recebe os recursos do Fundo Partidária que, por lei, é impenhorável. O bloqueio de recursos dos outros investigados da Custo Brasil continua vigorando.
Agência Estado


RAPIDINHAS


Delação de ex-presidente da OAS “mata” Lula
Investigadores que acompanham a delação premiada de Léo Pinheiro, da OAS, diz que ele “mata” o ex-presidente Lula. A conclusão do processo vai demorar. Há uma fila de delatores na frente dele. (Coluna do Estadão)

Liminar do TJ suspende votação que poderia cassar o mandato de Jardel
O Tribunal de Justiça (TJ) concedeu liminar, a pedido da defesa do deputado Mário Jardel, e suspendeu a votação - prevista para esta terça-feira (5) - que poderia determinar a cassação do mandato do parlamentar. O advogado do deputado, Rogério Bassoto, alega que Jardel não teve oportunidade de se defender durante o processo. O deputado está em licença médica, até o dia 18 de julho, para tratar de uma depressão. Agora, a Assembleia terá dez dias para se manifestar sobre as alegações da defesa e, por enquanto, o processo de cassação está suspenso. O projeto contra Jardel seria o primeiro a ser apreciado no plenário da Assembleia nesta tarde. A proposta de cassação já passou pelo aval da Comissão de Ética e da Comissão de Constituição e Justiça.

Dilma tem levado pertences de volta a Porto Alegre
Nas viagens que tem feito a Porto Alegre, aos poucos, a presidente afastada Dilma Rousseff tem levado os pertences de volta para casa. Interlocutores dizem que ela não viaja mais apenas com uma malinha de mão. (Coluna do Estadão)

Lei obriga fabricante a informar presença de lactose nos alimentos
O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), sancionou nesta terça-feira, 5, lei que obriga os fabricantes de alimentos a informar nos rótulos dos produtos a presença de lactose. As embalagens de alimentos cujo teor original de lactose tenha sido alterado também deverão trazer o teor da substância remanescente no produto. A nova lei está publicada no Diário Oficial da União(DOU) e entra em vigor em 180 dias.

Para perito, decretos são ilegais e não há prova se Dilma ordenou pedalada
O coordenador da perícia do Senado no processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, João Henrique Pederiva, disse nesta terça-feira (5), durante depoimento à comissão especial que analisa o caso, que a edição, por parte da petista, de decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso descumpriu a Lei Orçamentária Anual (LOA) vigente, o que é ilegal. Ele também afirmou que as chamadas "pedaladas fiscais" desobedeceram a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas disse que não há prova de que Dilma agiu diretamente para ordená-las. Para Pederiva, os decretos foram baseados em uma alteração da meta fiscal, enviada ao Congresso em julho de 2015, que não havia sido aprovada no momento da edição dos decretos analisados pelo no processo de impeachment, que são de julho e agosto daquele ano. O PLN 5/2015 só foi aprovado no final do ano passado.

Operação Custo Brasil

Bloqueados R$ 102 mi do PT,
Paulo Bernardo e outros 


A Justiça Federal, em São Paulo, bloqueou R$ 102 milhões dos investigados da Operação Custo Brasil. Entre os alvos da decisão estão o PT, o ex-ministro Paulo Bernardo (Planejamento/Governo Lula) , o ex-tesoureiro do partido Paulo Ferreira e pessoas jurídicas que teriam envolvimento com o esquema Consist – empresa de software que teria desviado R$ 100 milhões de empréstimos consignados no âmbito do Ministério do Planejamento na gestão Paulo Bernardo.

A decisão é do juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. O bloqueio tem caráter solidário, ou seja, cada investigado terá que desembolsar uma parte dos R$ 102 milhões. Este valor é correspondente a desvios do esquema Consist – fraudes em contrato de empréstimos consignados no Ministério do Planejamento.

Sob o comando de Paulo Bernardo, que liderou a Pasta de março de 2005 a janeiro de 2011, no governo Lula, o Planejamento assinou acordo com o Sindicato Nacional das Entidades Abertas de Previdência Complementar (SINAPP) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Essas entidades contrataram a Consist para desenvolver o sistema de gerenciamento e controle dos créditos consignados. De 2010 a 2015, o esquema teria gerado R$ 100 milhões em propinas sobre o contrato da Consist.
Agência Estado

OPINIÃO

O crime compensa?*

Eliane Cantanhêde

Estarrecida, a opinião pública brasileira é surpreendida, todo santo dia, com uma nova operação da Polícia Federal e detalhes nauseantes de corrupção. Num dia, assalto ao crédito consignado de servidores endividados. No outro, desvio de verbas da Lei Rouanet para casamentos luxuosos. Num terceiro, mensalinho para a madrinha da bateria de uma escola de samba e R$ 18 milhões para empresa desistir (!) de contrato. E os valores?! Ladrão de colarinho branco não é nada modesto, tudo é na casa dos R$ 70 milhões, R$ 100 milhões, R$ 370 milhões...

Por trás desses desvios “pitorescos” de dinheiro público e desses milhões surrupiados da saúde, da educação, da habitação..., há sempre um esquema envolvendo agentes públicos, empresas privadas, doleiros e, invariavelmente, políticos. Um “abismo” de corrupção, como ilustra o nome da nova operação, com foco no Centro de Pesquisa da Petrobrás.

Há um lado péssimo nisso tudo, a revelação de quão corrupto o Brasil se tornou, até bater nesse “abismo”. E há um lado ótimo: nunca antes neste país as investigações foram tão longe, atingiram tantos culpados e remexeram tanto as entranhas de um poder doentio, fétido. Mas há ainda incertezas quanto às consequências. Quando um Carlinhos Cachoeira ressurge, todo sorridente, sendo mais uma vez preso, para ser solto no dia seguinte, a sensação é de indignação. Santa falta de tornozeleiras!

Em 2002, Cachoeira filmou um pedido de propina de Waldomiro Diniz, braço direito de José Dirceu no início da era Lula. Em 2012, Cachoeira caiu na Operação Monte Carlo, sobre um esquema de máquinas caça-níquel, e ficou nove meses preso. Em 2013, foi flagrado dirigindo embriagado e se safou ao pagar fiança. Em 2016, caiu de novo, agora na Operação Saqueador, sobre lavagem de R$ 370 milhões.

Foi aí que a opinião pública descobriu que, apesar de condenado a 39 anos por peculato, corrupção ativa, violação de sigilo e formação de quadrilha, Cachoeira vai muito bem, obrigada, com mulher bonita e filha bebê – enquanto os não delatores, como José Dirceu, amargam a dura vida na cadeia. O que ainda falta para que esse contraventor pare de rir e pague pelos crimes que cometeu, comete e continuará cometendo?

A isso se some a boa vida dos ladrões de colarinho branco que entregam os comparsas. A delação premiada é um instrumento efetivo, reconhecido e essencial nas investigações, mas, com o número de delatores chegando perto de cem, o prêmio começa a parecer excessivo. Muito roubo para pouca pena. Como mostrou a revista IstoÉ desta semana, Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobrás (atenção: nem diretor era!), fez delação, comprometeu-se a devolver US$ 100 milhões (quase R$ 400 milhões) e, assim, livrou-se da cadeia e está recolhido ao aconchego do lar, uma bela mansão com piscina, na praia de Joatinga, com uma das vistas mais lindas do Rio.

E vai por aí afora. Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Fernando Baiano e, não tarda muito, também Sérgio Machado, roubaram, roubaram e roubaram dinheiro público, mas, como delataram os outros, são punidos com tornozeleiras e trocam celas inóspitas, macacões coloridos, banhos frios e rancho indigesto – destinados, por exemplo, a Roberto Jefferson – e vão lamentar a sorte em mansões de milhares de metros quadrados, quadras desportivas, piscinas espetaculares, vistas estonteantes. Vale a pena delatar! Vale a pena roubar?

Só falta agora o deputado afastado Eduardo Cunha delatar todo mundo, devolver um bocado de verdinhas das suas trustes na Suíça e aderir a uma tornozeleira eletrônica para curtir férias douradas num apartamento milionário, abastecido com os melhores uísques e os vinhos mais caros, com a mulher desfilando suas bolsas Prada do quarto para a sala e da sala para a cozinha. Pronto, Justiça feita!

*Publicado no Estadão.com em 05/07/2016

05/07/2016


Estadão - Partidos travam pacote anticorrupção
PMDB, PT e PP não indicam nomes para compor comissão especial responsável por tramitar projeto apresentado ao Congresso pela Procuradoria

O GloboCunha volta a manobrar para tentar atrasar votação
Após adiamento, relator tem que entregar parecer nesta quarta; caso pode chegar só em agosto ao plenário 

Folha de São PauloSonda Juno entra com sucesso em órbita ao redor de Júpiter
Segunda espaçonave a orbitar Júpiter, a sonda americana Juno investigará o interior do maior planeta do Sistema Solar

Tribuna da BahiaCorrupção se alastrou no País porque prisão não é regra
Para Sergio Moro, os malfeitos em série se tornaram rotina no País porque poucas vezes foram decretadas prisões

Estado de Minas - Desemprego vira vilão do aumento de calote do brasileiro
Pesquisa mostra que perda da renda se torna principal motivo para justificar atraso nas contas por consumidores, superando o descontrole do orçamento e os juros altos

Correio Braziliense - Expectativa é de que Eduardo Cunha renuncie à presidência da Câmara
Nova eleição será em até cinco sessões

Diário de Pernambuco - Rombo em 2017 pode encostar em R$ 170 bilhões se não houver aumento de impostos, admite governo
O presidente interino deve definir nesta terça-feira o tamanho do rombo das contas públicas em 2017

Gazeta do Povo - Em 15 dias, PF realizou sete operações frutos da Lava Jato
Operações Turbulência, Custo Brasil, Boca Livre, Saqueador, Tabela Periódica, Sépsis e Abismo tiveram origem direta ou indireta da Lava Jato

Revista EXAME - Regra de aposentadoria está aumentando rombo na Previdência
A chamada fórmula 85/95 - editada há um ano pela presidente afastada Dilma Rousseff - está piorando a situação das contas da Previdência Social, que já estão em estado crítico

Revista ISTOÉ - Delator da Lava Jato entrega ‘rol de elementos de prova’ contra Vaccari
O empresário Ricardo Pernambuco Júnior, dono da Carioca Engenharia, entregou à Operação Lava Jato um “rol de elementos de prova” contra o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto

Revista VEJAEx diz que foi agredido por Luiza Brunet e levou dez pontos
Empresário Lírio Parisotto publicou mensagem em que afirma que a modelo partiu para cima dele em um barco

Portal IG - Pressionado por governadores, Temer pede que TCU avalie verba para Estados
Desde que anunciou auxílio ao Rio De Janeiro, o presidente interino vem recebendo pedidos de socorro de outros Estados

Portal G1 - Líderes preveem dificuldade para votação de pacote de Renan
Lista tem legalização de jogos de azar e limite de endividamento da União. Presidente do Senado quer votar nove projetos até 13 de julho

Agência Brasil - Inflação para famílias com renda mais baixa é de 9,52% em 12 meses

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação dos preços da cesta de compras para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou inflação de 0,57% em junho deste ano. A taxa é menor que a de maio (0,84%), segundo dados divulgados hoje (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Impeachment de Dilma

Lewandowski nega incluir delação de Machado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou um pedido da presidente afastada Dilma Rousseff para incluir no processo de impeachment o conteúdo da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Lewandowski tem o papel de analisar recursos apresentados à comissão do impeachment do Senado.
Na delação de Machado, ele diz que repassou propina a mais de 20 políticos de 6 partidos. O acordo, que pode reduzir a punição do ex-presidente da Transpetro em caso de condenação, inclui conversas com lideranças do PMDB com críticas à condução da Operação Lava Jato. A defesa de Dilma alega que um dos objetivos do impeachment seria parar as investigações.

A defesa de Dilma alegava a necessidade de incluir a delação porque demonstraria um suposto “desvio de poder” na abertura do processo pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A rejeitar incluir a delação no processo de impeachment, Ricardo Lewandowski levou em conta decisão da comissão especial do Senado de rejeitar a inclusão, por entender que os relatos de Machado não têm relação com as acusações contra Dilma – as chamadas pedaladas fiscais e abertura de créditos sem aval do Congresso.

Em sua decisão, Lewandowski diz que, mesmo não constituindo prova do processo, o conteúdo da delação é público e, por isso, poderá fazer parte dos debates sobre o impeachment no Senado.
Fonte: Portal G1

BOM DIA!

Tema enredo
Quase nunca, é bom que fique claro, os beneficiários do dinheiro sujo das propinas entregue pelos corruptos, sabem a origem dos valores. Nem são obrigados a saber. Precisam do auxilio e até ficam imensamente agradecidos a quem ajuda. Outros, lamentavelmente, sabem muito bem de onde vem a grana e até exaltam a figura do “doador”.

No caso da Operação Abismo, ficou bem claro que mais um ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, foi o grande recebedor dos valores desviados de contratos entre empresas, nem sempre muito dignas, e a Petrobras. E assim como recebeu, tratou de distribuir entre aqueles que poderiam ajudar em sua eleição pra Deputado Federal. Outra parte foi destinada a seu partido, o PT, cuja direção segue jurando que foram doações legais de campanha.

Desde ontem passamos a receber informações sobre o destino do dinheiro contaminado pela corrupção. E a cada informação, pelo menos de minha parte, a indignação foi crescendo, principalmente depois de lembrar a entrevista do grande alvo da Operação Abismo, Paulo Ferreira, que se declarou inocente e sem nenhum envolvimento no esquema. Fiquei sabendo, durante programa na Rádio Gaúcha, que depois da entrevista um deputado federal do PT ligou para a repórter que deu a informação, dizendo que ela deveria “de joelhos” pedir desculpas ao Paulo Ferreira. Também fiquei sabendo que o parlamentar, quem sabe um dos paladinos da justiça e da moralidade, não ligou mais, principalmente depois que o ex-tesoureiro do seu partido, foi preso em duas operações da PF.

Passamos o dia ouvindo e lendo que o deputado petista, através de um ex-vereador do seu partido, distribui dinheiro para a Escola de Samba Estado Maior da Restinga, para um blogueiro que, além de só falar bem do PT, foi candidato a deputado estadual e fez 515 votos, ficando na 463ª posição entre os votados, e pagou uma espécie de mensalinho de R$ 3.500 para a madrinha de bateria da escola, num total de mais de R$ 60 mil, só para a sambista.

No começo da noite, li que Paulo Ferreira foi tema enredo da Escola de Samba Praiana - "Uma declaração de amor em Verde e Rosa: Paulo Ferreira o homem do carnaval" – sendo exaltado no samba-enredo da Escola como “a figura de um povo” e “um ser especial”. O presidente da Praiana disse que não recebeu nada de ajuda financeira por parte do homenageado.

Imagino, e espero sinceramente, que as direções da Praiana e da Restinga, não tivessem conhecimento do envolvimento do ex-tesoureiro do PT com o esquema sujo de desvio de dinheiro público. Não sabiam, acredito, que o “auxilio” recebido tivesse origem no bolso de todos nós que pagamos impostos, que nem sempre gostamos de carnaval, mas que acabamos, através da desonestidade de alguns, pagando por fantasias, carros alegóricos e, o que é muito pior, arcando com o cachê da madrinha da bateria.

Fui ler a letra do samba da Praiana e encontrei, no verso final, a seguinte declaração de amor ao corrupto:

Vem praianar, cantar numa só voz
Celebrar a esse grande homem
O verdadeiro líder entre nós
Não importa a cor, vista a fantasia
Num elo de democracia.


Tenham todos um Bom Dia!