segunda-feira, 28 de março de 2016

Boa Noite!


Stevland Hardaway Morris, nome real de Stevie Wonder e um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense. Aos onze anos assinou contrato com a Tamla Records, selo da Motown Records  onde continua até hoje.

Autor e intérprete de grandes sucessos, Stevie Wonder se destacou no mundo inteiro com  I Just Called To Say I Love You




Impeachment

Servidor é exonerado para acomodar aliado

Os cargos no segundo escalão do governo vão servir como moeda de troca para garantir o apoio de deputados na votação que pode levar ao afastamento da presidente
 O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 28, traz um exemplo de como o Palácio do Planalto vai começar a atuar "no varejo" para barrar o impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara.

Nesta segunda, o atual diretor de Obtenção de Terras do Incra, Marcelo Afonso Silva, foi exonerado do cargo para dar lugar a Luiz Antônio Possas de Carvalho, aliado do deputado do PMDB Carlos Bezerra (MT).

Afonso Silva havia chegado à diretoria do Incra em 2011, como indicado da senadora Gleisi Hoffmann, que acabava de assumir a chefia da Casa Civil. Na época, a vaga era reivindicada pela bancada do PMDB do Senado e foi usada como exemplo de como os dois partidos estavam disputando espaços no governo.

Bezerra é um dos deputados do PMDB que tem se manifestado contra o impeachment de Dilma. Advogado por formação, ele argumenta não ver sustentação jurídica para o afastamento da presidente.

Na semana passada, um aliado do vice-presidente Michel Temer foi exonerado da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para dar espaço a um nome do PTN, que daria dez votos a favor de Dilma no processo do impeachment.

Se o desembarque do PMDB do governo se concretizar nesta terça-feira, a ideia é distribuir os cargos que estavam com o partido às demais legendas da base aliada.

Marqueteiro de Dilma e Lula

Procuradoria denuncia João Santana
A Procuradoria da República denunciou o publicitário João Santana, marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff (2010 e 2014) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2006). Sua mulher e sócia Monica Moura também foi denunciada pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato. A acusação atinge ainda o lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propina da Odebrecht no exterior.

Eles são acusados por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. O juiz Sérgio Moro encaminhou nesta segunda-feira, 28, o caso para o Supremo Tribunal Federal junto com as investigações sobre o “departamento da propina” da Odebrecht para que a Corte decida quais instâncias serão responsáveis por cada investigação.
(Agência Estado)

Rapidinhas


Em reunião com Dilma, ministros do PMDB dizem que podem deixar o governo
Ministros do PMDB sinalizaram à presidente Dilma Rousseff que será muito difícil permanecer no governo caso o partido aprove a saída da base aliada nesta terça-feira, 29. A avaliação foi feita durante uma reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 28, na qual compareceram seis dos sete representantes do partido na Esplanada. Dois ministros falaram que eles vão anunciar uma decisão conjunta depois que a decisão do partido for formalizada. Mesmo aqueles que resistem à ideia de abandonar o cargo reconheceram que ficar no governo será muito difícil se o PMDB realmente optar por deixar a base aliada. Um deles classificou como um "banho de água fria" a decisão do PMDB do Rio de abandonar Dilma anunciada na semana passada. 

Fidel: “Não precisamos de presentes do império”
O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou nesta segunda-feira (28) que Cuba não necessita que "o império" lhe presenteie com nada e que o povo deste "nobre e abnegado país" não renunciará "à glória, aos direitos e à riqueza espiritual que ganhou com o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura". "Não necessitamos que o império nos presenteie com nada. Nossos esforços serão legais e pacíficos, porque é nosso compromisso com a paz e a fraternidade de todos os seres humanos que vivem neste planeta", precisou Castro em artigo publicado nesta segunda-feira nos veículos de imprensa oficiais da ilha intitulado "Irmão Obama".

Caixa sobe juros para financiamento da casa própria
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira, 28, a elevação dos juros para financiamentos de imóveis residenciais e comerciais. As novas taxas valem para os créditos contratados com recursos da poupança (SBPE). Por enquanto, nada muda para as linhas que usam o FGTS e nem para o Minha Casa Minha Vida. A taxa de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) para clientes sem relacionamento com o banco (taxa balcão) passou de 9,9% para 11,22%. Para quem já é cliente do banco, o juro passou de 9,8% para 11%, no caso de trabalhadores do setor privado, e de 9,5% para 10,5% para servidores públicos. Nesta categoria, estão os imóveis de até R$ 750 mil, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Geraiss e o Distrito Federal, ou até R$ 650 mil, para as demais localidades.

Ao contrário da maioria, grupo de advogados não quer pedido de impeachment
Um grupo de advogados e juristas vai entregar nesta segunda-feira, 28, ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, um requerimento para que a entidade suspenda o apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Liderado por Marcelo Lavènere, presidente da Ordem na época da renúncia do ex-presidente Fernando Collor de Mello, o grupo de advogados contra o impeachment alega que a posição assumida pela entidade não representa a categoria. Lavènere, o único membro a ter voto individual no conselho federal da Ordem, foi contra a maioria na reunião de conselheiros da OAB, que votam representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Desde 2007 a venda de Páscoa não era tão ruim
As vendas do varejo durante a semana da Páscoa foram as piores desde 2007, recuando 9,6% sobre o mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian. O indicador de atividade do comércio apurado pela empresa mostrou queda mais intensa na cidade de São Paulo, onde as vendas no período, de 21 a 27 de março, recuaram 11,6%. A Páscoa é a segunda data mais importante para o setor supermercadista, atrás apenas do Natal. No final de fevereiro, supermercados do país já informavam expectativa de queda a estabilidade de vendas no período da Páscoa, com as redes varejistas apostando em produtos de preço mais baixo.

Planilhas da Odebrecht foram encaminhadas para o STF
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) as investigações da 23ª e 26ª fases da Operação Lava Jato, batizadas de Acarajé e Xepa. O despacho com a decisão foi assinado por Moro na manhã desta segunda-feira (28). A 23ª fase da operação deu origem à 26ª. As investigações de documentos apreendidos chegaram a ser divulgadas pela imprensa, mas depois foram colocadas em sigilo pelo juiz. Entre os documentos estão planilhas apreendidas na residência de Benedicto Barbosa da Silva Júnior, presidente da Construtora Norberto Odebrecht, e alvo da 23ª fase. Segundo Moro, os documentos identificam pagamentos a autoridades com foro privilegiado, mas ainda é prematura qualquer conclusão sobre a natureza ilícita, ou não, dos pagamentos que fazem parte da planilha.

28/03/2016


Estadão - Crise econômica fecha mais de 4 mil fábricas em São Paulo em 1 ano
Número do ano passado é 24% superior ao de 2014; País perdeu 1,1 milhão de empregos em um trimestre

Folha de São Paulo - Câmara votará impeachment com fragmentação partidária recorde
Divisão entre 25 siglas dificulta formação de maiorias e compromete governabilidade; três maiores partidos - PMDB, PT e PP - reúnem pouco mais de um terço dos deputados

O Globo - Governo mapeia e já redistribui cargos do PMDB entre aliados
Na véspera da decisão sobre desembarque do governo, Planalto negocia com deputados no 'varejo' 

Gazeta do Povo - STF precisa de olhar político para decisão sobre Lula no ministério
Pressão popular e interesses partidários não devem ser determinantes, mas força política é inevitável na decisão

Estado de Minas - Governo abre cofre para barrar impeachment de Dilma
Planalto mapeia votos de aliados e faz as contas para liberar recursos para tentar obter maioria na comissão que analisa afastamento e nos plenários da Câmara e do Senado

Correio Braziliense - Com saída dada como certa, PMDB negocia solução para manter unidade
Ministros da legenda resistem a deixar o governo Dilma

Revista Veja - Mercado prevê queda de 3,66% para o PIB em 2016
Economistas ouvidos pelo Banco Central no relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira, projetam retração de 3,66% e IPCA de 7,31% neste ano

Revista Carta Capital - "Para se reinventar, o PT precisa sair do poder"
Daniel Aarão Reis, historiador que colaborou com a fundação do PT, é contra o impeachment, mas diz que partido precisa resgatar a sua identidade

Revista Época - Lula poderá nomear diretores da Polícia Federal se assumir a Casa Civil
Inclusive as diretorias de Inteligência e Combate aos crimes organizados

Portal IG - Gilmar Mendes denuncia 'sistema de corrupção generalizada' no Brasil
Gilmar Mendes, que está em Portugal para um simpósio de direito constitucional, disse que há corrupção "certamente no que diz respeito ao financiamento de campanhas, basta ver as listas de quaisquer empresas"

Agência Brasil - Comissões, impeachment e posicionamento do PMDB são principais temas da semana
A semana na Câmara dos Deputados deverá ser marcada por discussões em torno do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, da formação das comissões técnicas da Casa, da votação do projeto de lei que estabelece novas regras para o refinanciamento das dívidas dos estados com a União e da reunião do Diretório Nacional do PMDB

Portal G1 - Contaminação de peixes do Rio Doce é 140 vezes maior que limite
Estudo do ICMBio mostra alto teor de metais. Camarão também é afetado por metais tóxicos, segundo estudo

Bom Dia!

Que semana!

Estamos iniciando uma semana da mais extrema importância e expectativa para os brasileiros, pelo menos para aqueles que estão preocupados com os rumos que o Brasil tomou depois do começo do segundo mandato da presidente Dilma.

Nesta terça-feira, o PMDB estará reunido em convenção nacional para decidir o desembarque, ou não, do governo federal. Os peemedebistas querem deixar o governo e todos os cargos que ocupam. São pelo menos 7 ministérios e mais ou menos 600 filiados ocupando cargos no governo federal. Todos terão que pedir demissão caso o partido decida deixar o governo.

Notícias do domingo, diziam que Temer garante que cerca de 80% dos delegados já estariam comprometidos com o desembarque do partido da administração federal. Hoje, li que há uma divisão entre diretórios, o que poderia dificultar um pouco a decisão. Mesmo assim, parece irreversível a decisão do PMDB de abandonar a base aliada.

Alguns ministros peemedebistas relutam em largar o cargo, ou a boquinha, como queiram. Estão esperneando, buscando alternativas e não se descarta que troquem de partido para permanecerem no cargo. É triste, mas é verdade. 
Estão lá por serem do PMDB, mas se o partido deixar o governo mudam de sigla. Ideologia é espírito partidário o que menos conta, neste caso.

Também nesta semana poderemos ter a decisão sobre o voto do ministro Gilmar Mendes impedindo o ex-presidente Lula de assumir a Casa Civil, o que lhe garantiria foro privilegiado para se defender das acusações vindas da Operação Lava Jato.

Na história do STF, jamais os ministros derrubaram o voto de um colega, mas, e sempre existe um más, nunca se sabe o que poderá acontecer. O que se sabe é que, caso seja mantida a decisão de Gilmar Mendes, Lula não poderá assumir o ministério e não terá nenhum privilégio em qualquer julgamento a que for submetido. Especula-se, inclusive, em caso de manutenção da decisão de Mendes, que ele poderá pedir asilo político ao governo italiano. Especula-se, nada mais.

O que mais chama a atenção nos últimos dias, é o quase absoluto silêncio do falastrão Luiz Inácio que, por sinal, só tem falado em reuniões fechadas de sindicatos e segmentos partidários, onde só se entra com pulseirinha de identificação.

Hoje é segunda-feira e esta começando a semana, mas que semana!

Tenham todos um Bom Dia!