sexta-feira, 29 de abril de 2016

Boa Noite!


Elis Regina, conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade, inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.

Destacar algum sucesso de Elis, é tarefa das mais difíceis. Quase tudo o que ela gravou se transformou em sucesso no Brasil e no mundo.

Para começar o final de semana, um samba de Aldir Blanc e João Bosco, imortalizado na voz de Elis Regina – O bêbado e a equilibrista





Lava Jato

Marqueteiro e mulher viram réus

Foto: Reprodução
O juiz Sérgio Moro aceitou nesta sexta-feira (29) duas denúncias contra o publicitário João Santana e a mulher dele, Monica Moura. Além do casal, também virou réu o ex-presidente do Grupo Odebrecht Marcelo Odebrecht e outras 14 pessoas. Eles passam responder por crimes como corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro em mais dois processos da Operação Lava Jato.

As ações têm origem na 23ª fase, batizada de Acarajé, que investigou pagamentos feitos ao marqueteiro de campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, e na 26ª, que apurou a suspeita de que empresa Odebrecht possuía um departamento responsável por fazer pagamentos de vantagens indevidas a servidores públicos.

Esta é o terceiro processo a que Marcelo Odebrecht vai responder na primeira instância. Ele já foi condenado a 19 anos e quatro meses em uma das ações e recorre junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O outro processo está em fase de indicação das testemunhas. Já João Santana passa a responder aos primeiros processos na primeira instância.
(Agência Estado)

Rapidinhas


Hoje é o último dia para entregar a declaração de Imposto de Renda
Termina hoje (29) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. A Receita alerta que os contribuintes devem ficar atentos quanto ao horário. O serviço de recepção das declarações será interrompido às 23h59min59s, horário de Brasília. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O órgão liberou um Perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário 2015. O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema. Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.

Ministro diz que governo não abrirá mão da internet ilimitada
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, revelou que o governo vai anunciar uma nova versão do Plano Nacional de Banda Larga, que agora passa a se chamar "Brasil Inteligente". O anúncio vai acontecer na próxima quinta-feira, 5, em cerimônia em Brasília, que deve ter a presença da presidente Dilma Rousseff. Segundo o ministro, como parte do programa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai anunciar uma mudança em seu regulamento do serviço de comunicação multimídia (SCM), como forma de garantir que as operadoras continuem a oferecer planos ilimitados de banda larga fixa, além de opções com franquia. "Não vamos abrir mão da internet ilimitada", disse o ministro.

Cardozo fala em golpe e diz que vai pedir suspeição de Anastasia
O advogado-geral da União (AGU) José Eduardo Cardozo voltou a afirmar nesta sexta-feira que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, nos moldes discutidos pelo Congresso, é um "golpe de Estado" porque as pedaladas fiscais praticadas no Plano Safra 2015 não seriam ilegais no momento em que foram praticadas e porque os decretos de suplementação orçamentária não acarretaram em maior despesa para os cofres públicos. Os dois temas - as pedaladas no programa de subsídio agrícola e a liberação de bilhões de reais sem autorização de congressistas - são os pontos-base do processo que pode levar ao afastamento antecipado da petista do governo. Ao longo de sua exposição, o advogado-geral da União anunciou que pedirá ainda nesta sexta-feira a suspeição do relator do processo de impeachment na comissão especial, o tucano Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Citado na Lava Jato, Carlos Gabas assume Aviação Civil e alcança foro privilegiado
A presidente Dilma Rousseff nomeou Carlos Gabas para a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Gabas, que se tornou uma das pessoas mais próximas da presidente, fora citado na Operação Lava Jato por um ex-vereador do PT como alguém com forte influência nos fundos de pensão ligados a estatais e próximo ao ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, preso em Curitiba. Gabas sempre negou qualquer irregularidade. Com a nomeação, Gabas, que substitiu o deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) na Pasta, passa a ter foro privilegiado, pois a secretaria tem status de ministério. Gabas, que exercia o cargo de secretário de Previdência no ministério do Trabalho, também não tinha bom relacionamento com o ministro Miguel Rosseto.

Marqueteiro do PT era ‘conselheiro’ da alta cúpula do partido
O Ministério Público Federal classificou o marqueteiro João Santana e sua mulher, Mônica Moura, como conselheiros da alta cúpula do PT e peças de "sustentação" do partido, tanto durante as campanhas eleitorais quanto fora delas. Os dois foram denunciados formalmente na quarta-feira (28) junto com o empreiteiro Marcelo Odebrecht, executivos do grupo Odebrecht e o operador de propinas Zwi Skornicki, que atuava em nome do estaleiro holandês Keppel Fels. "A partir do estreito contato mantido com as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores, Mônica Moura e João Santana passaram a exercer o papel de verdadeiros conselheiros da alta cúpula da agremiação", informa denúncia criminal entregue nesta quarta-feira à Justiça Federal. Santana e a mulher estão presos desde 23 de março, em Curitiba, quando foi deflagrada a Operação Acarajé.

Vacina contra a gripe

Sábado é dia de mobilização


Foto: PMPA
Porto Alegre realiza mobilização contra a gripe, neste sábado, 30, quando cento e quarenta unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população-alvo. A abertura oficial será às 9h, com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, na sede da secretaria (avenida João Pessoa, 325), que também irá receber a população, servindo para dar suporte aos centros de saúde Modelo e Santa Marta, que tradicionalmente são bastante procurados. Outra opção será a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, que vacinará pessoas da comunidade das 8h às 17h, na avenida Padre Cacique, 372. Até as 11h dessa quinta-feira, 28, foram aplicadas 158 mil vacinas, de acordo com dados da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A campanha vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura. O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os grupos prioritários têm a opção de se vacinar nas unidades de saúde localizadas nos bairros, sem precisar se deslocar ao centro da cidade.

Fonte: Comunicação/PMPA

Opinião

‘Gran Finale’ *

Eliane Cantanhêde

Virtualmente perdida a guerra do impeachment, Dilma Rousseff, Lula e o PT lutam com unhas e dentes para vencer a batalha pela narrativa política e para “infernizar” de véspera o virtual governo Michel Temer. Contam para isso com a mídia internacional, tanto quanto dependem de CUT, MST, UNE e MTST para agitar ruas e estradas.

Há um temor, na oposição, de que Dilma articule um “gran finale” para o processo de impeachment e para seus anos de governo. Algo como se acorrentar à mesa presidencial e forçar uma retirada à força do palácio. Algo teatral e dramático para ilustrar sua indignação, gerar imagens fortes e corroborar a narrativa do “golpe”.

São três os pontos centrais a serem martelados dia e noite, dentro e fora do País: o impeachment é um “golpe” dado “pela direita”, “pelos corruptos”, “pela mídia golpista”, tudo isso personificado no deputado Eduardo Cunha; com Temer e o PMDB, será o fim dos programas sociais, a começar do Bolsa Família; o novo governo vai intervir na Polícia Federal e enterrar a Lava Jato.

A narrativa é a mesma, mas por motivações diferentes. Dilma esperneia e se submete a terríveis constrangimentos – como as fotos reveladoras da “miss Bumbum” no Ministério do Turismo – tentando desesperadamente sair do governo e entrar para a história como “vítima da direita corrupta”, não como a presidente despreparada que, além das “pedaladas fiscais”, destruiu a economia, manchou a imagem do Brasil no exterior, conviveu com o esfarelamento da Petrobrás e explodiu a “maior base aliada do planeta”.

Lula, porque foi o presidente mais popular da história e, mal passados cinco anos, anda às voltas com Lava Jato, Zelotes, empreiteiras e filhos que, como a Coluna do Estadão publicou, saem por aí comprando cadeiras de R$ 15 mil. Não pega nada bem para quem mobiliza milhões de incautos com o discurso da defesa dos “pobres” e de uma “esquerda” que se limita hoje a uma expressão ao vento, um pretexto para defender o indefensável.

O PT, porque o partido é muito maior do que Dilma Rousseff – aliás, nem queria a candidatura dela – e precisa garantir a sua sobrevivência para além de Lula e Dilma ou, ao menos, a sobrevivência política de muitos petistas que não macularam suas biografias nem encheram as burras com mensalões, petrolões e relações perigosas com empresas sujas. Eles precisam de uma narrativa que vitimize Dilma e carimbe os líderes do impeachment como “golpistas”.

A estratégia tem legitimidade, mas Dilma, Lula, PT e movimentos não lucram nada, mas pioram ainda mais a imensa crise brasileira se decidem incendiar o País. Vetar a transição para o novo governo é o de menos, até porque os ministros de Dilma estão aos montes pró-impeachment, mas, ao tramar um aumento populista do salário mínimo no próximo domingo, ao programar uma atualização irreal da tabela do Imposto de Renda, eles não estão “infernizando” apenas a vida de Temer, mas a dos brasileiros, sobretudo dos que já estão no inferno do desemprego.

Ontem mesmo, mais uma leva de péssimas notícias: déficit fiscal de R$ 18 bilhões, o maior em 19 anos, e juros de 300% ao ano no cheque especial, um recorde mundial. Dilma, Lula e o PT querem aprofundar esse desastre para tentar colar os seus próprios cacos? Não parece justo.

Luta política, sim. Disputar a narrativa história, sim. Mas irresponsabilidade com a Nação, não. Enxovalhar a imagem do Brasil no exterior, incendiar pneus, fechar estradas e detonar de vez as contas públicas não vai melhorar a narrativa de ninguém. Ao contrário, só piora tudo para todo mundo, inclusive Dilma, Lula e PT.

Desvio de função. A professora Janaína Paschoal falou mais dela própria do que do pedido de impeachment na comissão do Senado. Adora a palavra “eu” e o verbo na primeira pessoa.

*Publicado no Estadão.com em 29/04/2016

Recorde

Brasil tem 11 milhões de desempregados

Foto: Reuters/Reprodução
O Brasil fechou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desemprego de 10,9 por cento, 11,1 milhões de desempregados e renda em baixa, em meio ao cenário de recessão econômica e crise política.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira, mostrou piora da taxa de desemprego, que havia ficado em 9,0 por cento no quarto trimestre, renovando mais uma vez a máxima da série histórica iniciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012.

O quadro de forte deterioração do mercado de trabalho fica ainda mais claro quando se compara com o primeiro trimestre do ano passado, quando a taxa de desemprego foi de 7,9 por cento. No trimestre encerrado em fevereiro, a taxa havia passado de dois dígitos pela primeira vez, a 10,2 por cento.

"Não houve no primeiro trimestre deste ano efetivação de temporários. O mercado de trabalho é reflexo da conjuntura e, como ela está desfavorável, há impacto direto no emprego", o coordenador da pesquisa no IBGE, Cimar Azeredo.
Fonte: Portal Terra

29/04/2016


Estadão - Dengue já é epidêmica em 12 Estados e no DF
País também já superou taxa de 300 casos por 100 mil habitantes, pelo 2º ano consecutivo; Minas acumula 278 mil registros neste ano

Folha de São Paulo - Cunha recebeu R$ 52 milhões em propina, afirma ex-vice da Caixa
Em negociação para delação, Fábio Cleto diz que presidente da Câmara, que o indicou ao cargo, recebeu dinheiro em troca da liberação de verbas de fundo do FGTS; ele nega

O Globo - Vice-presidente diz que abre mão da reeleição em 2018
Segundo ele, isso lhe dará mais liberdade de ação. Decisão agrada a tucanos

Diário do Nordeste - Presidente quer anunciar benefícios
Diante da possibilidade de ser afastada do cargo no próximo mês, a presidente Dilma Rousseff pediu à equipe econômica estudar medidas, classificadas por assessores de "pacote de bondades", para serem anunciadas no Dia do Trabalho

Estado de Minas - 'Prova do dolo é que o governo escondeu a manobra fiscal', diz Janaína Paschoal
Discurso da advogada se arrastou por quase uma hora até que ela chegasse aos detalhes da denúncia acolhida para afastar a presidente Dilma Rousseff

Correio Braziliense - Temer anuncia que, se assumir o governo, não tentará se reeleger em 2018
Essa foi a primeira entrevista que o vice-presidente deu a um canal de televisão aberta

Revista Veja - TSE determina que PT devolva R$ 7 mi aos cofres públicos
O ministro Luiz Fux aprovou com ressalvas as contas do Diretório Nacional petista na campanha de 2010

Revista Época - Delator diz que pagou propina de 3,5% por contratos em Furnas
Em proposta de delação premiada à Lava Jato, José Antunes Sobrinho, da Engevix, diz que entregou ao menos R$ 2,5 milhões a Valdemar Costa Neto e ao PR

Revista Exame - Desemprego no Brasil sobe a 10,9% no 1º trimestre
O Brasil encerrou o primeiro trimestre com taxa de desemprego de 10,9%, contra 9,0% no quarto trimestre, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE

Agência Brasil - Sábado é o Dia D de Vacinação contra a Gripe
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente amanhã (30), data escolhida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o país

Portal G1 - Análise do impeachment deve levar em conta Lava Jato, diz Janaína
Autora de denuncia falou à comissão especial do impeachment do Senado. Ela chorou, disse que não é pastora e exibiu Constituição como 'livro sagrado'

Portal IG - Romário compara Janaína Paschoal a ele mesmo: "Camisa 11"
Em seu discurso, o ex-jogador declarou-se favorável ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff

Bom Dia!

Querem enganar quem?

Mesmo com a repetição quase que permanente dos acontecimentos, ontem assisti aos depoimentos dos advogados Miguel Reali Jr. e Janaina Paschoal, autores da ação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Comissão Especial do Senado.

Mais uma vez fiquei impressionado com a tropa de choque do governo, formada por cinco ou seis senadores, que pedem apartes, falam quando alguém está ao microfone, pedem questões de ordem, gritam, esbravejam, com a única intenção de tumultuar uma sessão que, inclusive na opinião deles, teria que ser completamente diferente das que aconteceram na Câmara Federal. Fazem igual, muitas vezes até pior.

Num determinado momento da sessão, transmitida ao vivo para todo o Brasil, ou seja, milhões de brasileiros estavam assistindo ao triste espetáculo, desliguei a TV e resolvi conversar com milha mulher que tinha preparado um gostoso chimarrão.

Comecei perguntando se ela acreditava que algum pronunciamento dos petistas ou de companheiros de governo na Comissão, mudaria o voto de um Senador que apoia o pedido de impeachment? Claro que não, foi a resposta que ouvi.

Dos 21 senadores da Comissão Especial, 16 apoiam o impeachment e cinco são contra. Acho impossível que alguém mude de opinião ao escutar, por exemplo, os argumentos do senador Lindbergh Farias (PT) ou da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B). Eles usam o discurso de sempre, não mudam nada, baseiam suas questões nos mesmos itens que elegeram para defender a presidente, numa tentativa, para mim inócua, de convencer aos demais de que são os soldados de passo certo.

Na sessão de ontem, repetiram tudo o que haviam dito e perguntado na reunião que elegeu o presidente e o relator da Comissão Especial. E não tenho dúvidas de que será assim até o final. Menos hoje, é claro, quando falará o Advogado Geral da União.

Tomei mais um chimarrão e fiquei pensando com os meus botões: Será que eles acreditam realmente que a presidente Dilma não cometeu nenhum crime? Será que eles acreditam que a imensa maioria do povo brasileiro que quer o impeachment está errada? Afinal, com este discurso pobre de tentativa de desconstrução de algo aceito pela maioria, querem enganar a quem?

Tenham todos um Bom Dia!