quinta-feira, 5 de maio de 2016

BOA NOITE!

Joseph Raymond ‘Ray’ Conniff foi um líder de banda e arranjador norte-americano, considerado o rei do easy listening (fácil de escutar).

Seu estilo de associar vozes masculinas a trombones, trompas e saxofones baixos, e vozes femininas a pistons, clarinetes e saxofones altos, dava-lhe uma característica só sua.

Em 1958, Ray Conniff gravou um LP com arranjos próprios de músicas clássicas, do qual destaco de Tchaikovsky, O Lago dos Cisnes.





Bulhufas


O Paulo Motta é um escritor gênial, quando quer ser. Normalmente quer, mas as vezes tem preguiça. Não pedi licença, mas sou obrigado a compartilhar o texto que ele escreveu sobre a Dona Norma, que deve ter sofrido, mas certamente não se arrepende de ter um filho como o nosso “presidento” de Bulhufas.




MÃES

Minha santa mãezinha, Dona Norma Motta, professora aposentada, sempre tem uma palavra de carinho pro seu único filhinho.

Ontem me ligou e relembramos coisas de antanho. O início da conversa foi mais ou menos assim: 

- Porquê tu não me liga, cu de lagarto? Eu aqui, ansiosa por notícias tuas e tu não me dá a mínima, seu bosta! 

- Mas mãe, é que...

- Não tem 'mas mãe é que', não te borboleteia, seu fresco! 

Mas lembramos de quando ela voltava do Grupo Escolar Getúlio Vargas, São Borja, onde lecionava, e passava na Livraria A Preferida - do Seu Luiz Carlos Lopes - e trazia gibis do Pato Donald e Tio Patinhas.

Fui criado abaixo de gibis, acreditem. 

Em tardes frias, meu entretenimento eram os gibis e meu Forte Apache Casablanca.

Minha avó, a Cantídia, volta e meia aparecia com uma terrina cheia de caldo de feijão com ovo desmanchado e era tudo de bom.
 
Lembro do cheiro do café coado embaçando as vidraças da cozinha e meu pai, o Beltrão, chegando do quartel e limpando as botas na soleira da porta, no final da tarde. A chuva fina de junho embalava meus seis anos de vida. 
Minha mãe colocava, nas minhas costas, um tapa-mugre pra eu não pegar aragem e me resfriar. 

Mugre, lá em São Borja, é sujeira.

Às vezes ela me dizia:

- Credo, guri, estás mugrento, vais tomar um banho, seu relaxado!
E ela fala assim até hoje, com ésses e érres conforme se escreve, verdade. 

Mas fico feliz em poder lembrar, com a Dona Norma, coisas de cinquenta e poucos anos atrás. 

Boa tarde pra vocês, um carinhoso beijo no fígado de todos e todas.

Rapidinhas


Para Barbosa, afastamento de Cunha é decisão ‘corajosa e extraordinária’
Em seu Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, classificou a decisão do ministro Teori Zavascki de afastar o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato e do cargo de presidente da Câmara é corajosa e extraordinária’. “O ministro Teori acaba de tomar uma das mais extraordinárias e corajosas decisões da história político-judiciária do Brasil. Afastado há quase dois (anos) da vida pública, sou hoje um cidadão plenamente livre, um profissional de mercado”, afirmou.

TSE rejeita recurso de Dilma para tentar afastar Lava Jato das ações de cassação
 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 5, não analisar recursos apresentados pela defesa da presidente Dilma Rousseff que tentavam evitar a inclusão de informações da Operação Lava Jato nas ações que pedem a cassação da chapa que a elegeu. Na sessão, os ministros criticaram a quantidade de recursos apresentados tanto pela defesa quanto pela acusação, o PSDB, por prejudicarem o andamento do processo.  "Não cabem esses agravos, e é o caso de não conhecimento. Se nós formos julgar agravo de cada decisão, não há julgamento definitivo do mérito", afirmou o presidente da Corte ministro Dias Toffoli. A relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, lembrou já haver dito em decisão anterior que a delimitação da produção de provas será devidamente analisada no julgamento final da ação. "Não posso descartar desde já a produção da prova que vai ser analisada posteriormente em seu conjunto", afirmou.

Delcídio deve comparecer à CCJ e comprometer Lula e Renan na Lava Jato
O ex-líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) pretende comparecer na próxima segunda-feira à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e se defender pessoalmente das acusações de que teria atuado para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. A CCJ se reuniu na manhã desta quinta para votar o parecer que confirma a constitucionalidade do processo que deve levar o senador a perder o mandato, mas os parlamentares concordaram em adiar o final do processo mais uma vez para evitar que o caso possa ser anulado pela justiça. Agora, a ideia de Delcídio é falar "sem limitações" sobre a atuação do ex-presidente Lula para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O entendimento do senador é o que de que, como o procurador-geral da República Rodrigo Janot já aditou a denúncia contra ele, incluindo o petista entre os passíveis de se tornar réu por obstrução à justiça, ele estaria liberado para contar detalhes de como Lula atuou para melar a Lava Jato e como o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) teria se beneficiado de propinas na Petrobras.

PF faz buscas em escritório da Odebrecht pela Operação Acrônimo
A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (5) mandados de busca e apreensão no escritório da Odebrecht em Brasília e em endereços relacionados ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. As ações fazem parte da 5ª fase da Operação Acrônimo, que apura um esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais. As atividades correm em segredo de Justiça e, por isso, a PF disse que não vai se manifestar a respeito. O advogado Eugênio Pacelli, que representa Pimentel, afirmou não ter conhecimento de ação da Polícia Federal envolvendo o governador nesta quinta. A defesa já havia afirmado que Pimentel não tem responsabilidade penal relacionada aos fatos investigados e que confia no Poder Judiciário. Afirmou também que acompanha o entendimento da Procuradoria Geral da República (PGR), que vê ilegalidade no indiciamento.

Produção de veículos recua 22,9% e é a menor para abril desde 2004
A produção de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus caiu 22,9% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou a associação das montadoras, a Anfavea, nesta quinta-feira (5). De acordo com a entidade, foram produzidas 169.813 unidades no mês passado, contra 220.272 em abril de 2015. Com relação a março deste ano, o ritmo também desacelerou, com queda de 13,6%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a produção do setor automotivo encolheu para 658 mil unidades, ou 25,8% a menos que o mesmo período do ano passado, na esteira de uma queda de 27,9% nas vendas, no mesmo tipo de comparação. A produção foi a menor para o mês de abril desde 2004, quando saíram das linhas de montagem nacionais 163 mil unidades.

Manobra!

Desarmando a bomba*

Eliane Cantanhêde

A decisão do ministro Teori Zavascki de afastar o deputado Eduardo Cunha foi amadurecida durante a madrugada e teve o objetivo de desativar uma bomba preparada pelos ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello que, segundo análises de juristas,  poderia implodir o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a posse do vice Michel Temer.

Lewandowski e Mello puseram em votação hoje à tarde a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), de autoria da Rede de Sustentabilidade, que, além de pedir o afastamento de Eduardo Cunha, determinava simultaneamente, segundo interpretação de outros ministros, a anulação de todos os seus atos no cargo – e, por conseguinte, o acatamento do pedido de impeachment de Dilma.

Zavascki se irritou e outros ministros estranharam que Mello tenha aceitado relatar a ADPF da Rede, quando o natural seria que a enviasse para ele, que relata o caso Cunha desde dezembro. E as suspeitas pioraram quando Mello acertou com o presidente Lewandowski para suspender toda a pauta de hoje no plenário para se concentrar nessa ação.

Ao perceberem a manobra – ou “golpe”, segundo um deles – , ministros do Supremo se mobilizaram para neutralizar a aprovação da ADPF hoje à tarde pelo plenário. Decidindo o afastamento de Cunha com base no processo aberto pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, Zavascki esvazia horas antes a ação da Rede, que deixa de ter um “objeto”. Se Cunha não é mais deputado, não há como julgá-lo como tal.

O fato é que, com a proximidade do impeachment de Dilma, os nervos estão à flor da pele e o próprio Supremo está em pé de guerra. A sessão de hoje à tarde deve ser num nível máximo de tensão. Marco Aurélio Mello disse que “é preciso analisar” se o seu relatório sobre a ação da Rede está ou não prejudicado e tentou até brincar, dizendo do que Zavaski “poupou metade do seu trabalho”.
*Publicado no Estadão.com em 05/05/2016

Opinião

MP inclui Lula na ‘organização’ de Dirceu*

Nove anos depois de o procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza denunciar José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do presidente Lula, como “chefe da organização criminosa” do mensalão, um sucessor de Antônio Fernando na PGR, Rodrigo Janot, inclui na “organização criminosa” do petrolão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em denúncia encaminhada na terça-feira ao Supremo.

Naquele momento em que mensaleiros foram encaminhados ao STF para julgamento, houve extremo cuidado com o líder Lula, ainda na Presidência e em elevada e crescente conta junto ao eleitorado. A oposição preferiu aguardar a desidratação política dele, para ganhar as eleições de 2006. Não deu certo.

De Antônio Fernando de Souza a Rodrigo Janot muita coisa aconteceu, até se chegar a este ponto em que mensalão e petrolão parecem ser obras da mesma “organização criminosa”. Afinal, já se sabe que os dois esquemas de desvio de dinheiro público para financiar o projeto de poder lulopetista transcorreram de forma simultânea. Enquanto mensaleiros desfalcavam dinheiro dos cofres do Banco do Brasil, o grupo do petrolão garimpava no bilionário filão dos contratos da Petrobras com empreiteiras, sendo que o esquema se estendeu ao setor elétrico. Um personagem comum aos dois golpes é José Dirceu.

Cabe ao Ministério Público, como sempre, provar as acusações. No caso de Lula, a de atuar na manobra de tentativa de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, conforme relato do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) na sua colaboração premiada à Lava-Jato. O caso é parte do principal inquérito da operação, no qual estão incluídos, entre outros, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli; o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto; o assessor especial de Dilma, Giles de Azevedo; José Carlos Bumlai, pecuarista e amigo de Lula etc. O ex-presidente ainda é denunciado pelo MP paulista de ocultar patrimônio com a mal explicada história do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá.

Com esta última relação de denúncias feitas pela PGR ao Supremo, a presidente Dilma deixará de se arvorar uma pessoa acima de qualquer suspeita, porque foram pedidas investigações sobre sua possível tentativa de obstruir o trabalho da Lava-Jato, com a suposta nomeação de um ministro para o STJ em troca da aceitação de pedidos de habeas corpus de empreiteiros. Outra denúncia de Delcídio. Não tem qualquer relação com o processo de impeachment, mas não ajuda Dilma nas votações no Senado.

Na fase de recursos ao julgamento do mensalão, a Corte, com nova composição, desmontou a ideia de que havia a tal “organização”, e portanto livrou o ex-ministro da denúncia de tê-la chefiado.

No fim, restou um ato criminoso bem organizado, sem haver uma organização, tampouco chefia. A questão volta agora à agenda da Corte. Ela tem chance de voltar atrás.
*Publicado no Globo.com em 05/05/2016

05/05/2016


Estadão - Permanência de Cunha é ‘risco para investigações’ e ‘conspira contra dignidade’, diz Teori
O ministro afastou Cunha do cargo de líder da Casa e do mandato de deputado. A decisão foi tomada em cima de pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot

Folha de São Paulo - Planalto e PT avaliam decisão como tardia e benéfica para Temer
A avaliação foi a de que, já que Cunha comandou todo o processo de impeachment de Dilma, era melhor que ele continuasse no cargo para, segundo os petistas, desgastar a imagem de um possível governo de Michel Temer

Estado de Minas - OAB espera que STF confirme afastamento de Cunha, diz presidente
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) espera que a decisão sobre o afastamento de Eduardo Cunha seja confirmada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação foi feita pelo presidente do órgão, Claudio Lamachia

Correio Braziliense - Eduardo Cunha deve ser substituído pelo vice, deputado Waldir Maranhão
O parlamentar, que é aliado de Cunha, também é investigado na Lava-Jato

O Globo - Governo quer usar afastamento para suspender impeachment
Líder do governo fará questionamento na comissão e STF pode ser acionado

Gazeta do Povo - Qualidade dos novos professores no Brasil é cada vez pior, revela estudo
Estudantes de Pedagogia com esse perfil tiveram desempenho menor no Enem e não se saem bem na prova de conhecimentos gerais do Enade

Revista IstoÉ - Mesmo com afastamento, Cunha mantém foro privilegiado
Mesmo após a decisão do ministro Teori Zavascki desta madrugada, de afastar do mandato o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara deve manter o foro privilegiado

Revista ÉPOCA - Lula trabalha para evitar que impeachment tenha dois terços dos votos no Senado
Ex-presidente está em Brasília e planeja encontro com senadores; afastamento é considerado inevitável

Revista VEJA - Governistas já ensaiam discurso de oposição - e cobram até redução de ministérios
O PT, que antes trabalhava para evitar o aumento de gastos em meio a um rombo bilionário nas contas públicas, passou a defender a aceleração das propostas que reajustam o salário de servidores de carreiras de estado

Portal G1 - Estudantes ocupam Assembleia Legislativa de São Paulo há 36 horas
Alunos dizem que só sairão do local se for aberta uma CPI da merenda. Presidente da Casa, Fernando Capez, pediu reintegração do local

Agência Brasil - Senadores começam hoje a discutir relatório pela admissibilidade do impeachment
A Comissão Especial do Impeachment no Senado se reúne hoje (5), para discutir o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), apresentado ontem

Portal IG - Petistas não creem em volta de Dilma Rousseff após votação do Senado Federal
Diagnóstico foi feito pela cúpula do PT, mas todos tentam demonstrar disposição para um movimento de resistência

BOM DIA!

Acabou o discurso?

Na manhã de hoje (5), o ministro Teori Zavascki, do STF, suspendeu o mandato do deputado Eduardo Cunha, impedindo que ele continue sendo presidente da Câmara Federal. Teori atendeu pedidos do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot e concedeu liminar para que Cunha seja afastado.

Agora, o próprio Teori terá que julgar muitos outros pedidos de Janot envolvendo políticos do primeiro escalão. Mesmo que Cunha seja o mais visado, por tudo o que praticou de ilícito, espera-se que o ministro do STF dedique o mesmo tratamento aos que foram citados pelo procurador-geral.

Mas o que interessa, mesmo, é que Cunha está fora, pelo menos por enquanto, como tanto queriam os brasileiros, principalmente os que juravam que o pedido de impeachment da presidente é obra dele. Com o deputado fora da jogada, o discurso fica meio vazio. Se é que não acabou.

Mas o que mais me impressionou na manhã de hoje, foi ler nas redes sociais, uma postagem da senadora comunista Vanessa Grazziotin. Quero acreditar que não se trata de uma declaração dela, mas consta como palavras suas, com foto e tudo. Leiam:

“Vocês não vão tirar a presidente Dilma do poder. Podem até ganhar aqui nesta corte, mas nos pedirão clemência quando formos as ruas. A classe média é analfabeta política e tem de ficar no seu lugar insignificante de contribuinte e deixar a esquerda intelectual garantir o futuro dessa nação”.

Li várias vezes e sigo não acreditando que uma senadora tenha tido a coragem de pronunciar coisa semelhante. Seria o fim do mundo acreditar que alguém, em 2016, pense assim. A não ser que a comunista se considere da esquerda intelectual, coisa que está muito distante de ser.

Aliás ela, mais uma colega de partido, um senador e uma senadora do PT, estão proporcionando um espetáculo ridículo na Comissão Especial do Senado. Falam e gritam constantemente, num espetáculo circense de esperneio e de discursos sem nexo, provocando cenas dignas de figurarem naqueles famosos pastelões dos Três Patetas. Mas, como são quatro...

Tenham todos um Bom Dia!

Eduardo Cunha

Teori suspende mandato de deputado

Foto: VEJA/Reprodução
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na manhã desta quinta-feira determinando que o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja suspenso de seu mandato parlamentar e, consequentemente, da presidência da Casa legislativa. De acordo com a decisão, Cunha continua deputado e com foro privilegiado, mas está com o mandato suspenso.

A liminar de Teori Zavascki atende a um pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot, que em dezembro pediu o afastamento do parlamentar por considerar que há indícios suficientes de que o peemedebista tem utilizado o cargo de congressista para travar investigações contra ele e envolvendo o bilionário escândalo de corrupção do petrolão. Uma das fases da Operação Lava Jato, denominada Catilinárias, foi deflagrada no final do ano passado para colher provas contra políticos suspeitos de atuar para blindar as apurações do petrolão.

Ao pedir o afastamento do deputado, Janot defendeu que a medida era crucial para "garantir a ordem pública", a regularidade das investigações e a atuação normal das investigações do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O Ministério Público diz que as suspeitas contra Eduardo Cunha são "anormais" e que as acusações contra ele de manter dinheiro de propina em contas secretas na Suíça e de ter recebido propina de operadores do esquema do petrolão podem acarretar a perda do mandato. Ao todo, Rodrigo Janot diz ter reunido onze situações em que Eduardo Cunha usou seu mandato para travar ou pelo menos atrasar as investigações da Lava Jato. (Com veja.com/conteúdo)