segunda-feira, 4 de julho de 2016

Brasileirão 2016


13ª RODADA

SEGUNDA - 04/06
20:00
Sport 1 X 3 Palmeiras – Ilha do Retiro


Classificação

Operação Abismo – 2

O rastro da propina


Paulo Ferreira e Júlio Garcia - Foto: Reprodução
A enxurrada de provas reunidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público contra o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira mostram, documentalmente, o que o juiz federal Sergio Moro classifica como "rastro da propina" na Operação Abismo, a 31ª fase da Operação Lava Jato deflagrada nesta segunda-feira. Os investigadores consideram que apenas uma parcela do dinheiro sujo movimentado no esquema foi identificado, mas ainda assim já conseguiram mapear uma transferência de 711.000 dólares da Carioca Engenharia para o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, em 2012, transferências de 1.287.501 reais e de 820.000 reais da Carioca para o operador Adir Assad em 2008 e 2009, repasses de 807.537 e 1.044.943, em 2010, da Construcap para Assad, pagamentos de 10,24 milhões de reais da Schahin
Viviane Rodrigues - Reprodução
Engenharia também para Assad, 2,15 milhões de reais pagos pela OAS a Assad, 2,19 milhões de reais do Consórcio Novo Cenpes por meio de contratos falsos, 700.000 reais do mesmo consórcio para ser lavado pelos advogados Roberto Trombeta e Rodrigo Morales, transferências de 2 milhões de reais, 200.000 reais e 700.000 reais da Construbase, Schahin Engenharia e Construcap para o ex-vereador petista Alexandre Romano e, por fim, repasses dele para pessoas indicadas por Paulo Ferreira, entre as quais Viviane Rodrigues, madrinha de escola de samba e Júlio Garcia, dono de um blog favorável ao PT.
Fonte: VEJA.com

BOA NOITE!

Queen foi uma banda britânica de rock, fundada em meados de 1970. O grupo, formado por Brian May, Freddie Mercury,John Deacon e Roger Taylor é frequentemente citado como um dos expoentes do seu estilo, também sendo recordista de vendas de discos a nível mundial.

Em 1985, o conjunto realizou uma das suas performances mais memoráveis no evento Live Aid. Anos depois, o vocalista Freddie Mercury contraiu o vírus da AIDS e após o lançamento de The Miracle e Innuendo, o artista morreu aos 45 anos de idade.

Para recordar e principalmente em homenagem aos fãs do grupo, Queen e Love of My Life


Operação Abismo

Madrinha de bateria, cantor 
e filhos de ex-tesoureiro do PT receberam propina


As investigações da Operação Abismo, deflagrada nesta segunda-feira e que corresponde à 31ª fase da Lava Jato, apontam que o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira utilizou uma madrinha de bateria, um cantor de escola de samba e seus próprios filhos como destinatários de dinheiro sujo de um esquema que movimentou mais de 39 milhões de reais em propina. Amigos de Ferreira na escola de samba Estado Maior da Restinga, agremiação da zona sul de Porto Alegre, receberam depósitos de dinheiro que, diz o Ministério Público, foram recolhidos a partir de propina cobrada de empreiteiras que participavam de obras no Centro de Pesquisas da Petrobras.

Segundo o ex-vereador Alexandre Romano, que fechou acordo de delação premiada e já havia incriminado o casal de petistas Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, seu escritório de advocacia repassou cheques e fez transferências bancárias para pessoas ligadas à Estado Maior da Restinga. Entre elas, Viviane da Silva Rodrigues, contato do ex-tesoureiro do PT no samba e madrinha de bateria da agremiação. Conhecido como Chambinho, Romano apresentou documentos bancários para comprovar o dinheiro enviado a Viviane: foram 18 repasses entre 2010 e 2012, totalizando quase 62.000 reais. Para a escola de samba foram outros 45.000 reais.

O cantor Sandro Ferraz, ligado à escola de samba, também recebeu dinheiro sujo de Chambinho, por orientação de Paulo Ferreira, assim como a antiga secretária do ex-tesoureiro, Silvânia Gomes, que era lotada no gabinete do então senador Tião Viana (PT-AC), mas na verdade trabalhava diretamente com o ex-secretário de Finanças do partido. Também camuflaram propina a mando de Ferreira o blogueiro Júlio Garcia, responsável por produzir notícias favoráveis ao PT, e os próprios filhos do ex-tesoureiro Ana Paula Ferreira e Jonas Ferreira. "Há comprovação de cheques nominais a Ana Paula Ferreira e Jonas Ferreira, identificados pelo colaborador [Alexandre Romano] como filhos de Paulo Ferreira", diz o Ministério Público.

Foto: Agência RBS

A avalanche de provas contra Paulo Ferreira, sucessor do notório Delúbio Soares no caixa do PT, foi providenciada na maior parte por Chambinho, que se tornou delator da Lava Jato e, por consequência, uma ameaça constante aos segredos guardados pelo partido. No esquema de pagamento de propinas, Alexandre Romano contou que, a partir de 2009, começou a contabilizar, por meio de seu escritório de advocacia, "dívidas" que Paulo Ferreira ou o PT tinham a receber. Para disfarçar a origem criminosa do dinheiro - nada mais do que propina recolhida de empresas que participavam de disputas na Petrobras - Chambinho providenciava contratos superfaturados ou simulados com empresas indicadas pelo ex-tesoureiro. Na transação, os valores eram depositados na conta do escritório de advocacia Oliveira Romano Sociedade de Advogados ou de uma empresa controlada por ele. Depois, o dinheiro passava para a conta de Nathalie Romano, esposa do delator, e ao final, a propina chegava a Paulo Ferreira ou a pessoas indicadas por ele, como a madrinha de bateria e o cantor da Estado Maior da Restinga. Chambinho ficava com 40% de "taxa de serviço" se tivesse de simular contratos superfaturados e 30% se precisasse apenas simular negócios para lavar o dinheiro da propina.

"O colaborador trouxe uma série de documentos que comprovam as transferências bancárias e pagamentos que efetuou a pedido de Paulo Ferreira, detalhando ainda o vínculo entre os recebedores e o ex-tesoureiro", disse o Ministério Público ao pedir a prisão preventiva de Paulo Ferreira na Operação Abismo.

"Paulo Adalberto Alves Ferreira figurou como destinatário de vantagens indevidas oriundas de contratos públicos na esfera federal, notadamente na Petrobras, e provavelmente como representante do Partido dos Trabalhadores na negociação de propinas, havendo contundente demonstração de que recebeu, por intermédio de operações de lavagem, valores das empresas Construbase, Schahin e Construcap, integrantes do Consórcio Novo Cenpes", disse o MP. "Há suficiente demonstração, tanto oral quanto documental, dos repasses efetuados pelas integrantes do Consórcio Novo Cenpes aos funcionários corrompidos Barusco e Duque [Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, e Renato Duque, ex-diretor da petroleira], bem como de alguns dos mecanismos utilizados por essas mesmas empresas para a "geração" do dinheiro em espécie usado para os pagamentos indevidos. Nesse sentido, tratando-se de contrato vinculado à Diretoria de Serviços da estatal, foram encontradas evidências de que uma parte da propina foi entregue ao Partido dos Trabalhadores, por intermédio de Paulo Adalberto Alves Ferreira", conclui.
Fonte: VEJA.com/Conteúdo

Rapidinhas


TSE cria departamento anti-fraude eleitoral
O TSE criou um setor de inteligência para a análise de contas de campanha. O tribunal terá acesso aos bancos de dados de TCU, Receita, Polícia Federal, Coaf e Ministério Público e, com um software, conseguirá cruzar dados e identificar indícios de fraudes nas prestações dos cerca de 580 mil candidatos estimados para o pleito. (Radar/Veja)

Governo quer recadastrar quem recebe auxílio-doença do INSS
O governo vai passar um pente-fino nos benefícios de quem ganha auxílio-doença há mais de dois anos. Há suspeitas de irregularidades. De imediato, o governo diz que não haverá mudança, mas as pessoas vão ser notificadas. Hoje, R$ 13 bilhões são gastos com quem recebe o auxílio-doença há mais de dois anos. Depois de dois meses de espera, Lucilene Diniz conseguiu o auxílio-doença. A cabeleireira e manicure não consegue trabalhar por causa de uma inflamação no ombro. Saiu da agência do INSS sabendo que vai ganhar o benefício por seis meses até se recuperar. “É essencial para ajudar na medicação, nos tratamentos, essas coisas todas, não é tudo, mas ajuda”, diz. Um milhão e seiscentas mil pessoas estão na mesma situação que Lucilene, sendo que 900 mil recebem o benefício há mais de dois anos. É o caso de Durvalina Costa, trabalhadora em serviços gerais, que já fez umas cincos perícias para garantir o auxílio.

Temer diz que meta é “colocar o Brasil nos trilhos”
O presidente interino Michel Temer disse hoje (4) que não teme propor medidas impopulares, se forem para  melhorar o país. “O meu objetivo não é eleitoral. Se eu ficar mais dois anos e meio e conseguir colocar o Brasil nos trilhos, para mim basta. Não quero mais nada da vida pública”, declarou. Temer participou nesta segunda-feira da Global Agrobusiness Fórum, na capital paulista. Ao discursar, ele disse que, em pouco tempo de governo, já conseguiu estabelecer uma conexão entre o Executivo e o Legislativo. “Num estado democrático, você depende do apoio do Congresso Nacional. Num estado autoritário, você o ignora”, disse.

Mais de 1.000 empresas pediram falência no primeiro semestre
De janeiro a junho um contingente de 1.098 empresas quebraram no Brasil sob os impactos da crise que assola a economia, revela levantamento da Boa Vista SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito. O número representa um aumento de 26,5% sobre o total de empresas que pediram falência no primeiro semestre do ano passado. Só em junho a Boa Vista registrou aumento de 20,2% na quebradeira de empresas comparativamente a maio e crescimento de 22,8% na comparação com o mesmo mês de 2015. As falências decretadas também fecharam o semestre em alta. Subiram 11,3% na comparação com os decretos contabilizados de janeiro a junho de 2015. Em junho, comparativamente ao mesmo mês no ano passado, os decretos de falências cresceram 0,9%. Já em relação a maio, caíram 15,6%.

STF ordena quebra de sigilo bancário de Waldir Maranhão

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, ordenou a quebra de sigilo bancário do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA),  nesta segunda-feira. A decisão foi tomada no dia 27 de junho, depois de a Procuradoria-Geral da República apontar, em petição, "fortes indícios" de envolvimento do parlamentar em fraudes com institutos de previdência de servidores públicos. A ação no STF decorre da Operação Miqueias, deflagrada pela Polícia Federal em setembro de 2013, que apurava a existência de uma rede de empresas de fachada usadas para lavagem de dinheiro que estavam no nome do Fayed Antoine Traboulsi, e que teria desviado 50 milhões de reais. Em um dos esquemas, Maranhão aparece como intermediário.

OPINIÃO

http://cdn.oas-c17.adnxs.com/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif/0
Do que o País vai se livrar*

A desmoralização do PT, que está prestes a se tornar completa em razão do esperado impeachment da presidente Dilma Rousseff e de uma previsível derrota nas eleições municipais, fará um grande bem ao País. Para saber do que o Brasil está a caminho de se livrar, basta ler a declaração final do mais recente encontro do Foro de São Paulo, o convescote anual de partidos ditos de esquerda da América Latina.

Em meio ao acelerado desmoronamento de seu projeto de poder, o Foro resumiu, na declaração, a irracionalidade patológica de seus integrantes, entre os quais o PT. No texto, derrotas são tratadas como vitórias, irresponsabilidade fiscal é chamada de conquista social e autoritarismo é qualificado de democracia.

“Os governos de esquerda em nosso continente lograram dar estabilidade social, política e econômica a nossas nações e tiraram da pobreza dezenas de milhões de famílias, que se livraram assim da marginalização e do desemprego, tendo acesso à saúde, educação e oportunidades de desenvolvimento humano”, afirma a declaração do Foro, referindo-se a um mundo de fantasia que subsiste somente no discurso de seus líderes.

Sempre foi assim. Inventado pelo chefão petista Luiz Inácio Lula da Silva em 1990, sob inspiração do tirano cubano Fidel Castro, o Foro reúne a nata dos potoqueiros que se dizem “progressistas” enquanto sustentam regimes autoritários e, a título de defender os “oprimidos”, aparelham o Estado, financiam-se com dinheiro público e arruínam a democracia.

A era dourada desse embuste se deu na primeira década dos anos 2000, quando Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador e outros países menos cotados estavam sendo governados – melhor seria dizer desgovernados – por bolivarianos ou simpatizantes dessa deletéria ideologia, articulada pelo caudilho venezuelano Hugo Chávez. Naquela época, a turma do Foro de São Paulo esbanjava excitação com os “avanços no terreno político e eleitoral”, que criaram “condições favoráveis sem precedentes para avançar rumo à derrota política e ideológica definitiva do neoliberalismo na nossa região”, conforme a declaração do encontro de 2007.

O tempo tratou de frustrar, de forma inapelável, esse prognóstico otimista. A Venezuela é hoje o grande exemplo da fraude oferecida pelos bolivarianos que antes se regozijavam de suas conquistas. O “socialismo do século 21”, inventado por Chávez, devolveu a Venezuela ao século 19. Em meio à gravíssima crise de desabastecimento, que afeta quase todos os produtos consumidos pelos venezuelanos, e ao avanço da oposição, o presidente Nicolás Maduro abandonou de vez a democracia de fachada que o chavismo inventou para legitimar o regime e passou a agir, sem nenhum pejo, como o ferrabrás que sempre foi.

Apesar disso, o Foro diz que “o povo revolucionário” venezuelano está resistindo às “investidas brutais da oligarquia apátrida e ao imperialismo” e afirma que Maduro “tem ganhado cada vez mais respaldo continental e mundial”.

O mesmo nível de impostura se verifica em outros pontos. O Foro, por exemplo, celebrou “o reconhecimento dos Estados Unidos da derrota de sua política em relação a Cuba” e atribuiu a paz na Colômbia à “heroica luta” das Farc.

Não ficou só nisso. Na melhor tradição do realismo fantástico, o Foro declarou que “a esquerda impulsiona a transparência e a honradez no uso dos recursos públicos”. Tal afirmação poderia até ser vista como piada, mas, diante dos efeitos nefastos da roubalheira generalizada protagonizada pelo PT, trata-se de uma ofensa.

A respeito do Brasil, o Foro, é claro, qualificou como “golpe” o processo de impeachment de Dilma e disse que se trata de uma “contraofensiva imperial que será derrotada pelas forças populares de todo o continente”. Lula, em mensagem ao Foro, foi na mesma linha, apelando para a solidariedade de “todos os companheiros e companheiras da América Latina” na defesa de Dilma, “contra os golpistas empenhados em destruir as conquistas sociais”.
Tais apelos soam como tentativa desesperada de salvar o que resta de um projeto imoral que durante mais de uma década entorpeceu o Brasil. Felizmente, é o canto do cisne.

*Publicado no Estadão.com em 04/07/2016

Farol baixo

Uso será obrigatório a partir de sexta-feira
Quem trafegar por rodovias, será obrigado a acender o farol baixo, mesmo durante o dia, a partir da próxima sexta-feira, dia oito. Quem não cumpri a nova lei, será multado em R$ 85,13 e levará 4 pontos na carteira de habilitação.

O uso do farol baixo tem por objetivo aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes já que, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os faróis acesos durante o dia permitem que o veículo seja visualizado a uma distância de três quilômetros. Farol de milha, farolete ou farol de milha não substituem o farol baixo.

É necessário ficar alerta e acender o farol baixo durante o dia, nas estradas, cumprindo a lei e evitando multas e, o que é mais importante ainda, acidentes.

04/07/2016

Estadão -  Nova etapa da Lava Jato mira fraudes no Centro de Pesquisa da Petrobrás
Alvo principal é o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, que foi preso pela PF na Operação Custo Brasil

Folha de São Paulo - Governo pretende arrecadar até  R$ 30 bilhões com privatizações
Sinal verde para programa de concessões depende de decisão sobre impeachment

O Globo - TCE pede bloqueio de R$ 198 milhões por fraude no Maracanã
Tribunal decidirá terça se pune empreiteiras e congela repasses futuros 

Diário de Pernambuco - Dilma apresenta defesa sobre processo de impechment na próxima quarta
Caciques petistas expõem, em reuniões internas, a dificuldade da presidente afastada voltar ao Palácio do Planalto

Tribuna da Bahia - Delator afirma ter pago R$ 3 mi para operador de Cunha
O valor, segundo Mello, foi pago ao corretor Lúcio Funaro, preso na sexta-feira pela Polícia Federal

Correio Braziliense - Com o desemprego em alta, fica mais difícil encontrar vaga compatível
A agência virtual da Secretaria do Trabalho do DF oferece atualmente 265 oportunidades

Estado de Minas - Retomada do crescimento da economia será só em 2017
Apesar dos indícios de melhoria, empresas acreditam que a recuperação dos negócios tende a continuar gradativa até o próximo ano. Empresas voltadas para alimentos estão otimistas

Revista VEJA - PF investiga fraudes em confederações esportivas
Confederações de esgrima, tiro com arco, tae kwon do, tiro esportivo e vôlei paralímpico são suspeitas de desviar R$ 22 milhões em esquema ilegal

Revista ÉPOCA - Depois de interceptações, Lula fala pouco ao telefone
Arrancar declarações do ex-presidente se tornou algo difícil

Revista EXAME - Lei dificulta nomeação política em 1.800 cargos de estatais
Os postos impactados pela lei são de livre provimento - ou seja, pessoas que não precisam ser concursadas e podem ser alocadas por indicação

Portal G1 - Concursos com inscrições abertas reúnem 21,8 mil vagas em todo o país
Cargos são em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 22.213,44 no MP do Rio Grande do Sul

Agência Brasil - Exames de Zika serão obrigatórios para planos de saúde a partir desta semana
A partir da próxima quarta-feira (6),  os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika

Portal IG - Relator do recurso de Cunha na CCJ deve entregar parecer nesta segunda
Fonseca quer estudar ponto a ponto os argumentos de Cunha à CCJ, entre eles os relativos à garantia de ampla defesa e do contraditório

BOM DIA!

Quanta gente inocente!

Novamente mais um ex-tesoureiro do PT é alvo da Operação Lava Jato, agora chamada de Abismo. Paulo Ferreira, o gaúcho que foi deputado federal é o alvo principal em nova ação de corrupção envolvendo empresas que entregaram dinheiro para seu partido, o PT. Ferreira foi preso dois dias depois de ser deflagrada a Operação Custo Brasil que mirou o ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Paulo Bernardo.

A Operação Abismo tem como objetivo apurar fraude no processo licitatório, pagamento de valores indevidos a servidores da Petrobras e repasse de recursos a partido político (PT) por empresas privadas contratadas para finalidades específicas, como o projeto de reforma do Centro de Pesquisas da Petrobras, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

A nova fase da Lava Jato apura práticas de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude a licitação num sistemático prejuízo financeiro à Petrobras.

No dia 23 de junho, quando foi deflagrada a Operação Custo Brasil, Paulo Ferreira, que está preso pela Operação Abismo, concedeu entrevista à Rádio Gaúcha, antes de ser considerado foragido pela Polícia Federal, afirmando, que “não tenho nenhum receio de ser alvo de qualquer investigação. Nunca, em momento algum, nos quatro anos em que fui tesoureiro do PT, vinculei doações, não entrei em nenhuma estatal, não conheço nenhum dos gestores e só pedi doações ao partido em períodos eleitorais. Estou absolutamente tranquilo.”

Como preso principal de mais esta ação da PF, Paulo Ferreira, que é casado com a ex-ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello (PT), tem prisão preventiva decretada e, certamente, terá tempo suficiente para curtir sua “absoluta tranquilidade” em Curitiba.

O que impressiona em todas estas 31 fases da Operação Lava Jato, é que entre os presos e acusados, estão três ex-tesoureiros do Partido dos Trabalhadores. Com eles, figuras de destaque do partido. Claro que muitos envolvidos são de partidos diversos como PMDB, PP, PSDB e outros. Sem contar os que são acusados mas ainda não foram presos.

Desde que começou, em 17 de março de 2014, a Lava Jato prendeu, julgou e condenou dezenas de pessoas, todas comprovadamente envolvidas em atos de corrupção que causaram prejuízo quase irreparável, principalmente para a Petrobras. Só que todos os presos e condenados, além dos até agora só mencionados, juram de pés juntos e mãos postas, que são inocentes, que não conhecem os delatores, que nunca ouviram falar em dinheiro sujo e que, durante o processo, provarão sua imaculada inocência.

Deus nos livre de tanta gente inocente!


Tenham todos um Bom Dia!